Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

Bernardo Luiz 08/03/2022

A violência contra Rose é real e precisamos falar sobre isso
O início de Rose Madder foi o livro do Stephen King mais difícil de ler pra mim até hoje, por causa dos relatos absurdos e pesados da violência doméstica sofrida pela Rose por seu marido Norman. Toda a angústia e temor carregado nas palavras de Rosie, eram de partir o coração, me fazendo parar algumas vezes para respirar e repensar se queria mesmo continuar, minha escolha de seguir em frente, foi somente pelo respeito que tenho pelo autor e a esperança de ver a redenção da personagem e o fim merecido que o vilão da história merecia de fato ter.

Então temos a história de Rose, casada com Norman, um policial, que abusa dela de várias formas, psicologicamente, fisicamente e sexualmente. Anos e anos de tortura. Até um dia, 14 anos que ja vivia nesse inferno, Rose se pegou refletindo sobre sua vida, e tomou uma decisão, que deveria ter tomado a anos, mas que finalmente teve coragem de seguir em frente, Rose decide largar seu marido e recomeçar sua vida o mais longe possível.

Daqui pra frente a história fica mais leve , focada na nova vida de Rose em uma cidade bem distante, conhecendo coisas básicas da vida que nunca imaginou que viveria, simplesmente pelo fato de ficar presa num casamento por 14 anos. Novas oportunidades de emprego, amores e amizades surgem na vida de Rosie, ficamos felizes de acompanhar todo esse progresso maravilhoso que ela está tendo. Mas infelizmente nem tudo são flores, Norman larga tudo para ir atrás de Rose, usando sua influência como policial, descobre a cidade que ela está e decide ir atrás dela.

Coisas incríveis e impressionantes no melhor estilo Stephen King, irão acontecer a partir daqui, coisas que nao irei comentar, pra não estragar a experiência de futuros leitores, mas podem ficar sossegados, Norman terá o que ele merece haha.

Não é um livro fácil de ler, pelos relatos pesadíssimos de diversos tipos de violência contra a mulher, racismo e homofobia. Mas que são pautas que infelizmente convivemos na nossa sociedade todos os dias, e é importante uma crítica construtiva e combate a toda essa violência e preconceito, por isso acho que vale a pena seguir lendo até o final, um livro que recomendo para todos.
Flávia Menezes 08/03/2022minha estante
Um livro com uma mensagem importante, mas é melhor preparar o meu psicológico antes, não é Bernardo! ??

Bernardo Luiz 08/03/2022minha estante
Sim Flávia, acho importante estar preparado para possíveis gatilhos que a história pode trazer, mas o autor relata com muito cuidado e respeito pela vítima e sua situação, que acho que vale a pena dar uma chance.

Flávia Menezes 08/03/2022minha estante
Darei sim! Já vou colocar na lista desse ano! Que bom ter lido a sua resenha antes! ?

Bernardo Luiz 08/03/2022minha estante
espero que vc goste, e espero sua resenha para debatermos algumas ideias sobre nosso autor favorito ?

Juliana.Silva 30/03/2020

Rose madder
Mais um livro lido, do autor que vem se tornando meu preferido. Amei Rose madder, quando li a sinopse dele senti como se ele estivesse me chamando. E não consegui resistir a ele.

5 estrelas para mim.
Denilson Diniz 30/03/2020minha estante
Tem muito livro top do King, amoo

Alessandro.Aguilera 09/05/2020minha estante
Realmente, muito bom mesmo. É uma das personagens aparece no livro Desespero.

Rahrt 25/05/2020minha estante
Ansiosa pra chegar nesse logo! :D

vicvic. 22/03/2023minha estante
AMO SUAS RESENHAS DUDIA

Dooda 23/03/2023minha estante
Tbm amo as suas vicvic

GioMAS 19/10/2023

O efeito King
A vida tem os seus horrores. Por vezes, eles se manifestam na esfera privada, são palpáveis e muito reais.

O casamento de Rosie lhe proporcionou, por quatorze anos, silenciamento, fraturas no nariz, costela e pernas, dores persistentes nos rins, lesões por todo o corpo, um aborto e diversos traumas.

A violência doméstica é tratada no livro de forma muito explícita.

Compartilhamos, desde as primeiras linhas, da angústia, dor e comoção da personagem que, casada com seu algoz, Norman Daniels, é submetida a todo tipo de tortura.

A narrativa poderosa de King faz com o leitor se encolha a cada aproximação de Norman, temendo as consequências do próximo espancamento. O narrador em terceira pessoa expressa em discurso direto os pensamentos de Rosie de forma realista e intensa.

Sentimos, com os pelos arrepiados e o corpo rígido, o poder e os efeitos devastos da manipulação e tortura psicológica que antecedem a agressão física. "Quero falar com você bem de perto", prenuncia o agressor, antecipando momentos do mais puro horror.

Rosie, adormecida pelo medo e exaustão, sobrevive sob a influência do marido, policial brutal, estimado em seu meio, e persuasivo, por longos quatorze anos, esquecendo-se de si, anulando sua existência.

Ainda assim, após uma epifania desencadeada por uma única gota de sangue no lençol, ela desperta e, sem qualquer planejamento prévio, rompe com as amarras mentais e abandona o lar do casal.

Partimos na jornada de fuga e recomeço, mas somos refreados por Norman. A narrativa alterna entre a ótica da vítima e do agressor, desenvolvendo uma trajetória de caça. Torcemos para que os desencontros impeçam que Norman alcance Rosie.

Os capítulos que focam no agressor são de tormenta, sua aproximação é rápida demais, assim como sua determinação e agressividade. Não importam os esforços de Rosie para recomeçar, ele está ali, sempre a um passo de distância, uma ameaça constante - infelizmente, um homem como diversos outros da vida real.

Em meio a tudo isso, King nos presenteia com personagens complexos, um romance doce e juvenil, aspectos sobrenaturais e passagens oníricas em um contexto que remete ao País das Maravilhas (isso mesmo, aquele da Alice), no que ele tem de mais bizarro. Explora, sobretudo, o universo da vítima, o abalo emocional, a força, a contradição do padrão social de feminilidade, que exige das mulheres garra e submissão.

O livro, inicialmente despretensioso, envolve e aprisiona - é o efeito King.
Sra. Star Wars 21/10/2023minha estante
A história parece bastante interessante. Espero que o marido tenha se ferrado no final

GioMAS 22/10/2023minha estante
Vale a pena ler, acho que tem o potencial de lhe ganhar nas primeiras páginas.

Carol.Scagliusi 19/07/2021

Rose Madder
Gostaria de começar comentando o tanto que o livro é feio! Por dentro é ótimo! A diagramação e a cor das páginas são muito bons, mas a capa é horrorosa!

A história é sobre Rose, uma mulher que sofre abuso doméstico e resolve fugir do marido. Ele (Norman) é um policial corrupto e sabe como ninguém achar uma pessoa, porém forças sobrenaturais ajudam Rose em sua jornada!

De cara, devo avisar as pessoas de estômago fraco sobre a parte do abuso doméstico. É pesado e dá agonia! Muita agonia! Então,  quem é mais sensível, não leia! É sério!

Além desse gatilho, o livro também traz temas sobre corrupção policial, machismo, racismo e manipulação da vitima.

Eu gostei do livro, mas realmente me virou o estômago em muitos momentos.  Gosto muito da sensação de desespero que King deixa o leitor e a parte sobrenatural das suas histórias.  Sofri muito com Rose, vibrei intensamente em alguns momentos e senti muita raiva do Norman!

King é como sempre maravilhoso na forma que escreve, envolvendo o leitor e trazendo muitas emoções durante a leitura.
Bel 19/07/2021minha estante
Tenho traumas com esse livro até hoje.

Carol.Scagliusi 19/07/2021minha estante
Forte, né! Vira o estômago alguns pedaços..

Gabi 05/09/2021

Rose Madder é um livro que ressalta um cenário infelizmente muito comum nos dias atuais: a violência contra a mulher. No livro é possível ver o crescimento da personagem no decorrer da história.
O autor nos trás seu toque sobrenatural, muito sangue e violência.
Ana Brolio 08/09/2021minha estante
Sobrenatural é algo que não falta nas resenhas sobre o King né

Gabi 08/09/2021minha estante
Verdade né? é a marca registrada dele!

Luciano Luíz 07/04/2015

ROSE MADDER de STEPHEN KING é o típico romance que contém altos e baixos. Mas, infelizmente, no caso da história de Rosie, os baixos são mais frequentes que os altos...
Rosie é casada com Norman, um policial completamente louco. Aos olhos da sociedade ele é um exemplo de profissional que combate o crime com maestria. Um homem que tem um cérebro extremamente veloz para elucidar todo tipo de caso. Mas, em casa, ele é um demônio.
O casamento de 14 anos, é constituído por agressões físicas e verbais. Até o bebê levou a pior enquanto ainda estava na barriga e Rosie adiou o sonho de ser mãe.
No entanto, um dia ela cria coragem, e sai com o cartão de crédito e mais nada.
No caminho, saca uns 300 dólares e se livra do cartão. Ela viaja para uma cidade distante, e assim chega a uma entidade que presta cuidados para mulheres vítimas de violência doméstica.
Quando Norman se dá conta, que está só em casa, ele simplesmente sai à procura de sua esposa. O cara tem o raciocínio tão rápido, mas tão rápido, que encontra o rastro de Rosie facilmente (e isso soa de forma tão tola... pois é fácil demais... Ele consegue ter os mesmos pensamentos que ela, por onde passa... Como parar aqui e comer...)...
Bem, enquanto Rosie está lá na outra distante cidade, compra um quadro que acha bonito.
Aí ela acaba entrando nesse quadro, tem um labirinto com um touro e blá, blá, blá...
Ou seja, a parte sobrenatural é muito, mas muito, muitíssimo ruim... A narrativa fica arrastada, sem motivação, nada que faça (ao menos eu) o leitor seguir em frente com vontade...
Quando os capítulos são voltados ao marido de Rosie, também são chatos pra cacete. Uma bosta mesmo.
Aí tem todas aquelas mortes pelas mãos de Norman em busca de Rosie.
Olha, se o livro não tivesse a parte de entrar no quadro, o Norman com seus pensamentos e outras cenas toscas, seria muito bom.
O que chega a ser engraçado é que os diálogos em diversos pontos são idiotas demais. A descrição das cenas beira ao ridículo.
14 anos sendo violentada, e de repente Rosie não tem mais traumas. Tá certo que há um certo período de tempo entre sua saída de casa e a nova vida com um novo possível amor.
Se assim fosse sem toda aquela mágica do touro, ah, o livro seria muito mais bacana.
Stephen King é um dos maiores escritores dos séculos XX e XXI, mas com ROSE MADDER ele deixou muito a desejar. Algumas cenas aqui foram reaproveitadas em LOVE - A HISTÓRIA DE LISEY (que apesar de ser ruim em alguns pontos, ainda assim é infinitamente superior a ROSE MADDER).
Se você quiser livros fabulosos do autor, procure por esses: CHRISTINE, O CEMITÉRIO, A DANÇA DA MORTE, A COISA, O ILUMINADO, SACO DE OSSOS, À ESPERA DE UM MILAGRE, CELULAR, CÃO RAIVOSO e alguns contos (pois a maioria dos contos são uma porcaria).
Enfim, o pouco que se salva em ROSE MADDER faz o livro valer a leitura. Mas é daqueles que você acaba esquecendo na memória e na estante...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Craotchky 07/04/2015minha estante
Concordo, também não gostei. Em momento algum tive prazer com a leitura.....

Luciano Luíz 07/04/2015minha estante
Pobre King... :v uheuehuehueheuheuheuheuheuheuheu...

Aline Dias 14/07/2021

Esse cartão de Visita do king pra mim
Será que o conheci pela obra errada, estava muito curiosa pra entrar no mundo SK mais confesso que fiquei muito decepcionada com essa obra, trouxe um tema tão importante, mas não ouve exploração adequada, entro no mundo da fantasia, e se perdeu.

Eu juro que queria usar todas as minhas estrelas, mas ele quis economizar, vou tentar outras obras ?
Daniela 05/09/2021minha estante
Tente sim. Dos livros que li, este foi o pior dele para mim. Leia outros, porque o King cria histórias muito boas.

Aline Dias 05/09/2021minha estante
Que ótimo saber, tenho alguns dele já aqui na estante, vou dar outra chance, ele é tão elogiado.

Rita Nunes 17/05/2013

Livro simplesmente espetacular! Um dos melhores que já li.
Rose é mesmo uma personagem muito tocante, e a maneira que o livro é escrito nos faz viver seus sentimentos muito intensamente. As cenas de violência doméstica são particularmente chocantes. E parece que o livro vai ser sobre isso, e pode-se chegar a pensar como isso vai levar 600 páginas, e então ele se torna mais. Muito mais.
Acho que todo mundo ao ler um livro imagina como seria o filme. Esse é um livro que eu não gostaria de ver filmado, pois boa parte da história acontece dentro dos personagens, não é o tipo de coisa que é facilmente levada para o cinema.
Grande livro! Recomendo!
Rafa P. 07/12/2013minha estante
Tem toda razão Rita, impossível adaptar para o cinema todos os conflitos de Rose, seus medos e tudo que ela passa ao lado do monstro que é o Norman.

Rita Nunes 09/12/2013minha estante
Pois é, Rafa, acho que boa parte do livro se perderia em uma adaptação para o cinema. Mas é um livro maravilhoso, eu recomendo!

Alcione13 21/07/2017

Meio que metafórico
Muito bom,nao é o melhor de King,mas tem seu estilo.Para mim,o quadro e todo seu significado foi bem colocado.Vi como o que fez Rose reagir,que a fez ter atitude pra mudar.Recomendo.Ainda mais pra quem quer envolver e se encantar com os personagens humanos e reais.
Alcione13 22/07/2017minha estante
PS;o autor pegou pesado na homofobia de Norman,nas palavras de baixo calão pra referir-se ás amigas de Rose.Repúdio total,mesmo sendo ficção!!!

Rafa P. 21/10/2018minha estante
Eu gostei muito desse livro. O king trabalha de forma primorosa o lado psicológico da personagem principal, o medo, a insegurança, etc. Realmente não é o seu melhor livro ,mas tem seu estilo e charme.
Alcione vi que vc também é fã de king. O meu favorito até o momento é Misery, mas não conheço a obra completa dele.

t.h.a.y 31/07/2023

Tenso
Acho que de todos os vilões que o King fez, esse foi o pior, porque é realista. Algumas partes, principalmente envolvendo o quadro, me deixaram tensa e fiquei feliz com final.
Heloisa198 01/08/2023minha estante
Estou doida para ler esse livro, mas com medo dele ser muito pesado!

t.h.a.y 02/08/2023minha estante
Olha, pesado ele é. não vou mentir. Ele mostra agressões contra a mulher de uma forma que se não tiver pronta para ler, vai se impressionar. Eu já li muitos do King, mas esse foi o que me deixou tensa, porque sei que isso acontece na vida real.

Rafa P. 07/12/2013

Sou realmente Rosie, e Rosie muito real ... fato !!
Alguém pode por favor me explicar como eu consegui viver neste mundo até hoje, sem ler nada deste autor incrível ? Como pode isso?? KKKKKKKK.. Rose Madder é o primeiro livro que leio do autor e estou extasiada com essa narrativa.
O livro apresenta a história de Rose, uma mulher na casa dos 30 anos, que vive um verdadeiro inferno no seu casamento com Norman há 14 anos.
O marido é extremamente violento, e mantém a esposa em praticamente uma prisão domiciliar, onde sofre todo tipo de abuso físico, psicológico e sexual.
Porém em uma bela manhã, Rose decide dar um basta nesta situação, e resolve sair de casa, levando consigo a roupa do corpo e o cartão de crédito do marido, optando por uma vida nova e uma vida bem longe de Norman.

O que mais chama a atenção na narrativa de King é a sua habilidade e qualidade na construção dos personagens. O cuidado em criar o personagem de maneira verossímel, coerente e realista, é algo surpreendente de se acompanhar no desenvolvimento da trama, pois você compreende plenamente a conduta e ações destes personagens, ou seja, o autor te convence de todo que ele apresenta na história, não deixando brechas ou pontas soltas sobre o ocorrido. Destaque para o pavor e medo que Rose sente do marido, que é algo tão bem construído, que é impossível não sentir um total desconforto com os seus relatos, e uma incrível empatia por sua causa.
Outro ponto bem interessante é a mudança de perspectivas, conduzindo o leitor a vivenciar a história sobre diferentes pontos de vista. Esse recurso utilizado, que possibilita o leitor antecipar os perigos que serão vivenciados, torna a narrativa intensa e demasiadamente tensa.
Já a sutileza que o autor tratar os pequenos detalhes existente na trama, só comprova o porque dele ser um dos escritores mais notáveis da atualidade.Como no inicio do livro, quando Rose se depara com uma gota de seu sangue no lençol, e reflete sobre toda a sua vida e a gravidade da sua situação, constatando a partir disso uma inevitável verdade, onde ela pode morrer a qualquer momento, ou pior, que pode viver nesta realidade por muitos e muitos anos. Essa parte, sem dúvida é uma das cenas mais sensacionais e bem escrita que li até hoje.
Com relação aos elementos sobrenaturais, principal característica do autor, embora demorem a surgir na história, não decepcionam, e criam a tensão na medida certa.

Eu sou só elogios para este livro. Uma das melhores leituras deste ano.
Recomendo.

João 09/12/2013minha estante
Parabéns pela resenha Rafa!Ficou demais.Estou até com vergonha da que fiz desse livro perto da sua ehehheh...Rose Madder é um excelente livro!Abraço!

Rafa P. 15/12/2013minha estante
HAHAHAH.. Obrigada pelo elogio, e só mesmo o fato de ter amado um livro, que a gente a escrever super bem sobre ele. Pra mim foi uma experiência incrível essa leitura. Simplesmente ADOREI !!
E até parece... eu li algumas resenhas suas e percebi que vc tem um olhar bem crítico e direto sobre o que lê. É isso é essencial, pq muitos que leem, mas não conseguem expor por que gostou ou não de determinado livro. Falta argumentos.
Ainda bem que não somos assim, rsrsrsr
Boa semana
BJss

Januska 07/02/2019

Precisamos falar sobre Rose Madder, bem de perto.
Rose Madder é um daqueles livros que tem tudo para ser maravilhoso, porém tenho algumas ressalvas.
Na obra, conhecemos Rose, uma mulher que passa 14 anos em um relacionamento abusivo. Seu marido, Norman, violenta Rose de todas as formas possíveis: psicológica, física e sexualmente. Logo nas primeiras páginas, acompanhamos uma cena extremamente cruel, na qual, Rose sofre um aborto após ter sido brutalmente espancada por Norman. Algum tempo depois, ela resolve tomar uma atitude: ir embora de casa e recomeçar. Cautelosamente, Rose escolhe viajar para outra cidade, distante de onde viveu.
Nesta cidade, Rose visita um antiquário e acaba se sentindo extremamente conectada a um quadro: o quadro Rose Madder. A tentativa do King de incluir um elemento sobrenatural no livro com esse quadro ficou um tanto confusa, mas no decorrer da obra, o quadro se conecta, com o plot principal. Confesso que o livro teria sido muito melhor aproveitado se focasse apenas no relacionamento abusivo no qual Rose estava inserida.
Temos também algumas passagens com o ponto de vista do Norman, policial, extremamente machista, homofóbico, racista e misógino que não aceita a fuga de Rose e começa a persegui-lá na tentativa de conversar com ela bem de perto. Eu gostei muito da forma que o King retratou o problema da violência contra a mulher, esse tipo de crítica é extremamente necessário, especialmente pra ver como vivemos em uma sociedade machista, afinal eu mesma, que me considero uma mulher feminista, peguei-me diversas vezes culpando a vítima, justamente por estar inserida nesse tipo de sociedade que sempre culpa mulher, culpada por ser estuprada, culpada porque gosta de apanhar. Precisei fechar o livro diversas vezes para dizer a mim mesma que Rose não era culpada por estar nesse relacionamento por tanto tempo.
Basicamente, eu gostei demais da estória, a forma que o King conecta a crítica social com o enredo do livro é daquele jeitinho que só ele sabe fazer, porém, achei a parte sobrenatural um tanto desnecessária. De qualquer modo, recomendo a leitura.
Lucas.Costa 01/04/2019minha estante
Bela crítica. Teci meus comentários justamente sobre a desnecessariedade de toda a parte sobrenatural. Tudo que envolve a parte natural deste livro é fantástico, desde a crítica social até o desenvolvimento de personagens, mas o sobrenatural é muito denso e desnecessário

Rafa P. 08/12/2013minha estante
João eu também adorei o livro.
Esta foi minha primeira leitura do King e fiquei impressionada com a qualidade de sua escrita, pois é inteligente, criativa e surpreendente.
King explorada a mente dos personagens e os constrói com maestria impressionante.