O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

alexx_ 02/04/2024

Creep
Bizarro, desconfortável, muito bem escrito com um final de explodir cabeças. acho que nunca me senti tão desconfortável lendo algo como no capítulo que é na visão dele!

Isadora Martins 02/04/2024

Perturbador e viciante
Algo no prefácio, escrito por Stephen King, me marcou bastante sobre esse livro: comumente não imaginamos um thriller com reflexões filosóficas, nem ensaios filosóficos com narrativas viciantes, mas John Fowless consegue unir essas duas pontas como se fossem parte de uma mesma fita.

O suspense instigante traz na bagagem reflexões sobre gênero, classes sociais, política, arte e idealismo. Idealismo que cabe ainda mais aqui considerando seu lançamento em 1963, início do efervescente movimento de contracultura e da revolução hippie.

Tudo isso sem deixar de lado a narrativa fluida e perturbadora de um thriller de psicopata! As últimas páginas são lidas em overdose tamanha a curiosidade que temos de entender até onde vai a loucura de Frederick.

Ainda me pergunto como esse livro não é mais amplamente conhecido.

juubshx 02/04/2024

Queria voltar no tempo e nunca ter lido
Tem uma proposta legal tipo se a escrita nao fosse tao terrivel ou se a miranda nao fosse tao chata pra pelo menos fazer com q o leitor sinta empatia por ela ou se o calibam nao fosse tao confuso e raso ao mesmo tempo ou se nao tivesse terminado da forma mais entediante possivel.... poderia ter um livro legal, mas nao é! simples assim sabe, queria nunca ter gastado dinheiro comprando ele. teve pouquissimas partes que fui feliz e interessada lendo, nao compensa.
lililoza 07/04/2024minha estante
Tive empatia com ela desde o momento que ela estava sendo sequestrada, eu agiria pior que ela em muitas das vezes ela chegou até ser legal com esse doente

William Vieira 30/03/2024

Que livro bem chato
Eu nunca fui um fã de romance, dei uma chance para esse livro e foi uma decepção.
É uma enrolação enorme da metade para o fim, broxa totalmente o leitor, achei muito ruim.

Pam 30/03/2024

Chato.
Que livro CHATO! Não tem outra palavra. Um tédio. O começo até que é interessante, mas a segunda metade quando troca de POV fica uma chaticeeeeeee. Li na força do ódio. Não acho legal pular partes de livros, mas eu queria voltar no tempo e aconselhar a minha eu do passado a pular todo o POV da Miranda. Teria terminado mais rapidamente essa tortura.

Eu fui ler porque sempre ouvi comentários que um certo autor nacional havia copiado esse livro, e olha... são mt semelhantes, a diferença é que o autor nacional pelo menos fez um livro mais interessante e emocionante kkkk Porém assumo que "O Colecionador" é bem mais "crível".

O protagonista mesmo que viva décadas no passado tem uma energia de incel. Não tenho mais saco pra ficar vendo palco de incel. Queria pedir reembolso dos 2 dias que gastei lendo essa bomba. Leia esse livro se você se odeia ou gosta de gastar seu tempo com experiências horríveis.
Julia Manjko 30/03/2024minha estante
Tirando o POV dela eu amei esse livro

Isabelle333 29/03/2024

Eu odeia a Miranda......

É um livro de 1963, muito bem escrito, mas acho que eles poderia ter explorado e desenvolvido melhor a história.

No primeiro bloco você sente a loucura de Clegg pela Miranda e a todo momento ele tenta te convencer que ele não está louco que está era a única solução para ele ficar com ela é INCRÍVEL até você chegar no segundo bloco.

A Miranda é uma clássica pick-me Girl onde ela acha ser superior a todos. O que é mais triste é que com o passar da história você pega tanto ranço dela que é impossível qual sentimento de empatia pela sua dor
Helena433 29/03/2024minha estante
na minha cabeça ela era tão louca quanto ele

Filco 29/03/2024

Chato, chato, chato...

No começo eu até achei interessante com o ponto de vista de Frederick, o colecionador. Onde ele explicou como conheceu Miranda, a vítima, e como foi se desenvolvendo a sua obsessão pela garota. Tem momentos em que até senti "dó" dele.

Mas quando entramos no POV de Miranda (revira os olhos), meu Deus, que mulher chata! Ela é jovem, talvez por volta dos 19 aos 21, no máximo. É extremamente soberba, se acha melhor do que todos e, para piorar, se envolve e não para de falar de GP, um homem mais velho tão soberbo, ou mais, quanto ela. Sinceramente, foi aqui que eu dei uma pausa nesse livro, não suportei Miranda e essa obsessão dela por esse homem.

Levei meses para voltar a ler e não melhorou, pois ainda estava no ponto de vista dela. Por fim, achei um livro que empacou perto da metade e não fluiu até quase o final. Não há surpresas ou plot twist nesse livro, ele é exatamente o que é.

Lalu 27/03/2024

Mais do que o esperado
Tenho q confessar q não dava muito por esse livro. Pensei q seria mais um suspense qualquer. Porém, ao longo do livro, fui pega desprevenida. Para além do suspense, diversos outros assuntos são abordados de forma muito interessante e intensa, como o feminismo, a luta de classes, opiniões políticas, entre outros assuntos tão importantes quanto. Achei q o final poderia ter sido melhor, mas o livro como um todo valeu a pena. Ter o livro contado das duas visões (a da vítima e a do sequestrador) é fenomenal, ainda mais sendo expostos seus pensamentos sem filtro. Todos nós ao longo do livro teremos raiva e empatia por ambos. Recomendo a leitura, pq além de tudo, me fez ter um outro olhar sobre certas coisas.

GeToszek 27/03/2024

UAU
Meu Deus, que livro incrivel, fazia tempo que nao lia algo assim. Todo o misterio, aflição e medo que voce sente enquanto lê, você tem o ponto de vista de ambos os personagens e, confesso senti um minimo de pena do sequestrador. Porem no outro ponto de vista, no de Miranda é possivel sentir o dessespero e medo. E o final... nossa.