O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Biaaa 05/05/2024

Clássicos não são pra mim
Eu já percebi que clássicos não funcionam comigo porque se uma escrita não me mantém entretida o tempo todo eu acabo desistindo dela e perdendo o foco muito rápido, a proposta é muito legal e é até interessante, mas realmente não funciona direito pra mim. Se fosse um livro um pouco maior eu tenho certeza que teria abandonado
Polyane Cardoso 05/05/2024minha estante
Esse livro não funciona mim e eu adoro os clássicos

Gerson 05/05/2024minha estante
A palavra "clássico" abarca muita coisa. Desde de Miguel de Cervantes até Stephen King. É muita diversidade, muitas obras a serem exploradas. Não é porque vc ñ gostou tanto de "O velho e o mar" que vc ñ gosta de "clássico".

Gerson 05/05/2024minha estante
Com o tempo vc vai perceber que isso de "clássico ñ é pra mim" ñ existe.

nightninfa 04/05/2024

"agora não é o momento de pensar naquilo que você não tem. pense antes no que pode fazer com aquilo que tem."

A. Mendes 04/05/2024

Solidão
Santiago é um velho pescador que leva uma vida humilde em Cuba, o Velho está a muitos dias sem conseguir pegar uma presa e no octogésimo quinto dia sai ao mar sozinho esperançoso de que vai conseguir pegar um peixe grande. Acompanhamos seus dias monótonos em alto mar, com o passar das horas ele fisga algo, de início não consegue ver o peixe, mas percebe que é uma presa diferente e muito maior do que imagina.

A narrativa é extremamente imagética, o que nos permite ter um maior conhecimento de como é estar em alto mar e pescar, aproximando assim o leitor ao Velho. A obra aborda a solidão de maneira significativa, no mar Santiago está sozinho com seus próprios pensamentos e dores, apesar do cansaço que a pescaria trouxe, em nenhum momento ele se deixa levar pelos pensamentos ruins que o cerca. Sua luta com o grande peixe também é uma luta consigo mesmo, uma luta contra o cansaço e pela lucidez que vai se esvaindo.

O leitor se pega torcendo para que o velho consiga pescar o peixe, é angustiante de ler, começamos a nos fazer perguntas ?será se ele vai conseguir??; ?o que vai acontecer??. É um misto de sentimentos, mas a sua força de vontade da ao leitor esperança de um final feliz.

Apesar de lutar bravamente para pegar o peixe quando começa a voltar à costa de Havana a presa é atacada por tubarões, Santiago em cansaço extremo ainda luta contra os tubarões para salvar seu peixe, mas nessa altura da narrativa a desesperança é presente. O velho se pega em completo arrependimento e pena de ter pego o peixe, o que antes parecia um bom sonho agora se tornou um pesadelo.

Quando chega a Havana Santiago está em um estado de derrota e cansaço. A carcaça do grande peixe vira um símbolo para o restante dos pescadores e também para Manolin, o garoto que cuida do velho e que chora com a sua volta e pelo estado do velho. A relação dos dois é tão bonita, em alto mar o que Santiago mais queria era a companhia do garoto.

Eu amei O Velho e o Mar, fiquei destruída com o final, estava esperançosa de que ele iria conseguir levar o peixe em segurança, mas o desfecho da narrativa me deixou em completa tristeza.

biaa!! 04/05/2024

Persistência
Peguei esse livro para ler para a prova da escola. Recebi uma recomendação e como o livro é curto, achei que não atrapalharia minhas leituras.

A história desse livro é boa, mas o desenvolvimento não é. Talvez seja porque o autor descreve até os mínimos detalhes, coisa que eu acho bem chatinha. Fiquei com muito tédio e dormi em várias partes. Também pode ser porque 80% do livro se passa no mar e o velho tentando a qualquer custo pegar o peixe. Porém, acho que ele passa uma mensagem muito boa de ser persistente e não desistir daquilo que quer.

Fiquei triste com o fim do velho Santiago. Ele merecia ter pegado aquele peixe depois de todo aquele tempo, mas senti que isso quis dizer que a vida nem sempre dá tudo aquilo que nós queremos, mesmo com muito esforço.

Nah 03/05/2024

Uma fortaleza!
O livro conta a história de um homem que ama o mar, apesar de todas as dificuldades de viver dele.
Uma história que, a princípio, não se dá muita coisa por ela, mas ao acompanhar sua batalha no mar, nos damos conta do tamanho da sua grandeza.
Uma história de amor, respeito, força, coragem, paciência, aceitação e amizade.
"O homem não foi feito para a derrota.
O homem pode até ser destruído, mas não derrotado".
Vale a leitura!

Dilso 03/05/2024

Perfeito
Uma novela que metaforiza a vida. Leiam como quiser, mas para mim foi isso: uma fabulosa e incrível metáfora. Lindíssimo obra.

Valéria 03/05/2024

Achei muito triste
É uma leitura rápida, porém achei profunda e triste.

A narrativa é um pouco enfadonha as vezes, por narrar muitos detalhes do que o ?velho Santiago? passa no mar, durante sua luta contra o grande peixe (no mar de Havana).

Achei profunda por abordar muitos aspectos: a pobreza extrema e a simplicidade em que nosso protagonista vivia, a dificuldade enfrentada no final da vida (já tão Velho e tendo que trabalhar ainda como pescador), a lucidez de sua mente e o respeito que ele demonstrava pela natureza e os seres vivos.

Muitas vezes dava vontade de preparar uma super refeição e entrar nas páginas do livro pra aliviar aquela fome, cansaço e sofrimento! Se pararmos pra refletir temos tantos próximos a nos passaram por necessidades semelhantes.

Mas o velho não estava sozinho, em terra ele contava com a super ajuda de um garoto o qual ele ensinará a pescar (e hj trabalhava com isso para ajudar no sustento da família). Fora esse garoto, o velho é sozinho? viúvo e sem filhos? suas únicas fontes de alegria são o garoto e a liga de baseball americano.

A narrativa se passa quase toda em alto mar, na luta que o velho travou para pescar o maior peixe que já virá? foram dias de muito sofrimento para ambos até conseguir pesca-ló e voltar com ele amarrado do lado de fora do barco. Infelizmente ele não conseguiu matar/afastar todos os tubarões que tentaram devorar sua pesca? mas ao chegar ao litoral grande foi a surpresa de todos com o maior peixe que todos já tinham visto!

WillVerd 03/05/2024

Sensacional
A capacidade de descrever situações complexas do autor é estupenda. Parecia estar assistindo um filme. Muito bom

Gustavo_P 02/05/2024

Uma leitura excelente
Simplesmente um livro delicioso de ser lido. História cativante e com muitos ensinamentos. Uma escrita muito clara, de fácil entendimento. Uma excelente leitura.
DeaGomes 03/05/2024minha estante
Tá na minha lista ?

Marcela204 02/05/2024

Profundo como o mar
A primeira vista trata-se de um velho, o mar e um peixe, apenas, mas é tão cheio de camadas, com tanto significado que podemos tirar desse livro tão pequeno.
A escrita é muito simples e não é dividida em capítulos. Achei que não iria gostar, mas o autor soube estruturar muito bem e se torna uma leitura muito fluída e rápida.
Afinal, o que é vitória? Qual o preço dela? Ganhar algo na vida quase sempre vem acompanhado de uma perda, uma derrota, grande ou imperceptível.
Penso que a sorte estava mudando para ele, o maior peixe trouxe reconhecimento sim, mas não cumpriu o papel que o velho lhe prometeu e usou como justificativa de sua caça, não alimentou ninguém nem trouxe a "fortuna" que Santiago precisava.

RaquelSales17 01/05/2024

Incrível
Que livro incrível
Emocionante do começo ao fim, a luta de um velho no mar para pescar um imenso peixe.

Fábio Yeshua 30/04/2024

Desafios da Existência: Mar, Amizade e Perseverança.
"O Velho e o Mar" é uma obra que ecoa a profundidade das águas do mar e a vastidão da experiência humana. Através da história do pescador Santiago, Hemingway nos conduz por uma jornada de coragem, perseverança e redenção.

Santiago, um homem que enfrenta o mar com a mesma determinação que enfrenta os desafios da vida, emerge como um símbolo de resiliência e força interior. Sua batalha solitária com o gigantesco peixe marlim reflete a luta do ser humano contra as adversidades do destino.

Neste contexto, surge a temática da amizade, representada pela relação entre Santiago e seu jovem aprendiz, Manolin. Essa relação transcende as barreiras da idade e do tempo, revelando a importância dos laços afetivos na jornada da vida.

Como filósofo, não posso deixar de notar a ressonância desses temas com as reflexões de Albert Camus sobre o absurdo da existência. Em sua obra "O Mito de Sísifo", Camus discute a condição humana diante de um universo indiferente e muitas vezes hostil. Assim como Santiago enfrenta o mar impiedoso, o homem se vê confrontado com a inevitabilidade do sofrimento e da morte.

No entanto, enquanto Camus vê no absurdo uma razão para o desespero, "O Velho e o Mar" oferece uma visão mais otimista, destacando a capacidade do ser humano de encontrar significado e dignidade mesmo nas circunstâncias mais adversas. Como Santiago, somos desafiados a persistir, a lutar até o fim, mesmo quando todas as probabilidades estão contra nós.

No entanto, é importante reconhecer que a mensagem de Hemingway não é desprovida de ambiguidades. A obstinação de Santiago, sua teimosia em enfrentar o mar e o peixe, pode ser interpretada como uma manifestação de orgulho e teimosia, em vez de virtude heróica. Nesse sentido, as palavras de Friedrich Nietzsche ressoam: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro".

Em última análise, "O Velho e o Mar" é uma obra que transcende as limitações do tempo e do espaço, convidando-nos a refletir sobre os mistérios da condição humana e os desafios que enfrentamos em nossa jornada pela vida. Através das páginas deste livro, somos lembrados da importância da coragem, da amizade e da resiliência diante dos infortúnios da existência.

Joao.Pedro 30/04/2024

Inspirador
Uma obra que recomendo para todos que gostam de ler. Com uma escrita simples e direta Ernest Hemingway nos faz viajar sob o mar de Havana, Cuba, acompanhando o velho pescador Santiago e sua determinação inabalável.
Uma história cheia de incertezas, força de vontade e propósito acaba por nos inspirar a sermos melhores, porém com um final que acaba ficando em aberto. Entretanto possui uma mensagem fácil de ser captada e interpretada.

Mary(s) 30/04/2024

[AS]
A vida sendo contada de forma poética entre as entrelinhas da história de um velho e o mar. Simplesmente genial.