A Maldição do Espelho

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

Nanda 14/03/2014

Durante uma festa,uma mulher morre misteriosamente na frente de varias pessoas.Entram em cena:o detetive Dermot Craddock,o Sargento Tiddler e a detetive Miss Marple.Um escândalo envolvendo uma estrela de cinema e um famoso diretor,cheia de suspense em quem você pensa que é inocente é na verdade o contrario.

Maravilhoso.Amei o modo com a autora descreve o assassinato,as personagens com personalidades bem diferentes e marcantes e uma historia cheia de mistérios,e segredos que nunca seriam imaginados.

Erika Neves.1 01/04/2019

A Maldição do Espelho - Agatha Christie
Definitivamente com esse livro cheguei à conclusão de que eu não suporto mais Miss Marple. É sério.Não sei se é pq eu estou ficando velha, mas não tenho a menor paciência com as deduções dela. E nem entendo o pq as pessoas ao redor dão tanta importância ao que essa senhorinha tem a dizer.
Sem utilizar nenhum metodo dedutivo e se baseado na "observação do ser humano", cada vez parece que ela simplesmente advinha o desfecho do mistério.Fora o fato dela ser uma tremenda enxerida, se metendo na vida de todos ao seu redor.Simplesmente intragável.
Eu estava determinada a não ler mais nenhum livro com Miss Marple. Porém, mais uma vez, o desfecho da história foi tão surpreendente e inesperado que tive que me render. Não a Miss Marple, mas a Agatha Christie.
E é somente pela sua enorme capacidade de criar finais iguais ao de A Maldição do Espelho que vou ter que continuar engolindo a insuportável (pra mim) Miss Marple.

Jess 06/09/2015

Mais um caso de Miss Marple
A trama gira em torno de um assassinato que acontece durante uma festa beneficiente na casa de uma famosa atriz, Marina Gregg, nos arredores de St. Mary Mead, onde reside Miss Marple. É um caso claro de envenenamento, porém, ninguém consegue descobrir qual a motivação e muito menos o culpado.
A investigação avança quando Miss Marple se envolve e passa a cooperar com a polícia na busca pelo verdadeiro assassino.
Mais uma vez, o final surpreende e deixa a todos de queixo caído. Apesar do ritmo mais lento, a estória se desenvolve bem e cativa o leitor.

Silvana 02/10/2015

No vilarejo de St. Mary Mead não existem segredos. É questão de horas até todo mundo estar sabendo se você brigou com seu marido ou se você esqueceu de devolver a vasilha da vizinha. É nesse cenário que vive a simpática senhora que tem o dom de estar sempre metida em algum mistério ou crime, muito provavelmente um assassinato. Não que ela seja alguma fora da lei, ela apenas sabe observar e conhecer as pessoas, por isso ela está sempre ajudando nas soluções dos casos. O nome dela é Miss Jane Marple. No momento ela está se recuperando de uma crise de bronquite. Seu sobrinho Raymond, insistiu que na idade dela, e enfraquecida como está, ela não pode ficar sozinha e está pagando a srta. Knight para cuidar dela.

Mas Miss Marple odeia perder a sua privacidade. Ainda mais que a srta. Knight está sempre dizendo nós em vez de você ou eu. Isso tira Miss Marple do sério. Então ela propositadamente, manda a srta. Knight comprar coisas que ela não precisa e aproveita para dar um passeio sozinha. Quando ela percebe, já está na parte "desenvolvida" do vilarejo e o pior, ela acaba levando um tombo. Mas por sorte ela não quebra nada e acaba conhecendo a sra. Heather Badcock, dona da casa em frente de onde ela caiu. No dia seguinte, a cidade toda já sabe sobre seu tombo, inclusive sua amiga, a sra. Bantry que acaba de chegar de viagem. Ela é a antiga dona de Gossington Hall, a casa onde foi encontrado um corpo na biblioteca alguns anos atras e que Miss Marple ajudou a descobrir o assassino.

A proprietária da casa agora, é a famosa atriz de cinema Marina Gregg. E quando Marina organiza um evento beneficente na casa, o vilarejo comparece em peso para poder ver a atriz de perto e também as mudanças que fizeram na casa. Mas durante o evento algumas pessoas selecionadas, são chamadas para ir ao segundo andar da casa. Entre essas pessoas está Heather Badcock, fã de Marina e quando ela chega perto de Marina, começa a contar a história de quando elas se conheceram alguns anos atrás. Mas Marina não está prestando atenção, seu rosto com uma expressão angustiante, está focado em algo ou alguém atrás de Heather. Isso dura apenas um instante e logo Marina está tomando um drinque com Heather, que minutos depois cai morta. Agora resta a Miss Marple encontrar o assassino de Heather e descobrir se ela era realmente a vítima escolhida antes que seja tarde e o assassino faça mais alguma vítima.

Lembra-se da Lady de Shalott? '"O espelho quebrou de lado a lado: / 'A morte se abateu sobre mim', gritou / Lady de Shalott" Bem era assim que ela se parecia.

Já tinha lido esse livro a alguns anos atras, e reli ele para o desafio em que estou participando. Mas na verdade quase até o final do livro, eu não lembrava quem era o assassino. Só nas últimas páginas mesmo que lembrei de tudo hehe. O detetive Poirot é meu preferido da autora, mas Miss Jane Marple, que não é detetive, e sim uma grande observadora, é uma senhorinha muito simpática e tem um lugarzinho especial no meu coração de leitora. Enquanto Poirot é extremamente convencido de sua inteligencia e sagacidade, Miss Marple, é o contrário, ela sabe que é inteligente sim, mas ela sabe ficar em segundo plano, só dando uma dica aqui outra ali e vendo os mistérios sendo resolvidos com um sorriso no rosto e uma cesta de tricô no colo.

O livro não é um dos melhores da autora, mas tem todos os elementos que os leitores da Agatha estão acostumados. Tem o assassinato, tem a investigação, os depoimentos da pessoas que estavam presentes, amo os depoimentos nos livros dela, é onde conhecemos um pouco mais sobre cada personagem. Tem sempre um segundo e talvez um terceiro crime e por fim a solução do mistério. Tudo de maneira simples e objetiva, mas que sempre consegue me surpreender e me fazer amar cada dia mais essa autora que para quem não sabe, é a terceira na lista de livros mais vendidos no mundo, atras somente da Bíblia e de Shakespeare. A edição da Nova Fronteira está linda. A capa é dura e faz parte de um box com mais dois livros da autora. E nesse não encontre muito erros de revisão como em O Assassinato no Expresso do oriente. Recomendo para quem gosta de um bom livro policial.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/09/resenha-maldicao-do-espelho-agatha.html

Bia Morais 23/11/2015

A maldição do espelho
Gostei bastante do livro. A leitura flui e Miss Marple, com a ajuda de alguns amigos desvenda o mistério de forma surpreendente. Só o final que eu achei que poderia ter se desenvolvido mais, fiquei com a impressão de que a autora ficou com pressa de terminar o livro e algumas coisas ficaram pelo ar.

Carol 26/11/2015

A maldi??o do espelho
Um livro surpreendente, prendeu a minha aten??o do in?cio ao fim. Esse foi o primeiro livro que li com a Miss Marple e terceiro livro da rainha do crime, mais uma vez fiquei surpresa com o desfecho.
Miss Marple vive dramas pessoais, com a sa?de fragilizada por causa de uma bronquite, tem que conviver com uma cuidadora que n?o lhe agrada muito e ainda n?o pode sair com freq??ncia de casa. Por?m, em uma breve escapada acaba conhecendo Heather Badcock, que ? uma grande f? da atriz Marina Gregg que acabou de se mudar para Gossington Hall.
Alguns dias depois ocorre uma festa em Gossington Hall, durante o evento Heather ? envenenada e ent?o o mist?rio come?a a se desenvolver. Ser? que o atentado era mesmo contra a vida de Heather? Ou o alvo era Marina Gregg?
O inspetor Craddock respons?vel pelo caso procura Miss Marple eventualmente em busca de respostas, tentando juntar o quebra-cabe?as e solucionar o mist?rio. Miss Marple apesar da sua idade avan?ada e suas limita?es acaba desvendando o crime. O livro tem um desfecho inesperado e ao mesmo tempo deixa no ar algumas perguntas.

Um Rascunho a Mais 27/01/2016

"Para fora esvoaçou a teia e pairou ao longe; o espelho quebrou de lado a lado: "A maldição se abateu sobre mim", gritou Lady de Shalott." (Alfred Tennison)

Agatha Christie também conhecida como rainha do crime escreveu vários livros, entre os seus personagens mais conhecidos figuram os detetives Hercule Poirot e Miss Marple. Seus livros sobrevivem ao tempo e passam de geração em geração. Eu já sou fã da rainha do crime, o primeiro livro que li dela foi Morte no Nilo desde então tem se tornado uma leitura obrigatória. A maldição do espelho não deixa a desejar, é um livro envolvente e surpreendente. Foi o primeiro livro que li com a Miss Marple, um fato curioso é que a personagem foi inspirada em sua avó. Nesse livro a detetive amadora já se apresenta bem idosa e fragilizada por causa de uma bronquite, vivendo alguns dramas pessoais como conviver com uma acompanhante que não suporta e não poder sair de casa com frequência.
A história se passa em St. Mary Mead uma pequena cidade da Inglaterra criada pela autora, a cidade vem sofrendo transformações com a chegada da modernização. Miss Marple já não reconhece a própria cidade e após inventar desculpas para manter sua acompanhante ocupada por um bom tempo decide conhecer a parte nova da cidade. Nessa breve escapada ela acaba conhecendo Heather Badcock, uma mulher enérgica, sempre disposta a ajudar e fã de Marina Gregg uma atriz que acabou de se mudar para Gossington Hall, uma mansão que pertencia a uma velha conhecida de Miss Marple.

Confira a resenha completa no blog:

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/01/resenha-maldicao-do-espelho.html

@books_beatriz 28/08/2016

LIVRO fraco
fraco ,porém a escrita é encantadora! te prende

Bell 11/03/2017

Então...
Difícil de escrever sobre um livro do qual ainda se esta digerindo o final.
O enredo é interessante como são todos os escritos pela Agatha, este porém, conta com uma protagonista um tanto quanto insossa e com uma vida mediana se comparada aos demais personagens e de outros livros também, além de ter um final bem previsível. Há alguns pontos que ficaram desconexos em relação a trama principal como é o caso da boneca do ateliê (?!)
Às vias de fato: Marina, atriz famosa, compra uma casa na cidade interiorana( mais especificamente em St. Mary Mead, e sim, é a querida Mrs. Meaple quem desvenda o caso) e acaba por presenciar um assassinato em seu novo lar. Quem será o assassino? Incrível o final.
Se vale a leitura? Óbvio que vale, pela emoção de descobrir quem é o assassino e qual seu motivo do crime. Entretanto, há outros livros de Agatha que te prendem
a atenção muito mais do que este.

Zumi 18/09/2017

O livro é de miss Marple, e mais ninguém
Quem somos nós para julgarmos uma pessoa com instabilidade emocional, não é mesmo? Seja ela uma completa desconhecida ou uma famosa do cinema, o fato é que quase ninguém escapa dos problemas emocionais que surgem ao longo da vida.
Marina Gregg é uma dessas pessoas. A renomada atriz de cinema carrega o fardo de inúmeros casamentos que não deram certo, uma única gravidez que teve como resultado um filho deficiente mental, e, claro, o estresse cinematográfico. Tudo que ela mais quer, como quem a cerca sabe que ela vem tentando isso há tempos, é um pouco de paz. E ela acha que encontrou em Gossington Hall.
No entanto, a morte de Heather Badcock acontece logo na primeira festa na mansão e deixa todos os habitantes da cidade estranhos e curiosos. Em poucos capítulos, é possível perceber que Heather, muito embora não tivesse noção do que fazia, era uma mulher chata, inconveniente e não muito querida pelas pessoas. Mas, claro, isso não justifica sua morte.
Miss Marple, a estrela de Agatha Christie, mora nos arredores e não quer largar o velho instinto investigativo. A senhora idosa passa a tentar desvendar o mistério mesmo sem sair de casa e o faz com êxito no último capítulo do livro.
Os outros personagens, no entanto, estão lá mais para dar sustância ao livro que significância a história. Nem mesmo o inspetor Cradock tem impacto sobre o esclarecimento do assassinato, apenas anda pra lá e pra cá fazendo perguntas e revelando pequenos detalhes que servem em POUCOS pontos para fundamentar os motivos do assassino - que ele nem sequer cogitou. A impressão que fica é que do dia do assassinato até o capítulo final existe um limbo de pessoas e coisas desnecessárias e fatos que parecem ter alguma importância mas não tem nada a acrescentar.
Os últimos capítulos do livro são uma bagunça organizada que deixa o leitor perdido na história até que Miss Marple chegue e faça seu show. Nesse momento tudo fica tão óbvio que é impossível pensar em como ninguém (exceto por uma personagem X da trama) pensou nisso. E é bem curiosa a forma como Agatha coloca todos os personagens numa bolha de imbecilidade para que somente Marple brilhe, assim como o faz com Hercule Poirot.
Não é surpreendente para quem está acostumado a ler os livros da autora, ao mesmo tempo que não deixa de ser pela forma que ela conduz a história. Como sempre, Agatha Christie não deixa a desejar.

Tem defeitos? Sim. Mas não é so um livro recomendado, como também está entre os meus favoritos.

Wellington.Vidal 05/01/2018

Mais um caso intrigante para Miss Marple resolver do jeito que só ela sabe!
Quando finalizei esse livro, eu fiquei pensando na seguinte frase: “- Até onde chega a capacidade de uma pessoa em fazer alguma coisa à outra”.

Como de costume, Agatha Christie nos apresenta aos personagens e nos deixa por dentro de tudo sobre cada um. A história toda sobre assassinato começa quando em St. Mary Mead a mais nova moradora chamada Marina Gregg chega, ela é muito famosa por ser atriz e por ter feito papeis aclamado pelo público no passado. Com toda essa empolgação, junto com a aquisição e reforma da antiga mansão Gossington Hall, ela decide fazer uma festa e então convida imprensa, admiradores do seu trabalho e curiosos. Porém, o que ela não sabia, é que nessa festa iria acontecer um assassinato envolvendo todos, e colocando a vida dela em perigo. Num momento que ela estava cumprimentando seus convidados, chega a podre Heather Badcock, muito fã dela, em um momento de empolgação de Heather falando sem parar de sua admiração por essa grande atriz, ela toma algo que alguns minutos depois a mata, será que foi problemas com a saúde?! Não, como vcs já sabe, foi assassinato.
E a partir daí cada página fica mais interessante, vc não quer parar de ler e fica com várias ideias de como foi que isso pôde ter acontecido numa festa que tinha tudo para dar certo. Você também vai descobrir que os fatos são evidentes, eles estão ali, só é preciso ligar os pontos que será possível desvendar os mistérios. Para muitos isso é algo bem complexo, mas não para a senhora que todos admiram chamada de Miss Marple. No final, essa velhinha que todos acham ser frágil e fraca, demonstra ser forte o suficiente para encontrar essas evidências claras que a maioria não conseguiu enxergar, ela em mais um livro é a chave para desvendar um assassinato que a maioria pensar ser complexo sem ter ligado os pontos antes

Mr. Jonas 11/02/2018

A maldição do Espelho
O vilarejo de St. Mary Mead está em polvorosa com a chegada de sua mais nova moradora, a linda e famosa atriz de cinema Marina Gregg. Empolgada com a aquisição e a reforma da mansão Gossington Hall, ela não demora a organizar uma festa beneficente que atrai imprensa, admiradores e curiosos, ainda mais quando algo sai terrivelmente errado.
Primeiro, a súbita e transtornada expressão no rosto de Miss Gregg, como se uma maldição voltasse para assombrá-la. Em seguida, a repentina morte de Heather Badcock, sua fã e vizinha, por envenenamento, bem diante de seus olhos. E enquanto Miss Marple e o inspetor Craddock iniciam as investigações, a atriz não consegue afastar a torturante pergunta: e se o assassino apanhou a vítima errada? E se ela for o verdadeiro alvo?

Sobre o autor: Agatha Christie é simplesmente a romancista de maior vendagem de títulos da história, atrás apenas da Bíblia e de Shakespeare, razão pela qual é conhecida como a Rainha do Crime. Seus oitenta romances policiais e coletâneas de contos já foram publicados em mais de uma centena de línguas no mundo inteiro. O sucesso de sua obra, ampliado pelas inúmeras adaptações para o cinema e para a tevê, é um tributo ao eterno fascínio de seus personagens e à absoluta engenhosidade de suas tramas.

Jaque - Achei o Livro 18/04/2018

A pacata vila de St. Mary Mead agora já não é mais a mesma. Novos moradores chegando devido ao desenvolvimento, entre eles a famosa atriz de cinema Marina Gregg.
Agora proprietária da mansão Gossington Hall, uma vez palco de "Um corpo na biblioteca", Marina abre as portas de sua casa para alguns moradores apreciar as novas mudanças.
Durante a visitação, uma das convidadas morre após ingerir um drink que seria de Marina e apesar das dezenas de suspeitos ali presentes, aparentemente nenhum teria oportunidade de colocar algo na bebida sem que fosse visto pelos outros.
Miss Marple vai ajudar o amigo, detetive Craddock, à investigar o mistério e descobrir quem teria motivos para matar e como agiu.

Não foi uma das melhores leituras que fiz da dama. Achei a narrativa arrastada, sem muitos acontecimentos que prendesse a atenção e quando Miss Marple vai falar sobre o crime, acaba o livro. Nem deu tempo de sentir o gostinho.
Porém, é um dos motivos mais chocantes que li até hoje nos livros dela, um crime psicológico com um final bem triste.
Ainda que arrastado à princípio, é um livro que vale a pena ser lido e apesar de ter desconfiado d@ culpado@, nem sonharia sobre suas motivações.
Agatha é incrível! Nunca deixa de nos surpreender!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2018/04/a-maldicao-do-espelho-agatha-christie.html

Felipe 12/07/2018

Não reflete todo o talento da autora
Nota: 2.5

Depois de um longo período sem ler Agatha Christie, nessas férias de Julho de 2017, retomei com "A Maldição do Espelho".

Na trama, as habilidades detetivescas de Miss Marple são colocadas à prova quando uma luxuosa festa na residência de Marina Gregg, uma atriz que se mudara recentemente para o vilarejo de St. Mary Mead, acaba com o envenenamento de Heather Badcock, uma das convidadas.

De início, a história me envolveu. Porém, é provável que isso não tenha sido nada mais que obra do tempo: sempre que volto a ler Agatha, fico extasiado no começo. Aos poucos, os melhores e os piores livros vão se diferenciando. Nos melhores, o êxtase continua até o fim; já nos piores, como é o caso desse, a narrativa deixa de ser tão intrigante. Não que não haja alguns momentos interessantes, mas não são muitos.

E os piores, na maioria das vezes, têm algo a mais em comum: um final decepcionante. E “A maldição do espelho” não é exceção. Eu, como leitor assíduo da rainha do crime, consegui imaginar o final sem grande dificuldade (provavelmente por já ter lido outros com soluções parecidas). Além do mais, apesar do motivo do crime estar entre os melhores que a autora já arquitetou, em alguns outros pontos, faltam explicações.

Outro aspecto negativo são os personagens. Quase nenhum me cativou. Digo quase, porque, ironicamente, Miss Marple – cujas aparições não costumam me agradar tanto – se destaca positivamente nesse mistério (e não fica “sumida” e, de repente, aparece com a solução do caso como em outros).

Entretanto, a velhinha detetive não salva “A Maldição do Espelho” de estar bem abaixo de outras publicação da romancista policial. Sendo assim, se você quer realmente atestar a maestria da dama do crime, recomendo que você deixe este para a próxima.