O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Carol Cardozo 20/06/2020

Bom, porém não excelente
"Clegg é louco, Miranda Grey é sua loucura, e o que ele deseja é adicioná-la a sua coleção, como se fosse uma borboleta."

O livro é dividido em apenas quatro capítulos e o começo do livro é bom, mas o desenrolar poderia ser bem melhor. As partes que a Miranda narra são lentas e demoram a evoluir, mas fazem você conhecer o cárcere que ela vive da sua perspectiva. Sua relação com G.P é chata e chega até a ser um pouco abusiva em certas partes, o que desagrada.

A estória toma forma no final e como brilhantemente disse Stephen King em seu prefácio: "As últimas quarenta páginas de O Colecionador estão entre as leituras mais compulsivas do século XX. (...) Terminará essas quarenta páginas num fôlego só e fechará o livro com as mãos gélidas e o coração palpitando."

Confesso que o final deixou totalmente a desejar no meu ver, careceu de melhoria e poderia ter sido mil vezes melhor.
Fernando.Miguel 20/06/2020minha estante
Sério que só mereceu 3 estrelas? Estou lendo pensando que seria muito bom o desenrolar e o final. Até desanimei agora

Carol Cardozo 21/06/2020minha estante
Eu particularmente não gostei. A Miranda narrando é bem chato, a obsessão dela pelo G.P me irritou. O final pra mim foi o pior de tudo, não que tenha sido previsível, longe disso, mas a forma que o autor construiu o final, pra mim, foi péssima. Mas é aquilo, cada leitor tem um gosto. Insiste na leitura, vai que você acaba gostando! E depois me conta o que você achou do fim!!

Fernando.Miguel 21/06/2020minha estante
Ok. Eu ainda não cheguei no parte da Miranda narrando, mas pelo que eu li ja deu pra ver que a a narração dela será chata. Quando terminar eu comento o que achei.

Carol Cardozo 22/06/2020minha estante
Mas não vai com esse pensamento de que vai ser chato não, se não vai ser pior ainda hahahaha

Fernando.Miguel 22/06/2020minha estante
Pode deixar, vou continuar. Quando eu vi a sinopse me lembrou um pouco aquela série You do Netflix. Tem suas semelhanças. Mas vou conseguir determinar melhor quando ver a Miranda narrando

Carol Cardozo 23/06/2020minha estante
Eu também lembrei dessa série, mas confesso que a série é melhor que esse livro hahahaha você já chegou na parte da Miranda?

Fernando.Miguel 23/06/2020minha estante
A primeira temporada é a ótima a segunda me decepcionou um pouco.
Ainda não, dei uma relaxada nele esse fds. Mas acho que até o final de semana eu ja chego nela

Carol Cardozo 23/06/2020minha estante
Também gostei bastante da primeira, mas a segunda me deixou com uma raiva tremenda do "final" da Love e do Joe, espero que a terceira seja melhor. Espero que vc não ache a parte da Miranda chata pra leitura não se tornar cansativa porque tem um bom pedaço do livro só ela narrando.

Fernando.Miguel 24/06/2020minha estante
Nossa aquele "final" eu achei muito forçado, estou na esperança da terceira ser melhor também. Surgiram uns boatos de quem é a vizinha dele...
São dois capítulo pra cada né?

Carol Cardozo 24/06/2020minha estante
Isso da vizinha eu não cheguei a ler, o que eu li era que aquela mulher seria a mãe dele, mas achei meio forçada essa teoria. O jeito é esperar pra ver, mas a autora ter deixado os dois serem psicopata juntos foi de revoltar!!

É o capítulo inicial pro Clegg, depois vem a visão da Miranda e encerra com o Clegg narrando

Fernando.Miguel 24/06/2020minha estante
Mas é exatamente isso. A vizinha estão falando que é a mãe dele. Achei forçado também, mas sempre tento esperar o melhor. Os dois juntos foi a pior decisão que ela tomou.

Acabei de terminar o capítulo inicial, e conclui que o Clegg vai tomar um susto, ou não. Amanhã começo a ler a visão da Miranda.

Carol Cardozo 24/06/2020minha estante
Ahh sim, será que vai ser ela? Espero que não seja e tenho até medo desse desenrolar porque o Joe e a Love são dois malucos e ainda vão ter um filho. Quero ver esse desenrolar.

Será que o Clegg toma susto ou não? Será? Hahahaha Então depois vc me fala o que achou da visão da Miranda, mas se prepara hahahaha

Fernando.Miguel 24/06/2020minha estante
Eu acho que vai ser, mas no fundo estou torcendo pra não ser. Imagina o filho deles? Que tipo de crianção essa criança vai ter?

Não vai? Ahhhh! Não conta hahaha. Vou terminar HP 3 amanhã e focar em O Colecionador esse final de semana.

Carol Cardozo 26/06/2020minha estante
Vai ter a pior criação possível. Isso se não se passar anos depois e a criança for psicopata também. Eu sei que essa série é um livro, mas nunca li pra saber qual vai ser da série. Normalmente eu fico desmotivada pra ler o livro depois que vejo o filme, tipo aconteceu quando eu vi Garota Exemplar. O filme é perfeito, mas não empolguei pra ler o livro.

Ahhh, Harry Potter é perfeito

Fernando.Miguel 29/06/2020minha estante
Eu vi também que era um livro, mas ja tinha começado a série, ai eu desencanei de começar a ler. Garota Exemplar é um filme excelente. Fiquei preso nele do começo ao fim.

PS: Harry Potter dispensa comentários. Minha saga favorita desde que me conheço por gente, então sou suspeito pra falar haha

Carol Cardozo 30/06/2020minha estante
Parece que desanima de ler o livro depois que já viu a série, sei lá, eu tenho essa impressão. Ahh simmm, também fiquei vidrada em Garota Exemplar, tem pouco tempo que vi, mas tô sempre querendo ver de novo hahahahaha

Harry Potter é um clássico mesmo, fez parte da minha infância. Tá gostando de fazer a releitura?

Fernando.Miguel 30/06/2020minha estante
Mas desanima mesmo, não é mesma coisa. Quando é o inverso eu chego a me interessar, pois quero saber como vai ficar a adaptação e ficar nervoso se tirarem algo que eu gostei ou que considero importante hahaha

Harry Potter esta presente na minha vida desde dos meus 6 anos de idade e cada dia que passa fico mais impressionado com o universo. Esse é o primeiro livro/saga que estou relendo e tenho que admitir que se soubesse que era tão bom teria feito antes. Parece que estou lendo outro livro. Estou adorando.

Carol Cardozo 01/07/2020minha estante
Também penso a mesma coisa, se for pra ler o livro antes da adaptação eu fico empolgada, mas se for ao contrário eu desanino. Agora tô lendo A Mulher na Janela que já ouvi falar que já tem até trailler de futuro filme.

Crescer com Harry Potter é surreal de bom, eu também cresci com ele, mas confesso que nunca mais li os livros depois da primeira vez, mas os filmes sempre quando passa na tv eu vejo. Que bom que vc ainda sente a magia mesmo relendo os livros!! :))

Fernando.Miguel 02/07/2020minha estante
Gosto muito de ler antes para ter a minha visão da aparência do personagem e do local que estar e depois ver como ficou no filme. A saga que eu li e que o filme ficou exatamente como eu imaginei durante a leitura foi Jogos Vorazes. Até acertei a parte onde ia acabar a primeira parte do A Esperança (que na minha opinião da "tradução" ficou ruim, deveria deixar como o Tordo mesmo).

Sou doido por Harry Potter, esta sendo ótimo ler de novo. Eu tenho uma edição de colecioanador dos filmes que tem conteúdo pra caramba, mas não dispenso o filme se eu vejo ele passando na TV.

Fernando.Miguel 02/07/2020minha estante
E falando sobre O Colecionador, a Miranda esta me cansando. Sei que ficaria repetitivo ela só contar a versão dela do cativeiro, mas a história dela não esta me cativando. Só notei que ela é pertubada também

Carol Cardozo 02/07/2020minha estante
Eu também prefiro ler antes de ver o filme pra ter essa visão, ao contrário me desanima. Jogos vorazes eu nunca assisti e nem li, é bom mesmo? Confesso que tenho vontade de ler, mas não ando na vibe de ler sagas no momento.

Ahhh, essa edição de colecionador de Harry Potter eu acho que também tenho, é muito boa!! Eu gosto bastante dos livros ilustrados que lançaram, os riscos são incríveis. Vc já viu? Eu tô pra comprar p HP4 ilustrado que me falta, mas eles são tão caros :((

Carol Cardozo 02/07/2020minha estante
Eu falei que a visão da Miranda é bem chata mesmo, ela é obcecada pelo G.P e fica muito repetitivo você recontar algo do seu ponto de vista quando aquilo já foi narrado por outra pessoa. Mas me senti meio mal quando acabei de ler o livro porque quase todo mundo fala super bem do livro e eu não gostei. Me senti um alien hahahahahaha

Fernando.Miguel 03/07/2020minha estante
Depois de HP, Jogos Vorazes é minha saga favorita. Eu adoro um distopia e Jogos Vorazes demonstra isso com maestria, sem contar a crítica social por trás dela. Eu super recomendo. E os filmes são muito bem adaptados.

A edição que eu tenho é a que é em formato do álbum que o Hagrid da no final da pedra filosofal. Eu queria muito esses livros ilustrados, os traços são lindos e infelizmente muito caros, sem contar que ta faltando espaço na minha estante, mas ainda vou comprar um dia.

Fernando.Miguel 03/07/2020minha estante
Nossa, ela é vidrada no G.P. Só fala dele e a história principal fica de lado. Fica tranquila, pois acho que vou pro grupo que não gostou, não se sentirá tão estranha hahahahaha

Carol Cardozo 03/07/2020minha estante
Você comentou sobre Jogos Vorazes e eu lembrei de uma distopia que tb é mt boa e traz uma crítica social tb, é a saga da Rainha Vermelha, não sei se vc já ouviu falar, mas se não, recomendo. Os filmes dos Jogos Vorazes passa em alguma plataforma de streaming pra eu poder ver??

Ahh, então esse livro de HP eu não tenho não, mas pelo o que vc descreveu parece ser lindo *-* a mão já coça de vontade de gastar dinheiro pra comprar, pena que deve ser caro hahahaha

Carol Cardozo 03/07/2020minha estante
Muito vidrada!! Chega a irritar e sem contar que o ponto de vista dela não acrescentou muita coisa pq ela não fala muito em si da situação de cárcere dela, ela fica em histórias paralelas. Ahh, me sinto mais tranquila que não serei a única alien que não gostou hahahahahaha

Fernando.Miguel 03/07/2020minha estante
Não é livro, é os filmes que é edição de colecioanador. Tem 29 discos, tem conteúdo para caramba, até hoje não vi tudo. Na época eu paguei acho que 400 reais, mas por HP vale a pena.
No Netflix tem todos, menos o primeiro, mas no Amazon Prime tem sim.
Ja ouvi falar sim. Eu dei o segundo livro da saga pra ela. Só não lembro a história direito, mas se é distopia, certeza que vou gostar.

Fernando.Miguel 03/07/2020minha estante
Exato, isso me da muita raiva. Metade de um livro que não acrescenta nada história. Hoje eu cheguei na parte que ela começa a se sentir mal. Espero que agora de uma melhorada.

Carol Cardozo 04/07/2020minha estante
Caramba, que irado!! Também queria essa edição de colecionador, deve ser mt linda e os conteúdos devem ser perfeitos *-* pena que foi super caro, mas como vc disse, por HP vale mt a pena!!

Ah, então vou procurar os Jogos Vorazes pra assistir! Obrigada pela dica.
A Rainha Vermelha é uma distopia mt boa, vc vai gostar se ler!!

Carol Cardozo 04/07/2020minha estante
Então vc já está no final de O Colecionador!! As últimas páginas são boas, só o final que é ruim msm hahahahaha

Fernando.Miguel 04/07/2020minha estante
Sim, tem o teste de elenco do trio, os efeitos especiais e tem um disco dedicado para o último dia de gravações (super emocionante).

Assista, depois me fala o que achou.
Vou colocar na lista.

Fernando.Miguel 04/07/2020minha estante
Percebi que agora ela ta falando mais sobre o cárcere. Ficou mais legal, "ansioso'" pra ver esse final hahaha

Carol Cardozo 05/07/2020minha estante
Ain, queria ver esse disco dedicado ao último dia de gravações, acho que eu ia me emocionar muito. Faz falta ter filme novo lançando de HP, agora só nos resta AFEOH.

Eu coloquei na minha lista da Amazon prime os dois filmes de Jogos Vorazes, vou ver se assisto!!

Carol Cardozo 05/07/2020minha estante
Tem umas partes que ela fala mesmo do cárcere, mas não são lá muitas páginas longas :( talvez se tivessem explorado mais isso no livro, ele fosse bom

Fernando.Miguel 05/07/2020minha estante
Quando eu assisti, chorei igual uma criança. Minha infância foi resumida nessa saga. Felizmente titia Rowling salvou fazendo k roteiro de Animais Fantásticos. O primeiro agradou, mas fiquei com um pé atrás com o final do segundo. Porém depois eu vi um vídeo da teoria sobre o final dele que me deixou animado e provou que JK não deixa ponta solta.

Assista, não vai se arrepender. Na minha opinião o Em Chamas é o melhor.

Fernando.Miguel 05/07/2020minha estante
Com certeza seria melhor. Ahhh sim as páginas do cárcere não da duas folhas. Ou ela fala uma estrofe do cárcere e volta a falar do G.P.
Acho que hoje termino a parte dela.

Carol Cardozo 05/07/2020minha estante
Minha infância também é essa saga e é bom crescer rodeada do universo de HP. Eu confesso que nao gostei mt do primeiro AFEOH, mas o segundo me surpreendeu mt, sem contar que reviver Hogwarts por meio do filme foi sensacional. Deu um gostinho de nostalgia!

Esses Jogos Vorazes são quantos filmes? Pq na Amazon eu só achei 2

Carol Cardozo 05/07/2020minha estante
Ela é mt obcecada pelo GP hahahaha até irrita. Eu espero que vc goste do livro, msm que as partes da Miranda sejam desmotivadoras pq é mt chato a gente chegar no fim de um livro com aquela sensação de que "ai que droga de livro"

Fernando.Miguel 06/07/2020minha estante
No primeiro AF e fui na pré-estreia com meu irmão e eu chorei só de ver o logo da Warner, meu irmão (mais novo que eu) não entendeu nada hahahaha. O segundo eu achei ele meio corrido sabe? Umas transições de cena muito estranhas. Até me perguntei se foi alguma cena cortada, mas nem nas cenas adicionais do Blu-Ray teve explicação.

Jogos Vorazes são quatro filmes: Jogos Vorazes, Em Chamas, Esperança Parte 1 e Parte 2

Na Amazon tem o primeiro, o segundo e o terceiro.
Na Netflix tem o segundo, terceiro e último.

Fernando.Miguel 06/07/2020minha estante
Hoje eu vou finalizar, logo menos. Jaja volto aqui pra te falar

Fernando.Miguel 06/07/2020minha estante
Terminei. Acho que somos Alliens hahahahaha. Como você falou bom, mas não excelente. Confesso que no final fiquei com dó da Miranda, mas foi algo passageiro. Estava lendo o posfácio e vi que tem uma adaptação cinematográfica de 1965 que inclusive teve indicação ao Oscar, vou procurar assitir para ver se adaptação realmente é boa e te falo depois. Mas eu esperava mais.

Carol Cardozo 06/07/2020minha estante
Só quem é das antigas que sabe a emoção de chorar msm no logo da Warner assistindo HP hahahahaha eu chorei no 2 quando apareceu Hogwarts, me senti no universo do Harry de novo.

Ahh sim, vou assistir hoje Jogos Vorazes, espero que eu goste pq ai é algo pra me entreter

Carol Cardozo 06/07/2020minha estante
Somos alliens então hahahahahaha Gente, eu fiquei mt fula quando ela morreu de pneumonia e o cara deixou, tá que não tinha mt o que ele fazer pq se não ia ser descoberto. E aquele final dele cogitando fazer a msm coisa com outra garota aaaaa que ódio que me deu, mas é aquilo, uma vez psicopata, sempre psicopata. A gente aprende isso com o Joe de You.
Eu também vi que tinha essa adaptação, eu até salvei uma no youtube que é o filme, mas não sei se é realmente o filme pq ainda não vi

Fernando.Miguel 06/07/2020minha estante
Sim, quando apareceu Hogwarts eu vibrei igual uma criança. A galera passando de vassoura, pessoal correndo. Foi mágico, literalmente hahaha

Acho que você vai gostar sim. Jogos Vorazes é muito bom. Amanhã vou começar a ler o novo livro que saiu que é um prequel.

Fernando.Miguel 06/07/2020minha estante
Nossa eu fiquei agoniado. "Querido, ajuda moça ela ta morrendo. Você vai ser pego mas ela esta morrendo". Fiquei pistola. E o maluco pensando fazer a mesma coisa de novo, "dizendo" que ia ser diferente. Stephan King estava certo sobre o final do livro, mas não é o bastante pra tornar o livro excelente

Carol Cardozo 07/07/2020minha estante
Foi mágico mesmo, pena que com a pandemia atrasou as gravações do 3 e ia ser no Rio. Que emoção!!

Assisti ontem Jogos Vorazes e tenho que admitir que achei chato hahahaha o filme é lento, a Katniss não me cativou e o primeiro filme tem varias partesega escuras que ficam horriveis de assistir. Juro que vou tentar dá mais uma chance e assistir a continuação. Eu lembro que vi um deles no cinema, me arrastaram pra ver e lembro que nao entendi nada e achei mega chato na época hahahahaha

Eu vi que lançou o prequel, é a Cantiga dos pássaros, alguma coisa assim, ne?

Carol Cardozo 07/07/2020minha estante
Eu também fiquei assim msm no final de o colecionador. Me agoniava ele não ajudar a Miranda e deixar ela morrendo falando que nao era nada e que ia passar, quase arranquei meus cabelos hahahahaha
Concordo, Stephen estava certo em parte que as últimas quarenta páginas iam ser boas, mas não salvou aquele final nao :(

Fernando.Miguel 07/07/2020minha estante
O primeiro é meio arrastado mesmo. Mas da um desconto para a Katniss. Pegaram a garota e jogaram ela para se morta na arena. Os filmes da trilogia tem um problemas sérios com iluminação. O segundo na minha opinião é o melhor, a Katniss tem outra postura e vai ter o Finnick (meu personagem favorito da trilogia).

Sim. A cantiga dos pássaros e das serpentes. Se passa 60 anos antes do primeiro livro e se eu entendi bem vai relatar a história do Snow.

Fernando.Miguel 07/07/2020minha estante
Estava quase pulando para dentro do livro para sacudir ele e fazer ele acordar e salvar a M. Mesmo final não sendo bom e a parte da Miranda ser chata, eu nao me arrependo não. Foi interessante. Me arrependo de poucos livros que eu leio.

Carol Cardozo 07/07/2020minha estante
Torcendo pro segundo ser melhor então pq se for igual o primeiro eu acho que durmo vendo hahahahaha

Caramba, 60 anos antes? :o eu sempre fico com receio desse prequel de acabarem com toda a magia dos livros originais

Carol Cardozo 07/07/2020minha estante
Menos mal que vc não se arrependeu, mas apesar do final ser chato a narrativa é boa em certos pontos, não é de todo ruim

Fernando.Miguel 07/07/2020minha estante
Ahhh não dorme não hahahaha
O segundo é bem mais frenético que o primeiro. Se você achou o primeiro parado, você tem que ver A Esperança Parte 1. Esse é parado, mas tem seu motivo bem justificado.

Eu ainda não vi as críticas, vou ler primeiro depois vejo que o pessoal falou. Mas ja tem filme garantido. Logo que anunciaram que ia lançar um novo livro o pessoal ja falou que ia fazer um filme.

Fernando.Miguel 07/07/2020minha estante
Exato, a parte do Clegg é boa. Gosto da forma que ele narra a história. Foi uma leitura satisfatória.

Carol Cardozo 08/07/2020minha estante
Nossa, odiei o segundo filme hahahaha eu jurava que a proposta seria outra do vibe e quando eu vi era de novo eles na Colheita, sem contar que as partes de ação continuam na maioria escura. Só fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com o Peeta e como é o distrito 13 pq de resto é bem chatinho :(

Eita, o pessoal tá investindo mesmo nesse prequel!! :o

Fernando.Miguel 08/07/2020minha estante
Ahhh que pena que você não gostou. Os outros dois filmes são mais politicos e tem uma mortes interessantes, mas aí fica a seu críterio se vai assistir ou não. Eu gosto do segundo devido a provocação que tem e a forma diferente a Katniss age em algumas situações.

Carol Cardozo 10/07/2020minha estante
Eu acabei de assistir toda a saga, admito que a Katniss me irritou em vários momentos, o fato de terem colocado o Gale como meio traidor pelo ataque as pessoas não me convenceu, deu pra ver que fizeram isso pra Kat nao ter que escolher entre ele e o Peeta. Não gostei tb que mataram o Finnick e a Prim e foi previsível quando ela matou a presidente Coin. As cenas de ação na maioria continuaram escuras, isso desanimou.
Mas apesar de tudo eu achei o último o melhorzinho!

Fernando.Miguel 11/07/2020minha estante
O Finnick foi mancada matar, a Prim eu fiquei surpreso. Eu gostei quando ela matou a Coin. Eu gosto da Katniss, ela é meio sonsa as vezes, mas gosto dela. Os livros são melhor como sempre, mas como você não gostou muito dos filmes eu não recomendo.

Tem outra distopia que eu acho bacana que é Divergente. O problema é que o final dele é um lixo, mas a idéia é bem interessante

Carol Cardozo 12/07/2020minha estante
Ainda mais pq a Annie esposa do Finnick tava grávida, achei vacilo. Eu tb fiquei surpresa com a morte da Prim e demorei a acreditar. Meio sonsa?? Ela irrita mt hahahahahaha pior que eu nem empolgo de ler o livro pq nao gostei dos filmes. :(

Ahh, já vi disponível no catálogo da Amazon Prime, vou ver se assisto, são quantos filmes? E quais os nomes?

Fernando.Miguel 12/07/2020minha estante
Assiste não, nao vale a pena

Fernando.Miguel 12/07/2020minha estante
Sao tres, sem contar que era pra ter mais um mais acabaram não fazendo

Carol Cardozo 13/07/2020minha estante
Eita, então é tão ruim que nem deram continuação hahahahaha

Fernando.Miguel 13/07/2020minha estante
Exato, eles foram fazer aquele esquema de parte 1 e parte 2 e só saiu a parte 1. Divergente é uma trilogia e tem um livro focado em personagem. A história é interessante e tals, mas o final é revoltante. Eu particularmente fiquei muito nervoso com o final. Mas não deixa de ser uma saga boa, com excessão do final

Carol Cardozo 14/07/2020minha estante
Então basicamente a saga não tem um final nos filmes, é isso? Que droga! Nem vale a pena eu ver pq nao vou ler os livros ai só vendo o filme não vou saber como acabou, que triste :(
Pq o final é revoltante?

Fernando.Miguel 16/07/2020minha estante
Posso falar mesmo?

Carol Cardozo 17/07/2020minha estante
Pode, claro! Eu gosto de spoiler, sou estranha hahahahahaha

Hahahahaha ok

Fernando.Miguel 17/07/2020minha estante
A Tris (protagonista) passa por uma porrada de provação e vários perigos e poderia ter morrido em qualquer uma dessas situações. Mas não, ela morre no final ao levar dois tiros, por tentar evitar o uso do soro da memória nas pessoas que são Divergente (mais de uma aptidão)

Carol Cardozo 17/07/2020minha estante
O queeee? Que ruim esse final, eu fico mt bolada quando o protagonista passa por várias coisas e no final vão lá e matam ele -.-' eu já vi recentemente dois filmes na netflix que isso aconteceu, que raiva que deu

Fernando.Miguel 17/07/2020minha estante
Da muita raiva mesmo. Ja me fala o nome dos filmes para eu não assistir

Carol Cardozo 17/07/2020minha estante
São dois: Operação Fronteira (esse é legalzinho, mas é fraco de roteiro) e Resgate (esse é MT bom pra quem gosta de filme de ação, o final que é ruim). Esse segundo vale a pena ver, depois procura pra ver se te interessa

Fernando.Miguel 21/07/2020minha estante
É aquele com o Chris Hemsworth né? Eu ouvi falar e disseram que é ação do início ao fim. Vou assistir esse final de semana. Operação Fronteira ouvi falar também mas não me chamou muito a atenção

Carol Cardozo 21/07/2020minha estante
Isso mesmo, é com o Chris, o filme é MT bom!! Vale a pena pra quem gosta de ação

Fernando.Miguel 21/07/2020minha estante
Fechou, vou assistir na sexta, vou deixar Goodfellas pra sábado

Carol Cardozo 22/07/2020minha estante
Depois me diz o que achou! Goodfellas é o que? Série?

Fernando.Miguel 22/07/2020minha estante
Falo sim. Atualmente estou em uma pegada de ver alguns filmes antigos de alguns diretores renomados. Ja assisti a trilogia O Poderoso Chefão, Scarface, e agora vou assistir Goodfellas. Esse fala de um cara que cresce na Mafia e vai mostrando a ruína dele devido uso de drogas e alguns erros. Goodfellas é do Martin Scorsese.

Alguns dias atrás eu fui em um Drive-In e assiste Apocalypse Now do Francis Ford Coppola (o mesmo que dirigiu O Poderoso Chefão).

Se não assistiu O Poderoso Chefão, eu recomendo. O terceiro é meio chatinho, mas o primeiro e o segundo são muito bons.

Carol Cardozo 23/07/2020minha estante
Admito que nunca assisti O Poderoso Chefão, mas vejo muita gente falando bem, quem sabe eu não dou uma chance. Esse Goodfellas parece ser bom pela sinopse que vc falou. Tem na netflix? Por onde vc assiste? Esse que vc falou que viu no drive in eu nunca ouvi, era bom?

Fernando.Miguel 23/07/2020minha estante
O Poderoso Chefão posso lhe assegurar que o filme é bom. Se você assistir e não gostar, assiste de novo porque provavelmente voce tem assistiu errado kkkkkk. Você pode até não gostar, mas não pode negar que é um filme bom. Goodfellas eu não achei nem na Amazon nem no Netflix então apelei pro bom e velho Torrent.
Apocalypse Now é um filme muito. Não é melhor que O Poderoso Chefão, mas ele é ótimo, sem contar que foi uma produção muito conturbada. A ideia inicial do cara era fazer um filme no meio da guerra real, ai aconteceu uma par de perrengue. Quando você ve o filme nem parece que teve tantas dificuldades pra ser filmado.

No mês de Agosto eu vou no Drive In de novo para assistir Casablanca.

Carol Cardozo 24/07/2020minha estante
Hahahahahahaha eu acho que O Poderoso Chefão tem na netflix, ne?
Ah, eu fico com receio de baixar as coisas no torrent pq meu notebook já deu problema uma vez.
Eita, que bom que conseguiram apesar dos apesares fazer um filme bom em Apocalypse Now!
Caramba, só filme clássico nesse Drive In!!

Fernando.Miguel 25/07/2020minha estante
Sim, só filmaço! Queria assistir outros la, mas a situação financeira não permite hahaha. Sim, tem sim. Tanto no Netflix quanto na Amazon.
Eu sempre fui de fuçar no PC e nunca tive problema ainda com Torrent. Ai acabei conseguindo encontrar os sites menos suspeitos para baixar os filmes kkkkk
A uns 8 anos atrás eu baixava tanto filme e tanta serie pelo PC que ja virei especialista hahahaha

Carol Cardozo 25/07/2020minha estante
É mt caro esse lance de Drive In? Aquo na cidade que eu moro nao tem isso, eu vi que eles tavam fazendo no Rio de Janeiro, mas nao vi o preço.
Tá expert em torrent hahahahaha eu lembro que mt antigamente baixei algo lá e peguei virus, ai traumatizei hahahaha

Fernando.Miguel 25/07/2020minha estante
Aqui ta tendo varias opções de Drive-In. O que estou indo é 60 reais por carro, mas o do Allianz Parque é 100 por carro. E o Cinemark vai começar a fazer também, mas não vi o preço.

Ahh sim, ja peguei as manhas de torrent. É bem simples pra falar a verdade. Só tomar cuidado com os sites.

Carol Cardozo 25/07/2020minha estante
É, 60 reais não tá caro, é um bom preço, é quase um ingresso pra duas pessoas no cinema dependendo do local.
O torrent é um app, ne? Nao é um site nao, ne?

Fernando.Miguel 25/07/2020minha estante
Sim, ta um preço bacana. No meu caso por ser meia não fica igual cinema, mas na condição atual ta valendo. O torrent é o tipo de download, ai tem programas que fazem esse tipo de download (uTorrent, BitTorrent). Quando falei de site, foi os sites que tem os URLs para baixar séries e filmes

Carol Cardozo 26/07/2020minha estante
Ah sim, pra quem paga meia no cinema é ainda melhor!
Entendi, eu lembrei que antigamente quando tinha o torrent era um app que ele dava vários links pra escolher qual baixar

Clarice 27/12/2023minha estante
Cheguei na parte da Miranda e é insuportável. MEU DEUSSS orando pra acabar logo. GP toda hora pqp

Fabio 23/08/2023

Coleciona tudo e um pouco mais...
O Colecionador, aclamado suspense psicológico escrito pelo inglês, John Fowles em 1963, torna-se Best-seller mundial pouquíssimo tempo após a sua publicação, alcançando a lista de livros mais vendidos da Europa e dos Estados Unidos, naquele ano, o que levou a ser adaptado para os cinemas em 1965.

O romance de Fowles é estruturalmente dividido em quatro partes, sem haver partição de capítulos (o que acaba cansando um pouco a leitura). Narrado em primeira pessoa, contém ambas a perspectivas, do vilão Frederick Clegg e da vítima Miranda Grey.

Quando narrado na perspectiva de Clegg (que para mim a é melhor parte do livro) o autor nos mostra um intrincado e detalhado relato dos pensamentos íntimos e obsessivos do vilão, a organização dos seus planos e ideias, e os devaneios psicóticos do personagem, que interferem o tempo todo em suas relações interpessoais.

A seção do livro contada do ponto de vista de Miranda Grey, é apresentada por meio epistolar, relatados em forma de diário/carta, narrando seus sofrimentos, surtos, e pensamentos mais íntimos.

A primeira parte, do livro narrada por Clegg, é o ponto alto da obra. Numa narrativa fluida, envolvente e cheia se suspense, o autor nos coloca dentro da cabeça de um sociopata fanático, em busca de um desejo doentio, que culmina no encontro forçado entre algoz e vítima, e as consequências deste encontro.

A segunda parte do livro, entretanto (infelizmente), é lenta, confusa e arrastada, em meio aos devaneios de Miranda, quando o autor sem aviso prévio, insere uma "penca" de personagens, que em nada contribuem com o enredo principal, quebrando completamente o ritmo da trama e prejudicando o desenvolvimento da ideia principal do livro.

Nas duas últimas partes (bem curtas, por sinal) retornamos à cabeça de Clegg, e o autor nos entrega um final, sensacional, apesar de previsível e encerra no melhor estilo, "continua... "

O Colecionador, está repleto de discussões políticas, filosóficas, sociais e psicológicas, que abrangem do sistema britânico de castas, ao comunismo; do conceito existencialista aos preceitos dos “mundos tragicamente absurdo” de Kafka, e Beckett; do insano ao lucido; do sistema patriarcal ao feminismo; e nos leva a uma reflexão sobre o Amor, Poder, Criatividade e Compaixão.

Confesso que o estilo de escrita de John Fowles me surpreendeu positivamente quando, na perspectiva do sociopata Clegg (digno dos melhores thrillers psicológicos que já li), e me decepcionou, bastante, quando, a perspectiva da Miranda. Pois enquanto a primeira, instigava, num ritmo rápido, claro e preciso, me fazendo devorar cada página, ansiando pela próxima; a segunda, foi arrastada (quase parando), e eu me forçava a ler para alcançar a meta de leitura diária.

Vale mencionar que O Colecionador está repleto de referências a obras clássicas da literatura, música, e artes plásticas, que enriqueceram toda a leitura, mesmo nos momentos mais lentos e prolixos

Em suma, O Colecionador é um bom livro, com seus altos e baixos, mas, longe das expectativas iniciais.

Antes de encerrar, não poderia deixar de agradecer imensamente aos meus companheiros de LC: @ BiancaHF, @Carolina159, @EdinhoOlinda, @Nubia.Cortinhas, @Rogeriacb e @Vanessa.C, pela paciência e por todo incentivo durante a leitura as discussões em grupo. Muitíssimo obrigado!

Do mais, recomendo aos amantes de thrillers psicológicos, apaixonados por literatura inglesa, e aos amantes de arte, música, literatura e filosofia.
NayLyra 23/08/2023minha estante
Vou deixar pra um futuro distante. ?

Flávia Menezes 23/08/2023minha estante
Fábio, essa resenha não devia estar aqui no Skoob. Deveria estar na seção "Book Review" do The New York Times! Isso é um trabalho de um verdadeiro redator. De um crítico especialista. E eu espero que todas as pessoas que desejarem ler esse livro, leiam essa resenha antes.
Como eu não li o livro, confesso que me chamou atenção primeiro a data de publicação, e saber que existe uma adaptação. Livros antigos que continuam com a mesma popularidade são instigantes demais, mas tenho que dizer que essa sua resenha instigou ainda mais. Você consegue apresentar os pontos fortes com maestria, e temos uma visão clara dos acertos do autor. Quanto aos pontos fracos, eu gosto como você deixa essas "pontas abertas" que nos fazem querer ler, mas já nos deixando preparados para o que vamos encontrar pela frente.
Você tem um dom (escrita), e eu estou a cada resenha ainda mais fascinada (se é que isso é possível!), e instigada a ler esses livros que eu ainda não conheço, mas que você me deixa ansiosa para conhecer o quanto antes.
Ass.: Sua fã ontem, hoje e sempre! ??

Dá uma chance Nay! kkkkk

Fabio 23/08/2023minha estante
Ahh, Flávia, querida, obrigado pelas palavras sempre carinhosas!?
Extremamente lisonjeado com tamanhos elogios!?
Me deixou sem palavras, de verdade! ?
Eu que sou seu fã!!!

Fabio 23/08/2023minha estante
Sobre, a data de publicação, eu sei que vai chocar muita gente, pois parece ter surgido por agora né?
Eu só sabia, porque tenho uma edição mais antiga do livro kkkkkkk

Flávia Menezes 23/08/2023minha estante
Eu não fazia ideia que era tão antigo. Mas foi ótimo colocar, porque esses antiguinhos são tão bons!!! ?

Fabio 23/08/2023minha estante
São mesmo... atemporal, até porque só uma passagem, indica o quão antigo esse livro é... do mais, muito atual!

Débora 23/08/2023minha estante
Uau, que resenha primorosa, Fabio! Amei!?????

Fabio 23/08/2023minha estante
Obrigado Débora, pelo carinho!?
Fico feliz que tenha gostado!!!

Carolina165 23/08/2023minha estante
Saiu a primeira resenha do grupo, e que resenha TOP!!!! ?????????? Fábio, sua resenha está completa! Mto bem escrita, vc pontuou mto bem os pontos positivos e negativos da obra. Agora vou ver se consigo escrever minha resenha ?
E já tô ansiosa pra nossa próxima LC, que será outro thriller ?

Fabio 23/08/2023minha estante
Obrigado, Rô, mesmo, muito obrigado pelo carinho enorme!??
Fico extremamente feliz que tenha gostado da resenha? , porém tenho que ressaltar que os comentário, ajudaram e muito na captura de ideias para confeccionar a resenha, então você e os amigos do grupo também são responsáveis pelo que foi escrito aqui! Obrigado!
Eu que agradeço a a companhia!?
O G.P. mesmo sendo um coadjuvante, despertou o ranço geral! kkkkkkk

Fabio 23/08/2023minha estante
Obrigado Carol, pelo caminho de sempre!?
Lisonjeado de verdade com as suas belíssimas palavras!?
Estou ansioso pela sua resenha, e pela próxima LC!???

Edson 23/08/2023minha estante
My God! Numa próxima edição deste livro essa resenha poderia ser o prefácio. Parabéns meu amigo, 5 estrelas pra resenha.

Jóice D. 23/08/2023minha estante
Fábio, resenha incrível!
Meus parabéns! ??

Bianca 24/08/2023minha estante
Parabéns Fábio adorei sua resenha assim como amei participar dessa LC com vocês.

Fabio 24/08/2023minha estante
Ohh Édson, meu amigo...obrigado pelas palavras!
Muito lijonjeado vindo de um excelente resenhista como você!
Abraços meu irmão!

Fabio 24/08/2023minha estante
Joice, muitíssimo obrigado pelo carinho de sempre!?

Obrigado , Bianca ?
eu também gostei demais da nossa LC!
Que venham muitas outras iguais a essa!???

Regis 24/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Fábio. Parabéns!????

Gabriela_Sut 24/08/2023minha estante
Gosto muito de ler suas resenhas! Nunca li esse livro e, admito, já quis comprar só pela capa. Porém sempre tive medo da leitura ser muito lenta. Mas apesar dos pesares, dessa segunda parte ser mais lenta e confusa que a primeira, talvez algum dia eu dê uma chance!

Obrigado Regis!?
Feliz que tenha gostado!

Muito obrigado, Gaby!!!?
Dê uma chance sim, não vai se arrepender .... apesar da parte mais lenta, o início é bom demais, e o livro inteiro está recheado de referências literárias!
Depois da leitura,me diga o que achou!?

Ana Sá 24/08/2023minha estante
Esta resenha nos dá uma enorme vontade de ler apenas uma parte do livro! ?
Muito boa, Fábio!

Obrigado, Ana! ?
Verdade, você resumiu em uma só frase kkkk
E se pudesse classificar, com certeza o incio e o final seriam cinco estrelas kkkkk

CPF1964 25/08/2023minha estante
Simplesmente Espetacular a sua resenha, Fabio. Parabéns ???.

Muito obrigado Cassius!?

NothingIsHere 25/08/2023minha estante
Eu detestei o ponto de vista da Miranda. Achei muito estranha.

NothingIsHere 25/08/2023minha estante
Amei sua resenha ??

Fabio 25/08/2023minha estante
Ahhhh obrigado ,Bia, pelo carinho e presença de sempre!?

Quem não odiou a parte da Miranda!!! Kkkk

Núbia Cortinhas 27/08/2023minha estante
Uauuu!! Uauuu!!! Sem palavras, amigo!! ?? ?? ?? ?? ?? ??

Fabio 28/08/2023minha estante
Obrigado Núbia, pelo carinho de sempre!!!!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!?

Livia Barini 29/08/2023minha estante
Ótima resenha Fábio

Fabio 29/08/2023minha estante
Obrigado, Lívia!?

Vanessa.Castilhos 01/09/2023minha estante
Fábio, que resenha espetacular!! Incrível, parabéns!! E tbm agradeço a companhia na leitura! ??????

Fabio 01/09/2023minha estante
Obrigado, pelo carinho Vanessa!?
Fico muito feliz que tenha gostado da resenha !!?

She King 07/09/2023minha estante
final agoniante

Gabriela598 24/03/2024minha estante
Excelente resenha! Disse tudo!

Fabio 24/03/2024minha estante
Muito, obrigado Gabriela!!!!?
Gostou do livro?

Gabriela598 24/03/2024minha estante
Gostei sim! Amo ler pela perspectiva do "vilão" e também gostei do final. Mas creio que eu gostaria mais se estivesse por dentro dos assuntos de artes plasticas, teatro, etc ? Achei a parte narrada pela Miranda muito cansativa.

DIRCE 06/02/2013

Mais uma leitura torta.
Há tempo, comprei esse pequeno livro em um sebo, mas não sei por que motivo, caiu no meu esquecimento. Não podia imaginar que esse pequeno livro continha grande conteúdo, que nos é dado conhecer pelo monólogo de Frederick e pelo diário de Miranda.
Eu sou expert em fazer leituras tortas e penso que O Colecionador foi mais uma vítima dessa minha mania.
Em um primeiro momento, achei que a força narrativa recaia sobre o poder ( suposto poder , claro) que o dinheiro confere às pessoas. No romance, esse mal o do suposto poder acometeu Frederick. Após ganhar uma vultosa fortuna, o jovem um modesto e anti-social funcionário público - que , até então, se contentava com o amor platônico que nutria pela linda e brilhante Miranda se julga no direito de privá-la da sua liberdade mantendo-a prisioneira por aproximadamente 60 dias. Frederick acreditava que se Miranda o conhecesse melhor acabaria correspondendo aos seus sentimentos, porém, contrariando qualquer expectativa, a jovem o menospreza, o deprecia e se julga muito superior a ele.
Entretanto, ao conhecer o diário de Miranda, a ideia do dano provocado pelo dinheiro foi por mim colocado a um segundo plano, pois não pude ignorar um aspecto que me pareceu mais predominante na leitura que fiz: de como somos manipulados e, muitas vezes, sequer damos conta disso.
Em seu diário, Miranda deixa transparecer sua fragilidade e o quanto se assemelha a Frederick. Tal qual Frederick, Miranda desprezava a mãe. Tal qual Frederick, Miranda a jovem brilhante e segura- era desprovida de vivencia sexual. Miranda quer impor seus gostos, seus ideais, seus livros a Frederick. Ela quer esculpir, manipular a personalidade de Frederick, com a sua foi esculpida e manobrada por G.P .É nesse entendimento que consiste minha transgressão, a minha leitura torta: Miranda era medíocre, tinha baixa auto-estima, e , assim como Narciso viu sua imagem refletida na água, eu vi a imagem de Miranda refletida em Frederick. Achei ambos tão parecidos que cheguei até imaginar que Miranda e Frederick fossem uma só pessoa - semelhante o filme Psicose - , contudo, não foi essa a surpresa que John Fowles reservou para o final do livro.
O Colecionador é um livro denso e tenso. Ele aborda as diferentes privações e prisões, e como também eu fui aprisionada pelas suas 234 páginas, julgo ser ele merecedor de 5 estrelas.
Carlos 08/03/2013minha estante
nossa, adorei essa resenha, também tinha pensado que o livro falava sobre o poder que o dinheiro pode nos dar,como nos deturpa, sobre a futilidade e aparência, mas não tive essa sacada de que ela era o espelho dele, se tiver a chance irei reler esse livro...

Maravapi 13/11/2014minha estante
Sua resenha muito bem escrita, mas infelizmente, não concordo com seu ponto de vista , qdo afirma ser os dois personagens centrais muito parecidos um com o outro. Em toda pessoa, coincidentemente, existe traços de personalidade de outra, alguma semelhança, contudo não são iguais. Miranda é vibrante, cheia de vida e Frederik não, é o oposto, tem uma vida vida casmurra e contemplativa.Tão egoísta que deixa acontecer o indizível/trágico com Miranda .
O livro em certos aspectos é atemporal, principalmente o aspecto psicológico.

Carol.Panaro 15/02/2020minha estante
Tive a mesma impressão. Mirando dizendo o quão miserável é a vida de Clegg, ao passo que sua própria vida (e personalidade) são miseráveis e mesquinhas.

Italo.Henrique 26/06/2020minha estante
Sou novo aqui. alguém pode me ajudar... Como abro o conteúdo dos livros?

DIRCE 26/06/2020minha estante
Boa noite I. Henrique
Com abrir o conteúdo você quer dizer ler o livro pelo Skoob? Este site é uma biblioteca virtual onde as pessoas informar livros lidos,.desejados, comentam fazem resenhas , avaliam os livros mas não é possível ler qualquer livro por meio dessa rede social. Espero ter ajudado

Mirella 02/07/2020minha estante
comecei a ler hoje! ai ai ai! XD

Nat 11/08/2020minha estante
Que ótima resenha! Adorei

Bae 04/09/2020minha estante
Sua resenha é maravilhosa! Estou lendo O Colecionador, e é uma história que me deixa bastante inquieta, quero saber mais sobre as personagens, parece que são infinitos os jeitos de enxergá-los mas concordo e juro que nunca tinha me dado conta de suas semelhanças, vai ver que por isso que Miranda não se decide se tem afeição por ele ou se o odeia, ou se tem pena porque no fim ela sabe que pode se ver nele, enxerga a si mesma. São duas faces da mesma moeda, porém uma nascendo na classe média, sempre com seus privilégios, se considerando adepta das pessoas pobres que se tornam ricas, a "gente nova", mas demostrando ser totalmente contra, e até com asco dessa burguesia, hipocrisia. E o outro lado, o Fred que nasceu pobre, que também vive com a tia, com bastante tendência a psicopatia, que teve seus instintos elevados e seus planos alcançados assim que se torna rico, endinheirado, a própria gente nova a qual a vítima tanto odeia. Enfim, obrigado pelo seu ponto de vista, foi revelador para mim. Continuo minha leitura com o dobro de interesse agora.

Isabelle.Lima 14/09/2020minha estante
Gostei da sua resenha, mas acredito que os personagens são absolutamente opostos.

Mah 06/03/2021minha estante
Amei a resenha. Vou ler o livro só por causa dela

Yasmin 05/07/2021minha estante
a part do cara é legal mas a part da menina é horrível

Ana 31/08/2021minha estante
Amei sua resenha. E consequentemente estou tendo muita dificuldade de sair do capítulo 2 (o diário de miranda). Eu esperei outro ponto de vista dela como "vitima" e fui pega de surpresa como as coisas estão acontecendo na cabeça dela. Tive dificuldade pra digerir isso.

Reiry 02/01/2022minha estante
Estou um pouquinho antes da metade do livro, voltei para cá depois de alguns anos? comecei a ler ?O Colecionador ? ainda em 2021, acho que em setembro, o início me fez me alongar muitoooo, quase desisto. Agora que li sua resenha fiquei bastante curiosa!

Mylena 26/01/2022minha estante
Tive o mesmo sentimento que a Yasmin... Achei a parte da Miranda um pouco fraca e cansativa.

Bia 07/02/2022minha estante
Como eu faço pra lê??

Mylena 07/02/2022minha estante
Bia esse app é só para marcar as leituras, não dá para ler nele.

Caliban 11/03/2022minha estante
É bem incrível saber que algumas pessoas romantizam a relação dos protagonista. Principalmente no começo.

Aura.LetAcia 12/11/2022minha estante
Juro que eu só comecei a ler esse livro porque muitas pessoas começaram a julgar Miranda e até hoje eu vou falar para vocês que as pessoas que julgam a Miranda São pessoas totalmente problemática eu acredito que esse livro não deve cair mais errada e monge pessoas que ficou romantizando sequestro e romantizando qualquer tipo de tortura muitas pessoas confundem esse livro como romance eu particularmente gosto de dizer que esse livro é crime suspense qualquer coisa menos um livro de romance, eu amo fato do escritor colocar nós leitores em dois lados e realmente difícil escolher um mas não é tão óbvio entender que Frederick e doente

mayara208 07/04/2023minha estante
que resenha maravilhosa, até vou ler depois dessa.

Babet 06/06/2023minha estante
Não gostei muito do livro achei meio sem graça sem sentido foi uma leitura cansativa não releria por isso abandonei não recomendo mas se tiverem interessados

Marjorie.Machado 07/11/2023minha estante
Comprei esse livro por indicação e estava animada pelo fato de ser um livro da darkside, até então nunca tinha lido um livro ruim dessa editora que tanto amo, porém assim que iniciada a leitura percebi ser um tanto quanto difícil manter um ritmo, fiquei entediada e posterguei por semanas, até que me forcei e na metade do livro finalmente me engatei na leitura, é um livro bom sabe, mas difícil de ler, sinceramente ele parece ser chato, a história é ótimo, a idéia é ótimo e para o início de carreira ele foi maravilhoso, fora que o tema é algo novo e fora da caixa, ler a visão do agressor é algo realmente divertido e perturbador.

DIRCE 07/11/2023minha estante
Oi !Majorie , o problema é que muitos romantizaram a obra .

RAFAPREIS 15/11/2023minha estante
Ótimas colocações. Não tinha pensado por esse lado, na questão de Miranda e Clegg serem tão parecidos, me passou dispercebido ou minha interpretação ainda é muita raza. Estou lendo algumas resenhas antes de fazer a minha e com certeza me deixarei influenciar pela idéia que você trouxe.

DIRCE 16/11/2023minha estante
Olá! Que bom que dei a possibilidade de uma percepção não compartilhada por muitos. Vou querer a sua resenha.

DIRCE 27/11/2023minha estante
Luiza, infelizmente você terá que adquirir o livro ou retirar de alguma biblioteca. Se eu tivesse o livro ainda, emprestaria a você.

DIRCE 27/11/2023minha estante

Amandað 21/05/2024minha estante
Livro cansativo demais

Eduarda Furtado 15/01/2019minha estante
Simm, nossa! Eu fiquei pensando: não é possível! Será que eu entendi totalmente errado a proposta?! Achei um saco essa leitura!

Dilalilac 15/01/2019minha estante
Kkkkkkkk ainda bem que ganhei de niver e bem lindamente li 25 páginas e troquei por outros 2 livros.

Ana Elisa Dotta Maddalozzo 15/01/2019minha estante
Bia, é no estilo de "Bom dia, Verônica"?

Maria 15/01/2019minha estante
Eu comecei a ler e não tive como terminar o livro fiquei totalmente puta já no início

guilherme donato 15/01/2019minha estante
Kkkkkk obrigado pelo menos serviu de exemplo!!

Gigika.Lopes 15/01/2019minha estante
não lerei esse com muita certeza

Suzana147 15/01/2019minha estante
KKKKJKKKKKKKKKKKKKK eu sabia que você não ia gostar, scr

Brulhufas 16/01/2019minha estante
Só consigo pensar "nossa que pena, MAS QUE BOM QUE FOI COM VOCÊ E NÃO COMIGO"

Jorge 16/01/2019minha estante
Sem surpresas. Mais um livro superestimado da Darkside.

Bea de Brida 16/01/2019minha estante
Revoltada KKKKKKKK pecadooo

Flavia512 16/01/2019minha estante
Vish que porcaria

maria gabriella 16/01/2019minha estante
Obrigada Bia! Vivem me indicando esse livro mas eu tinha a mesma sensação que você, e agora sabendo suas impressões eu não leio MESMP!

Gusta 16/01/2019minha estante
Kkkkkkjjjjj

Ju 16/01/2019minha estante
Por isso que eu amo essa booktuber. SINCERA DEMAIS!!!

Ananda.Patricia 16/01/2019minha estante
haha melhor resenha deste livro

Pri 16/01/2019minha estante
Obrigada, já nem compro. De ódio já resta o da série "você " ?

jane 16/01/2019minha estante
Realmente é uma pena Beatriz uma pena o fato de vc realmente não ter apreciado um livro tão bem escrito.Eu realmente achava que vc iria ter capacidade para entender a historia, o não é focado totalmente no secresto, é um livro cheio de criticas a sociedade, politica entre outras coisas.O final do livro realmente não satisfatório para a nossa alma digamos assim mas o fato é que o que autor tentou realmente abordar era a verdade nua e crua do que está nesse exato momento acontecendo na humanidade não é um livro pra ser fofinho ou romântico é pra mostrar a realidade de uma mente perturbada. Agora se vc não entendeu o livro é outro assunto é uma pena.

jane 16/01/2019minha estante
É realmente uma pena, uma pena o fato de você não ter tido capacidade para apreciar um livro tão bem escrito.O livro o colecionador não é um livro para ser "fofinho " nem "agradável" Beatriz é um livro que se trata do que esta acontecendo na nossa humanidade, porque isso que vc leu no livro e que achou tão "desagradável" é muitooo real mas se vc não teve estômago para ler é outra coisa.Mesmo porque me corrija se eu estiver errada mas pelo visto vc achou que o autor teve a intenção de romantizar o livro mas isso não acontece, talvez o que tenha faltado a vc foi perspectiva, mente aberta e capacida para apreciar um livro que sai da sua zona de conforto mesmo porque o livro aborda varios temas e observações fantásticas sobre a política a sociedade entre outras coisas. Mas enfim... O fato é que quem ai que ainda vai ler o livro mergulhe na leitura com a perspectiva de que não vai ser um desses livrinhos fáceis de serem lidos é um livro realmente complexo mas muitooooooo mas muito bom mesmo.

Larilars 17/01/2019minha estante
Beatriz do céu ): entendo o motivo de você não ter gostado do livro, a história é mesmo ?um saco?, mas no sentido de ser real demais, de nos deixar revoltados. Pensa que esse foi o primeiro romance do Fowles, e logo um livro assim, desse nível! Pensa que você leu o livro que serviu de inspiração pra todos os outros, pra esses ?mais do mesmo?. Entendo mesmo sua opinião sobre o livro, mas não rola nem reconhecer um pouquinho que o livro, pra quem se interesse por esse tema, é um dos melhores já escritos? (Eu acho o melhor!!! Hahahah). Achei muito que você ia curtir, que pena :/ mas isso aí, guarde e não taca fogo, porque como você disse, o projeto gráfico vale a pena (darkside né queridos).

Larilars 17/01/2019minha estante
Beatriz do céu ): entendo o motivo de você não ter gostado do livro, a história é mesmo 'um saco', mas no sentido de ser real demais, de nos deixar revoltados. Pensa que esse foi o primeiro romance do Fowles, e logo um livro assim, desse nível! Pensa que você leu o livro que serviu de inspiração pra todos os outros, pra esses 'mais do mesmo'. Entendo mesmo sua opinião sobre o livro, mas não rola nem reconhecer um pouquinho que o livro, pra quem se interesse por esse tema, é um dos melhores já escritos? (Eu acho o melhor!!! Hahahah). Achei muito que você ia curtir, que pena :/ mas isso aí, guarde e não taca fogo, porque como você disse, o projeto gráfico vale a pena (darkside né queridos).

va13r14 21/01/2019minha estante
Fiquei com esse mesmo ódio qd me recomendaram "Bullying - Sempre Fui Sua". Inacreditável.

Laura 29/06/2019minha estante
Sinto o mesmo sentimento que o seu. To com raiva de mim ppr ter lido algo tão desagradavel

Bárbara F. Byrro 08/07/2020minha estante
Entendo você não ter gostado!
Mas não dar nenhum crédito ao livro, eu acho muito....
Vc consegue entrar na mente de um cara obsecado, psicopata, doente.... Ver como ele entende as coisas. O ponto de vista dele.
Fora o ponto de vista dela, sobre como ela se sente, como ela o manipula pra tentar escapar, as angústias, as tritezas, o que ela planeja!!!
A imersão é enorme.

É desagradável sim. Mas é uma obra sensacional de imersão!

Bárbara F. Byrro 08/07/2020minha estante
Obcecado *

AliJu 16/02/2024

Parei de contar as menções ao G.P. quando chegaram em 110 ?
Lendo este livro me senti vivendo o meme do Marcelo Dourado no BBB, aquele em que ele descreve sua experiência ao assistir o filme 2012. Não conhece esse meme? Joga no youtubs que você acha! É de longe bem mais divertido que este livro ??

Pela sinopse eu tinha uma expectativa muito positiva. É, eu preciso parar com esse negócio de expectativas, nunca dá certo kkkkkk
(Obs: Eu não vou parar, é mais forte do que eu ?)

Dando os devidos recortes do tempo em que a obra foi escrita, claramente se vê uma personagem feminina muito pobre, cheia de esteriótipos e mal descrita.
Foram páginas e páginas na qual Miranda foi retratada de maneira tão rasa, que ela se tornou mais desinteressante e sem carisma que o próprio sequestrador, que é um horror obviamente, afinal é o sequestrador, né?! ?
Um milhão de coisas que poderiam ter sido abordados, e no fim 80% se resumiu a ela falando que queria pegar um cara que não somente quase podia ser avô dela, mas também era arrogante, prepotente e tóxico. Um verdadeiro Cherno-sugar-granpa ??

Nem o final serviu para me dar um pouco de satisfação após perder dias nessa leitura. Pois, para nenhuma supresa nossa o desfecho também é péssimo.

Apenas sei que ainda estou na primeira quinzena de fevereiro de 2024, e já digo com muita tranquilidade que o livros a ler durante todo o restante ano tem que se esforçar muito para serem piores do que este aqui...
Mas assumo que com o meu dedo podre a concorrência de Piores de 2024 vai ser difícil ?
Morango.Azedo 16/02/2024minha estante
RI DEMAIS COM SUA RESENHA

AliJu 16/02/2024minha estante
Omg amg, eu adorei seu username!

Byma_ri 17/02/2024minha estante
ABANDONEI ESTE AÍ

AliJu 17/02/2024minha estante
Fez certo amg Byma_ri, eu que quis me torturar kkkkkkkk

Gabriely Peixoto 17/02/2024minha estante
KAKAKAKAKAKAKKAKAKA GENTEE QUE PESSOA LEGAL! amei o seu jeito/personalidade, e amei também sua resenha. Que bio maravilhosa!????

AliJu 17/02/2024minha estante
Obg Gaby ??? Já te segui de volta, tá? Mto fofa vc!

Gabriely Peixoto 17/02/2024minha estante
OBRIGADA!!! Eu amei o fato de você nem me conhecer direito, e me chamar de Gaby. Amo quando me chama assim!?

Morango.Azedo 17/02/2024minha estante
KAKAKAKAKKS obgg #amomorangos

Cielly2sr 18/02/2024minha estante
Cara!!! que resenha divertida kkkkk

Cielly2sr 18/02/2024minha estante
Podemos ser amigas????? Falta gente divertida assim na minha vida kkkkkk

AliJu 18/02/2024minha estante
Claaaaroo amigaaa! ? Já estou te seguindo também aqui, e obg mesmo!

Regis 20/02/2024minha estante
Adorei sua resenha! ???

RicklausMoonson 20/02/2024minha estante
Meu Deus, obrigado pela resenha, eu larguei esse livro e achei que o problema era eu. Obrigado por me fazer enxergar que meu tempo é precioso e não vou gastar voltando a me torturar com essa história! Haha

Gabryel Carvalho 21/02/2024minha estante
Nossa, que bom que vc falou sobre expectativas pq eu estava com as minhas bem alta em relação esse livro, agora vou baixar kkaakak

AliJu 21/02/2024minha estante
Imagina @RicklausMoonson, a gente sempre pensa isso né amigo? Mas tá okay não curtir o que é popular. Eu quase nunca gosto na verdade ?

AliJu 21/02/2024minha estante
@Gabryel, quem sabe você gosta... Mas acho que mesmo se eu fosse com baixas expectativas não teria curtido ????? Boa sorte, espero que você tenha uma experiência melhor! Não comprar já ajuda kkkkk

Bru Chibiaque 11/03/2024minha estante
Adorei sua resenha. Acabei de finalizar ele e sinceramente, foi uma luta ler boa parte do diário da Miranda. Esperava muito mais deste livro e fico em choque quando vejo as pessoas falando que sentiram até pena do sequestrador (??????) achei muitas coisas absurdas.

lololola0 22/03/2024minha estante
Eu gostei bastante do livro mas realmente cada aparição desse G.P era menos 5 anos de vida pra mim ??

Sereia Literária 08/04/2024minha estante
Disse tudo o que estava na minha mente sobre esse livro! Misericórdia, que bomba. Quero estorno dos dois dias que usei pra ler isso.

Joaolucasggr 22/04/2024minha estante
Top 5 resenhas de 2024!

Bia 10/01/2022

Análogo ??
Ao pensar sobre o que escrever, me senti muito, muito, confusa. Simplesmente é difícil transpor sentimentos em palavras, principalmente sentimentos perturbadores. Então resolvi analisar as coisas ao meu redor para fazer uma analogia, ou algo do tipo, e explicar como é estranho encontrar racionalidade nos pensamentos de um psicopata, mas, ao mesmo tempo, saber que não há sentido algum.
Para encontrar a minha analogia analisei a forma como o psicopata raciocina no livro e voltei o olhar para a incrível comunidade que povoa o Skoob, os leitores.
Enquanto leio as postagens e comentários aqui do Skoob, não é difícil encontrar leitores que desejam e pedem a morte de algum personagem, seja pelas coisas ruins que ele fez, seja por emoção momentânea ou pelo simples andamento da história, eu sempre vejo postagens assim. Mas e se as histórias fossem reais, será que o pedido seria o mesmo? Afinal, quem somos nós para decidir o findamento de uma vida?
Bom, eu realmente acredito que essas pessoas agiriam diferente se as histórias fossem reais. E é aí que tudo se encaixa.
É fácil para nós desejarmos algo que não pode acontecer, seja para o bem ou para o mal. Desejamos a morte de um personagem porque sabemos que eles não são reais e que aquilo não afeta a nossa índole, mas um psicopata não consegue diferenciar isso. Para ele, tudo é uma história e suas ações ou seus desejos não mudaram a realidade. Pelo menos, a realidade dele.
Foi assim que eu percebi. O que nos empede de fazer coisas ruins na vida real é a nossa capacidade de discernir o certo, mas essa mesma capacidade some ao nos depararmos com algo que não vai se concretizar. O psicopata não consegue estar na vida real, ele vive uma história e passa para outra, com pouca ou nenhuma dificuldade. Assim como fazemos com os livros. O piscopata vive livros.
Nada justifica, eu sei. É por isso que essa obra é tão perturbadora. Eu posso encontrar mil analogias, dar mil exemplos ou escrever textos imensos, mas nunca vou conseguir justificar, porque, por mais racional que seja, eu não consigo entender.
Esse livro foi diferente. Talvez isso resuma tudo!
Luaa_ 10/01/2022minha estante
Que resenha PERFEITA!!!!!! ?

Bia 10/01/2022minha estante
Obrigada!!! ?

Amandita28 10/01/2022minha estante
Sua resenha instigou minha curiosidade. Botei o livro na minha lista, gosto de livros que nos fazem refletir assim.

Bia 10/01/2022minha estante
Que bom!!!! Acredito que você vai gostar da leitura!

iamdudis 11/01/2022minha estante
Vou começar a ler hj esse livro.

Bia 11/01/2022minha estante
Tenho certeza que vai ser uma experiência única!!!!!!

Bia 11/01/2022minha estante
Obrigada!!! ?

bruna3810 15/01/2022minha estante
foi de longe uma das melhores resenhas que já li! me fez refletir bastante, você é ótima com as palavras!

Bia 15/01/2022minha estante
Obrigada, @bru!!! Você também é ótima!!!!!! Adoro acompanhar as suas postagens! ?

Judeu 15/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha, eu nunca tinha tido essa percepção de comparar a mente de um psicopata, muito menos fazer uma analogia, acho que você foi muito feliz na sua comparação, certeira e ainda assim conseguiu com clareza passar a mensagem que queria, inclusive me deixou instigado a ler mais ainda esse livro, acho que por sua causa ele vai pro topo da lista agora kkkkkk parabéns.

Bia 15/01/2022minha estante
Muito obrigada!!! Fico muito feliz! ?

cat 15/01/2022minha estante
meu deuss, que resenha incrível!! conseguiu deixar aquela curiosidade pra ler o livro, arrasou!!!!

Bia 16/01/2022minha estante
Obrigada!!!!!!! ?

heydavii 10/02/2022minha estante
Nossa, que resenha!! Preciso desse livro pra ontem, sério.

Bia 11/02/2022minha estante
Muito perfeito! Vale super a pena!

Joo 05/03/2022minha estante
Essa foi simplesmente a melhor resenha de um livro que já vi na minha vida!!! Me fez refletir sobre os outros que já li e como reagi com alguns personagens, além de me dar muita, - muita mesmo - vontade de ler.
Suas palavras foram incríveis!!

Bia 05/03/2022minha estante
Suas palavras são incríveis, muito obrigada!!!! Super recomendo esse livro, realmente dá o que pensar!!!!! ?

Davi.Teixeira 16/04/2022minha estante
A perfeição, meu pai

Bia 16/04/2022minha estante
Obrigada, lindo!!! ??

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Fabio 23/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Carolzinha!??? Top!
No ponto certo!?
Sobre, a narrativa confusa na parte da Miranda, foi exatamente o que mais me chateou, quanto ao livro.
Esperava, bem mais como você... esperava os planos dela, os pensamentos sobre fuga e etc... as opiniões dela sobre o Clegg, sabe? eEprava até um certo jogo psicológico dela, na tentativa de de seduzir, ou enganar, mas.... kkkk ilusão ???

Edson 23/08/2023minha estante
Excelente resenha minha amiga, inclusive sobre a impressão ideológica do autor na fala do GP, acho a mesma coisa.

Bianca 24/08/2023minha estante
Parabéns Carol resenha muito boa transmitiu bem o que eu senti lendo esse o livro ??????????

Carolina165 24/08/2023minha estante
Era exatamente o que eu esperava Fábio, e não ela falando o tempo todo do GP, nada a ver né ???

Carolina165 24/08/2023minha estante
Obrigada Fábio, Edson, Bianca, meus amigos queridos, pelos elogios e pela companhia na leitura!! ???? Tornou a leitura mto melhor, e quando eu ficava entediada com o GP os nossos bate-papos me divertiam mto. Ler com vcs é sempre maravilhoso! ?
Bora pra próxima LC que promete!! ?

Michela Wakami 24/08/2023minha estante
Aí sim, mais uma LC concluída, que legal. Parabéns pela resenha, Carol.??

Carolina165 24/08/2023minha estante
É Michela, é sempre ótimo concluir mais uma LC! ?
Mto obrigada, minha amiga querida!!! ?????? ter vc acompanhando é mto bom!!!

Débora 24/08/2023minha estante
Ótima resenha, Carol! Parabéns!?????

Michela Wakami 24/08/2023minha estante
Obrigada, amiga!?????
Eu amo acompanhar as LCs de vocês!???????

Carolina165 24/08/2023minha estante
Obrigada Débora, amiga!! ???

Carolina165 24/08/2023minha estante
Logo logo começa outra Michela ?

Rogéria Martins 24/08/2023minha estante
Amiga, adorei sua resenha!! Você mencionou pontos extremamente importantes!
Uma pena que o autor inseriu as próprias ideias na narrativa da Miranda, ficou uma parte bem enfadonha.
Obrigada, Carol, pela companhia em mais uma LC! Foi maravilhosa!!! ?????

Carolina165 24/08/2023minha estante
Rogéria, amiga, obrigada!!! ????? É mto bom ter a sua companhia nas leituras! As leituras ficam mto mais gostosas ? Já estou aguardando a próxima LC ? e estou ansiosa pela sua resenha!

Tamo Junto Carolzinha!!!!!!?

Núbia Cortinhas 27/08/2023minha estante
Disse tudo, Carol! Adorei a resenha! ?? ?? ?? ??

Carolina165 28/08/2023minha estante
Obrigada Núbia, amiga! ?

Vanessa.Castilhos 01/09/2023minha estante
Carolzinha, adorei a resenha!! Foi bem esse o sentimento! ??? E tbm agradeço a companhia de todos! ?

Carolina165 01/09/2023minha estante
Obrigada Vanessa, amiga!! ?
E obrigada pela companhia tbm. Vamos pra próxima ?

CPF1964 12/04/2020

Opinião
Gostei do livro.
Rogéria Martins 14/03/2023minha estante
Cassius, uma amiga comentou comigo sobre esse livro mas não sei se vale a pena a leitura. Pra alguém que não gosta de thriller é uma leitura ok?

Rogéria Martins 14/03/2023minha estante
Estava pesquisando o livro e achei sua resenha primeiro

CPF1964 14/03/2023minha estante
Rogeria, este livro foi escrito na década de 60. O mundo era muito diferente em vários aspectos. Este livro é um thriller psicológico cheio de gatilhos. Não época fez barulho. Ele tem um grande mérito na minha opinião. Serviu como referência para diversos autores e desta forma livros. A série You claramente bebeu desta fon.

Rogéria Martins 14/03/2023minha estante
Interessante, Cassius! Devo tentar a leitura :) apesar de saber que sou muito medrosa para essas coisas

Muito obrigada!

CPF1964 14/03/2023minha estante
desta fonte. Se você ao ler livro se remeter ao período em que foi escrito (contexto histórico) acredito que irá gostar. Caso queira fazer comparações com os livros atuais (thrillers) dirá que este livro é fraquinho e ultrapassado ou então não se tornou atemporal. Esta não é a minha opinião. Espero ter te ajudado.

Rogéria Martins 14/03/2023minha estante
Ajudou sim! Obrigada novamente.

CPF1964 14/03/2023minha estante
A resposta é simples. Se você gosta da série You acredito que irá gostar. Caso contrário não.

Não vi a série ainda ?

CPF1964 14/03/2023minha estante
Entendi. Acho melhor escutar Harry James então....

CPF1964 14/03/2023minha estante
Que aliás eu curto muito. Big Bands.... Sinatra....

A disposição doutora.

Justo ?

Rogéria Martins 14/03/2023minha estante
Só coisa excelente. Também gosto muito. Você tem muito bom gosto!

Nós temos doutora.

Sem dúvida ?

Janaina Edwiges 13/05/2023

"Eu sei o que sou para ele. Uma borboleta que ele sempre quis prender"
Explorar a mente de um criminoso, especialmente aqueles com traços de psicopatia, é algo bem interessante e ao mesmo tempo muito assustador, já que eles não medem esforços para atingirem os objetivos que almejam. As pessoas com esse transtorno têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, são manipuladoras, frias, mentirosas e sem qualquer respeito pelos direitos dos outros.

Com uma escrita fluida e muito envolvente, John Fowles traça com maestria o perfil de um psicopata. Através de narrativas intercaladas entre as visões do sequestrador e da vítima, o livro nos permite mergulhar nos sentimentos mais profundos das personagens, diante de uma situação que era terrível para Miranda, mas que para Frederick era a realização de sua obsessão mais sombria.

O Colecionador também explora temas como diferenças entre classes sociais e reflexões sobre aspectos culturais, como as diversas maneiras de se compreender a arte.

Recomendo bastante para quem é fã de ótimos suspenses psicológicos.
CPF1964 13/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha. Ficou extraordinária. ???

CPF1964 13/05/2023minha estante
Morro de Inveja.... Sou de Exatas.

Eu sou de Humanas ???

Janaina Edwiges 13/05/2023minha estante
Obrigada, Cassius! Que bom que gostou. ?

CPF1964 13/05/2023minha estante
É óbvio que você é de Humanas, Janaina. É só ler a sua resenha....

CPF1964 13/05/2023minha estante
Agora só falta assistir a Série You....

CPF1964 13/05/2023minha estante
Eu não gostei .. Eu amei, Janaína...

CPF1964 13/05/2023minha estante
Sabia que a maioria do povo no Skoob espinafra este livro ?

CPF1964 13/05/2023minha estante
Foi escrito na década de 50... Contexto Histórico....

Maria 13/05/2023minha estante
Ótima resenha! ;)

Maria 13/05/2023minha estante
Eu também adoro suspenses com essa carga imensa de riqueza psicológica. Você já leu o livro "Menina Má"? Caso não tenha lido, procure-o depois. A psicopata em questão era uma linda menina, uma "criança encantadora."

Rebeca 13/05/2023minha estante
Eu tenho muita curiosidade pra ler esse livro, mas não consigo criar coragem. Me dá um nervoso muito grande só de pensar.

Janaina Edwiges 13/05/2023minha estante
Muito obrigada, Maria! Ainda não li Menina má, gostei da sua indicação, vou colocar na minha lista. Acho também uma temática bem interessante de avaliar quando envolve este transtorno em crianças/jovens.

Janaina Edwiges 13/05/2023minha estante
Oi, Rebeca! Realmente não é um livro de leitura fácil, não pela escrita, que é muito tranquila, mas pelo fato da temática ser mais forte.

Núbia Cortinhas 27/08/2023

We Are the Champions! Valeu superar a segunda fase!!!
Está belíssima a edição da Darkside desta obra, O Colecionador, que é um clássico do suspense. A edição está riquíssima de informações que nos ajudarão a apreciar a leitura. A edição conta com a Introdução exclusiva do Stephen King e um Posfácio com todas as referências artísticas, ambos com spoiler.

A premissa deste suspense é interessante e a narração é dividida entre o ponto de vista do Frederick Clegg e da Miranda Grey.

Confesso que gostei mais do vilão, sendo as suas narrativas muito mais interessantes, e elas formavam todo aquele clima tenso que nós leitores de thriller gostamos.

Mas essa tensão é quebrada na segunda etapa, quando a Miranda assume a narrativa através da escrita dos seus apontamentos diários. No início dessa fase, como a escrita do autor muda, conseguimos sentir o desespero da Miranda, sua ânsia em escrever para se distrair, tanto é que ela fragmenta o texto com trechos soltos, dando realmente a sensação de que ela está escrevendo lembranças à esmo... Foi muito chato, maçante e parecia não ter fim essa fase do livro.
   Apesar de O Colecionador ter influenciado vários artistas nas mais diversas modalidades, esse livro não me conquistou, justamente por essa quebra de ritmo, forçada e apelativa, onde todo clima tenso foi dissipado. Quando o autor volta à narrativa do Clegg, foi tão corrido que ele não me emocionou com os fatos que se sucederam, me impressionando somente no final com um desfecho clássico, digno de filme de terror.

Então, amigos, a sensação ficou como se eu tivesse chupado aquela bala quadradinha de caramelo com papel; bebido café frio e comido pipoca murcha e fria.

Agora super valeu a L. C! Amei cada momento! Foram muito divertidas as zoações com o inesquecível G. P, que quase virou um protagonista, kkkk. O Grande Panaca mereceu Grande Paciência, ou não... Kkk
Ler com vocês foi o que não me fez perder o ritmo na segunda parte! Vencemos!!
Carolina165 27/08/2023minha estante
Ah Núbia, amei a sua resenha!!! Desde o título com referência à música que nós elegemos pra leitura desse livro, a parte que vc fala da narrativa da Miranda (foi perfeita, vc descreveu bem como foi), e o parágrafo final da sua resenha foi impecável, amei! Realmente, valeu pelo quanto a gente transformou a chatice do G. P. em algo divertido com as nossas zoações. Ler com vcs faz a leitura de qualquer livro chato ser divertida! ????????

Rogéria Martins 27/08/2023minha estante
Amiga, amei sua resenha! Ficou muito bem escrita... Adorei também a referência à música que tínhamos escolhido para a leitura.
Você conseguiu descrever perfeitamente o que foi a leitura, amei mesmo!
Ansiosa demais para as próximas LCs, é sempre maravilhoso ler com vocês ????????

Rogéria Martins 27/08/2023minha estante
Vocês fizeram a leitura chata ficar super divertida! ???

Núbia Cortinhas 27/08/2023minha estante
Obrigada, Carol! Amiga, que resenha difícil de escrever. Acho que por conta da gripe, eu queria escrever algo rápido. Fiquei feliz por vc ter gostado.

Núbia Cortinhas 27/08/2023minha estante
Rogéria, essa nossa LC foi inesquecível!! De vez em quando me pego rindo sozinha! ? ? ? Obrigada por ter gostado da resenha. ?

Fabio 27/08/2023minha estante
Adorei a resenha Núbia!!!
Top demais!!!!??????

Fabio 27/08/2023minha estante
Agora a bala com papel e café frio foi uma ótima analogia kkkkk

Obrigada, amigo!
Kkk, quando eu olho para esse livro é só o que eu lembro kkkkk. Eu estava com a expectativa altíssima na primeira fase.

Regis 28/08/2023minha estante
Amei a resenha e as referências que colocou para exemplificar sua experiência, Núbia. Parabéns pela ótima resenha. ????

Fabio 28/08/2023minha estante
Pois é Núbia.... esperávamos demais do livro...mas segunda parte....kkkk

Núbia Cortinhas 28/08/2023minha estante
Kkkk, Régis, foi só o que me veio a cabeça. ?

Bianca 29/08/2023minha estante
Amei seu resenha parabéns. Realmente ler esse livro com vocês fez toda a diferença

Núbia Cortinhas 29/08/2023minha estante
Foi d+ mesmo, Bianca! ?

Edson 30/08/2023minha estante
Mais uma resenha que poderia prefaciar outra edição, parabéns Nubia ??????

Rogéria Martins 24/08/2023

"Why are you so obsessed with me?"
Se você procura um thriller psicologicamente perturbador e que te deixará com muitas dúvidas e revoltas, Colecionador é um ótimo título. Na trama, podemos analisar os fatos pela mente de Clegg (sequestrador) e os relatos íntimos de Miranda (sequestrada) ? divida em três partes.

Clegg é um colecionador de borboletas que usa das técnicas que já conhece para capturar Miranda, uma jovem estudante que se considera intelectualmente (e moralmente) superior a ele. De fato existe um abismo de diferenças entre eles, principalmente a classe social.

A narrativa de Clegg chama a atenção por sua frieza e pragmatismo, dignos de um psicopata; por outro lado, a narrativa de Miranda nos parece confusa, enfadonha e carregada de um pedantismo que beira o insuportável ? nesta parte, preciso pontuar que Fowles, majoritariamente influenciado em sua escrita por Jean-Paul Sartre, trouxe suas crenças pessoais para a personagem. Por mais que a insuportável narrativa da Miranda se estenda a ponto de parecer interminável, a perspectiva dela foi essencial para o desenvolvimento da trama, inclusive tornando-se indispensável para a direção que o livro toma no final.

A conclusão é definitivamente surpreendente, inteligente e de revirar o estômago, digno de um filme de terror que não fornece uma conclusão satisfatória.

Não poderia finalizar sem mencionar meus companheiros de leitura: Bianca, Carol, Edson, Fabio, Núbia e Vanessa. Muito obrigada pela companhia e troca maravilhosa que tivemos!
Carolina165 25/08/2023minha estante
Rogéria, minha amiga, que resenha maravilhosa!!! Muito bem escrita, vc arrasou!!! ??????????????? Adorei sua resenha e adorei sua companhia nessa LC!! Só mesmo com companhias maravilhosas pra aguentar aquele GP ?Espero que vc participe da próxima ?? lembre-se: vai ser um thriller ?

Bianca 25/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha Rogéria ???????? Foi um enorme prazer participar dessa LC com vocês ???

Bianca 25/08/2023minha estante
Gente vocês dão aula de como fazer uma ótima resenha parabéns ??????

Rogéria Martins 25/08/2023minha estante
Carol, amiga, muito muito obrigada por suas palavras extremamente gentis e carinhosas! Fiquei muito feliz, de coração! ??
Adoro ler com vocês, só mesmo com essas companhias excepcionais para aguentar o chato do G.P! kkkkkkkk
Que venham as próximas LCs! ??????????

Rogéria Martins 25/08/2023minha estante
Ahhh, super obrigada, Bianca!
Foi uma maravilha ter sua companhia! Espero que você participe das próximas LCs com a gente! ????

Rogéria Martins 25/08/2023minha estante
Michela, minha amiga querida, muito obrigada! ????????

Débora 27/08/2023minha estante
Que ótima resenha, Rogéria! Parabéns! Amei! ?????

Núbia Cortinhas 27/08/2023minha estante
Arrasou amiga!! ?? ?? ?? ?? Foi incrível a nossa LC!!

Rogéria Martins 28/08/2023minha estante
Muito obrigada, minhas amigas Débora e Núbia! Adoro ler com vocês ? ? ????

Edson 30/08/2023minha estante
Resenha digna de um prefácio na próxima edição. Parabéns minha amiga Rogéria, sua resenha abre o apetite para quem olha a capa do livro ??????

Rogéria Martins 30/08/2023minha estante
Muito obrigada pelos elogios, meu amigo Edson! Fico feliz que você tenha gostado da resenha! ??

Vanessa.Castilhos 01/09/2023minha estante
Rô, que resenha extraordinária!! ??? ???

Rogéria Martins 02/09/2023minha estante
Van, querida! Que comentário mais lindo, muito obrigada!! ???

Victória 20/12/2021minha estante
to lendo esse!!

Luaa_ 20/12/2021minha estante
Você está gostando?

Victória 21/12/2021minha estante
Eu tô na página 300. A primeira parte contada pelo colecionador eu gostei, mas a parte da Miranda agora to achando mto chato.

Luaa_ 21/12/2021minha estante
Eu também gostei bastante! O final foi bem: ?
A parte de Miranda é meio assim mesmo, mas acho importante para a gente ver a perspectiva da vítima.

Victória 21/12/2021minha estante
Siim, eu tava bem interessada na parte dela, mas textos e textos sobre o GP não curti kkkk tô quase terminando, nao peguei spoiler nem nada

Luaa_ 21/12/2021minha estante
Quando terminar me fala!! Eu fiquei bem agoniada com esse final. Kkkkkkk

Victória 22/12/2021minha estante
Acabei agora , o q foi esse final?? Tô chocada kkkkk

Luaa_ 22/12/2021minha estante
Kkkkkkkk pois!!! Nossa é muito agoniante você pensar que ele fará outras vítimas...

Luaa_ 22/12/2021minha estante
E a morte de Miranda... eu fiquei triste. Deve ser muito horrível passar por tudo isso.

Victória 22/12/2021minha estante
Nossa sim, passou por tudo isso e ainda morreu de um jeito bem triste ?

Luaa_ 23/12/2021minha estante
No geral, o que você achou do livro??

Victória 23/12/2021minha estante
No todo eu gostei, a maneira como mostrou a mente do colecionador foi bem interessante, pois ele realmente acredita naquelas coisas. Em muitas partes fiquei bastante agoniada. Mas não gostei o suficiente para ser um favorito.

Luaa_ 23/12/2021minha estante
Sim!!! Senti a mesma coisa que você!

Maria2264 16/01/2020

Este livro é um horror.
Que coisa medonha! Durante toda a leitura tive a impressão de que o livro tentava justificar as atitudes de Clegg e fazer a Miranda parecer a vilã. É certo que não é a personagem mais cativante de mundo, mas não se pode negar que ela é a vítima da história toda. Ela não estava errada em querer fugir, em tratar seu sequestrador como merecia ou de tentar matá-lo. Essa menina precisava de cuidados tanto pela parte do Clegg quanto pela parte do tal G.P que era pedofilo e chato para caralho, mas que por algum motivo despertava interesse em Miranda. Mas agora, esqueceremos o enredo e as coisas revoltantes as quais essa menina é submetida. O final é um horror igual a todo o resto do livro. Eu tinha a impressão de que já tinha visto coisa tão pavorosa antes e aí lembrei de you. Decepção.
Rodrigo1001 19/01/2020minha estante
Impressão de que o autor tentava justificar as atitudes de Clegg? Desculpe, mas isso não faz sentido algum! O autor deu voz à mente do psicopata, e é lógico que, em sua obsessão e doença, todo psicopata acha que está fazendo a coisa certa.

Maria2264 19/01/2020minha estante
Não falo por isso. Eu já vi muitas resenhas de pessoas que diziam que sentiam dó dele porque ele era "uma vítima da sociedade" sendo um cara rico e psicopata. Eu digo isso por causa da cena onde para tentar escapar Miranda ataca o mesmo e depois se sente culpada porque ele se machucou sendo que no lugar dela eu teria matado ele, na hora em que amigos os personagens culpam a vítima por tomar medidas drásticas de liberdade querendo que o leitor compre isso, na minha opinião, o livro tentava passar a Clegg uma personalidade de coitadinho que sequestrou uma mulher porque não tinha mais o que fazer.

Maria2264 19/01/2020minha estante
Sim, é verdade. Eu mesma já li e vi muitas coisas relatando como funciona a mente de um psicopata e sei que eles não sentem culpa ou remorso por seus atos, mas quando eu digo que o autor tenta justificar as atitudes de Clegg é porque em muitas partes do livro eu vi, não só o Clegg, mas a própria Miranda se culpando por suas atitudes, pra por que fica com pena dele, ora porque achou que pegou pesado demais com ele, pra porque se arrependeu de alguma coisa. Quando ela ataca ele para tentar fugir e depois fica se culpando como se ela fosse errada, as pessoas têm que ler esse livro sabendo que ELA É A VÍTIMA. Não importa se é chata, não importa se não amava ele, não importa os métodos dela para tentar fugir porque como vítima é totalmente aceitável, mas não ela sente que pegou pesado demais com ele por o machucar, sendo que o que ela faz com ele nem se compara com o que ele fez com ela. É a isso que eu me refiro. E um embasamento para tal opinião é entrar no Skoob e ver que existem pessoas que sentem pena do Clegg um cara rico e psicopata e julgam a Miranda. Se essas pessoas acham isso é porque o livro dá essa opinião à elas.

Rodrigo1001 20/01/2020minha estante
EntendI teu ponto de vista, mas, se posso te dar uma sugestão, procure sobre Síndrome de Estocolmo no Google. Depois disso, você vai entender melhor a onda de ignorância nas resenhas de quem culpa a vítima desse livro. No mais,

Rodrigo1001 20/01/2020minha estante
Entendi teu ponto de vista. Sugiro que jogues no Google o termo "Síndrome de Estocolmo". Quem culpa a vítima neste livro, o faz com completo desconhecimento de causa. No mais, o livro é brilhante e promete assombrar o leitor mais atento por muitos e muitos anos. Abraço!

Maria2264 21/01/2020minha estante
É o meu ponto de vista e eu não gostei do livro. Não há nada nessa história de grandioso ou inovador. Talvez para a época que foi escrito, mas não para os dias atuais. Abraço!

Rodrigo1001 21/01/2020minha estante
Quanto a mim, foi uma dos melhores livros do gênero. Boas leituras!

Marina.Bonaldo 28/01/2020minha estante
O problema é que nem errado souberam contar. A história fica CHATA demais quando inverte a narrativa. Poderiam ter criado uma Miranda forte quando deram a voz pra ela, mas criaram uma menina submissa, fantasiosa, infantil.

Maria2264 28/01/2020minha estante
Totalmente. Ficam forçando a Miranda com aquele tal de G.P e ela fica a narrativa inteira não falando coisa com coisa, tendo atitudes estranhas. Isso desperta no público um sentimento de desprezo pela personagem, o que não era para acontecer.

Scheilalz 31/01/2020minha estante
Tenho que concordar que a narrativa de Miranda está se tornando chata e tediosa. O livro estava muito mais emocionante quando narrado pelo psicopata . Ainda não acabei de ler,mas estou nos finalmente.

gabriela.garzella 15/02/2020minha estante
Achei no mínimo interessante terminar a leitura com uma impressão muito positiva sobre o livro de forma geral, mas também sobre Miranda (a minha parte favorita do livro foi a do diário dela, que, para minha surpresa, tantas pessoas odiaram). É interessante ver como as pessoas podem ter perspectivas tão diferentes sobre as coisas, pois eu não achei a personagem maçante, submissa (ao menos não em sua essência, mas talvez em função da sua construção social como mulher em uma sociedade patriarcal e misógina) e infantil. Nesse sentido, algumas coisas me fizeram pensar. Primeiro, não fica claro quantos anos ela têm, mas a narrativa dá a entender que ela é bem jovem. Assim, sabendo que se trata de uma mulher jovem, que já vive em um contexto onde as mulheres são subjugadas (fator que podemos ver em várias situações narradas por Miranda, especialmente em sua relação com G.P.; além disso, a história foi escrita numa época na qual sabemos ter sido muito difícil para as mulheres), tudo isso aliado ao fato de ela ter sido SEQUESTRADA, e estar vivendo em CATIVEIRO, considero no mínimo raso afirmar que ela não é uma "mulher forte", ou que o autor a retratou de uma forma submissa e infantil. Além disso, parece que algumas pessoas não conhecem ou ouviram falar sobre a síndrome de Estocolmo, mas não vou entrar nesse mérito. E enfim, fiquei decepcionada ao perceber que muitos leitores focaram em criticar a personagem, quando há questões tão mais profundas na narrativa que podem promover inúmeros debates e discussões maravilhosos.

gabriela.garzella 15/02/2020minha estante
Começo essa resenha ressaltando que achei no mínimo interessante terminar a leitura com uma impressão muito positiva sobre o livro de forma geral, mas também sobre Miranda (a minha parte favorita do livro foi a do diário dela, que, para minha surpresa, tantas pessoas odiaram) e ver tantas criticas negativas, principalmente em relação à personagem. É interessante ver como as pessoas podem ter perspectivas tão diferentes sobre as coisas, pois eu não achei a personagem maçante, submissa (ao menos não em sua essência, mas talvez em função da sua construção social como mulher em uma sociedade patriarcal e misógina) e infantil. Nesse sentido, algumas coisas me fizeram pensar. Primeiro, não fica claro quantos anos ela têm, mas a narrativa dá a entender que ela é bem jovem. Assim, sabendo que se trata de uma mulher jovem, que já vive em um contexto onde as mulheres são subjugadas (fator que podemos ver em várias situações narradas por Miranda, especialmente em sua relação com G.P.; além disso, a história foi escrita numa época na qual sabemos ter sido difícil para as mulheres), tudo isso aliado ao fato de ela ter sido SEQUESTRADA, e estar vivendo em CATIVEIRO, considero no mínimo raso afirmar que ela não é uma "mulher forte", ou que o autor a retratou de uma forma submissa e infantil. Fiquei me perguntando, diante das críticas que li, o que será que se espera de uma mulher nessa situação? Fico com a impressão de que uma "mulher forte" automaticamente não pode ter fragilidades, (mesmo que, ao mesmo tempo, Miranda demonstre ser inteligente e sagaz em diversos momentos). Além disso, parece que algumas pessoas não conhecem ou não ouviram falar sobre a síndrome de Estocolmo, mas não vou entrar nesse mérito. A questão é que fiquei decepcionada ao perceber que muitos leitores focaram em criticar a personagem, quando há fatores tão mais profundos na narrativa que podem promover inúmeros debates e discussões maravilhosos.

iamdudis 13/01/2022

A Borboleta e Caliban
O Colecionador foi escrito na década de 60 pelo autor John Fowles. A escrita é impecável e com temas atuais mesmo depois de 58 anos de lançamento. O livro é uma literatura pós-moderna.

A estória é pelo ponto dos protagonistas: o sequestrador e a vítima. A grandeza da trama é sobre temas como: questões sociais, luta de classes, o feminismo (a Miranda é uma personagem moderna para época que foi escrita) e sobre o que é considerado arte ou não e sua importância na construção de uma sociedade.

O primeiro ponto de vista é do Frederick Clegg, o sequestrador. Ele é um homem com menos de 30 anos solitário, anti-social e conservador. Estar dentro da mente de Fred é revelador na mesma medida que é perturbador, pois vemos muitas coisas nele que também existe em nós. Ele é um colecionador de borboletas o que é interessante durante o livro sobre sua relação com a Miranda. O autor consegue fazer o leitor ter empatia com o Fred, mesmo que ela esteja errado e nada justifica sequestrar alguém. O interessante é que Fred transita entre a ingenuidade e a insanidade.

Miranda Grey é uma jovem muito moderna de apenas 20 anos que vê o mundo através da artes, principalmente pela pintura que é seu objeto de estudo. Miranda é brilhante, inteligente e astuta. O ponto de vista através do diário é revelador para várias questões. A principal dela é como está estável psicologicamente em uma situação de sequestro e prisão. Descobrimos mais sobre a sua vida antes de ser sequestrada como família que ela tinha problemas, um romance com um homem mais velho e idealizado e seus receios como pintora.

Interessante sobre a relação de Miranda com o Fred é o apelido de Caliban (é um personagem mitológico que é monstruoso, egoísta e obsessivo) que ela dá para ele. Outra coisa também é que ela sente um misto de sentimentos sobre ele conforme os dias que passam, são eles: pena, nojo, perdão e raiva.

Já o Fred idealiza a Miranda como um ser puro, não maculada e brilhante. Seus sentimentos por ela é ao longo do livro: admiração, respeito, raiva, ódio e repugnância. Ele é um colecionador e a analogia é que a Miranda é igual uma borboleta em sua visão. Na própria estória Miranda é a borboleta que precisa de sol e liberdade para viver sua curta existência.

O livro tem diversas citações filosóficas, artísticas, científicas, política e o que é certo e errado. A mente humana é tão complexa e perturbadora. Recomendo muito a leitura, deveria ser obrigatório.
Fernanda 13/01/2022minha estante
Estou com esse livro aqui, mas ainda não li

cams 13/01/2022minha estante
esse livro é uma preciosidade! As referências são tão ricas, e a darkside entregou tudo nessa versão

Luaa_ 13/01/2022minha estante
É um livro muito bom, @Fernanda. A história é bem original e, de certa forma, reflexiva. A narrativa e os personagens são legais e perturbadores. Acho que vale a pena ser lido!

emixozy 13/01/2022minha estante
é verdade que esse livro realmente só tem um capítulo??

Fernanda 13/01/2022minha estante
@Luaa_ obrigada pela recomendação. Não sei porque sempre acabo passando outro livro à frente...

null 13/01/2022minha estante
Li esse livro a mais de um ano , e até hoje não me conformei com o final .

Luaa_ 13/01/2022minha estante
@emixozy Só um capítulo?? Não, não é verdade.

Yanne0 13/01/2022minha estante
Amo amo amo

Luaa_ 13/01/2022minha estante
Nada!!! @Fernanda Apesar de ser um livro muito bom, a leitura pode ser um pouco arrastada. Indico ler ele quando você estiver realmente com vontade. Quando isso acontecer, me conta como foi!!! ?

Luaa_ 13/01/2022minha estante
@null Nossa... sim!!!! O final foi a parte mais impactante do livro, para mim.

iamdudis 13/01/2022minha estante
São 4 capítulos. Só que no kindle ele contabiliza por vezes como um.

iamdudis 13/01/2022minha estante
@null o fim eu imaginei que seria mesmo assim por conta de toda a narrativa construída no sequestro.

@livrosmundofantastico 09/07/2018

Demasiadamente Cansativo
A história é interessante tem certo envolvimento mais é muito narrativo com quase nenhum dialogo o que acabou tornando a leitura muito cansativa, por vezes estressante. Ele é um thriller bem psicológico vai ao fundo do pensamento dos dois personagens, conhecemos o sequestrador que para mim ele parece ser um stalker além de ter sérios problemas mentais e da vitima que sofre muito por está isolada e por não conseguir identificar o que o sequestrador realmente quer dela.
Fabi129 09/07/2018minha estante
Megaaaaa cansativo! E o final? Nossa deu nojo.

Fabi129 09/07/2018minha estante
Megaaaaa cansativo! E o final? Nossa deu nojo.

@livrosmundofantastico 09/07/2018minha estante
Achei nada a ver o final foi um livro que não curti.

Fabi129 09/07/2018minha estante
Eu cheguei até a torcer que tivesse um romance kkkkkk Já leu Stolen? Mt bom este.

Larissa.Messias 17/07/2018minha estante
Nossa eu acabei de ler aki é uma palavra descreve o final RANÇO. Tipo tudo isso pra um final nada a ver!

@livrosmundofantastico 19/07/2018minha estante
Justamente foi o que me decepcionou.

@livrosmundofantastico 19/07/2018minha estante
Ainda não li vou procurar aqui no Skoob.

Samara Ribeiro 31/07/2018minha estante
Gente, vcs descreveram tudo que estou sentindo. Nossa, tô muito decepcionada com esse livro :/

@livrosmundofantastico 31/07/2018minha estante
Nem fala! Foi meu primeiro thriller e foi decepcionante.

Larissa.Messias 31/07/2018minha estante
Pra mim também decepcionante.

Larissa.Messias 31/07/2018minha estante
Pra mim também decepcionante