A Maldição do Espelho

Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

Paulinha - @ladaminhaestante 30/06/2020

Excelente
Este é o segundo livro que leio da Agatha. O primeiro foi Assassinato no Expresso Oriente, que achei muito bom porém um pouco arrastado. A maldição do espelho achei bem mais fluido, apesar de ter demorado um pouco pra me apegar à leitura foi muito satisfatória.

Mis Marple tem um humor ácido, que dei umas boas risadas com ela. Uma mente brilhante e perspicaz no desvendar de um crime.

A resolução, confesso que me pegou de surpresa. Não esperava por essa. Definitivamente um ótimo suspense.

A escrita da Agatha é bem rebuscada, é necessário bastante atenção durante a leitura para que não se perca na história.

Mila F. @delivroemlivro_ 03/07/2020

Foi uma releitura maravilhosa
Não é a primeira vez leio A Maldição do Espelho, portanto, minhas impressões aqui serão sobre essa releitura, certo? Outro detalhes acerca desse volume é que, esse romance policial, traz a detetive amadora Miss Marple que é figurinha carimbada em vários livros da escritora.

Assim, A Maldição do Espelho vai trazer uma história que se passa na cidade/vilarejo fictício St. Mary Mead, na zona rural da Inglaterra, toda a comunidade está se adaptando as transformações do vilarejo que está se modernizando e já até conta com vários loteamentos e pessoas novas morando na cidade.

É nesse ínterim, que uma atriz muito famosa e adorada, chamada Marina Gregg, juntamente com seu atual marido, Jason Rudd, que é muito devotado à esposa, compram a mansão Gossington Hall (que já foi palco dos holofotes no livro Um Corpo na Biblioteca) da sra. Dolly Bantry e, decidem, se mudar para a região.

Todos os moradores de St. Mary Mead ficam excitados com a perspectiva de terem uma atriz morando no vilarejo e, principalmente, de terem a possibilidade de cruzarem com ela em algum momento.

Então, Marina Gregg acaba oferecendo uma festa beneficente no terreno de Gossington Hall, convidando as principais personalidades da vila para se encontrarem numa recepção privada dentro da mansã - inclusive convidam a sra. Bantry por ela já ter sido dona de Gossington Hall.

Só que um infeliz incidente acontece nessa festa e uma mulher, chamada Heather Badcock, morre envenenada e choca toda a comunidade, que passa a falar sobre o assunto e, claro que Miss Marple toma conhecimento do ocorrido e decide fazer suas próprias investigações.

Miss Marple, já bem mais idosa e com problemas de saúde (está convalescendo de uma bronquite), acaba não indo à campo para as investigações, mas consegue juntar pistas e observar os falatórios para chegar as suas próprias conclusões.

Não é à toa que quando a Scotland Yard fica responsável para desvendar o crime, Dermot Craddock, o detetive oficial responsável pelo caso, conhecendo a fama de Miss Marple, não pensa duas vezes ao entrar em contato com Miss Marple e pedir conselhos e indicações para solucionar o caso.

Apesar de A Maldição do Espelho ser uma releitura, devo confessar que não conseguia me lembrar de nada, apenas tive uma sensação de familiaridade com o livro, mas talvez meu subconsciente tenha feito com que eu conseguisse "desvendar" o caso, pois eu descobri quem foi o assassino, porém, não consegui chegar ao cerne e compreender a motivação para o crime.

Devo confessar que A Maldição do Espelho conseguiu me surpreender em várias partes e me chocar também com alguns eventos inesperados, o que foi algo realmente bom, pois amo quando Agatha Christie me deixa impactada.

Sempre vou amar Miss Marple e a forma como ela soluciona "seus casos" de assassinato fazendo associação com algum conhecido e apontando o quanto os tempos podem mudar, mas as pessoas e os sentimentos continuam os mesmos.

No entanto, também devo admitir que nunca consigo me conectar tanto com os livros de Miss Marple porque como ela atua de forma amadora, acabamos não acompanhando efetivamente sua investigação, por exemplo, aqui em A Maldição do Espelho quem acompanhamos de perto é o detetive Dermot Craddock.

Todavia, os livros com Miss Marple são realmente geniais e Agatha Christie consegue explorar todos os aspectos da história e ainda trazer pontos interessantíssimos como o desenvolvimento das cidades do interior da Inglaterra, os costumes dessas regiões, etc. A Maldição do Espelho é uma leitura deliciosa e absolutamente envolvente, portanto, não poderia terminar este post sem recomendá-lo.

site: www.delivroemlivro.com.br

Isya Ferreira 05/07/2020

Maravilhosa
Como sempre, eu errei no assassinato ou no que realmente aconteceu. Agatha não decepciona com Miss Marple, que continua a cada livro mais firme do que nunca.

Mostra ali que a atriz é humana, só querendo ser feliz. Eu a entendo, pois não sou famosa, mas tenho ansiedade e depressão. Viver com eles a cada dia é um sufoco. Mesmo que você tenha acompanhamento diário com um profissional, isso não sai da pessoa de um dia para o outro.

Cuidar da sua saúde mental é mais importante!

antiyousocial 15/07/2020

Leitura fácil, mas a história é meio parada se comparada a outras obras da autora. O final foi surpreendente.

Liliam.Alencar 15/07/2020

A maldição do espelho
Mrs. Maple e o caso da rubéola.

Giovana 24/07/2020

Rainha do crime só podia ser ela
Nossa
Junto com Rick Riordan, Agatha Christie é minha autora preferida
E com razão né?
Um livro que te cativa, que faz vc pensar e anotar num caderninho o que você acha que é, pra no final NÃO TER NADA A VER! E é isso que eu gosto nela, os livros não são NADA previsíveis! Amo essa mulher, amo muito mesmo

AriAri0 31/08/2020

Palhaça
Ai, ai como sempre Senhora Agatha Christie me fazendo de palhaça, pois continue que eu gosto.

Tem como não amar Miss Jane Marple? Simplesmente maravilhosa!

Ser levado para uma pequena cidade que está em agitado por conta de uma belíssima celeridade, foi sensacional!
Melhor ainda quando acompanhamos esse caso ser aos poucos resolvido ao lado do Dermot.
Enfim, uma delícia de leitura

Tuts 29/09/2020

Bom,mas um dos mais fáceis da autora
Gostei do livro mas achei o mistério muito óbvio de ser solucionado

Wagner47 29/09/2020

Natureza humana
Sem dúvidas um dos meus favoritos dentre os livros com Tia Jane, principalmente pelo fato de não haver muitas comparações que a protagonista costumava fazer ao relacionar as pessoas umas às outras. Aqui no caso se refere mais a um comportamento geral
Infelizmente a obra é desleal com o leitor pelo simples fato de não apresentar uma única palavra que ajuda na resolução. Particularmente não funcionaria pra mim (apesar de adivinhar o assassino, pensei em outro motivo), porém é o típico detalhe que vai além das páginas e que colaboraria no mistério. Sem contar o fato de uma coincidência, que só então levou à resolução de fato.
Também senti que chegou num momento que Agatha quis tornar um bocado de gente suspeita de uma forma bem repentina.

Temos também um investigador Craddock super competente e sua relação com Miss Marple é uma coisa linda. Se tem algo que a autora acertou e muito foi nas interações entre os personagens.

najuliass 15/10/2020

Agatha perfeita, sem defeitos!
Esse foi o primeiro livro da Agatha que eu li e também o primeiro de mistério, e eu estou perdidamente apaixonada por esse género. Eu desconfiava d* culpad* mas a genialidade dessa mulher me surpreendeu do mesmo jeito.

Kammler 26/10/2020

Primeiro da autora
Primeiro livro da autora que li. Gostei muito do desenrolar da história, do meio para o final se tornou muito mais interessante.

Os nomes me confundem um pouco por conta das traduções, mas segue sendo uma excelente obra. Recomendo!

Le 05/11/2020

Bem divertido por ser da Miss Marple e bem rapidinho de ler também. Achei bem legal e bem construído- como tudo que já li da Agatha, o final é bem inesperado e digno de um ótimo futrico do jeito que a Miss Marple gosta kkkkk. Muito interessante como a Agatha consegue sempre adentrar o psicológico dos personagens a partir de um crime, essa abordagem foi a que mais gostei na história.

Jenniferjordanfb 05/11/2020

Miss Marple
Final surpreendente, muito bem construído, mas o desenvolvimento não me prendeu, leitura cansativa.