Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

Lila 03/09/2011

Favorite Excerpt
*'Fine,' she said, and put her face against his chest. As his arms went around her, she wondered how much of the human race understood about hugging — how good it was, and how a person could want to do it for hours on end. She supposed some did understand, but doubted that they were in the majority. To fully understand about hugging, maybe you had to have missed a lot of it.

oiinatalia 13/02/2023

Não quero ler homens brancos falando sobre minhas dores
Eu sei, o livro é do Stephen King, um dos meus autores favoritos (se não o favorito). E eu realmente não quero mais ler livros em que explore dores de grupos minorizados ou os transforme em caricaturas.

Rose Madder não é o primeiro romance no qual ele faz isso, "A espera de um milagre", "Carrie", dentre outros livros exploram características de pessoas negras e mulheres, como também de pessoas LGBTQIAPN+, de uma maneira não saudável. A violência gratuita não é algo que me cativa, não mais.

O livro é extremamente longo, quando não precisava ser. Místico, onde não cabia nenhum tipo de magia. Não sei o que ele quis dizer com essa obra, e eu definitivamente não quero me esforçar a entender.
Geovana540 12/07/2023minha estante
clbc chat.a

Wania Cris 05/05/2024

Que crescente bem feito nesse livro!
Em Sobre a Escrita King explica sobre sua forma de escrever, sobre como deixa a estória tomar o rumo que ela quer tomar. Dá pra sentir isso em Rose Madder.

As personagens são caricatas, mas, de forma alguma, enfadonhas. Rosie é a típica mulher muito agredida, humilhada e subjugada, movida sobre tudo pelo medo e isso a torna absurdamente crível. Norman é horrível, mau, cruel. Os abusos sofridos o explicam, mas não o justificam, o que também é bem comum na vida real.

Aquela parte que só existe na cabeça do King torna o livro único e, por mais louco que seja, me agradou o suficiente a ponto de me fazer ignorar as pontas soltas. Na vida real também tem.

Traduzido por Myriam Campello, o livro deveria ser muito mais conhecido e comentado do que é. Uma pintura, literalmente.

Junior Rodrigues 20/05/2024

Um potente drama/suspense do King
Não é uma história fácil de ser lida, ainda mais que King não poupa em detalhes e constrói a narrativa como se realmente tivesse presenciado tais atos e isso torna impactante e real, tudo o que Rose vivencia entre quatro paredes. E isso nem é spoiler, já que a sinopse já prepara a quem for ler essa história que a leitura terá muitos gatilhos, ainda mais potentes para quem vivenciou algo semelhante em sua vida. Aqui é sobre Rose, mas podemos colocar qualquer outro nome de mulheres que passaram, passam ou nem estão mais aqui por conta da violência contra a mulher que o impacto seria o mesmo, ainda mais que o que é contado aqui, infelizmente, mas provavelmente acontece em algum lugar com alguma mulher.

Como fã de King, já tinha reparado que ele cadencia bem suas histórias e dependendo de quem estiver lendo, isso pode soar maçante, não foi isso que aconteceu no meu caso, já que entendo os motivos de tal maneira singular dele cadenciar algumas passagens, seja pelos detalhes ou para mostrar mais sobre algum personagem.

Algumas pessoas vão achar que King pesou a mão em algumas situações, mas lendo fiquei me perguntando: será?. Isso porque já vi vários casos reais em programas do gênero e também tem séries e filmes que mostram mulheres que passaram por situações semelhantes ou até piores, então acredito que King fez um trabalho bem elaborado de pesquisa para retratar vários casos em uma única pessoa, tanto no caso de Rose, quanto no de Norman. "Existem monstros entre nós" essa frase nunca foi tão verdadeira quanto nessa história.

O interessante é que King também consegue trafegar bem e deixar menos pesada a história, o que fez me lembrar alguns outros livros dele em que faz essa mesma jogada e torna a experiência menos pesada para quem está acompanhando a jornada da protagonista. Isso é algo a se ter em mente ao iniciar esse livro, a trajetória de Rosie é bem peculiar e uma verdadeira montanha-russa em termos de emoções. Mas tem uma parte que me lembrou muito Brady Hartsfield em Mr. Mercedes...altera os personagens, porém a situação é igual, como esse veio antes, acredito que utilizou como referência posteriormente.

Não conhecia quase nada dessa história e tive um receio ao iniciar, mas posso dizer que é um trabalho intrigante do King que sai um pouco do terror sobrenatural e entra no terror mais próximo do real com personagens que vão se intensificando conforme os capítulos passam e tornam a trama mais interessante.

Recomendo!

Ayan_lucca 07/06/2021

O começo foi muito bom porém depois deu uma desandada e quando finalmente estava fazendo sentido entrou umas coisas mitológicas kkkk me perdi total.

JessykaCarvalho 07/07/2021

O livro retrata a história de Rose, uma mulher que vive em um casamento totalmente conturbado com Norman, que se mostra desde o início ser descontrolado mentalmente. Então Rosie finalmente acorda. Pega sua bolsa e o cartão do banco de Norman e foge de casa. Chegando aí seu destino, Rose tenta refazer a sua vida, mas Norman faria de tudo para encontrá-la. O livro também trás alguns fatos sobrenaturais que liga a personagem a um quadro que encontra em uma loja de penhores. Mas por mais que esses fatos sejam integrantes, eu me senti muito mais presa na parte comum do livro, e as vezes até perdia a paciência, quando o livro chegava nessa parte. Rose Medder é um livro de superação, que nos deixa com raiva por tudo que Rose viveu e ao mesmo tempo feliz com sua evolução e crescimento na história.

ROBERTO468 12/09/2021minha estante
eu tbm amo a forma que o King escreve. Os vilões dele são sempre tão bem trabalhados.

Nilo10 04/06/2023

Rose Madero
Leitura que nos faz sentir na pele o desespero de uma mulher que sofre com violência doméstica. Angústia, aflição, insegurança, paranoia, nesse livro você sente o perigo iminente que assola a sofrida vida de Rosie.

Temos um excelente vilão que cumpre o seu papel. Vítima de diversos abusos, Norman se torna aquele típico vilão caricato, mas muito eficiente e assustador.

Muito bom ver mulheres reagindo e virando a página de uma vida de diversas crueldades. Rosie, Ana, Gert, todas são fortes da sua maneira e demonstram o tamanho da força de uma mulher.

Livro angustiante, final poderia ser um pouco melhor, mas não é ruim. Leitura muito boa e satisfatória. Vale a leitura!

Joao.Vitor.P 31/05/2021

E não é que o King conseguiu fazer um final bom...
Quando comecei a ler esse livro eu estava bem ansioso, mas foi uma leitura bem, bem longa.
O Livro como um todo é muito bom, a história é boa, os personagens, a ambientação... tudo. Entretanto, o que não me faz dar 5 estrelas é o mesmo que me fez demorar 3 meses para lê-lo: é muita descrição e monólogos. Eu sei como King é prolixo, sou fã dele, então já o conheço, mas aqui em Rose Madder ele extrapola. Na versão que tenho, creio que facilmente 70/80 paginas poderiam ser tiradas, deixando os acontecimentos mais dinâmicos e cativantes. No mais, nada a reclamar.
P.S: Para as várias criticas dizendo "não precisava da parte sobrenatural": O livro já se vende com a premissa sobrenatural! Parem de diminuir o livro com esse argumento. O Livro poderia ser escrito sem a parte sobrenatural? Claro que sim! Mas ele não foi! Então se for para avaliar, avalie a obra COMO ELA É, e não como PODERIA ser.

Samantha 08/09/2021

Rose Madder conta a história de Rosie uma mulher que vive 14 anos com um policial que a espancava. Um dia ela decide fugir e como policial ele não a deixa em paz.

Marcio Izidoro 20/02/2024

Leitura complicada
Sempre enrolei para ler esse livro, mas por nenhum motivo especial, só deixava para depois. Mas resolvi ler (até pq estão acabando os livros que ainda não li do mestre), e digo que foi complicado.
A estória é boa, mas a leitura é muito lenta, pesada, enrolada, com mais detalhes que o normal para o King, e nem um pouco fluida.
Todo o enredo pderia se resumir, facilmente, em umas 100 páginas, mas sabemos como o King funciona, mas dessa vez ele exagerou (minha opinião)... é uma enrolação enorme, e as página não passam (e são páginas enormes e demoradas).
O final, como muitos livros dele, é corrido, e sem muita explicação, o que deixa a leitura ainda mais difícil.
Se eu recomendo??? por ser um King, sempre vou recomendar, mas não como o primeiro dele, senão, nunca mais vai ler nenhum livro do mestre.

Matheus.Konrad 26/08/2021

Que ódio desse vilão. E qie livro bom, te gruda do começo ao fim. E só pra se não deixe-o claro, que ódio desse cara.

Sandra.Pogalski 10/06/2021

O início deste livro aborda um tema muito delicado sobre a violência doméstica. Acompanhamos Rosie em busca da sua liberdade e nova vida. Este não é um livro de terror, mas sim sobre a capacidade cruel que muitos homens chegam em relacionamentos abusivos. King cria um ambiente ?fantástico? dentro de um quadro que para o meu gosto pessoal é demasiado arrastado de ler, não me prende. Gostaria que o final do Norman tivesse sido mais real e extremamente pesado de ler. No geral é um livro extremamente válido!

Rafael.Lopes 26/02/2022

A violência domestica pelos olhos do mestre do terror
Rosie, ficou por 14 anos sendo refém de seu próprio marido. Após anos de espancamentos e torturas, Rosie decide se libertar. Nossa protagonista é extremamente cativante e te conquista logo de cara, te prende e vc torce por ela a todo momento. O livro é simplesmente viciante, não dá pra parar de ler, a todo momento vc quer saber oq vem em seguida.
O vilão, um dos melhores do King. Norman Daniels é completamente humano, um policial, fascista, machista, homofóbico, racista e antissemita. Um psicopata possessivo com um pezinho no canibalismo e uma inteligência e uma sorte que beiram o sobrenatural. Norman que torturou físicamente e psicologicamente sua esposa por anos, se ver dominado pelo ódio quando ela foge dele e leva um pouco de "seu dinheiro", usa todas as suas habilidades de detetive para rastrear Rosie, e todo seu sadismo para eliminar todos que ousaram a ajudar Rosie ou se colocaram em seu caminho.
A única chance que Rosie talvez tenha de sobreviver a Norman e seguir sua nova vida, depende da ajuda de um artefato mistérioso que ela encontrou no início de seu recomeço, um quadro seduzente e Misterioso que parece mudar sua paisagema cada noite.
Enfim, um livro viciante, um vilão sádico e cruel e uma protagonista cativante. PERFEITO, SE TORNOU MEU LIVRO FAVORITO DO KING

@limakarla 04/02/2023

Eu queria ter gostado bem mais desse porque no início foi tudo muito instigante, apesar de desesperador. O Norman, provavelmente, é o personagem do King que mais me assombrou, me deixou agoniada e desesperada para que a protagonista conseguisse escapar.

Enfim, achei o livro bem mais longo que o necessário, algumas partes muito descritivas, enrolando demais para que as coisas fundamentalmente acontecessem, isso deixou a história e o ritmo bem cansativos, para mim. Os trechos sobre o quadro e o que acontece lá dentro também não me agradaram tanto, mas legal ver uma mulher saindo de um relacionamento abusivo e descobrindo uma nova força.