Os Justiceiros

Os Justiceiros Stephen King...

Resenhas - Os Justiceiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raffafust 12/02/2014

Primeiro devo confessar que King me enganou direitinho, na nota do editor explicam quem é Richard Bahman, que foi um autor que morreu de câncer e o livro não chegou a ser publicado com ele em vida e tal.
Acreditei em tudo, e aí curiosa fui procurar no google, e vi que qualquer fã de King que se preze sabe que esse pseudônimo foi usado pelo escritor para os livros que foram escritos por ele antes de se tornar famoso, os mesmos livros que muitas editoras não quiseram.
" Os justiceiros" está longe de ser um dos melhores livros do autor, mas mesmo assim é interessante para os fãs reconhecer um pouco de seu jeito na obra.
A história se passa em Wentworth, Ohio mais precisamente na Poplar Street. Conhecemos uma menina que tem que aguentar o irmãozinho insuportável que pede um sorvete da maneira mais irritante possível, conhecemos a atendente que tem cabelos mal pintados e aos poucos vão aparecendo muitos personagens, mas nesse muitos eu disse MUITOS mesmo! Tantos que as vezes você se perde e volta para lembrar da onde mesmo ele veio.
O que parecia uma cidadezinha pacata com problemas comuns vira de repente um cenário instalado de medo quando um furgão vermelho passa atirando e mata o pobre do menino que entregava jornal. Ainda se tem tempo para não perceber o quão bizarra é a situação já que um dos personagens ainda encontra motivos para fazer graça com a morte dele dizendo que alguém revoltado porque o jornal veio sem cupons de desconto atirou no menino.
Mas o clima de risos logo acaba e o medo fala mais alto e daí para frente matam cão, gente, o que vier pela frente. Confesso que no meio de tantos personagens e vai e volta com cartas precisei mesmo do mapa do início para visualizar onde era cada casa descrita. Por mais que a tensão do livro nos prenda, que queiramos saber o que diabos é aquele furgão que atira e porque o menino autista Seth começa a agir tão esquisito nos acontecimentos.
As vezes lembramos dos personagens como o menino mala que perde o pai e fica chocado e a irmã que o aguenta no início da história, mas não achei nada que justificasse tanta carnificina, e o aparecimento de elementos vingativos como o tal do Tak que até agora não entendi o que era direito e para onde foi.
Mais do que isso seria spoiler, o bacana do livro é a tensão que uma pequena cidade sente a uma ameaça inexplicável e ao número seguidos de mortes bizarras por algo que ninguém consegue explicar o que é e porque o faz.
Faltou a King justificativa, sobrou sangue, nada que ele nãos eja PHD na área, apesar de tudo gostei muito.
Allisper 27/02/2017minha estante
Dica: pra entender o Tak, leia Desespero.

Pamela.Pugliano 28/10/2023

"E um senso, quase, de volta para casa."
Foi uma experiência meio estranha - ao mesmo tempo em que lia a história, via ou buscava encontrar um pouco do King ali, e acho que achei. Há pequenos detalhes que remetem a ele: uma ambientação muito bem trabalhada, um personagem infantil muito bem construído e desenvolvido, ser prolixo em certos momentos. Enfim, talvez tenha visto o que queria.

Bom, temos a história de uma rua que, aparentemente do nada, é invadida por furgões que atacam essas casas e esses moradores, que tem de se "unir" para buscar uma maneira de sobreviverem a uma experiência em que nada parece real. Tudo parece vir de Seth, um garotinho autista que não está sozinho dentro de si.

Já digo que em momento algum me conectei a qualquer personagem. Talvez, no fim, no Seth. Mas, o que me pegou foi a apresentação inicial desses personagens - meio jogada, com muitos personagens, com a introdução deles querendo ser casual, mas de verdade, terminei o livro sabendo bem pouco quem morreu, da família de quem era e não consegui sentir NADA por nenhum deles. Nesse quesito, foi uma leitura meio por rumo. A história, no geral, achei beeem interessante e me atiçou a curiosidade - quanto mais sabia de Tak e quanto mais tentava entender o porquê de tudo acontecer como estava acontecendo, mais queria ler. De qualquer maneira, no final foi um livro só ok.

Enfim, leiam. Sei que tenho de ler Desespero, e já está na lista. Espero entender um pouco mais desse mundo e talvez gostar mais. Leitura recomendada, mas não esperem grandes coisas. Aproveitem.

Milene Wi 13/04/2022

Os Justiceiros
Esse é um livro espelho de Desespero. Gostei muito da leitura e gostei muito da coesão da família central da trama. As demais famílias são apresentadas rapidamente. A excessão, talvez, do personagem Johnny, que é melhor apresentado.
Ressalto, também, a habilidade do autor em desenvolver personagens infantis empáticos nos seus livros.
Como li Os Justiceiros em sequência de Desespero, senti dificuldade inicial de absorver os personagens, pois são diferentes em cada livro mas vem com os mesmos nomes.
Lembrando sempre que Bachman/King não me desapontam. O proposto está sempre lá: terror, ansiedade, personagens interessantes, personagens irritantes, tensão e a luta do bem contra o mal.

Junior 03/03/2022

Não tente ler este livro sem ter lido desespero antes.
O livro é razoável, revivendo os personagens de desespero e mostrando um pouquinho mais de Tak, porém mesmo tendo bastante violência ele não te segura e alguns momentos é arrastado, o que te motiva a ler é saber mais sobre Tak(isso para quem leu o livro) mesmo funcionando como um livro separado, recomendo ler desespero antes, tenho certeza que suas motivações para essa leitura serão maiores.

Dani Sousa - @eulieulerei 16/02/2021

Para quem não sabe "Os Justiceiros" é um livro gêmeo de "Desespero", segundo pesquisas na internet um livro gêmeo é uma estória nova com os mesmo personagens de outro livro com algumas modificações e ao iniciar a leitura eu achava que seria uma continuação e diferente do que aconteceu com Desespero sei lá, eu não curti, ou não entendi a realidade paralela presente no livro.
Tudo acontece em um único dia, e acompanhamos os personagens totalmente desorientados, sem a mínima ideia do que fazer diante do pesadelo bizarro em que foram mergulhados. King não poupa detalhes na descrição da violência, narrando todas as consequências para os moradores da Rua do Alamos em Ohio que tem sua tranquilidade perturbada por uns furgões que chegam e fuzila todos aqueles que conseguem atingir, a violência vá alcançando graus mais absurdos à medida em que a narrativa avança, a ponto de se tornar quase cômica, de um jeito macabro, em certos trechos.
Acredito que a grande frustração desse livro para mim foi que a causa de todos os problemas é uma criatura hiper-mega-blaster-fodona chamada Tak, que manipula a mente do autista Seth para criar as ilusões baseadas em desenhos infantis e matar todo mundo. O problema é que em nenhum momento é descrito o que raios Tak é, de onde veio e qual a motivação para tanto ódio contra pessoas normais. Aí é foda imergir naquilo se não há explicação nenhuma.
Então se você leu esse livro e foi mais esperto que eu me fale ai que diabo é o Tak?

Thiago Leôncio 23/12/2021

Mais um bom livro do King ou, nesse caso, de Bachman.
O ritmo frenético do início da história com a grande quantidade de personagens apresentados em poucas páginas me complicou um pouco em associar quem estava participando de cada cena nos primeiros capítulos, porém com o andamento da trama eles ficaram mais familiares e a história entrou nos eixos.
Algumas cenas são descritas de forma bem gore, oque pode influenciar negativamente a experiência de alguns leitores, para mim não atrapalhou, pelo contrário, até ajudou a criar um clima.
Deu até vontade de reler seu "livro irmão", Desepero, que li já a alguns anos, para revisitar os personagens e comparar suas versões em cada uma das histórias.

Vini.Boucault 06/08/2023

Os Justiceiros ou Desespero?
Quando comprei esse livro, queria comparar qual seria melhor, e ver se seria tão bom quanto Desespero. Acredito que de certa forma alguns pontos foram melhores, outros nem tanto.....

Achei a história muito cativante, e com certeza é o livro mais viajado do King. Sinto que ele queria desenvolver o universo do Tak, e gostei de ambos desdobramentos.

PONTOS POSITIVOS:
Amei os elementos ficcionais e como são as coisas vistas da percepção de uma criança. Assim como Desespero, amei a atmosfera amedrontadora desse livro e também o universo que se passe.
Mas mais do que tudo isso, ler a dinâmica Audrey, Herb e Seth foi surpreendentemente a melhor parte. O King tem o costume de quebrar narrativas por meio de jornais, diários e etc. Nesse livro, ele fez isso com mestria e eu mal esperava que chegasse logo o fim do capítulo para que eu pudesse ler essas quebras

PONTOS NEGATIVOS:
Alguns personagens mal desenvolvidos, ele aproveitou o núcleo de Desespero e não soube desenvolver bem em Os Justiceiros.
ODIEI, ODIEI E ODIEI O FINAL! Não acreditei quando toda aquela jornada terminou de uma forma tosca, se fosse assim a própria casa poderia acabar com isso de casa.
Mas até aí,qual a surpresa com finais dos livros de King?

No final, ainda fico com Desespero, mas ressaltando que os Justiceiros está quase no mesmo nivel e ambas as leituras são incríveis.

Paloma.Rocha 09/12/2021

Mais ou menos rs
Os Justiceiros é o livro póstumo do Richard Bachman e como falei na última resenha, possui um romance espelho, intitulado Desespero. Ambos foram publicados na mesma data e suas capas formam uma única imagem.

Eu confesso que gostei mais do outro, mas neste também a narrativa é muito tão intensa e tensa que parece que você de fato está vendo aquilo acontecer. A história ganha momentos arrepiantes, de caos mental, no bom estilo horror psicológico.

Este livro não me cativou tanto quanto outros livros do autor. Achei a história meio vazia em alguns momentos e depois que eu li Desespero, que eu adorei e recomendo, esse sentimento de vazio da história ficou mais forte.

Viviane 28/08/2020

#desafiolitararioskoob2020 Mais um KING
Desafio do mês de Novembro - Um livro assinado por pseudônimo - Livro escolhido "Os Justiceiros"

O que dizer deste livro alem do que sempre falo dos livros do King, uma leitura mais que indico, geralmente dizem que e necessário ler desespero antes, mas eu penso que deveria ler os justiceiros primeiro, assim voces teram uma melhor visão em desespero ( bom esta e minha opinião e claro)

Samantha 06/11/2021

Os justiceiros é um livro que utiliza personagens de outro livro Desespero. Num dia de verão vans começam a atirar nas casas do bairro.

Fer 10/12/2020

Nada demais
Sinceramente, não sei pq o King quis escrever essa história, com personagens do outro livro dele, Desespero.
Desespero li duas vs, de tanto que gostei, mas esse Justiceiros...
Simplesmente poderia passar sem ler.

João B. Aguiar 27/05/2024

O início é promissor, mas assim como outros livros do King, se perde no meio e o final se torna enfadonho. Um livro esquecível, é até um crime ser chamado de Espelho de Desespero (que eu considero um dos melhores do Rei). Vai pra caixinha da decepção assim como o livro Celular.

Bocca 07/04/2021minha estante
Espera para ver em Desespero sobre os personagens... rs

Luiza3351 07/04/2021minha estante
Hahaha tô ansiosa já!

Rafael 21/08/2014

Os Justiceiros - Álamo
O terceiro livro de Stephen King que eu li.
Apesar de ser um modelo de história um pouco batida, é uma boa leitura.
Não chega a ser um livro dos quais você consegue lembrar o nome dos personagens um ano depois, como acontece com os livros de Tolkien, Rothfuss, Pratchett e Martin, mas vale a pena.
Alixandre 04/10/2016minha estante
Pra lembrar o nome dos personagens tem que ler Desespero, mesmos personagens, numa outra situação...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6