O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

thecia 20/11/2023

Solidão do velho
Tanta coisa linda nesse livro, que não sei por onde começar. É inevitável durante a leitura, nos enxergar em algum momento da história, com temas como superação, envelhecimento, solidão, amizade, perseverança, perdas e conquistas.

Outro ponto que me chamou muito a atenção foi o embate entre homem e natureza, construído de maneira muito inteligente, o peixe não é considerado como um inimigo pelo Velho. Ele chega a se referir ao animal como seu irmão, como seu companheiro de jornada. Vemos como Santiago respeita o peixe, o mar e a natureza.

A sabedoria e a força que vem da velhice se revelam a todo momento na memória, nos gestos, no conhecimento que leva à vitória do homem sobre o peixe, nas falas, em todas as vezes que ele conversa com o peixe, com o mar, com os pássaros, com si mesmo.

E um dos pontos mais lindos da história, a amizade, a confiança, o carinho do Santiago com o Manolin. Durante os dias no mar, Santiago lembra de Manolin e de como gostaria que o amigo estivesse presente para ajudar com o peixe, o tempo todo.

Ao mesmo tempo que torce e reza para que consiga matar o peixe, Santiago também sente pena e profundo respeito pelo animal. É uma história linda e com uma infinidade de possibilidades para interpretações e reflexões, e essa é a beleza da leitura. Leiam!
jordanpessanha1 20/11/2023minha estante
Esse livro é incrível! Lembro de como me senti imerso na história por causa da qualidade das descrições, quase como estar junto na embarcação. Baita obra.

thecia 21/11/2023minha estante
nossa, sim!!! os pensamentos dele são sensacionais, eu tinha vontade de estar com ele lá no barco

Gabrielli 02/08/2020

Melancólico
Li este clássico rapidamente e o sentimento que fica ao final é a melancolia e a simplicidade da obra.

Konshal 22/12/2023

Devaneios em alto-mar
Para um clássico (e ainda mais se tratando de Ernest Hemingway), confesso que esperava mais da história. O título não mente. Oitenta por cento da narrativa é composta pelo velho. E pelo mar.

Mas o que mais fica em voga mesmo são os pensamentos de Santiago, o velho, que resolve prolongar a sua estadia em alto mar graças a sua ousadia (e teimosia) em pescar um dos maiores peixes que já tinha visto em sua vida. Uma tocaia realizada num local do oceano onde poucos pescadores se aventuravam. Longe da civilização e envolto por água sem fim por todos os lados, Santiago não tem outra opção a não ser conversar consigo mesmo. Seja em pensamento ou em voz alta.

O livro todo é construído nessa discussão interna de Santiago. Ou sobre as dificuldades que as águas em alto-mar representam; ou como o tamanho da pesca exigiria toda a experiência de vida de Santiago - e como esta mesma experiência despertava orgulho em Manolin, um garoto que aprendera a pescar com ele; garoto que fazia muita falta nessa ocasião, principalmente quando o cansaço de mais de três dias navegando começa a se fazer presente na pescaria.

Mas nada de tão extraordinário!

Clariar 29/01/2022

A leitura não é super empolgante, mas é um bom livro. Comecei bem entretida e no meio achei que ficou arrastado, senti que demorava muito para acontecer alguma coisa, mas talvez em outras épocas de vida até apreciasse mais a leitura.
Me simpatizei com o protagonista e a sua luta, torci por ele e o desfecho me causou emoções.

Bruna Antonieta 02/08/2020

Li o livro em menos de um dia. Foi meu primeiro contato com Hemingway e me encatei com a delicadeza da narrativa construida pelo autor. Foi um prazer ter contato com o pescador, sua persistência e as dificuldades e ambiguidades sentidas por ele ao sair para pescaria após 84 dias sem nenhum peixe. Como diz o tradutor da edição, Jorge de Sena, no prefácio, a obra é "uma epopeia de simples trama, singelamente narrada. Mas é, por outro lado, muito mais do que isso: um breviário nobilíssimo da dignidade humana, escrito com a mais requintada das artes".

Arabe Sol 16/08/2021

Clássico sendo Clássico
Eu entendi que na verdade o livro é uma metáfora.... me lembrou muito o livro a raposa sombria... é trama tem a mesma base.
Não é meu tipo de leitura mas serviu pra distrair...

joaoggur 17/02/2023

Hemingway sendo Hemingway.
O clássico ?O Velho e o Mar? é mais uma obra incrível de Ernest Hemingway. Fora um escritor intenso, dionisíaco e muito inteligente. A influência dessa obra perdura até os dias atuais.

A história narra a vida de um pescador chamado Santiago, que após ficar 84 dias sem pegar nenhum peixe, já esvaído de qualquer esperança, volta ao mar em busca de alguma boa pesca.

As reflexões que o livro trás são interessantes. De certa forma, acho que toda a obra retrata a solidão. O autor não teme gastar páginas e páginas apenas descrevendo técnicas de pesca, o que da um ar muito mais pessoal a obra.

Bela 13/06/2020

Engrandecedor
Uma história sobre orgulho, solidão, humildade e sabedoria. Sobre a dificuldade de se ver envelhecer e se tornar menos capaz fisicamente, e de se ver só, apenas com o mar e um peixe como companhia.
Vi muitas pessoas comentando sobre o livro "Por que ele simplesmente não deixa o peixe ir? Ele devia soltar o peixe e voltar para casa", e essa é justamente o propósito da história.
Santiago é um homem idoso que já há tempos perdeu o vigor da juventude, e que depois de uma maré de azar de 84 dias se vê compelido a arriscar a própria vida em alto mar para provar a si mesmo que ele ainda é capaz de fazer algo grande, como pescar sozinho, apenas com uma linha e um arpão, o maior peixe que jamais vira na vida.

"Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu? Nada, fui longe demais."

Um livro para absorver, refletir, e reler muitas vezes durante a vida.

Arthur803 26/12/2023

Um livro paradoxalmente simples e complexo. Vou explicar.
Contando a história de um pescador exercendo suas atividades, "O Velho e o Mar" fala muito mais que tomar conta de iscas e linhas. A análise sentimental que vou fazer foi baseada no que eu senti durante a leitura, evitei ler notas do autor, resenhas ou qualquer coisa previamente sobre a obra.

O livro me trouxe reflexões que são aparentemente bobas, mas só damos a real importância quando paramos realmente para pensar. Senti que dentre as várias mensagens da obra, havia reflexões sobre o amor e cuidado da família, havia também o sentimento de auto respeito e confiança, reflexões sobre as escolhas da vida, e por fim, principalmente, sobre humildade e persistência.

Parece que eu simplesmente joguei frases bonitas no parágrafo anterior, mas eu tenho certeza que ao ler este livro, você facilmente vai identificar os pontos que estou falando. A essência da obra está muito além da pescaria, os detalhes dos monólogos que o livro apresenta denunciam os pensamentos vacilantes que o pescador sente e que "não estão no livro ". Sim kkkk eu inventei que o personagem pensa além dos pensamentos descritos, mas foi o que eu senti, havia mais nas simples palavras do pescador do que realmente estava lá.

O pano de fundo, a pescaria, na minha visão se estende mais do que o necessário, mas permite que os sentimentos e as reflexões fluam nas páginas. Apesar de ter isto em mente, talvez se esta parte fosse um pouco mais resumida, ficaria mais dinâmico. Um pouco mais resumido mesmo.

Paula 19/04/2022

Impossível não se identificar com o velho Santiago, neste simples enredo, em seus vários questionamentos face a vida e às dificuldades.

Sales 31/07/2021

Ótimo livro, a história é simples, mas emocionante. Traz uma bela mensagem e aprendizado. E me faz ter vontade de voltar a pescar kkk.

Vanessa.Castilhos 01/12/2022

Ficção norte-americana. Um best-seller
Narra a luta entre um humilde pescador e um majestoso peixe, em praticamente 3 dias, sozinhos em alto mar.

Onde os dois mostram a sua força, o respeito um pelo outro e a superação de seus limites.

E no final, não há vencedor ou perdedor, pois a luta maior é vencer a si mesmo.

Uma história triste, sofrida e ao mesmo tempo tão linda! De fácil leitura, simples, mas que se desenvolve em uma mensagem tão profunda nas entre linhas.

Verdadeira obra-prima!
Jardim de histórias 03/12/2022minha estante
Maravilha de livro!

Fabio 20/12/2022minha estante
Livro simplesmente magnífico.

Rafaela (@exlibris_sc) 02/09/2020

Um livro só pode apresentar inúmeras interpretações!
Para mim o cerne d’O Velho e o Mar é uma metáfora para a vida; as inúmeras adversidades que o pobre Santiago enfrenta ao longo de sua existência na ensolarada Cuba, me fizeram refletir sobre os obstáculos que um mero respirar nos acarreta e que muitas vezes contribuímos.

Uma estória de pescador que vai além de peixes e carcaças; nestas brevíssimas páginas o leitor encontrará o sofrimento encarnado na forma do peixe, que luta por sua vida, e de seu algoz, o Velho, que se encontra em estado de necessidade.

Um cabo de guerra entre duas forças onde, de um lado, temos a determinação do homem já às portas da morte, fraco fisicamente e espiritualmente, derrotado pelos tropeços dos anos, tentando provar a si mesmo que sua vontade e seu sonho são maiores que quaisquer obstáculos; e do outro, temos o peixe quase mítico cujo tamanho gigantesco e força descomunal nos é narrado, como um ser sobrenatural que parece oprimir e testar até o mais resoluto propósito.

Com belas gravuras, a imagem da luta interna explicitada nesta fábula, é fixada perante os olhos do leitor apesar de, no fim, a vitória não ser visível, como tantas vezes tem de acontecer, sempre teremos aquele sentimento que sussurra ao vento uma espécie de “missão cumprida” antes de deitarmos nossos olhos nas praias do infinito.

Uma ótima leitura com excelentes reflexões pertinentes ao ontem, ao hoje e ao amanhã.

site: https://www.instagram.com/p/CBY8is2joIe/

Lip | @phillip.pinheiro 29/07/2021

Um clássico, mas?..
O que dizer de um clássico como: O Velho e o Mar? Livro fantástico, porém muito arrastado, todavia, não o critico por isso, apenas advirto os iniciantes. Não seria possível contar essa história sem esse clima de repetições e arrastos. Lição de moral das mais diversas, porém nada tão às claras, precisa refletir um pouquinho. Final triste, desolado e esmagador. Deste modo: um clássico que emociona e ensina, mas, não recomendo para iniciantes, pois vão achar ?chato? pela pura inexperiência com obras do gênero.
A Ilusionista 30/07/2021minha estante
Sim!! Senti a mesma coisa durante a leitura do livro kk

Lip | @phillip.pinheiro 30/07/2021minha estante
Pois é Ellen? e dependendo de sua vibe naquele momento, poder vir a criticar a obra de forma precipitada.

A Ilusionista 30/07/2021minha estante
Sim sim, mas acho que a mensagem fica clara ao final do livro. Mesmo não gostando ou achando a leitura arrastada, se você chegar ao final, verá que foi lhe passada uma mensagem.

Lip | @phillip.pinheiro 30/07/2021minha estante
Exatamente! E uma das mais lindas, inclusive. Não basta simplesmente ler por ler, mas sim incorporar a vida e luta do Santhiago. Tal história não poderia ser contado de outra maneira.