O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Diana 29/05/2024

Monstruoso e agoniante
Não foi o tipo de leitura que eu esperava e não gostei tanto assim.
Clegg é um louco, egoísta que mantém Miranda no cativeiro que fez para ela, para que ele pudesse tê-la, mas não de forma sexualizada, mas sim como um objeto, ou melhor, como parte de sua coleção.
Acompanhar isso da uma sensação de agonia, pois quando passamos a ler o diário de Miranda, vemos que ela é uma menina cheia de sonhos e que tem o desejo de sua liberdade para mostrar o quando ela amadureceu nessa clausura. Ao mesmo tempo que ela não consegue odiar, ela tem sentimentos confusos quando ao seu
sequestrador.
Ele no seu mundinho achando que a ama,
somente a aprisiona e sufoca a liberdade e a beleza pela qual se apaixonou.
Enfim, não gostei do final, mas o que se pode esperar de um louco que acha que é normal.

Andressa.Rocha 29/05/2024

Escrita envolvente mas o enredo um pouco entediante
Muito interessante mostrar o ponto de vista dele e dela, a escrita do autor faz a gente querer ler durante horas, mas em um determinado momento o livro para de fluir e fica um pouco entediante.

migusmao_ 28/05/2024

Péssimo
Não via a hora de acabar esse livro, história não prende a gente.
Sem contar a escrita, muito complexa, com várias referências que acabei me perdendo.
Não indico

Suhsbalquiero 28/05/2024

Entendo que foi revolucionário pra 1963 e inspirou várias outras obras e personagens. Mas deve que eu já vi e li tanta coisa horrível que esse foi leve kkkkk
O autor faz a gente ter pena do sequestrador, sério. Por termos o pov dele e os sentimentos dele, e ele não fazer nada de sexual, eu fiquei pensando "poderia ser pior" e o famoso "ele só quer ser amado" kkakaka palhaçada, o homem sequestrou a guria e eu tive dó dele.

A Miranda é uma chata, se acha superior e é esnobe. Paga de hippie mas é exatamente aquilo que diz detestar. Se o escritor queria fazer eu questionar minha moralidade, conseguiu. Pq o cara que era o errado, que cometeu um crime, mas por mostrar sensibilidade e as emoções dele, fiquei achando que ia acontecer uma Síndrome de Estocolmo. E eu só queria que ele calasse a guria de tão chata que ela foi.

Enfim, o final não me surpreendeu mas não foi pela história e nem pela escrita, é mais por mim. To tão acostumada com horrores, que quando aparece uma história que na vida real seria um pesado, eu acho fraca.

Nico 28/05/2024

Meio nhé
Apesar de ter uma premissa muito boa, achei que a história se perdia em muitos pontos, como ao tentar explicar os valores do desquerido ou falar mais sobre a Miranda; parece que o autor quis abraçar muitos pontos dentro do livro e, por isso, muita coisa ficou perdida na obra.

VitAria1235 28/05/2024

Eu terminei esse livro de madrugada, confesso que demorei pra ler , por não querer me decepcionar com o final. O livro é MT bom , às vezes te deixa ansiosa por querer que alguma coisa boa aconteça , e até acontece , mas que não levam a lugar nenhum. Enfim , sem spoilers, o final me traumatizou um pouco ??

Paolaa0 27/05/2024

Legalzinho, não me agrada muito
Não era o que eu imaginava.
No começo eu gostei da visão do Ferdinand, esse cara é doido mesmo, age como um certinho um velho de muito respeito e tenta justificar tudo o que ele faz como se ele não tivesse errado. A obsessão dele por Miranda não é sexual, (talvez um pouco né) mas é mais porque ela é bonita e na visão dele ela é uma mulher diferente das outras e ele acha que ela pode entendê-lo.
Não gostei da parte da Miranda, toda vez falando daquele G.P, plmds quem é esse cara eu não quero saber kkkkk, sim agnt deveria conhecer ela mas parece que Miranda se importa mais em sair do cativeiro e encontrar esse homem do que seus pais.
Miranda sempre se achando superior, e tem bastante esse assunto de classes no livro, e algumas partes que a Miranda fala eu não entendo, essa mulher é muito chata mds.
O final realmente é triste, mas acho que nos já esperávamos isso, porque o Ferdinand preferia morrer do que deixar ela ir embora.
E esse final mds??? Ele é LOUCO da cabeça

Lyvia.Costa 26/05/2024

Perturbador
É interessante como tudo se desenvolveu, mas não há como negar que ela é INSUPORTÁVEL. MEU DEUS, QUE MULHER CHATA.
Mil comentários sobre os absurdos proferidos por ele, muito doente.

Kamiskamis 25/05/2024

Tá, e?
Não é surpresa que ele sequestra ela e nem que ela quer fugir, mas o livro é só isso.
Até certo ponto a gente fica ansioso pra acontecer algo mas dps é muito fácil desistir da leitura pela enrolação do mesmo fato e termina do único jeito que tinha pra terminar e ponto.

Izabellanolann 25/05/2024

Um bom livro, mas eu não gostei
Existe uma grande diferença entre um livro ruim, e um livro que eu simplesmente não gostei, não acredito que esse livro tenha sido ruim, mas ele não me prendeu nem um pouco. Acho que eu comecei o livro esperando a coisa errada, pensei que estivesse começando um livro de suspense/terror mas n é isso, o livro é muito mais sobre a relação de Caliban e Miranda mesmo e acho que foi só por isso que acabei não gostando, queria muito ter começado esse livro esperando a coisa certa, ou sem esperar nada. Pq achei muito interessante a forma que o autor retrata os dois. Em conclusão, é um livro bom, mas eu não consegui aproveitar por que estava na expectativa de algo completamente diferente.

(e 2/5 n é uma nota necessariamente ruim, só deu essa nota pq n foi um livro que eu aproveitei enquanto estava lendo, mesmo que, agora que eu o terminei, vejo que ele é bom)

Denise195 24/05/2024

É uma leitura um tanto indigesta, acompanhar o pensamento de um desequilibrado que acredita em um amor doentio.
A história é contada por dois pontos de vista, de um lado Clegg, que acredita que encontrou o amor de sua vida e só quer um tempo para convencê-la disso. Do outro lado, Miranda, uma jovem bonita que foi sequestrada por um lunático.
O que separa um amor platônico de uma obsessão?

Rafaella Rodrigues 24/05/2024

Apaixonada
Engana-se quem faz a leitura e enxerga um romance. O livro traz dúvidas, faz com que ao longo da leitura vc sinta diferentes sentimentos; busque justificativas e fique entre o absurdo e a empatia. Mas, existem duas narrativas; e mais uma vez, engana-se quem não enxerga um "clássico" stalker.

Um livro na minha opinião sem plot twist, mas todo o seu desenvolvimento é FANTÁSTICO do começo ao fim.