O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Cristian Monteiro 02/01/2022

Um clássico
"O velho e o mar", clássico da literatura americana e, provavelmente, o maior sucesso de Hernest Hemingway.

Santiago, um senhor já idoso, é um pobre pescador que já está a 84 dias sem pescar nenhum peixe. Lutando contra a desilusão ele parte ao mar em seu pequeno barco para tentar achar algo para seu sustento, é quando é confrontado com um peixe gigante e trava uma verdadeira batalha para tentar pesca-lo.

Dispensando qualquer firula, a narração é simples, direta e objetiva, mas ainda assim envolvente, emocionante e bastante melancólica por sua temática de força, determinação, resiliência mas ainda assim fragilidade.

Clariar 29/01/2022

A leitura não é super empolgante, mas é um bom livro. Comecei bem entretida e no meio achei que ficou arrastado, senti que demorava muito para acontecer alguma coisa, mas talvez em outras épocas de vida até apreciasse mais a leitura.
Me simpatizei com o protagonista e a sua luta, torci por ele e o desfecho me causou emoções.

Rafaela (@exlibris_sc) 02/09/2020

Um livro só pode apresentar inúmeras interpretações!
Para mim o cerne d’O Velho e o Mar é uma metáfora para a vida; as inúmeras adversidades que o pobre Santiago enfrenta ao longo de sua existência na ensolarada Cuba, me fizeram refletir sobre os obstáculos que um mero respirar nos acarreta e que muitas vezes contribuímos.

Uma estória de pescador que vai além de peixes e carcaças; nestas brevíssimas páginas o leitor encontrará o sofrimento encarnado na forma do peixe, que luta por sua vida, e de seu algoz, o Velho, que se encontra em estado de necessidade.

Um cabo de guerra entre duas forças onde, de um lado, temos a determinação do homem já às portas da morte, fraco fisicamente e espiritualmente, derrotado pelos tropeços dos anos, tentando provar a si mesmo que sua vontade e seu sonho são maiores que quaisquer obstáculos; e do outro, temos o peixe quase mítico cujo tamanho gigantesco e força descomunal nos é narrado, como um ser sobrenatural que parece oprimir e testar até o mais resoluto propósito.

Com belas gravuras, a imagem da luta interna explicitada nesta fábula, é fixada perante os olhos do leitor apesar de, no fim, a vitória não ser visível, como tantas vezes tem de acontecer, sempre teremos aquele sentimento que sussurra ao vento uma espécie de “missão cumprida” antes de deitarmos nossos olhos nas praias do infinito.

Uma ótima leitura com excelentes reflexões pertinentes ao ontem, ao hoje e ao amanhã.

site: https://www.instagram.com/p/CBY8is2joIe/

Sales 31/07/2021

Ótimo livro, a história é simples, mas emocionante. Traz uma bela mensagem e aprendizado. E me faz ter vontade de voltar a pescar kkk.

Arabe Sol 16/08/2021

Clássico sendo Clássico
Eu entendi que na verdade o livro é uma metáfora.... me lembrou muito o livro a raposa sombria... é trama tem a mesma base.
Não é meu tipo de leitura mas serviu pra distrair...

Gabrielli 02/08/2020

Melancólico
Li este clássico rapidamente e o sentimento que fica ao final é a melancolia e a simplicidade da obra.

Fer Paimel 08/08/2020

Lindo livro
Gostei muito do livro. É uma história simples, com poucos personagens, mas muito cativante. Fiquei presa ao enredo e o li rapidamente. Por vezes, me senti como se estivesse sentada no barco, no meio do mar, ao lado de Santiago.
Gostei de como a história terminou. Recomendo!

Andrus ( @andrus05 ) 10/08/2020

O velho e o mar
História super rápida. Conta sobre o dia a dia de um velho pescador e suas aventuras no mar. ??

Arthur803 26/12/2023

Um livro paradoxalmente simples e complexo. Vou explicar.
Contando a história de um pescador exercendo suas atividades, "O Velho e o Mar" fala muito mais que tomar conta de iscas e linhas. A análise sentimental que vou fazer foi baseada no que eu senti durante a leitura, evitei ler notas do autor, resenhas ou qualquer coisa previamente sobre a obra.

O livro me trouxe reflexões que são aparentemente bobas, mas só damos a real importância quando paramos realmente para pensar. Senti que dentre as várias mensagens da obra, havia reflexões sobre o amor e cuidado da família, havia também o sentimento de auto respeito e confiança, reflexões sobre as escolhas da vida, e por fim, principalmente, sobre humildade e persistência.

Parece que eu simplesmente joguei frases bonitas no parágrafo anterior, mas eu tenho certeza que ao ler este livro, você facilmente vai identificar os pontos que estou falando. A essência da obra está muito além da pescaria, os detalhes dos monólogos que o livro apresenta denunciam os pensamentos vacilantes que o pescador sente e que "não estão no livro ". Sim kkkk eu inventei que o personagem pensa além dos pensamentos descritos, mas foi o que eu senti, havia mais nas simples palavras do pescador do que realmente estava lá.

O pano de fundo, a pescaria, na minha visão se estende mais do que o necessário, mas permite que os sentimentos e as reflexões fluam nas páginas. Apesar de ter isto em mente, talvez se esta parte fosse um pouco mais resumida, ficaria mais dinâmico. Um pouco mais resumido mesmo.

beatriz 04/07/2023

O vei e o mar
A história é boa mas o livro é ruim, péssimo, horrível, ainda por cima a escola me obrigou a ler, então odiei, a escola já passou livros bem mais legais ????

Lucs 28/03/2023

Cativante
Uma bela história seja no sentido literal ou na interpretação do leitor. O respeito que Santiago tem pela pesca, a forma como conversa consigo mesmo pra manter o foco, tudo muito bem narrado, tão orgânico que a leitura flui rapidamente. A solidão da sua jornada, sua luta contra algo quase impossível a mim parece que ele enfrenta a própria velhice, que estava em todo o seu corpo menos nos olhos.

Tive o prazer de pegar a edição nacional ricamente ilustrada, ponto para editora Bertrand Brasil.

Mari 24/08/2020

Pra refletir
Um livro que comprei pra presentear e acabei me vendo lendo, navegando entre as páginas. Longe de ser algo que impressiona, a fotografia é linda e a mensagem chama pra reflexão.

nataliaknows 25/08/2020

A melhor experiência literária que já tive em 120 páginas.
Eu já sabia que o Velho e o Mar era uma clássico da literatura americana, mas não imaginava o quanto uma história tão simples e breve sobre um pescador pudesse ser tão impactante. Li em dois dias e admito que os acontecimentos da história me pegaram de surpresa, portanto é melhor ser lido sem spoilers. Além disso, o livro deixa margem para diversas interpretações, portanto tem bom valor para releitura. Amei.

emlindh 15/03/2021

Simples e genial
Caramba, ta aqui um livro que eu já tinha ouvido falar mil vezes e ainda assim eu não fazia ideia de como seria. A ideia em si é tão simples que surpreende, apresentando diversas reflexões sobre a imagem do herói, o propósito da quest e tudo mais. Terminei o livro e tive que ir ver desenho pra sair da bad.