O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Romulita B. 17/11/2022

O Velho e o Mar- Ernest Hemingway (Blog Bananas e Coisas)
Essa foi uma postagem que demorei para escrever, pois não conseguia pensar em palavras boas o suficientes para descrever essa leitura, então antes de mais nada vamos aos dados. Livro vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1954 e vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção sendo considerado anteriormente como um autor esquecido pois há dez anos não escrevia nada.

Por tudo o que se lê da história de Hemingway o velho e o mar parece um reflexo da sua própria vida, como um conto de perseverança, resiliência e solidão. Toda a luta e dedicação que o velho Santiago dispõe para fisgar o peixe mesmo passando fome, cansado, e ferido pode ser interpretado como a luta diária dos nossos objetivos que no final nem sempre chega -se ao resultado sonhado, existem muitas interpretações que podem ser tiradas de O Velho e o Mar apesar mesmo do autor ser contra esses pensamentos alegando que "O mar é o mar. O velho é um velho" e que não há simbolismo na história. (Continua no blog)

site: https://bananasecoisas.wordpress.com/2022/11/17/o-velho-e-o-mar-ernest-hemingway/

Cintia295 16/07/2023

Nossa que livrooooo.
Que amizade linda do velho e do menino, quantos ensinamentos, cuidado um com o outro, o menino aprendendo com o velho, mas que coração puro, leve e bonito. (Pensar que hoje os jovens não ouvem os mais velhos, ou acham que eles não sabem de nada, ou não tem paciência com eles, triste viu).
Outra parte linda como o Santiago(o velho) vê a natureza, principalmente o mar, os peixes e as aves. Ele respeita muito tudo isso tem umas passagens lindas, e profundas.
Que angústia foi me dando em certa parte desse livro, mas quantos ensinamentos.

Leiam, leiam e leiam. Maravilhoso

Fernando 13/09/2020

Minha jangada vai sair pro mar...
Essa pequena obra é uma das mais celebradas do autor (que lhe rendeu um Prêmio Nobel de Literatura) e um dos livros mais importantes do mundo dos livros do século XX. É bem rápida de ser lida e conta a aventura do pescador Santiago em seu dia de sorte em alto mar, depois de mais de 80 dias sem nada conseguir pescar. Também retrata a sua relação com o menino Manolin, uma espécie de discípulo. Uma escrita simples, objetiva e cheia de detalhes que enriquecem a estória e seu significado. Um texto que nos faz refletir sobre o lugar do ser humano na natureza.

Leila171 22/01/2021

Forte e lindo.
Lido em duas horas, estou impactada e ainda tentando entender tudo que esse livro provocou em mim.
Hemingway entrega, nessa pequena história, mais que a aventura de um velho pescador. É um conto sobre a perseverança e o sentido, ou a falta dele, em nossas batalhas diárias.
??

Leiam, simples assim!!!
dani 22/01/2021minha estante
Obrigada pela indicação de leitura ?

Leila171 22/01/2021minha estante
Espero que você goste! ?

dani 22/01/2021minha estante
Obrigada!

Lorelay 28/06/2020

Livro emocionante com lições valiosas.
Recomendo muito a leitura.

Amani.Cruz 04/04/2022minha estante
Adorei a resenha! Pra mim a leitura também foi bem reflexiva!

Bruno Oliveira 22/03/2021

CONCISO, INTELIGENTE E EMOCIONANTE
O velho e o mar, de Ernest Hemingway, é um livro conciso e que diz muito mais do que descreve. Nele, acompanhamos, bem de perto, o velho Santiago, pescador de Havana que vive uma má-sorte de mais de oitenta dias sem trazer para a costa um mísero peixe para vender e se manter. Sozinho em seu barquinho, acompanhamos esse velho e experiente pescador em sua árdua labuta de sempre. Pequenos sucessos acontecem, grandes conquistas surgem, e, infelizmente, o fracasso também dá as caras e as bocarras, causando aquele gosto cobreado de derrota na boca... O mar é a vida, o sustento e a ruína de Santiago, e a nossa também. Este livrinho dá um bom papo para qualquer um aí que preza e entende o que é realmente a Vida humana.

Brennda 28/11/2021

Poético!
Escrita poética que na simplicidade fantástica dos ocorridos nos mostram mtas camadas de sentimentos. Gostei bastante!

Oliver9 31/01/2023

Pra mim é um não
Estava ansioso pra ler esse e achei muito, mas muito chato. Talvez o problema tenha sido comigo por ter colocado expectativas demais.
paloma519 31/01/2023minha estante
ai, eu amei tanto esse livro ??

Hangla 01/04/2021

O Velho e o Mar
Esse é um livro rapidinho de ler, a história marca pela simplicidade dos personagens e suas dificuldades em um cotidiano que nunca é o mesmo, fiquei com dó do Santiago.

Marcus.Santana 07/12/2023

História curta, simples e profunda.
Lido em uma "sentada", mas me tocou profundamente.
Com certeza em algum momento da leitura você se identificará com o velho, com o garoto ou com qualquer dos animais que surgem de maneira tão expressiva dentro deste enredo.
Você terá um prazer e um incômodo reflexivo indescritível do início ao fim.
Sua narrativa demonstra a importância da resiliência e sabedoria diante de possíveis dificuldades da vida.
Uma das presentes lições transmitidas é perceber a solidão como meio de valorizar a liberdade e compreender que momentos tristes e difíceis são necessários para exaltar àqueles alegres e prazerosos.
O livro não é sobre pesca, mas sim, sobre solidão, esperança, questionamento, empatia, amizade e autorelugação emocional diante das dores e das frustações.
Recomendo muitíssimo!
Lucs 07/12/2023minha estante
Bacana sua resenha, pra mim a luta contra algo impossível foi a representação da velhice em si. Apesar de todo o esforço, de toda a resiliência o destino é inevitável.

Beto 17/10/2020

Livro espetacular, leitura gostosa que você tem que ir apreciando aos poucos para não acabar.

Gabrielli 02/08/2020

Melancólico
Li este clássico rapidamente e o sentimento que fica ao final é a melancolia e a simplicidade da obra.

Bruna Antonieta 02/08/2020

Li o livro em menos de um dia. Foi meu primeiro contato com Hemingway e me encatei com a delicadeza da narrativa construida pelo autor. Foi um prazer ter contato com o pescador, sua persistência e as dificuldades e ambiguidades sentidas por ele ao sair para pescaria após 84 dias sem nenhum peixe. Como diz o tradutor da edição, Jorge de Sena, no prefácio, a obra é "uma epopeia de simples trama, singelamente narrada. Mas é, por outro lado, muito mais do que isso: um breviário nobilíssimo da dignidade humana, escrito com a mais requintada das artes".