Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

Andresa.Vasconcelos 20/05/2021

Tem uma mulher nesse livro que nossa, que mulher
Assim, o livro é bom, mas o fato de ver algumas semelhanças com Mr Mercedes que me deixaram murcha kkk

Mas assim, o sobrenatural é confuso porém, nao atrapalha em nada no todo.

Recomendo, mas se estiver começando a ler king, sugiro pegar os livros com notas mais altas ;)

bea 11/10/2020

Realmente Rosie, e Rosie muito real.
O que dizer sobre esse livro? A palavra que melhor o definiria seria angustiante. Angustiante e intenso.
Acompanhamos a jornada de Rosie, uma mulher que vive há 14 anos em um relacionamento extremamente abusivo e violento com Norman, um policial impiedoso e sem escrúpulos.
Em um dia qualquer, movida por um impulso devido a uma única gota de sangue no lençol de sua cama, Rosie decide tomar uma decisão que mudaria completamente o rumo de sua vida: fugir de casa. Rosie não leva nada consigo além da roupa do corpo, uma bolsa e o cartão de crédito do marido.
Sem família ou qualquer pessoa com quem pudesse ter algum vínculo, Rosie se aventura pelas ruas desconhecidas a fim de reconstruir sua história e continuar a viver. Porém isso não vai ser tão simples quanto pensa, e logo Norman fará de tudo para encontrar sua esposa, usando sua profissão para tornar a tarefa mais fácil possível para si.
Rosie é, sem dúvida alguma, uma protagonista extremamente forte e corajosa. É impossível não torcer por ela durante toda a narrativa e se sentir aliviado a cada vitória que lhe venha a acontecer.
Em contrapartida, Norman é intragável. É um vilão extremamente bem desenvolvido e odioso, um personagem nojento, abusivo, completamente doentil, que deixa rastros de sangue e traumas por onde quer que passe e que não mede esforços para conseguir o que quer.
Nesta obra do King, tudo é muito bem trabalhado e o cenário é bem vívido. Os elementos sobrenaturais são bem construídos e perturbadores, o que torna o livro ainda melhor. Apesar de não ser um livro fácil de se digerir, a narrativa é fluída e bem amarrada.
Mesmo sendo um livro excelente, não o recomendo a todos. Ele é extremamente pesado e conta com violência doméstica como um de seus maiores gatilhos.

Tuts 13/06/2021

Ideia ótima,execução que beira à loucura
Eu sinceramente não consigo definir se esse livro é bom ou ruim. Pra mim não funcionou e não me ganhou,mas se eu colocasse os pontos positivos e os negativos em uma bala nça ela ficaria em equilíbrio.

Gostei da temática,da protagonista,das críticas sociais e do aspecto social e racional do livro.

Mas a parte sobrenatural foi totalmente sem sentido,desconexa,loucura pura e na minha opinião foi extremamente desnecessária.

King já me provou que é capaz de escrever livros incríveis sem nada sobrenatural,como fez em Misery e em Novembro de 63.

Esse livro poderia ter facilmente 100 páginas a menos,as partes da mente dos personagens eram extremamente chatas.

O vilão Norman foi muito bem construído e um dos mais detestáveis do King,um ser humano asqueroso e que dá medo,realmente.

Nas palavras do próprio King :

?E eu já fiz livros ruins. Acho que Rose Madder entra nessa categoria,porque nunca pegou embalo. Minha sensação foi de que precisei forçar pra ele sair.?

Entrevista do The Paris Review,2006

Quem sou eu pra discordar do mestre né? Concordo com ele em relação a isso.

De forma geral,foi o único dos 10 livros do King que dei uma nota baixa.

Amy 13/07/2020

Rose Madder
E um livro que enfatiza a violência contra a mulher de forma clara e dura. É muito bacana ver o crescimento e a superação da personagem no decorrer da história. Com alguns mistérios rondando um quadro, que facina sobrenaturalmente a personagem.
Recomendo este livro para quem gosta de enredos de superação e coragem, com um toque sobrenatural na narrativa.

Junior Rodrigues 20/05/2024

Um potente drama/suspense do King
Não é uma história fácil de ser lida, ainda mais que King não poupa em detalhes e constrói a narrativa como se realmente tivesse presenciado tais atos e isso torna impactante e real, tudo o que Rose vivencia entre quatro paredes. E isso nem é spoiler, já que a sinopse já prepara a quem for ler essa história que a leitura terá muitos gatilhos, ainda mais potentes para quem vivenciou algo semelhante em sua vida. Aqui é sobre Rose, mas podemos colocar qualquer outro nome de mulheres que passaram, passam ou nem estão mais aqui por conta da violência contra a mulher que o impacto seria o mesmo, ainda mais que o que é contado aqui, infelizmente, mas provavelmente acontece em algum lugar com alguma mulher.

Como fã de King, já tinha reparado que ele cadencia bem suas histórias e dependendo de quem estiver lendo, isso pode soar maçante, não foi isso que aconteceu no meu caso, já que entendo os motivos de tal maneira singular dele cadenciar algumas passagens, seja pelos detalhes ou para mostrar mais sobre algum personagem.

Algumas pessoas vão achar que King pesou a mão em algumas situações, mas lendo fiquei me perguntando: será?. Isso porque já vi vários casos reais em programas do gênero e também tem séries e filmes que mostram mulheres que passaram por situações semelhantes ou até piores, então acredito que King fez um trabalho bem elaborado de pesquisa para retratar vários casos em uma única pessoa, tanto no caso de Rose, quanto no de Norman. "Existem monstros entre nós" essa frase nunca foi tão verdadeira quanto nessa história.

O interessante é que King também consegue trafegar bem e deixar menos pesada a história, o que fez me lembrar alguns outros livros dele em que faz essa mesma jogada e torna a experiência menos pesada para quem está acompanhando a jornada da protagonista. Isso é algo a se ter em mente ao iniciar esse livro, a trajetória de Rosie é bem peculiar e uma verdadeira montanha-russa em termos de emoções. Mas tem uma parte que me lembrou muito Brady Hartsfield em Mr. Mercedes...altera os personagens, porém a situação é igual, como esse veio antes, acredito que utilizou como referência posteriormente.

Não conhecia quase nada dessa história e tive um receio ao iniciar, mas posso dizer que é um trabalho intrigante do King que sai um pouco do terror sobrenatural e entra no terror mais próximo do real com personagens que vão se intensificando conforme os capítulos passam e tornam a trama mais interessante.

Recomendo!

Brenda 11/09/2021

Não tava dando nada e me surpreendeu bastante
Pesado, incômodo, bastante descritivo e algumas vezes confuso, mas extremamente instigante (como a maioria dos livros do autor). Acompanhar a trajetória da Rosie me deixou nervosa, assustada, curiosa e aliviada.

Aqui encontrei o melhor vilão do King dentre os livros dele que já li até o momento. O Norman foi um dos personagens que mais me despertou sentimentos ruins em toda minha trajetória literária. Um homem complemente desequilibrado que da desespero de ler.

Incrível o quanto a escrita do autor não para de me surpreender, especialmente em Rose Madder ela é extremamente potente. Assim como a potência das personagens femininas, que vão além da Rosie muito real e trazem uma enorme força para o livro.

Esse é um livro que retrata a violência doméstica com um toque de sobrenatural, mas não se engane em pensar que o sobrenatural é o que assusta aqui, o verdadeiro terror dessa obra está na violência do ser humano.

??Gatilhos: violência psicológica, física, moral e sexual, relacionamento abusivo, tortura, etc.

??IMPORTANTE: Se você conhece alguém que passa/já passou por abusos e violência, DENUNCIE.

_pseudobia 20/09/2021

Me vi aflita em vários momentos!
Nesse livro vamos conhecer a história de Rose que vive com seu marido abusivo, de inicio achei que a história não renderia tanto para um livro de quase de 500 páginas, porém, me vi em vários momentos aflita com o coração apertado pois a discrição das cenas nos mínimos detalhes e contem inúmeros gatilhos ficar atento ao escolher esta leitura.
A história envolvente, tem um lado místico envolvido que em minha opinião não deixa a história ruim ou a afeta e no mínimo um pouco estranho mas falando de king aceitável

Gatilhos: violência psicológica, física, moral e sexual, relacionamento abusivo, tortura, etc...

site: https://www.instagram.com/_pseudobia/

Anna Sallé 19/10/2022

Eu sou a Rosie, a Rosie muito real
Rose Madder é uma espécie de fábula de horror.

Começa rememorando brevemente os 14 anos de casamento de Rose com Norman Daniels, um detetive inteligente, sádico e louco. Rose sofre todo tipo de abuso físico e psicológico nesse relacionamento falido até que um dia decide fugir. Mas Norman não deixaria nunca que sua Rose ficasse longe por muito tempo.

A história é pesada em vários níveis: além dos fatos narrados serem bem violentos no geral, a forma como a narrativa é montada deixa o leitor mergulhado na ansiedade de alguém que está sendo perseguido por uma pessoa muito ruim. A isso soma-se o fato do personagem Norman Daniels ser um agressor de mulheres, misógino e racista, que marca bem o tom asqueroso que o enredo quer passar.

Eu, particularmente, achei a forma como a história foi desenvolvida muito boa e positiva para o leitor, alternando a narrativa e os pontos de vista até convergi-los em determinadas partes.

Já no que diz respeito a parte sobrenatural, que de certa maneira transforma a história em fábula, achei original mas pouco cativante. Não é exatamente explorada com muitas informações além do essencial pro enredo não se perder, apesar de que eu gostei da expectativa gerada no desenrolar dos fatos, uma vez que o sobrenatural só começa a dar as caras lá no meio do livro.

Num apanhado geral, gostei bastante e recomendo a leitura sobretudo se você já gosta dos livros do King, porque acho que essa é uma daquelas obras que tem que ser fã pra se envolver completamente.

Amanda @litera.pura 05/10/2021

SE VOCÊ QUER LER UM LIVRO TOTALMENTE SEM SENTIDO, TÁ AQUI!
Violência, abusos e humilhação. É assim a vida de Rose desde que se casou com Norman. Tudo que ela tem dentro de si é medo porque sabe muito bem do que o marido é capaz. Mas, depois de 14 anos vivendo em sofrimento, ela resolve fugir. Rose não sabe para onde vai ou o que vai fazer, ela nem mesmo acredita que teve essa coragem, mas sabe que precisa ir para o mais longe possível de Norman, antes que ele consiga acabar com sua vida. Com a ajuda de um grupo de mulheres que já passou por situações semelhantes à de Rose, ela tenta recomeçar. Um novo sobrenome, um novo emprego... mas o antigo medo continua lá. Se Norman conseguir encontrá-la, ela sabe o que vai acontecer. E, longe dali, Norman está procurando... e já imagina tudo que vai fazer quando finalmente encontrar sua esposa fujona.

Até aí, o livro estava perfeito! Rose é uma mulher que viveu as piores coisas possíveis nas mãos de um marido violento, acostumada a engolir o choro e abaixar a cabeça, pensando que jamais conseguiria se libertar disso. Até que, em um momento de loucura e valentia, resolve ir embora e descobre sua força. Rose recebe a ajuda de outras mulheres igualmente fortes e com passados tão sombrios quanto o dela. Enquanto isso, Norman se aproxima cada vez mais e nós, leitores, ficamos na aflição, imaginando se ele vai encontrá-la e o que vai acontecer. SÓ QUE o livro tem uma parte sobrenatural que foi totalmente diferente do que eu esperava e não fez o menor sentido. Envolve um quadro mágico, um touro dentro de um labirinto, uma mulher estranha e um bebê... Não vou falar muito para não dar spoiler, mas acreditem em mim: NÃO FAZ SENTIDO!

Eu amo terror, mas Rose Madder teria sido muito melhor se a história fosse focada apenas na relação problemática do casal e nos desafios da nova vida de Rose. Os personagens são inspiradores e os capítulos são cheios de tensão. Mais do que tudo, sentimos revolta ao saber que a vida real é cheinha de Normans.

No fim das contas, Rose Madder é um bom livro com uma dose de "o que está acontecendo aqui, meu deus?".

site: http://www.instagram.com/litera.pura

Luciano Luíz 07/04/2015

ROSE MADDER de STEPHEN KING é o típico romance que contém altos e baixos. Mas, infelizmente, no caso da história de Rosie, os baixos são mais frequentes que os altos...
Rosie é casada com Norman, um policial completamente louco. Aos olhos da sociedade ele é um exemplo de profissional que combate o crime com maestria. Um homem que tem um cérebro extremamente veloz para elucidar todo tipo de caso. Mas, em casa, ele é um demônio.
O casamento de 14 anos, é constituído por agressões físicas e verbais. Até o bebê levou a pior enquanto ainda estava na barriga e Rosie adiou o sonho de ser mãe.
No entanto, um dia ela cria coragem, e sai com o cartão de crédito e mais nada.
No caminho, saca uns 300 dólares e se livra do cartão. Ela viaja para uma cidade distante, e assim chega a uma entidade que presta cuidados para mulheres vítimas de violência doméstica.
Quando Norman se dá conta, que está só em casa, ele simplesmente sai à procura de sua esposa. O cara tem o raciocínio tão rápido, mas tão rápido, que encontra o rastro de Rosie facilmente (e isso soa de forma tão tola... pois é fácil demais... Ele consegue ter os mesmos pensamentos que ela, por onde passa... Como parar aqui e comer...)...
Bem, enquanto Rosie está lá na outra distante cidade, compra um quadro que acha bonito.
Aí ela acaba entrando nesse quadro, tem um labirinto com um touro e blá, blá, blá...
Ou seja, a parte sobrenatural é muito, mas muito, muitíssimo ruim... A narrativa fica arrastada, sem motivação, nada que faça (ao menos eu) o leitor seguir em frente com vontade...
Quando os capítulos são voltados ao marido de Rosie, também são chatos pra cacete. Uma bosta mesmo.
Aí tem todas aquelas mortes pelas mãos de Norman em busca de Rosie.
Olha, se o livro não tivesse a parte de entrar no quadro, o Norman com seus pensamentos e outras cenas toscas, seria muito bom.
O que chega a ser engraçado é que os diálogos em diversos pontos são idiotas demais. A descrição das cenas beira ao ridículo.
14 anos sendo violentada, e de repente Rosie não tem mais traumas. Tá certo que há um certo período de tempo entre sua saída de casa e a nova vida com um novo possível amor.
Se assim fosse sem toda aquela mágica do touro, ah, o livro seria muito mais bacana.
Stephen King é um dos maiores escritores dos séculos XX e XXI, mas com ROSE MADDER ele deixou muito a desejar. Algumas cenas aqui foram reaproveitadas em LOVE - A HISTÓRIA DE LISEY (que apesar de ser ruim em alguns pontos, ainda assim é infinitamente superior a ROSE MADDER).
Se você quiser livros fabulosos do autor, procure por esses: CHRISTINE, O CEMITÉRIO, A DANÇA DA MORTE, A COISA, O ILUMINADO, SACO DE OSSOS, À ESPERA DE UM MILAGRE, CELULAR, CÃO RAIVOSO e alguns contos (pois a maioria dos contos são uma porcaria).
Enfim, o pouco que se salva em ROSE MADDER faz o livro valer a leitura. Mas é daqueles que você acaba esquecendo na memória e na estante...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Craotchky 07/04/2015minha estante
Concordo, também não gostei. Em momento algum tive prazer com a leitura.....

Luciano Luíz 07/04/2015minha estante
Pobre King... :v uheuehuehueheuheuheuheuheuheuheu...

Danielle (@chimarraoelivros) 31/10/2020

Em Rose Madder conhecemos Rose, uma dona de casa vítima de constante violência doméstica por parte de seu marido, o policial Norman. Até que um dia uma "chavinha" muda na mente de Rose e ela percebe que aquele não é um jeito normal de se viver e decide deixar Norman. E é a partir daí que a história se desenrola.

Esse foi um livro extremamente tenso e aterrorizante pra mim justamente pela grande dose de realidade que contém. Sabemos que existem muitas Rosies por aí que aguentam muita coisa simplesmente por acreditar que aquilo por que passam é normal. O livro tem elementos fantásticos, mas é o tom humano, ou melhor, desumano o grande causador de terror aqui.

Um ponto que preciso destacar é a construção do personagem Norman. Ele é completamente desprezível: machista, preconceituoso, racista, tudo que existe de ruim. E na narrativa do King fica extremamente claro quando esses preconceitos são algo vindo desse personagem, sem deixar o leitor em dúvida disso.

Enfim, recomendo demais a leitura, mas fica o aviso para que se prepare para as doses de violência física e psicológica.

site: https://www.instagram.com/p/CGqewzRjU8E/

Lucas 25/02/2020

Eu Retribuo...
Sempre tive receio de ler essa obra do King, pois vejo muitas opiniões ruins acerca do livro, mas finalmente o ka me fez ler Rose Madder.

O livro está LONGE de ser a bomba que pregam, mas se beneficiaria muito de um corte de páginas e menos piadas com Aids.

Norman é a personificação de tudo que um homem péssimo pode ser e isso acabou não fazendo com que eu acreditasse na possibilidade de existir uma pessoa assim, talvez eu esteja sendo positivo ou iludido demais!

Os aspectos fantásticos contêm muitos exageros e ao invés de sentir medo, ri de vergonha alheia em diversos momentos.

Erick.Fernando 14/04/2021

Viciante
Este livro é absolutamente incrível, tenso e te prende até as últimas linhas. Sobre a narrativa não há o que dizer ,Stephen King e um mestre no que faz , nos leva até o limite da tensão, Rose a cativante e Norman absolutamente detestável.Recomendo demais .

Luiz Amaro 23/04/2023

ALÉM DA VIOLÊNCIA: A BUSCA PELA LIBERDADE.
Um livro que aborda temas importantes, como violência doméstica, feminismo e empoderamento feminino. A personagem principal, Rose, é retratada como uma mulher forte e corajosa, capaz de superar as dificuldades e lutar por sua liberdade.

Mas, cuidado. Fica aqui o alerta de gatilhos voltados a relacionamento abusivo e violência doméstica, com cenas bem gráficas que não serão fáceis de ler. Ainda mais com essa narrativa cativante, cruel , psicopata, monstruosa e muito violenta com muitos momentos de tensão e suspense que vão manter o leitor preso até o fim.

Preciso pontuar que entendo o sobrenatural, mas, em minha opinião isso me tirou um pouco da trama, porque até então, eu estava na tensão dessa história poder estar acontecendo de fato, como infelizmente sempre somos noticiados. A partir do momento que entendi a proposta do King de levar essa trama mais para a ficção tive que reprogramar minha mente para não perder o interesse e poder comprar o que o Mestre estava propondo e deu certo, consegui finalizar a leitura com um sentimento positivo

Se você é fã de Stephen King ou está em busca de uma leitura emocionante e inspiradora, não perca a oportunidade de ler Rose Madder. Este livro irá levá-lo em uma jornada incrível, cheia de suspense e reviravoltas, enquanto aborda temas importantes e atuais.

Cristina 27/01/2022

Eu retribuo
Nossa, um início muito pesado com muitos gatilhos de violência. Tirando a parte sobrenatural nada a ver, interpretei como: a mulher que sofre isso nunca se cura, nunca esquece, nunca se vê livre. Mostrou isso nesses pensamentos de raiva dela, e ações, como ir rebater as bolas de beisebol. Um casamento murchando e uma mãe estranha. Enfim, as Rosies reais existem e resistem. Gostei de livro, um vilão bem construído.