Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

Gabi 05/09/2021

Rose Madder é um livro que ressalta um cenário infelizmente muito comum nos dias atuais: a violência contra a mulher. No livro é possível ver o crescimento da personagem no decorrer da história.
O autor nos trás seu toque sobrenatural, muito sangue e violência.
Ana Brolio 08/09/2021minha estante
Sobrenatural é algo que não falta nas resenhas sobre o King né

Gabi 08/09/2021minha estante
Verdade né? é a marca registrada dele!

Wilza.Alves 20/12/2020

O livro começa bem, acompanhamos Rose e sua fulga de um relacionamento abusivo, mas da metade pro final fica levemente cansativo. Sobre Norman, King escreveu tão bem o personagem que torna detestável ler a narrativa segundo seu ponto de vista. Confesso que achei algumas partes demasiadamente descritivas, mas é um bom livro, é aflitivo ver a situação de Rose, principalmente para nós mulheres, afinal mesmo quem nunca sofreu um relacionamento abusivo, conhece alguém próximo que sim.

Jefferson 18/09/2023

Excelente!
Olá, para você que me segue por aqui e lá no @lord_jef

Resenha #16

Livro: Rose Madder

Autor: Stephen King

Nota: ?????

Essa história é incrivelmente tensa. Cada página lida me dava aquela sensação de frio na barriga que todo torcedor fanático sente na cobrança de pênaltis do seu time do coração.
Talvez se você não é fã de futebol não ter a dimensão do que é você não querer nem olhar para a tela enquanto o cobrador toma distância da bola e olha nos olhos do goleiro.
Eu só posso te dizer é quase como se o ar ao nosso redor fosse subitamente roubado por alguma criatura mágica.

O tio King nesse livro nos brinda com essas sensações em cada página primeiro por nos apresentar uma personagem ROSIE que está casada com o policial NORMAN há quatorze anos, período em que foi atormentada fisicamente e psicologicamente pelo marido, sofrendo constantes espancamentos e humilhações... ela chegou até a perder um bebê por causa das surras. ?

Rosie tem uma epifania e resolve fugir de casa e de seu marido psicopata. Norman é louco o suficiente para começar uma caçada alucinada atrás de "sua" mulher e coitado de quem cruzar seu caminho.

Stephen King conseguiu neste livro nos fazer torcer demais pela Rosie e odiar com todas as forças o Norman.

"- ???? ó???? - ????? ???, ? ?????? ?????? ? ????? ?? ??? ?????. ?????? ?? ???ç?? ???? ? ??????????, ??? ?? ????????? ??é ??? ????? ? ??ç? ?????? ??????????? ? ??? ?? ????ç??: ? ?????? ??? ??? ? ??? ??? ????? ?? ?????? ???ê-?? ??? ????? ? ???. ?????? ??? ??? ????? ?? ?????????? ????????, ??? ???????? ?? ??? ????? ? ???????. ???? ??????????? ?????????? ?? ????ç??, ?????? ????? ??????á??? ??? ???? ????? ??????? ?????."

Muita gente torce o nariz para esse livro pela parte sobrenatural, mas quem leu a série A Torre Negra não vai pensar dessa forma. Eu sou fã demais dessa série do King que acompanha o Roland e seu ka-tet e têm seu caminho moldado pela vontade do Ka e fiquei extremamente feliz em ver mais uma referência a este universo tão vasto que o Stephen King criou.

Não recomendo esse livro para quem está começando a ler os livros do King, mas eu amei cada segundo que passei lendo esse livro lindamente tenso!!!

E você?
Conhece esse livro?
Conhece o autor?
Já leu algum livro dele?

Roberto.Vasconcelos 27/07/2022

Quero falar com você , BEM DE PERTO!
O que falar de rose madder? A primeira metade do livro estava perfeita tudo bem colocado , mas passou da metade do livro quando começam as coisas sobrenaturais acontecerem eu me desanimei um pouco. Achei que foi desnecessário incluir algo sobrenatural na história que estava fluindo muito bem sem isso, o quadro entra na história do nada e está lá pra resolver o "problema da rose"... Fiquei pensando porque a Rosie? O que ela tem de especial que outras milhares de mulheres abusadas pelos maridos ou outros homens não tem? Senti que a história encontraria seu caminho mesmo sem essa solução mágica. Outro ponto em questão foi o Norman, no começo pensei : esse cara vai ser um vilão memorável. Ele prometia tanto em questão de ser um grande [*****] , fiquei esperando um george stark e no final ele se tornou um morris belamy. O cara era policial e sádico pra dizer o mínimo , passou 14 anos fazendo coisas horríveis mas sempre foi esperto pra não ser pego e aí do nada ele fica doido e joga tudo pro alto, começa a agir de forma " tudo ou nada " e daí pra frente virou um touro correndo atrás do toureiro literalmente. O livro foi uma leitura muito boa , achei bastante fluida pra uma história do king , o final foi previsível , desde que o quadro chegou já imaginava como a Rosie usaria ele pra se livrar do Norman e foi praticamente isso mesmo. Enfim, não fica como um dos melhores que já li dele mas ainda assim gostei bastante.
Ps: as referências a misery e a torre negra me fizeram sorrir de prazer.

Mariana.Moreira 16/11/2021

Rose Madder
História surpreende, mas que em alguns momentos se tornou um pouco cansativa.
No geral é uma ótima leitura. Novamente o autor surpreende.

sofris 27/06/2023

Tenho ressalvas
O livro é muito bom. porém a parte sobrenatural deixa a desejar mt, se fosse tirado essa parte maluca do quadro ficaria incrível

Oly 17/06/2021

Acho que foi o livro mais difícil que já li, apesar da escrita ser fluida, a temática é muito forte. Final surpreendente! 5 estrelas

Pry Salomão | @leitoraredglasses 22/10/2020

Incrivel e Agoniante!
Antes de mais nada esse livro tem MUITOS GATILHOS, violência sexual e violência doméstica.
Iremos conhecer Rosie, uma mulher que após viver 14 anos com um marido extremamente violento e ainda por cima que é quem deveria proteger e respeitar a lei, já que ele é um policial, ela simplesmente decide ir embora.
Apesar de todo o medo que sente, ela encontra em seu caminho pessoas que a ajudam a superar aos poucos o trauma que viveu.
Quando ela vai finalmente se mudar para uma nova casa, entra em uma loja de penhores e encontra um quadro que imediatamente chama sua atenção. Mal sabia ela o quanto esse quadro mudaria sua vida.
Temos questões sobrenaturais? Sim temos e além disso toda trajetória de superação dessa mulher que sempre viveu com medo.
O final acaba sendo um pouco fraco quando comparado ao livro como um todo, mas essa com toda certeza é uma obra incrível do King.
@eu_sandroka 27/10/2020minha estante
Olá, Priscila.
Tudo bem? Espero que sim.
Doida pra ler o lindo.
Por favor, dê notícias. Já são 6 meses no aguardo.
Agradeço.
Abraço.

Jônatas Rafael Garpin 29/10/2021

Após uma gota de sangue cair em um lençol, resultado de mais uma das várias vezes que seu marido a espancou, Rosie Daniels começa a se questionar o porquê de estar á 14 anos com um marido violento, perigoso, sádico e como se não bastasse, policial. Desde os 18 anos Rosie foi casada com um cara que a mordia apenas por prazer próprio, então ela decide que não que mais essa vida e decide ir embora em busca de sua liberdade. Acompanhar os pensamentos e sentimentos de Rosie de um forma íntima e detalhada que só o Stephen King sabe fazer, é se tornar íntimo da personagem como se fosse alguém sentado a sua frente contando a própria história, a cada passo que ela da imaginando que o marido vai brotar do chão ou surgir na primeira esquina, mostra o que se passar na cabeça de muitas mulheres que não conseguem fugir. Então ela foge, encontra amigos, e um curioso quadro que desde o primero segundo que ela o viu, decidiu quem seria a primeira coisa que comprará para o seu futuro apartamento, a sua nova vida. Um livro que tem suspense, drama e thriller psicológico, acompanhamos a realidade de muitas mulheres através de Rosie que, após se casa com um homem e que depois se mostra ser igual ao Norman Daniels, mas o livro também prova que todas podem sair dessa vida de sofrimentos, abusos e virar dona de si própria e ganhar o mundo e talvez encontra o amor que merece. Óbvio que tem o toque de sobrenatural que amamos nos livros do mestre né.

Lucas 03/07/2021

Rose madder
Olha, eu amo a escrita do King. A forma como ele desenvolve as histórias. Nesse livro eu senti medo, pena, terror, frio na barriga, aflição, tristeza e esperança.
Um livro que realmente lhe prende. Só não dou 5 estrelas porquê não curti como uma determinada pessoa morreu, pra mim ficou bem um pouco confuso. Fora isso, a história é impecável.

OBS: achei a escrita do King nesse livro bem parecida com a do George Martin.

Greice21 19/03/2023

Simplesmente Rosie Real
Um romance que te deixa atônita, e com o estômago revolto nas primeiras páginas. Uma mulher que por 14 anos vítima dos maltratos do marido, resolve em um rompante fugir de casa e mudar sua sina. Mal sabe ela as surpresas, e que contará com uma força além do natural, assim como se vera aberta a um novo amor. Um livro muito forte, onde o personagem Norman traz o pior do homem, um ser repugnante, odioso. Retrata o perfil o do que muitas mulheres perpassam dia a dia, indefesas, vítimas de seus cônjuges, caladas e sem esperança da liberdade.

Vini87 03/02/2023

King escreve thriller psicológico como ninguém.
O livro me surpreendeu logo no começo, antes de começar eu imaginava que seria uma leitura bem morna, mas não tem nada de morno aqui.

É lindo ver a evolução da personagem principal ao longo da leitura, entre as cenas angustiantes, loucas, aterrorizantes, pesadas e muitas vezes triste, o enredo apresenta essas cenas ótimas da personagem crescendo a cada capítulo e tendo tudo que merece.

Muito bom, cogitando favoritar, ou será que à essa altura já favoritei?

Dulce 23/12/2020

Espetacular!
O casamento dos sonhos de Rose, tornou-se um pesadelo desde a lua de mel. E, como toda mulher jovem e apaixonada ela deixou-se manipular por Norman, seu marido policial. Ele a subjugava e aterrorizava diariamente. Depois pedia perdão, chorava e prometia que nunca mais as violências físicas e emocionais se repetirião.

Confesso, que se Norman, se materializasse em minha frente, eu seria capaz de matá-lo, com minhas próprias mãos (e olhe que não sou uma pessoa violenta) foi tão bem escrito que tornou-se abominável: um ser detestável e desprezível, o típico homem machista, racista e preconceituoso!

Em um momento de lucidez, Rose percebe que para se manter viva e em segurança ela precisa deixar Norman.
Então ela foge! Louca e desesperada ela foge sem destino, apenas com o cartão de crédito que ela ousou roubar do marido.

"Foram 14 anos de inferno, contando tudo, mas ela não teve noção disso. Na maior parte daqueles anos, ela existiu num estado de estupor tão profundo que era como a morte, e em mais de uma ocasião ela própria teve quase certeza de que sua vida não estava realmente acontecendo, que mais tarde despertaria, bocejando e se espreguiçando de modo tão gracioso como em um desenho de Walt Disney..."

Torci freneticamente enquanto Rose fugia. Torci para ela ser mais forte que o medo e não voltar.

"Consegui escapar dele, pensou. Não importa o que me aconteça agora, consegui escapar dele. Mesmo qye eu tenha que dormir no vão de portas ou debaixo de pontes, consegui escapar. Ele nunca me baterá de novo, porque consegui escapar dele."

Durante a leitura, fiquei pensando nas Rose's existentes fora das páginas do livro e desejando que elas não esperem 14 anos para serem corajosas, para serem as autoras de suas páginas e que nessa trajetória elas encontrem o mesmo amparo e empatia que Rose recebeu de desconhecidos.

Há também o aspecto sobrenatural do livro, que serve de apoio para Rose passar de uma mulher amedrontada e insegura, para destemida e dona de si. Mas, essa ajuda veio com um preço que Rose precisou pagar para poder ser livre e manter sua liberdade!

Um livro espetacular e inquietante!!

Junior Rodrigues 20/05/2024

Um potente drama/suspense do King
Não é uma história fácil de ser lida, ainda mais que King não poupa em detalhes e constrói a narrativa como se realmente tivesse presenciado tais atos e isso torna impactante e real, tudo o que Rose vivencia entre quatro paredes. E isso nem é spoiler, já que a sinopse já prepara a quem for ler essa história que a leitura terá muitos gatilhos, ainda mais potentes para quem vivenciou algo semelhante em sua vida. Aqui é sobre Rose, mas podemos colocar qualquer outro nome de mulheres que passaram, passam ou nem estão mais aqui por conta da violência contra a mulher que o impacto seria o mesmo, ainda mais que o que é contado aqui, infelizmente, mas provavelmente acontece em algum lugar com alguma mulher.

Como fã de King, já tinha reparado que ele cadencia bem suas histórias e dependendo de quem estiver lendo, isso pode soar maçante, não foi isso que aconteceu no meu caso, já que entendo os motivos de tal maneira singular dele cadenciar algumas passagens, seja pelos detalhes ou para mostrar mais sobre algum personagem.

Algumas pessoas vão achar que King pesou a mão em algumas situações, mas lendo fiquei me perguntando: será?. Isso porque já vi vários casos reais em programas do gênero e também tem séries e filmes que mostram mulheres que passaram por situações semelhantes ou até piores, então acredito que King fez um trabalho bem elaborado de pesquisa para retratar vários casos em uma única pessoa, tanto no caso de Rose, quanto no de Norman. "Existem monstros entre nós" essa frase nunca foi tão verdadeira quanto nessa história.

O interessante é que King também consegue trafegar bem e deixar menos pesada a história, o que fez me lembrar alguns outros livros dele em que faz essa mesma jogada e torna a experiência menos pesada para quem está acompanhando a jornada da protagonista. Isso é algo a se ter em mente ao iniciar esse livro, a trajetória de Rosie é bem peculiar e uma verdadeira montanha-russa em termos de emoções. Mas tem uma parte que me lembrou muito Brady Hartsfield em Mr. Mercedes...altera os personagens, porém a situação é igual, como esse veio antes, acredito que utilizou como referência posteriormente.

Não conhecia quase nada dessa história e tive um receio ao iniciar, mas posso dizer que é um trabalho intrigante do King que sai um pouco do terror sobrenatural e entra no terror mais próximo do real com personagens que vão se intensificando conforme os capítulos passam e tornam a trama mais interessante.

Recomendo!

Lila 03/09/2011

Favorite Excerpt
*'Fine,' she said, and put her face against his chest. As his arms went around her, she wondered how much of the human race understood about hugging — how good it was, and how a person could want to do it for hours on end. She supposed some did understand, but doubted that they were in the majority. To fully understand about hugging, maybe you had to have missed a lot of it.