A Grande Caçada

A Grande Caçada Robert Jordan

Resenhas - A Grande Caçada

robertgvds 03/07/2021

Cada vez mais interessante
?Cinco avançam cavalgando, e quatro retornam. Ele se proclamará acima dos vigias e, com seu estandarte, atravessará o céu em chamas??

Apesar de seguir a mesma linha do primeiro livro que eu não tão fã, que é a grande jornada de uma local à outro (cof cof tolkien), e que eu tenho passado por uma ressaca no meu da leitura.

Este livro é incrivelmente interessante na questão da construção de mundo, um universo que a cada capítulo fica cada vez mais complexo e interessante.

Priscila 10/12/2022

A cada novo capítulo uma emoção diferente...
Levei três meses pra ler essa continuação, em outro momento da minha vida teria lido em 15 dias ou menos, mas li mais rápido o segundo do que o primeiro. (risos)

A Grande Caçada é uma leitura muito rápida, no começo do livro eu simplesmente queria ler mais e mais, mas não estava conseguindo ler em casa, apenas no caminho pra casa ou no trabalho, mas ainda assim partes que aconteciam ainda ficaram na minha mente, não posso negar que Robert Jordan é um autor incrível, me questiono como ele fez para manter uma história tão cheia de personagens, com tantas reviravoltas sem se perder no meio do caminho, ele devia ter um ótimo "sistema" para isso.

A história do livro dois é uma grande Caçada pela trombeta de Valere, heróis da era das lendas podem ressurgir se ela for tocada dizem as histórias, Jordan envolve lendas e as realidades de Rand e outros personagens de uma forma muito intricada, força a cada passagem o personagem principal a crescer e ao mesmo tempo faz a gente se questionar quem realmente é o personagem principal de seus livros, quero continuar descobrindo lugares e novos personagens nos próximos livros.

Matheus 01/05/2020

Maravilhoso
A fantasia que Robert Jordan cria é algo tão excepcional que só nos mostra, mais de uma vez, a grandiosidade da sua mente. Continuação direta do primeiro livro, apresenta mais ação e explicações sobre o mundo criado que só aumenta a vontade do leitor de continuar a leitra da série.

Anderson Tiago 19/11/2014

[RESENHA] A Grande Caçada (A Roda do Tempo #2) - Robert Jordan
Quando escrevi a resenha de O Olho do Mundo, primeiro livro da série, comentei que A Roda do Tempo ficaria somente atrás de O Senhor dos Anéis em termos de importância dentro do contexto da literatura fantástica. A recente indicação da série ao Prêmio Hugo, uma das mais altas honrarias que um livro ou saga de fantasia e ficção científica pode receber, apenas comprova que a obra de Robert Jordan deixou a sua marca no mundo da fantasia. A marca da garça.

A Grande Caçada tem início logo após os eventos de O Olho do Mundo, onde Rand al’Thor se revelou capaz de canalizar o Poder Único e a possível reencarnação do Dragão, um lendário e temido herói que enfrentará o Tenebroso na Batalha Final e causará uma nova ruptura no mundo. O livro tem um início fantástico com um prólogo relatando uma assembleia de Amigos das Trevas em Shayol Gul, a fortaleza do Tenebroso, a fim de receber ordens. Essa cena é muito bem trabalhada pelo autor à medida que ele fornece algumas características dos presentes à reunião, mas sem revelar demais, deixando um clima de desconfiança, já que algum dos presentes pode ser ou vir a ser um agente infiltrado no grupo dos nossos heróis.

Não temam, pois o Dia em que seu Mestre dominará o mundo está quase chegando. O Dia do Retorno está próximo. Minha presença aqui, para ser visto por vocês, os poucos escolhidos dentre seus irmãos e irmãs, não é prova disso? Em breve, a Roda do Tempo será quebrada. Em breve, a Grande Serpente morrerá, e, com o poder dessa morte, a morte do próprio Tempo, seu Mestre recriará o mundo à sua imagem e semelhança, nesta Era e em todas as que virão. E aqueles que me servem, fiéis e diligentes, vão se sentar aos meus pés, acima das estrelas no céu, e governarão o mundo dos homens para sempre. Foi isso que prometi, e é assim que será, pela eternidade. Vocês viverão e reinarão para sempre.

Após enfrentarem dois dos Abandonados, protegerem o Olho do Mundo e recuperarem a Trombeta de Valere, Rand e seus amigos descansam enquanto pensam no que farão de suas vidas depois da jornada que modificou a todos. Egwene e Nynaeve irão para Tar Valon para serem treinadas como Aes Sedai; Mat terá o mesmo destino para se livrar da maldição da adaga de Shadar Logoth; Perrin pensa em voltar a Campo de Emond, porém se sente deslocado desde que se torno um Irmão dos Lobos; e Rand só pensa em fugir do que o destino lhe reserva, pois imagina que irá enlouquecer e machucar todos ao seu redor, como fazem todos os homens capazes de canalizar o Poder Único desde a Ruptura do Mundo.

Os planos de Rand são frustrados quando várias Aes Sedai, incluindo o Trono de Amyrlin, chegam a Fal Dara. O jovem logo imagina o pior e que elas vieram com o intuito de “amansá-lo”, ou seja, cortar a sua ligação com a Fonte Verdadeira, algo que podia leva-lo à morte. Na realidade, o Trono de Amyrlin, juntamente com Moiraine, faz parte de uma trama que acredita que Rand seja verdadeiramente o Dragão Renascido e que ele deve cumprir as Profecias do Dragão e assumir o seu lugar de herói, algo que Rand recusa-se a acreditar. Tudo muda quando Fal Dara é atacada por Trollocs, Amigos das Trevas, e um Desvanecido. Eles roubam a Trombeta de Valere, a adaga de Shadar Logoth e libertam Padan Fain, o Amigo das Trevas que foi usado pelo Tenebroso para perseguir Rand.

Os homens de Fal Dara logo organizam um grupo para recuperar a Trombeta. Rand, Mat e Perrin, assim como Loial, o Ogier, se juntam ao grupo, uma vez que sem a adaga Mat não poderá ser curado e provavelmente morrerá. No comando do grupo está Ingtar e como rastreador temos Húrin, personagens secundários de grande importância para a trama. Egwene e Nynaeve seguem com o plano original de ir para Tar Valon e treinar para serem Aes Sedai. Com essa nova separação, a história se expande e ganha os contornos de saga épica, bem elaborada e rica em detalhes que é A Roda do Tempo.

A narrativa se divide entre alguns dos personagens principais - inclusive de alguns secundários -, mas a predominância assim como no primeiro volume, é de capítulos que seguem a trama de Rand. Em A Grande Caçada, alguns personagens ganham mais destaque, caso de Loial, que desempenha o papel de leal escudeiro durante todo o livro, enquanto outros acabam ficando a margem da história, como Mat. As gratas surpresas ficam por conta de personagens que retornam de O Olho do Mundo, como Elayne, a Filha-Herdeira de Andor, e Min, garota capaz de ler a aura dos outros e fazer previsões do futuro, além de um personagem que imaginávamos que nunca reapareceria. Entre os personagens novos destaco a misteriosa Selene, que vai mexer com a cabeça de Rand e deixa-lo ainda mais confuso; a amarga Liandrin, que esconde segredos obscuros; e a sábia Verin, que assume boa parte do papel que Moiraine exerceu no primeiro volume da narrativa.

A Grande Caçada amplia a narrativa iniciada em O Olho do Mundo em escalas globais. Não é apenas a história de um grupo de jovens tentando sobreviver à perseguição de um inimigo sombrio, e sim de um mundo à beira da guerra. Uma guerra que pode destruir todo o mundo. E a ameaça parece não vir apenas do Tenebroso, quando invasores de além-mar com estranhos costumes e requintes de crueldade começam a submeter os povos ao seu domínio. Traições, desconfianças, intrigas, manipulações e assassinatos completam o quadro que forma a trama desse segundo volume.

Ele foi um soldado. Foi um pastor. Foi um mendigo, um rei. Foi fazendeiro, menestrel, marinheiro, carpinteiro. Nasceu, viveu e morreu Aiel. Morreu louco, apodrecendo, doente, por acidente, de velhice. Foi executado, e multidões comemoraram sua morte. Proclamou-se o Dragão Renascido e fez tremular seu estandarte pelo céu. Fugiu do Poder Único e se escondeu. Viveu e morreu sem nunca saber. Conteve a loucura e a doença por anos, sucumbiu entre um inverno e outro. Às vezes, Moiraine aparecia e o levava embora de Dois Rios, sozinho ou com alguns de seus amigos que haviam sobrevivido à Noite Invernal. Às vezes ela não ia. Às vezes outra Aes Sedai ia buscá-lo. Às vezes era uma da Ajah Vermelha. Egwene se casou com ele. Egwene, com uma expressão severa, usando a estola do Trono de Amyrlin, liderou as Aes Sedai que o amansaram. Egwene, com lágrimas nos olhos, cravou uma adaga em seu coração, e ele agradeceu ao morrer. Ele amou outras mulheres, casou-se com outras mulheres. Elayne, Min, a filha loura de um fazendeiro da estrada de Caemlyn, e mulheres que nunca vira antes de viver aquelas vidas. Cem vidas. Mais. Tantas que ele não conseguia contar. E, no fim de cada uma, quando jazia às portas da morte, enquanto dava seu último suspiro, uma voz sussurrava em seu ouvido: Venci de novo, Lews Therin.

Robert Jordan conduz magistralmente a história através de mundos paralelos e realidades alternativas, fruto da sua formação em física. No entanto, é nos conflitos internos dos personagens que o autor se sobressai, principalmente, no meu entendimento, em Rand e Nynaeve, minha personagem preferida desde o primeiro livro. E em a Grande Caçada, assim como em Olho do Mundo, Jordan finaliza o livro deixando você louco para ler a continuação.

O Dragão Renascido deve sair no Brasil ainda esse ano pela editora Intrínseca. Eu já estou na espera. E você?

site: http://intocados.com.br/index.php/literatura/resenhas/396-resenha-a-grande-cacada-a-roda-do-tempo-2-robert-jordan

Sakurazuka 27/09/2021

Morto estou
O que foram esses últimos capítulos, eu fiquei sem ar lendo. Tanta coisa, tantos acontecemientos. Tanta reviravolta. Sem sombra de dúvidas que esse mundo é um dos melhores que já vi em toda minha vida.

Rand é foda. Não gosto do Mat, mas né. E o que foi esses Seanchan e todas as coisas que envolvem eles. Passei raiva em. Ansioso para ler o próximo.
Oldcat 27/09/2021minha estante
Muita loucura acontece nesse volume, os personagens começam a mudar substancialmente, por mim ele é ainda melhor que o primeiro. Mas o Terceiro volume meu amigo, é ainda melhor. Muuito melhor!!

Sakurazuka 27/09/2021minha estante
Não fala isso. Vou ler o terceiro em novembro. Pq mês que vem faço o Projeto só lendo terror. Kkkkkk

Oldcat 27/09/2021minha estante
Força então kkkk

Andrus ( @andrus05 ) 16/02/2020

Sem dúvidas é uma das melhores sagas do mundo. Nesse segundo livro o foco é mais no Rand. Amo o estilo de escrita desse autor. Ele consegue nos transportar para a história e fazer-nos sentir a mesma sensação do Rand ao usar o poder único e enfrentar o tenebroso. É algo incrível.
O que mais gostei desse segundo livro é o amadurecimento notável dos personagens em comparação ao primeiro.
Amo!

Andrus ( @andrus05 ) 16/02/2020minha estante
A história é boa demais

Deco 16/02/2020minha estante
Siim! Cada vez tem mais coisas... Esse ano quero ler o 5...

Andrus ( @andrus05 ) 16/02/2020minha estante
Eu comprei o livro 3 junto com o 2. Quero ler ainda esse ano.

Muito bem, livro 3 ainda é "fino" rsrs

Fabio Pedreira 16/02/2020minha estante
Esse livro e saga são perfeitos

Julioocss 27/10/2020

Excelente
Cara, essa saga sem dúvidas vem superando todas as minhas expectativas, eu definitivamente fico preso nessa aventura quando inicio a leitura..
O tipo de trama q eu gosto, jornado do herói, monstros, guerreiros, magia e tudo que pode te prender em uma leitura de fantasia..

Viny 08/01/2024

Oq foi dito nesse livro podia ser dito em 200pgs a menos
O livro vai e volta dps vai de novo da uma volta pega a rotatória e sobe pelo viaduto antes de chegar onde quer chegar, e isso acontece em cada cena. ruim? de jeito nenhum, pra uma pessoa com alzheimer deve ser hit. pra mim, algumas cenas ficaram meio monótonas, mas só isso

Luan 25/06/2014

Incrível!!!
Com toda certeza MUITO mais emocionante que o primeiro título da série!!!
Vemos aqui um livro basicamente centrado em Rand Al'Thor, que por sinal mostra uma grande evolução, e uma postura nova.
O historia é bem fluida e fica pouco tempo no mesmo terreno, as viagens são constantes, a trama vai sendo cada vez mais intrincada, novos personagens são apresentados e novos mistérios.
O que mais me agradou foi um contato maior com a magia, ao contrario do primeiro volume aonde toda magia é basicamente centralizada em Moiraine, Em A grande Caçada temos novos conjuradores incluindo o próprio Rand.
Vemos também o primeiro contato com os misteriosos Aiel, o surgimento de um novo inimigo, e o crescimento de um velho inimigo.
A grande caçada é eletrizante com um final fantástico!!!
Aguardo ansioso o lançamento do Dragão Renascido.

Henrique 06/08/2023

A Grande Caçada
Segundo livro da roda do tempo e ao terminar o primeiro livro eita tinha achado denso e muito descritivo com um ritmo muito devagar aqui é totalmente o contrário com um ritmo muito bom com a história desse mundo se expandindo e com os personagens ganhando novas camadas aqui nesse livro acompanhamos a famosa grande caçada que vai do começo até o final do livro e tem alguns momentos sobre esse plot que são bem ok mas no geral toda a jornada é boa e aqui temos a apresentação de novos personagens que vem do outro lado do mar que eu odiei com todas as minhas forças enquanto eu lia sinceramente eu espero morram dolorosamente que ódio, série esses personagens são bem cruéis mas não vou falar muito pra não dar spoiler, mas falando do arco dos personagens eu gostei muito de cada um deles principalmente do Rand,Mat e Egwene acho que eles foram os destaques desse livro eu gostaria de ter visto mais da Moraine e do Lan mas entendo porque eles não apareceram muito, e o que dizer do final desse livro os últimos 10 capítulos são uma montanha russa de emoções você da risada, chora, grita, e surta em todos os sentidos possíveis a batalha que tem no final desse livro é simplesmente épica nem vou entrar em detalhes pra não prejudicar a experiência mas eu gostei demais pra mim esse foi o melhor livro até agora eu espero que o ritmo desse se mantenha nos próximos porque com certeza vou continuar acompanhando essa série vale muito a pena a leitura.

Vagner46 06/04/2015

Desbravando A Grande Caçada
E não é que tudo pode mudar de um livro para outro? Eu não tinha gostado muito de O Olho do Mundo, mas A Grande Caçada superou muito as expectativas. Li essa sequência por insistência de muitos amigos leitores e também por ter percebido, na obra anterior, que a série do Jordan tinha um bom futuro, mesmo que no 1º livro tudo tenha sido feito de um modo que eu acabei não gostando tanto, cheio de passagens que quebravam totalmente o ritmo. Doce ilusão ou obra do Tenebroso fazer eu achar que sua sequência seria parecida.

Passados os fatos no Olho do Mundo e seus desdobramentos, sabemos que o grupo de personagens principais encontra-se em Fal Dara e está em posse da Trombeta de Valere, que muitos dizem ser um artefato capaz de convocar os heróis do passado para lutar ao lado do tocador da Trombeta.

Já comecei o livro pensando: Agora que a parte boa de ação já passou, será que teremos páginas intermináveis de descrições e explicações de tempos longínquos? Engano meu. As informações passadas ao leitor são intrigantes, cheias de duplo sentido e que me fizeram querer saber sempre mais, ao mesmo tempo que a leitura não se tornava enfadonha e chata em momento algum.

Ainda mais com o prólogo se passando em uma reunião do Tenebroso com dezenas de Amigos das Trevas, onde todos parecem estar prontos para colocar em prática um plano que pode atrapalhar e muito a vida dos nossos conhecidos heróis Rand, Mat, Perrin, Egwene, Nynaeve e cia.

"— 'O túmulo não é limite para o meu chamado' — traduziu, em uma voz tão baixa que parecia estar falando sozinha. — A Trombeta de Valere, criada para convocar heróis de volta do túmulo. E a profecia diz que ela só seria encontrada às vésperas da Última Batalha."

Acomodados em Fal Dara, nossos protagonistas estão pensando apenas no futuro imediato. Egwene e Nynaeve dirigem-se a Tar Valon para iniciar seu treinamento como Aes Sedai. Mat precisará de ajuda para se livrar da maldição da adaga que possui, e as Sedai parecem ser a única solução. Perrin pensa em voltar para Campo de Emond, em Dois Rios, e viver tranquilamente por lá, mas sua relação com os Lobos parece ter se tornado muito mais forte. Já Rand quer apenas fugir do seu destino: enlouquecer e acabar com a vida daqueles que ama. Essa é a mácula que o Dragão carrega, e Rand está muito disposto a não deixá-la acontecer.

Só tem um probleminha: a bendita Trombeta foi roubada, juntamente com a adaga amaldiçoada de Mat! E deixá-los nas mãos dos Amigos das Trevas não parece ser uma boa ideia. Portanto, lá vamos nós acompanhar mais uma aventura.

Rand, Mat e Perrin seguem com Lorde Ingtar e uma comitiva formada por shienaranos em busca do artefato mágico e da adaga, enquanto ao mesmo tempo Egwene e Nynaeve começam sua caminhada rumo a Tar Valon. Usando e abusando dos recursos apresentados no livro anterior, Robert Jordan nos faz praticamente atravessar boa parte do mundo por meio das Pedras-Portais e também dos Caminhos, passagens mágicas que alteram a distância e tempo percorridos.

Uma das boas partes desse livro é conhecer Tar Valon e como são treinadas as Noviças e Aceitas que pretendem se tornar Aes Sedai um dia. Egwene e Nynaeve certamente passarão alguns sufocos em busca do sonho, ainda mais quando percebem o que acontece quando uma Aes Sedai "amansa" um homem capaz de canalizar o Poder Único, como é o caso do Falso Dragão Logain. E se algum dia, em seu lugar, estiver Rand? Elas serão capazes de fazer o que lhes é mandado? São perguntas que só serão respondidas quando eu ler o restante da série. Destaco também, antes que eu esqueça de mencionar, as novas amizades das duas garotas: Elayne e Min.

E quem disse que não teríamos novos povos e criaturas sendo apresentados? É nesse livro que Jordan expande ainda mais o seu universo e nos apresenta seres muito peculiares, como os Seanchan, que saíram de além do Oceano para recuperar as terras do passado, falando sobre o tal Corenne, reforçando que devem o terreno pronto para o retorno dos exércitos que esperarão a vinda do seu herói Artur Asa-de-gavião. Acompanhados deles, criaturas bonitinhas e dóceis, como os grolms.

Isso que nem comentei o que esse povo pensa e faz com as Aes Sedai ou mulheres capazes de canalizar o Poder Único. Algo repudiante e covarde, diga-se de passagem. Deixarei a cargo do leitor descobrir o que acontece e tirar as suas próprias conclusões a respeito.

Conhecemos também, em Cairhien, o famoso Daes Dae'mar, o Grande Jogo ou Jogo das Casas, muito parecido com o que temos na série As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George Martin, onde cada movimento, certo ou errado, pode representar uma ameaça para um lorde vizinho e acabar trazendo grandes consequências.

Finalmente consigo perceber o que Jordan quis trazer para o leitor ao escrever A Roda do Tempo. Mesclando conflitos pessoais (principalmente os de Rand, Perrin e Nynaeve nesse livro) com uma infinidade incrível de povos e culturas diferentes, a escala começa a crescer e eu me sinto mais inserido dentro da trama, querendo aprender mais e saber qual será o destino de cada um.

"— Alguns homens — começou ela, sem tirar os olhos da mão dele — escolhem buscar a grandeza, ao passo que outros são forçados a ela. É sempre melhor escolher do que ser forçado. Um homem que é forçado nunca é inteiramente senhor de si, precisa dançar de acordo com os cordéis de quem o forçou."

E o final desse livro? SENSACIONAL! Feito com muita qualidade, já adianto, e fechando com chave de ouro essa sequência de O Olho do Mundo. Toda aquela aura de mistério por trás da Trombeta de Valere é revelada, trazendo consigo muito mais que uma simples melodia.

"Deixe que o Dragão cavalgue novamente nos ventos do tempo."

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/04/resenha-grande-cacada-robert-jordan.html
Qlucas 19/10/2017minha estante
Excelente resenha!

Marcos Ogre 06/05/2020

A Grande Caçada, de Robert Jordan
Eu comecei a ler fantasia há tantos anos quanto eu comecei a ler. Era um ponto de encontro interessante entre as minhas ideias e de uma forma de me entreter, porque eu sempre fantasiei muito sozinho - até demais, realmente. Mas eu guardava essas criações na minha própria cabeça, e tardou bastante até que eu as expusesse. Mas, se não tardou mais, foi muito graças aos livros de fantasia.

No entanto, depois de uns dez anos de leitura, algumas coisas começam a "perder a magia", digamos assim. Ler demasiados livros de fantasia me mostrou diversos pontos em que eles se conversavam, e, eu não estando atualizado necessariamente do que acabava de sair, não tinha um bom parâmetro de quando essas convenções da fantasia tinham começado e quando pararam. Confesso que, dessa forma, livros com essa ambientação me pareceram um tanto desgastados.

A Roda do Tempo, nesta minha nova "fase" como leitor, surgiu como As Crônicas de Gelo e Fogo surgiu em tempos anteriores. Foi revigorante. Agora, tendo uma visão mais ampla no contexto histórico que envolve o gênero, e estando ciente de que essa série foi importantíssima para livros posteriores, a obra até ganha um espaço mais especial no meu coração.

Digo isso porque li o primeiro livro há um tempo e não escrevi nada a respeito. Eu não ando escrevendo nada a respeito de nada. Mas foi uma experiência incrível, que só se prolongou neste segundo volume.

Robert Jordan era um escritor muito sagaz, isso é perceptível. A Roda do Tempo traz uma mitologia muito inteligente e detalhada, demonstrando um zelo grandioso com o compromisso de tornar seu mundo algo crível dentro do que se entende pelo fantástico. Isso, inclusive, se estende também no que diz respeito aos fatores culturais, à construção das locações, vestimentas, tudo. Apropriando-se de muitas coisas do mundo real, resignificando-as, e criando outras tantas, A Roda do Tempo deslumbra nesse quesito.

Uma preocupação tão intensa com tais elementos, poderia deixar de lado uma construção mais detalhada das personagens, mas isso não acontece aqui. As personagens, muito bem apresentadas no livro anterior, são mais aprofundadas, e suas camadas de descobrimento são plausíveis e interessantes. O que me leva a uma pequena crítica negativa é a escolha de Rand Al'Thor novamente como protagonista neste segundo volume. Justamente por termos um contato mais intenso com tais personagens, foi um pouco cansativo acompanhar alguém tão sem carisma e perspectiva.

~Parabéns, Jordan, você me convenceu de que ele é insuportável. Estou ansioso para a sua melhora como indivíduo, porque já está bom o suficiente~

Outro ponto positivo, dentro dessa questão da exploração de personagens, é como algumas figuras secundárias ganham maior espaço nesta continuação. Egwene e Nynaeve protagonizam alguns dos melhores capítulos, em vezes com leveza e humor, em outras com força e determinação.

As sequências de ação novamente são muito bem descritas, embora um tanto espaçadas. Ao todo, o livro tem mais de 700 páginas, e, mesmo sendo menor que o anterior, o ritmo acaba sofrendo com isso. Eu entendo, e espero que isso seja a preparação de terreno para livros mais dinâmicos mais pra frente. Isso porque, novamente, embora o final traga uma belíssima sequência de capítulos grandiosos de perder o fôlego, o caminho para eles é longo demais. É entediante? Eu não diria isso. Mas diria, sim, que poderia ser um pouco mais rápido.

A Roda do Tempo tem sido um ótimo respiro pra mim. Um respiro de leituras pesadas, e, talvez, de uma realidade que toma muito espaço nos meus pensamentos. É bom respirar, e este é um ótimo livro.

leiturasdaursula 10/12/2021

Esse livro é mais frenético
Aqui são formados vários grupos diferentes, então os capítulos se intercalam entre as aventuras vividas por cada grupo. É mais uma história de jornada só que em busca de recuperar objetos perdidos que são essenciais. Eu gostei, tem plots interessantes, cenas pesadas mas ainda há um pouco de enrolação. Porém quero ler o terceiro volume.