O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Daniel.Prattes 26/02/2022

“Um homem pode ser destruído, mas não derrotado. “
Que livro!
Te prende do começo ao fim e você acaba lendo tudo de uma vez. Você praticamente se sente à bordo daquele barquinho perdido naquele mar infinito. Aliás o livro é pequeno, como o barco e as lições dele são como o mar, infinitos.
Um velho no mar, o velho pescador tentando pegar um peixe grande. Mas é muito mais do que isso. É sobre a vida!
O velho busca é o sentido da própria vida na luta que ele tem contra o peixe, que é o objetivo dele, e ter objetivos é o que nos faz nos sentirmos vivos... eu acho. O Santiago desistir do peixe seria como desistir de si mesmo.
Senti mesmo que cada página era como o ondear de uma grande onda.
Fiquei imerso na história e senti o peso da idade no esforço que ele fazia no seu intento.
No final, torci para que tudo desse certo.
Ah, e relação do velho com a criança é comovente.
FádioDS 20/03/2022minha estante
Opa vou ler..

Carol 31/01/2022

The old Man and the Sea
Primeiro livro de Hemingway que me aventurei. Já estava com vontade de ler a obra do autor desde que assisti pela primeira vez o filme Meia Noite em Paris, resolvi começar por esse por ser um dos livros mais conhecidos do autor.

O livro trata da história de Santiago, um velho pescador, que está há 84 dias sem pescar um peixe. Santiago tem um único amigo, o jovem rapaz Manolin, que aprendeu a pescar com o velho e o incentiva a continuar pescando. Após a maré de azar, Santiago encontrou um imenso peixe de mais de 5 metros de comprimento. No desenrolar da narrativa são abordadas as dificuldades para pescar e manter esse peixe.

É uma obra bastante emocional que gera reflexões sobre temas como solidão ou persistência. Algumas passagens são marcantes.

?O velho pensava sempre no mar como sendo la mar, que é como lhe chamam em espanhol quando verdadeiramente o querem bem. Às vezes aqueles que o amam lhe dão nomes vulgares, mas sempre como se fosse uma mulher. Alguns dos pescadores mais novos, aqueles que usam boias como flutuadores para as suas linhas e têm barcos a motor, comprados quando os fígados dos tubarões valiam muito dinheiro, ao falarem do mar dizem el mar, que é masculino. Falam do mar como de um adversário ou mesmo de um inimigo. Entretanto, o velho pescador pensava sempre no mar no feminino e como se fosse uma coisa que concedesse ou negasse grandes favores; mas se o mar praticasse selvagerias ou crueldades era só porque não podia evitá-lo. A lua afeta o mar tal como afeta as mulheres.?

A leitura foi leve e fluida. É fácil observar a habilidade narrativa do escritor, apesar disso tive bastante dificuldade de me conectar com a história. Mas sigo aberta para experimentar outros livros do autor.

Joao.Alessandre 23/12/2023

Sabedoria e resiliência
Narrativa curta carregada de significados e ensinamentos. Mostra a jornada de um velho pescador num embate árduo onde o êxito da caçada é amplificado por infindáveis desdobramentos que nos prendem nas suas cordas e arpejam nossa atenção. Impossível não se mobilizar com o nível progressivo de tensão que desnuda a face implacável da natureza e vida marinha. Reflexões, abstrações, monólogos são a base de texto. A densidade nos impele a mergulhos profundos...Muita estratégia, força e sabedoria caracterizam a luta de Santiago. Experiência vívida e reconfortante. Valeu muito!
oxyagrion 23/12/2023minha estante
o final é tão reflexivo!!! um livro lindo mesmo

Joao.Alessandre 24/12/2023minha estante
Olá Karol. Sim o final nos remete longe nas reflexões. Muito bom msm!

Anelise.Becker 14/02/2020

Reflexões sobre a vida
"O velho e o mar" de Ernest Hemingway.

Lindo, história que conquista desde o início, uma leitura rápida, fluida e cheia de reflexões sobre a vida, sobre nossa bagagem e o que é essencial. Recomendo muito a leitura.

"Agora não é o momento de pensar naquilo que você não tem. Pense antes no que pode fazer com aquilo que tem" (pág 109)
Chris 14/02/2020minha estante
Amo mtoo

Francisco.Guimaraes 18/05/2023

Uma ponta de esperança
Impossível não se comover sobretudo com a parte final, em que a conquista do pescador vai diminuindo até se reduzir a absolutamente nada. Mas, curiosamente, o autor nos brinca com uma pontinha de esperança nas últimas linhas,

Joyce 15/05/2023

Uma leitura emocionante e reflexiva
Nessa história vamos acompanhar Santiago, um velho pescador que tem um rapazinho como ajudante. Mas Santiago está há 84 dias sem pescar nenhum peixe e está perdendo a credibilidade entre os pescadores. Mas o menino que o ajuda acredita muito nele e o admira. Santiago então vai para o mar e neste dia ele pesca o maior peixe da sua vida!
Mas durante essa pescaria vamos acompanhar o velho Santiago confrontar seus pensamentos e lembranças de sofrer com dores físicas e sentimentais.
Uma bela história de força, coragem, amizade e superação.
Bianca.Rodrigues 15/05/2023minha estante
tenho esse livro há anos na minha estante e eu simplesmente esqueci, espero criar coragem para lê-lo ainda esse mês

izabelgbeltrao 27/06/2022

apesar de curto, esse livro é cansativo, porque passa mais de cem páginas narrando um idoso pescando. no final, a leitura vale a pena. o livro é muito metafórico e bonito, apesar do final triste.

Denilson 08/11/2021

Lindamente angustiante!
Uma obra prima, sem dúvida! De uma linguagem simples e envolvente, Hemmingway nos leva a mergulhar na beleza do mar, nós seus desafios e também na angústia da vida de um homem que luta pela sobrevivência.

Ka 04/10/2020

Para ler em um dia
Estava em busca de livros curtinhos para ler em um dia. Encontrei esse e fiquei encantada.

O Velho e o Mar conta a história do velho pescador Santigo. Um senhor destemido, simples, humilde e em busca de uma recompensa dos mares. Tem como fiel amigo um rapaz da vila que o ajuda sempre que necessário.
Depois de 80 e tantos dias sem conseguir uma boa leva na pescaria, o Velho decide tentar novamente. Sai em busca de um grande peixe e fará de tudo para voltar para a vila com ele.
O livro é curto mas encantador, envolvente. Os monólogos do Velho se misturam com o ambiente e as interações com os animais marinhos constroem sua jornada.

Cayo.Fellype 25/06/2023

Mais um clássico que eu nunca tinha lido, finalmente li. Uma leitura rápida, prazerosa, fluída, instigante e triste para mim. Com um enredo simples, o autor nos envolve numa aventura que vc rapidamente devora o livro. E como é bem curtinho, dá pra ler num dia.

Vogel 14/12/2021

Embora seja um livro pequeno, de poucas páginas, demorei para ler, pois achei demorado, embora seja um livro bom, com uma profundidade, tive dificuldade para ler . Mas valeu a pena a leitura!

rlc.blurryface 23/12/2022

Simples, curto e inspirador
O Velho e o Mar é um conto muito bonito, me fez refletir sobre uma coisa: perseverança.
O velho, um senhor descrito como alguém que, apesar das rugas e marcas da idade avançada, possui um olhar cheio de vida, que transparece sonhos e memórias de suas aventuras passadas.
O Mar, um lugar conhecido por ele, mas que mantém sua grandeza e desafia todos os dias esse destemido senhorzinho a enfrentá-lo em troca de comida.
Um velho pescador, cheio de histórias pra contar. Passa 84 dias em alto mar, em busca do que garante seu sustento, sem sucesso, mas não desiste. Acredita que o mar não é tão grande quanto a sua crença em si mesmo, que basta persistir e ter paciência, sua grande pesca vai acontecer. É inspirador ver alguém que não desiste, que não se apressa, e entende que nem tudo na vida é tão fácil, linear.
Nesse conto também tem um jovem que aparece em sua vida na intenção de acompanhar o velho e ajudá-lo nessa jornada. E eu vejo cumplicidade, companheirismo, cuidado.. é muito bonito ver a interação entre eles, o respeito que eles mantém entre si, principalmente levando em conta que aos olhos de todos os outros esse senhor era azarado. O menino ignora os comentários e para pra ouvir suas histórias, pra entender o que o faz continuar, mesmo depois de tudo.

Gostei muito dessa história e recomendo!

luke - among the living. 10/03/2021

Primeiro livro do Hemingway que leio, e curti muito.

Dá bastante material pra pensar, e conta uma história muito boa e curta, uma luta que envolve muito mais o protagonista e suas convicções do que o ambiente que o cerca.

Preciso de mais tempo para refletir à respeito, mas tenho certeza que o simbolismo usado é bem maior que este.

Recomendo.