O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

bruno.veiga.33 08/09/2020

Me rendeu até uma tatuagem
Li esse livro enquanto enrolava para estudar pra uma prova final que eu tinha pra fazer, e foi uma das melhores coisas que fiz. O livro é simples, a escrita é simples e poética, e Hemingway faz seu trabalho e consegue passar pro leitor exatamente o que ele quer, a luta entre homem e natureza e a ideia de que o resultado final não é o mais importante, mas sim a jornada até ele.

O livro falou tanto com o jovem que tinha acabado de entrar na faculdade, que resolvi eternizá-lo e tatuar o Marlin Azul na minha perna.
Hoje depois de 3 anos, um pouco mais maduro e mais politizado sei o quão problemático Hemingway era e apesar disso não me arrependo da tatuagem, pois assim como no livro, o caminho que me levou até esse entendimento é muito mais importante que a conclusão que eu tenho hoje sobre o autor.

Paula 10/12/2020

Profundamente melancólico e lindo
Talvez um dos livros mais bonitos que já li!
Foi uma leitura que me inseriu numa melancolia bem profunda; parecia que eu estava ali também, no meio do mar, sozinha.
A jornada do velho no imenso mar imerso em solidão e valentia não me deixou fechar o livro antes de terminá-lo (sim, li de uma vez só).
A escrita de Hemingway é sem sentimentalismos e rodeios e talvez esta escrita tão direta tenha tornado a história tão incrivelmente real e melancólica. Quase conseguia ouvir, durante a leitura, o barulho do mar, o cheiro do mar salgado, sentir as dores físicas do velho e o aperto de seu coração.
Para evitar spoilers, não vou citar minhas partes favoritas (e mais tristes, apesar de bem bonitas) do livro, mas o mesmo é recheado de reflexões profundas que podemos levar para nossa vida.
Muito interessante os diálogos do velho consigo mesno e seus pensamentos, seus conflitos internos e seus conselhos para si próprio, como ele ia se encorajando, se questionando e se dando forças.
Outra coisa que me chamou muita atenção foi ver como a relação do homem com a pesca antigamente era tão diferente e respeitosa.

Uma leitura que vale a pena! Muito bom, recomendo!
Paula1735 10/12/2020minha estante
Linda a sua resenha, parabéns

Arthur.Sousa 28/12/2021

Pra isso serve um homem
As lutas deixam marcas, assim como as conquistas, para isso existe o homem, vencer suas batalhas...
Muitos são os sonhos, planos e desejos do coração de homem, contudo sempre se deve guardar em mente que a cada desejo de conquista existe um batalha ser vencida, pra isso serve um homem, vencer suas batalhas e alcançar seus objetivos.

Guinho 15/10/2021

LIVRO INDISPENSÁVEL PARA OS SONHADORES
O VELHO E O MAR, de Ernest Hemingway, é o segundo clássico internacional em seguida que leio, mas, diferente do interior, este, tive mais identificação. Acho que há dois motivos para isso ter acontecido: 1- a linguagem simples e 2- a mensagem que o livro passou;
Hemingway, de forma magistral, criou uma história com premissa simples e contendo poucos personagens, mas de uma importância única, pois trata-se da epopeia intimista de um velho homem que tem apenas uma vontade: pescar depois de 85 dias de uma maré de azar. Não vou dar spoiler e contar se ele conseguiu ou não, porém é uma obra indispensável para aqueles que, assim como Santiago, não desistem dos seus sonhos mesmo mediante a inúmeras dificuldades. Em quantos momentos, nós, apesar de todos os percalços, continuamos a perseverar na realização dos nossos sonhos? Que nessa caminhada para realiza-los, contamos apenas com pouquíssimas pessoas que nos incentivam e não nos fazem parar? Para mim, essa foi a mensagem que o livro me passou: de perseverança.
Quanto aos aspectos técnicos do livro, eu achei linda as ilustrações da edição da Bertrand Brasil, no entanto, a revisão deixou a desejar, já que em alguns pontos do texto há a elipse de pontuações. Mesmo assim, recomendo demais a leitura deste livro, uma vez que, além de sanar a dúvida se Santiago conseguiu realizar ou não sua proeza, conheceremos um pescador que, embora tenha que viver daquilo, respeita a natureza que o cerca.
Nota: 4,7
Quote: “...O que aconteceu é que acabou a minha sorte. Mas, quem sabe? Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado.”

Bárbara 07/07/2020

Um livro muito bom, retrata sobre a fé, amizade, e a solidão
Esse livro acabou me deixando com um gosto de quero mais, no meio dele a leitura me despertou "desinteresse", mas pelas avaliações que li resolvi ler ele até o fim.
Eu entendi porquê ele fala sobre fé, ele expressa bem o quanto temos que acreditar no melhor e o quanto as vezes somos decepcionados por esperarmos algo que não veio. Me entristeceu ler trechos ao qual o velho passava por dificuldades, me senti impotente igual a ele, e também senti a falta do garoto. Na cena final, o garoto se mostra realmente seu único amigo, o único que se importa. Um livro muito bom, retratando a fé, a amizade, o companheirismo, a amizade e a solidão, que não deixa de doer também no leitor.
Franklin Moreno 07/07/2020minha estante
É um dos melhores livros que eu li na vida, apesar da brevidade dele

oiamanda 05/07/2023

Interessante, reflexivo
Sai de uma ressaca literária com esse livro. Passei praticamente um ano sem conseguir engatar nas minhas leituras novamente e com ele fluiu. Quando finalizei fiquei me questionando o porquê, já que não é uma leitura extraordinária!

O livro é curto, trazem reflexões acerca da vida, tempo, idade, costumes, valores e vitórias. A leitura é fluida, rápida, mas se torna repetitiva em alguns pontos.

Solange.Radke 01/06/2022minha estante
Maravilhoso

Jessica 04/06/2020

Aventura em auto mar
O livro o velho é o mar , podemos acompanhar a aventura de um senhor azarado que apoia 84 dias sem pescar nada , e sem poder contar com a ajuda do seu amigo e ajudante se aventura em um cabo de guerra em com um peixe espada em alto mar .

Patricia.Pedersoli 21/04/2021

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway (??????????)
Lançado em 1952, esse foi o último romance de Hemingway publicado em vida, após quase 10 anos que o autor vivia uma ?ressaca literária? e era considerado ?acabado? pela crítica.
O romance apesar das poucas páginas é de uma sutileza, sensibilidade e inteligência extrema. Uma obra primorosa, que garantiu ao autor o Pulitzer e o Prêmio Nobel de Literatura.
Através de uma breve narrativa os leitores acompanham a história de Santiago, um velho pescador (?Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos que eram da cor do mar, alegres e indomáveis? ?), que após 84 dias sem pescar nenhum peixe é visto em sua aldeia como alguém abandonado pela sorte.
Mas, a revelia do que esses dias impunham de sofrimentos e impulsionado por uma bela amizade, o velho pescador persevera e se depara, finalmente, com o peixe mais importante de sua vida.
A história gira em torno do seu encontro com um enorme peixe espada e a sua luta para fisga-lo. Nós leitores acompanhamos esse duelo que exige coragem, esforço, determinação, resiliência e humildade. Somos transportados para o alto mar e vivemos em conjunto com o pescador, esse confronto entre os limites humanos, repletos de reflexões sobre a vida.
Impossível não torcer e não ter compaixão por Santiago!
Livro curto, intenso, de leitura fácil e fluida que nos prende logo no início e não nos deixa soltá-lo mais! Quando terminamos fica aquele sentimento de nostalgia e um encantamento pela genialidade e brilhantismo de Hemingway.
Que sorte temos de o autor não ter dado ouvido as críticas e nos presenteado com um livro desse nível! Em um mundo onde cada vez mais o esforço perde o protagonismo e todos querem um ?hack?, Hemingway deixa essa verdadeira jóia, que nos lembra de coisas muito mais importantes...
Vincent 21/04/2021minha estante
Esse livro é incrível.

Allan 29/05/2021

Clássico que você precisa ler antes de morrer
O livro se arrasta até o meio, é um pouco difícil se acostumar com o estilo de escrita do Hemingway, porém quando você entra na história é uma experiência sem igual.
Marta 29/05/2021minha estante
Maravilhoso.

Rodrigo 07/12/2022minha estante
São 0950 no RJ e essa foi a melhor resenha do dia, até o momento ???

Fernanda1156 07/12/2022minha estante
Vlw Rodrigo!!!!!

Karol 08/06/2021

Simples e cativante
A história do velho pescador que vai para o mar e quando menos espera pega A GRANDE OPORTUNIDADE DA SUA VIDA! Um bom livro que nos faz pensar nas coisas que sonhamos a vida toda e como lidar quando as conseguimos. É cativante, porque na maior parte do livro os personagens são só o velho e o peixe, mas a gente fica querendo saber o que vai acontecer, na esperança de que tudo dê certo. É bonito também a amizade do velho com o Manolin. é muito simples e gostosinho de ler rapidinho.

ymnrys 19/01/2023

?Não posso continuar a pensar nestes disparates. A sorte é uma coisa que vem de muitas formas, e quem é que pode reconhecê-la?. Por mim aceitaria um bocado de sorte fosse qual fosse a forma como viesse e pagaria o que me pedissem por ela. Gostaria de poder ver o brilho das luzes. Estou sempre desejando coisas. Mas essa é a que mais desejaria agora"

livro curtinho e c muitas metáforas da vida, é meio maçante por um tempo mas sei que o autor teve intenções por trás disso.
thalesrafhael 11/10/2023minha estante
muito culta lendo clássicos!

nic 21/07/2023

O Velho e o mar.
No fim o livro é sobre solidão, paciência...
levar apenas a carcaça do peixe, que foi comido por tubarões, pode não significar muito para as outras pessoas, mas é um prêmio pessoal para ele.
é sobre o que nos move e o quanto somos capazes de nos sacrificar por um obejtivo que, na maiorias das vezes, as outras pessoas não são capazes de compreender.
ninguém, sem ressalvas, acompanha nossos pensamentos e aflições quando estamos travando nossas batalhas, quando pescamos nosso "próprio Marlim".

Tati 16/12/2023

Que livro!! De uma sensibilidade que impressiona. Aquela leitura que mesmo depois do fim você continua refletindo sobre a história. Um livro que deve ser lido pelo menos uma vez na vida.