Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

GioMAS 19/10/2023

O efeito King
A vida tem os seus horrores. Por vezes, eles se manifestam na esfera privada, são palpáveis e muito reais.

O casamento de Rosie lhe proporcionou, por quatorze anos, silenciamento, fraturas no nariz, costela e pernas, dores persistentes nos rins, lesões por todo o corpo, um aborto e diversos traumas.

A violência doméstica é tratada no livro de forma muito explícita.

Compartilhamos, desde as primeiras linhas, da angústia, dor e comoção da personagem que, casada com seu algoz, Norman Daniels, é submetida a todo tipo de tortura.

A narrativa poderosa de King faz com o leitor se encolha a cada aproximação de Norman, temendo as consequências do próximo espancamento. O narrador em terceira pessoa expressa em discurso direto os pensamentos de Rosie de forma realista e intensa.

Sentimos, com os pelos arrepiados e o corpo rígido, o poder e os efeitos devastos da manipulação e tortura psicológica que antecedem a agressão física. "Quero falar com você bem de perto", prenuncia o agressor, antecipando momentos do mais puro horror.

Rosie, adormecida pelo medo e exaustão, sobrevive sob a influência do marido, policial brutal, estimado em seu meio, e persuasivo, por longos quatorze anos, esquecendo-se de si, anulando sua existência.

Ainda assim, após uma epifania desencadeada por uma única gota de sangue no lençol, ela desperta e, sem qualquer planejamento prévio, rompe com as amarras mentais e abandona o lar do casal.

Partimos na jornada de fuga e recomeço, mas somos refreados por Norman. A narrativa alterna entre a ótica da vítima e do agressor, desenvolvendo uma trajetória de caça. Torcemos para que os desencontros impeçam que Norman alcance Rosie.

Os capítulos que focam no agressor são de tormenta, sua aproximação é rápida demais, assim como sua determinação e agressividade. Não importam os esforços de Rosie para recomeçar, ele está ali, sempre a um passo de distância, uma ameaça constante - infelizmente, um homem como diversos outros da vida real.

Em meio a tudo isso, King nos presenteia com personagens complexos, um romance doce e juvenil, aspectos sobrenaturais e passagens oníricas em um contexto que remete ao País das Maravilhas (isso mesmo, aquele da Alice), no que ele tem de mais bizarro. Explora, sobretudo, o universo da vítima, o abalo emocional, a força, a contradição do padrão social de feminilidade, que exige das mulheres garra e submissão.

O livro, inicialmente despretensioso, envolve e aprisiona - é o efeito King.
Sra. Star Wars 21/10/2023minha estante
A história parece bastante interessante. Espero que o marido tenha se ferrado no final

GioMAS 22/10/2023minha estante
Vale a pena ler, acho que tem o potencial de lhe ganhar nas primeiras páginas.

Francisco 15/05/2021

Sou realmente Rosie...e Rosie muito real...
Rose McClendon Daniels viveu catorze anos em um casamento com seu esposo e policial Norman em um relacionamento abusivo onde é constantemente espancada.

No prólogo do livro já nos deparamos com uma cena bastante violenta onde Rose, grávida de quatro meses, é espancada por Norman e perde o bebê. Além disso, ele a ameaça que se contar a alguém, ele a matará.

Certo dia Rose toma a decisão de fugir. Então saca trezentos e cinquenta dólares da conta de seu esposo e pega um ônibus para uma cidade a 1500 km de sua cidade, Portside. Ao chegar nessa cidade, é acolhida por um grupo de mulheres que sofriam algum tipo de violência de seus cônjuges intitulado "Filhas e Irmãs".

Na nova cidade, Rose se estabelece conseguindo um trabalho como camareira no Whitestone Hotel, cria um ciclo de amizades, passa a ter um local próprio para morar e conhece o jovem Bill Steiner, com quem inicia umnovo relacionamento. Algum tempo depois, Rose consegue um trabalho para ler livros para audiolivros onde é bem remunerada. Enquanto isso, seu esposo Norman está à sua procura.

Afim de completar o enredo, há um alter-ego de Rose oriunda de um quadro com um toque sobrenatural que ela havia comprado cujo nome é "Rose Madder" e isso dá um toque sobrenatural ao livro. Por mais que o texto seja facílimo de ler, há capítulos infindáveis bastante entediantes. No entanto, de uma maneira geral o livro me agradou e com certeza essa é uma leitura que recomendo sem hesitação alguma.

Raul43 22/04/2020

Rose Madder
Rosie foi casada com Norman por 14 anos e durante todo esse tempo sofreu abusos terríveis nas mãos do seu marido. Até que um dia, ao olhar uma gota de sangue no lençol, decide fugir para outra cidade. Chegando lá, Rosie encontra um abrigo e uma nova família, e muda sua vida. Norman então, sai a procura de sua mulher. Rose madder é uma história angustiante e com personagens críveis, o que o torna assustador é saber que tantas mulheres passam por esses abusos.
Duda 22/04/2020minha estante

Kerollen 13/08/2021

Rose Madder
Rose Madder nos trás a história de Rose, uma mulher que sofre constante violência doméstica. Casada com o policial Norman há 14 anos, sem familiares ou amigos a quem recorrer, ela literalmente acorda um dia e ao ver uma gota de sangue no lençol, decide se livrar do pesadelo que é sua vida.

Rose foge o mais longe que pode com um cartão de crédito de Norman, que ela usa uma única vez. Mas pra onde ir? A quem recorrer? Um pedido de ajuda a uma pessoa certa e Rose é acolhida em uma casa pra mulheres que sofreram algum tipo de violência. Ali, além de um teto e alimento, ela também consegue um emprego.

Muito longe dali Norman está se concentrando em como vai encontrar a esposa fugitiva para ter com ela uma conversa ?bem de perto. ? O cara é um psicopata do mais alto nível e sendo policial as coisas ficam mais fáceis pra ele cometer atrocidades em sua busca furiosa por Rose.

Um dia saindo do trabalho ela decide passar por uma loja de coisas usadas em busca de algo para seu novo apartamento. E é aí que seu destino muda quando encontra um quadro que chama muito sua atenção.

Coisas sobrenaturais acontecem para ajudar Rose a escapar de Norman. Um livro repleto de suspense, força feminina e por que não um romance para enfim acalentar o coração de Rose? ( e o nosso né ?!).

Um aviso: o livro contém muitos gatilhos de violência psicológica, física, moral e sexual, relacionamento abusivo, tortura, etc.

Júliah 11/11/2010

Uma história de superação, de força, de medo, suspense... o tempo todo fiquei apreensiva, Normam é mesmo um demônio!! Tinha momentos em que eu mal conseguia ler todas as palavras de tanta ansiedade de saber o que ia acontecer!! E os momentos mais fortes senti como se fosse eu mesma estive lá... uma fúria, uma força, uma raiva!!!

Muito bom esse livro!
Carlos Patricio 06/05/2015minha estante
Melhor vilão já criado!!

Bookarina 07/07/2021

Norman impulsiona a leitura no ódio
Ótimo livro, mas tem muitos gatilhos. Me senti angustiada o livro todo e com medo de Norman alcançar Rosie. Virava as páginas sem parar por puro ódio do personagem, ansiando o momento em que ele iria sofrer e pagar pelo que fez, além de perder a arrogância. O final foi um pouco viajado demais pra mim, esperava algo mais realista.

Heymands 27/06/2021

Rose Madder: "Eu Retribuo"
Em Rose Madder acompanhamos a trajetória de Rose Daniels, ou Rose McClendon, como prefiro mil vezes chamá-la.

Rose passou 14 anos de sua vida casada com Norman Daniels, um homem desprezível que a agredia desde sua lua de mel.

Norman, além de repulsivo e um agressor de merda, é policial, o que, obviamente, dificulta muito a antiga e nova vida de Rose.

Depois de 14 anos de puro medo, sofrimento e aturando Norman, ela decide fugir, pois, como ela mesma se dá conta, ele pode matá-la a qualquer momento, ou continuar a matando aos poucos.

A partir daí acompanhamos Rose em sua fuga e busca por liberdade, e Norman em uma caçada incessante por ela.

O início do livro é o mais intragável que já li na vida. Logo no começo temos um vislumbre de como Norman age e o quão sádico é, e no decorrer da leitura vamos conhecendo cada vez mais este vilão, o odiando cada vez mais, além de descobrir coisas ainda mais sombrias sobre ele.

A jornada de Rose e a luta que ela enfrenta é até bonita de acompanhar, vê-la começando a se amar, a entender que as agressões que sofria não aconteciam por sua culpa e que não deveria nunca aceitar aquele tipo de tratamento. É lindo vê-la desabrochar.

E ao oposto disso, somos empurrados para a narrativa de Norman, lendo trechos e trechos de seus pensamentos repugnantes, repletos de racismo, homofobia, misoginia, até um pouco de sociopatia e psicopatia.

Stephen King é rei em criar vilões humanos, e Norman é um deles. Podemos enxergá-lo nitidamente em várias notícias e acontecimentos reais, o que torna a leitura ainda mais assustadora.

O lado sobrenatural do livro é muito bem explorado através de um quadro que Rose adquire em uma loja de penhores, onde em seu verso está escrito Rose Madder, e em sua face se vê uma linda mulher no topo de uma colina. A ligação desta obra com a história foi tão bem amarrada que não sei nem como descrever sem lhes dar spoilers.

Conceitos como a raiva, seja a doença ou a emoção, são um prato cheio para entendermos o enredo e as consequências que a própria Rose enfrenta ao final do livro.

Inclusive me atrevo a dizer que o conceito da doença e a comparação que King faz com a raposa, o cachorro e seus filhotes (que você vai entender quando ler este livro) é o que mais define a trajetória de Rose e sua evolução.

É um livro incrível, com personagens profundos e grandes momentos, mas, se você tem gatilhos com cenas de abuso e agressão, simplesmente não leia este livro. As descrições dos fatos são o mais detalhadas possíveis, e talvez você não tenha estômago para isso.
Dai 28/06/2021minha estante
Realmente, King se superou na construção desse vilão

Andrea 27/03/2022

Impressionante
Um dos poucos livros de King com protagonismo feminino, Rose Madder nos mostra, de uma forma intensa, a violência contra a mulher. O livro tem 2 linhas de narrativa bem interessantes: a de Rosie e a de seu marido, Norman, o que deixa a atmosfera de perseguição do livro beirando o sufocante. Muito bom!

Carol 12/01/2022

Rose Madder é um livro que ressalta uma realidade muito triste: a violência contra a mulher. Porém com uma pitada do sobrenatural. A personagem principal, Rosie McClendon, vive em um casamento com muitos abusos por parte do marido, o policial Norman. Um dia, ela decide fugir e mudar de vida, porém seu marido não pretende deixá-la ir embora, e vai a procura dela. Ao ir em uma loja de penhores para vender seu anel de casamento, um quadro misterioso chama atenção de Rosie e ela acaba comprando. Esse quadro muda a perspectiva de Rosie sobre as coisas e ela sente como se existisse alguma força no quadro que ela não consegue explicar.

A história vai se alterando entre a visão da Rosie, em sua nova vida, e a de Norman, fazendo de tudo para tentar encontrá-la. A leitura é bem fluída, porém é um livro bastante pesado emocionalmente. O que alivia um pouco é que o livro já começa com a Rosie dando um basta no seu relacionamento abusivo, então não temos a angústia de ver ela passando por tudo aquilo sem coragem de fugir. Durante a história, vamos sabendo de tudo que aconteceu ao longo do seu casamento. O que achei muito bom, é que o King deixa claro em sua escrita que ela não era fraca por não ter conseguido sair do relacionamento antes, que ela vivia em uma prisão psicológica, principalmente por seu marido ser um policial.

É muito legal ver a evolução da Rosie ao longo da história e a nossa raiva de Norman só aumenta enquanto ele comete atrocidades em busca da sua esposa. A parte sobrenatural não é explicada, o que não me incomoda pois algo sobrenatural nem sempre tem explicação. Porém, eu estava esperando um pouco mais, achei que o autor perdeu a mão no final e alguns acontecimentos foram desnecessários. No geral, gostei bastante do livro e achei que valeu a pena a leitura!

"Você mesma salvou sua vida quando aceitou o risco e deixou o homem que vinha maltratando você.”

Tai 11/04/2024

Rose Madder
Com certeza uma das minhas obras favoritas do King e da vida! O elemento de terror deste livro é a violência doméstica (fica de aviso de gatilho, as cenas são bem fortes).

Amanda 26/02/2020

Eu sou Rosie... Rosie muito real.
Que livro incrível!

Stephen King ja é consagrado por sua habilidade de criar protagonistas femininas fortes e guerreiras, como Charlie (A Incendiária) e Carrie; porém, em Rose Madder, a profundidade da personagem consegue se superar e nos deparamos com uma história tensa e emocionante.

Uma história sobre violência doméstica que nos mostra a face mais grotesca do convívio entre vítima e agressor, e nos faz compreender a complexidade dessa relação em que há muito mais do que apenas fugir de casa.

Foi um suspense que me deixou tensa do início ao fim e deixou claro a principal sensação que persegue as vítimas de abusos físicos e psicológicos: a de que não acabou; a espera de um acontecimento terrível para acabar com qualquer momento de felicidade.

Um livro digno que entrou, sem dúvidas, para os meus favoritos do Mestre King.

Atenção: se você conhece alguém que passa/já passou por abusos, ACREDITE. A palavra da vítima vale mais do que tudo e ninguém merece passar por esse tipo de situação. DENUNCIE.

ArthurmalariA 26/05/2023

Fantasioso e real.
Rose Madder é o trigésimo quinto livro lançado por Stephen King, publicado em junho de 1995, acompanha a história de Rosie Daniels, uma mulher que decide escapar de um casamento abusivo e encontrar sua independência. Ao fugir, ela descobre um misterioso quadro intitulado "Rose Madder", que parece exercer uma estranha influência sobre sua vida. Conforme Rosie mergulha no mundo do quadro, ela se depara com um universo surreal e aterrorizante, onde pesadelos ganham vida e a força interior se torna sua única esperança de sobrevivência.
Stephen King mais uma vez prova sua habilidade incomparável em criar personagens complexos e realistas. Rosie Daniels é uma protagonista cativante, uma mulher determinada e corajosa que luta para se libertar de um passado sombrio. A narrativa habilidosa de King retrata suas lutas internas, sua jornada de autodescoberta e sua resiliência diante de situações terríveis. O livro é um verdadeiro exemplo do talento de King em misturar elementos de suspense, horror e fantasia em uma trama coesa e emocionante, me manteve envolvido desde as primeiras páginas, com uma escrita fluída e cheia de reviravoltas surpreendentes. A tensão crescente e a atmosfera sombria permeiam cada capítulo, mantendo a expectativa elevada e querendo ler mais.
Sei que repito minhas notas para os livros do mestre, mas como não dar uma nota 10/10 para um livro de Stephen King? Seria como dizer que um palhaço assustador não causa arrepios ou que um carro vermelho não chama a atenção! É quase uma regra não escrita, pois King sempre entrega narrativas poderosas e imersivas que nos levam a um universo cheio de pesadelos e maravilhas. Esse livro é mais uma obra-prima de Stephen King, merecedora de uma nota 10/10. Se você é fã do autor ou apenas aprecia um bom thriller psicológico, este livro certamente irá surpreendê-lo. Prepare-se para mergulhar em um mundo de suspense e emoções intensas, onde o poder da coragem e a luta pela liberdade se entrelaçam em uma narrativa inesquecível. 10/10

Erilane.Rocha 23/08/2023

A história segue a vida de Rosie Daniels, uma mulher que foge de um relacionamento abusivo com seu marido, Norman. Ela inicia uma nova vida e começa a se descobrir enquanto lida com os traumas do passado.

Ao longo do livro, Rosie descobre um quadro mágico que a transporta para um mundo paralelo, e a narrativa se torna uma mistura de realidades fantasia.

Pra mim o SK sempre arrasa, mas esse foi um dos livros com que eu mais me identifiquei com os personagens. Fora o Norman, né? Me dava até agonia de ler a parte dele, mas acho que era essa a intenção (?).

Janine 07/07/2021

Cada livro que leio de Stephen King me proporciona uma experiência única e com "Rose Madder" não foi diferente.
Foi difícil assimilar toda a violência pela qual Rosie foi submetida durante os 14 anos de seu casamento com o policial Norman e saber que essa é uma realidade bastante comum para muitas mulheres. Acredito que o elemento sobrenatural envolvido na narrativa foi decisivo para tornar a história de superação de Rosie e seu despertar para uma nova vida tão especiais.
Super indico a leitura deste livro!