O Velho e o Mar

Resenhas - O Velho e o Mar

Diego 14/01/2022

Muito bom!
Gostei muito do livro!
Me remeteu bastante a Moby Dick, como dizia mesmo a resenha na quarta capa.
O único problema foi o spoiler que esta mesma resenha deu, contando todo o enredo da obra.
Sugiro a quem for ler esta edição, que não leia a contracapa antes.
Mário 15/01/2022minha estante
Obra prima! Li ainda na adolescência e me despertou à literatura. Confesso que Moby Dick abandonei, achei tão entediante quanto as calmarias em alto-mar.

Diego 16/01/2022minha estante
Eu gostei de Moby Dick.
Muitas vezes gostar ou não de um livro pode ser questão de momento?

Paloma404 16/01/2022minha estante
Tá na minha lista!!

Heidi Gisele Borges 10/09/2010

O Velho e o Mar - E. Hemingway
Hemingway escreve de maneira sensacional em poucas páginas a história do velho pescador Santiago que há 84 dias não pescava nada e em sua casa não tinha mais comida, contava com a ajuda de Manolin, um garoto a quem ensinara a arte da pescaria desde muito pequeno. Mas o pai de Manolin o proibira de sair com o velho, pois julgava que este fosse azarado por ficar tato tempo sem pescar um único peixe.

No 85° dia, Santiago saiu mais uma vez para a pesca, quando um espadarte (peixe que pode medir até 4,80 m e pesar cerca de 300 Kg) morde o anzol e o carrega em seu pequeno barco para mar aberto. Neste tempo o velho sofre muito com os ferimentos nas mãos e nas costas, causados pela linha em que o peixe se agarrara. E quando enfim consegue capturar o grande peixe e tenta voltar para casa, surgem tubarões.

Uma bela e triste história sobre sonhos e como devemos nos agarrar aos nossos sem nunca abandoná-los.

*****
IG: @heidi_borges

anne 15/06/2020

Especial
Livro bonito e melancólico. Santiago, um pescador que há 84 dias não consegue pescar nada, no 85° dia pesca um marlin maior que a própria embarcação. É nesse cenário que conhecemos o intimo desse personagem tão sábio, apesar da simplicidade, que nos dá uma aula de persistência e consciência da própria insignificância diante da natureza. É exatamente por saber disso que Santiago acredita que só conseguirá pescar aquele peixe se merecer, e com isso dá seu máximo para conseguir levá-lo inteiro até a costa. O final dessa batalha é de cortar o coração, mas é muito real. Enfim, adorei o livro e pretendo reler no futuro.

Thamiris.Treigher 30/06/2023

Único e inesquecível
Que livro emocionante!!

Como pode um livro curtinho assim mexer tanto e trazer tantos ensinamentos?

A história do livro se passa em Cuba, e conta a história do humilde e velho pescador Santiago, que está há 84 dias sem conseguir pescar um peixe, o que o faz ser visto pelas pessoas como um "salao", um homem completamente sem sorte. Porém, ele tem um verdadeiro e único amigo, um menino que o estima e nutre compaixão por ele. Essa é uma amizade que emociona!

Apesar do azar que o persegue, Santiago não desiste. Ele acredita que a sorte está chegando e parte sozinho para o mar, tendo a certeza de que dessa vez sairá vitorioso. E é então que começa uma luta do homem com a natureza, com a solidão, com seus pensamentos e sonhos.

Santiago consegue fisgar um peixe de um tamanho descomunal, como ele nunca viu antes. Porém, a resistência do animal segue o padrão do seu tamanho. A luta é tensa, cansativa e, ao mesmo tempo, respeitosa. Durante sua luta pela vitória e sobrevivência, Santiago se deparara consigo mesmo, com suas sombras, desejos, pensamentos que não se calam e sua esperança incansável.

Essa luta é emocionante e repleta de ensinamentos. Não é só a luta de um homem com o animal e a natureza, mas a luta do homem contra suas limitações, medos e dores. Santiago é um homem tão simples, e ao mesmo tempo tão grandioso. Um homem que mal tem o que comer, mas tem muito a ensinar. Um homem que não tem conforto nem ao dormir, mas que tem uma força interna que nenhum luxo ou riqueza podem trazer. Sua maior força está na sua simplicidade, no seu coração honesto e no seu espírito puro.

O velho e o mar fala sobre essas lutas que travamos, mas que ninguém vê. Essas lutas que acontecem dentro de nós mesmos, quando nos deparamos numa rua sem saída que nos mostra quem somos por inteiro. Essas lutas que, para os outros, parecem não ter dado em nenhuma vitória, mas que em nosso coração sabemos que vencemos. Pois, como mesmo disse Santiago, "um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado".

Me emocionei e fui completamente atravessada por essa obra. Sem nenhuma dúvida, um clássico único e inesquecível. Obrigada pelos seus ensinamentos, Santiago! ??
T.N.T.Rock 08/07/2023minha estante
Linda resenha. ??

Thamiris.Treigher 09/07/2023minha estante
Muito obrigada ?

Marcos-1771 31/03/2021

A imensidão do mar e do amar.
Santiago, um personagem simples, pobre, viúvo, sozinho, exceto pela companhia de manolim, mas acima de tudo: sábio.

A história é toda sobre a pescaria de um peixe, mas não é qualquer peixe, é um peixe com mais de 5 metros. Santiago passa dias e dias batalhando para capturar esse peixe.

A luta do homem contra a natureza, não somos tão fortes quanto pensamos, criamos máquinas e armas para suprir nossas fraquezas e ascender ao topo da cadeia alimentar. O peixe é tão forte quanto o velho, e o velho é tão persistente quanto a imensidão do mar, pois ele tem noção do seu lugar, ele é um pescador, nada mais e nada menos, ele viveu e vive disso.

Santiago, um homem que está em paz consigo mesmo, a solitude é uma das maiores virtudes dele, pois para um pescador a solidão pode se tornar uma inimiga mortal.

Santiago desenvolve sentimentos pelo enorme peixe, não seria o dinheiro que ele iria ganhar com toda aquela carne, mas o reconhecimento de ter matado um animal tão belo, tão grande que o faria feliz.

Santiago ama o que faz. Tem uma bela amizade com um menino que anseia em aprender coisas novas com ele.

É um belo e curto livro!

juliarfs 07/09/2022

que livro lindo
esse livro tem uma beleza a cada frase. tudo parece ser colocado de forma sentimental mas sem deixar esse sentimentalismo óbvio.

?Entretanto, o velho pescador pensava sempre no mar no feminino e como se fosse uma coisa que concedesse ou negasse grandes favores; mas se o mar praticasse selvagerias ou crueldades era só porque não podia evitá-lo. ?A lua afeta o mar tal como afeta as mulheres?.?

esse excerto é um exemplo do simbolismo na história - pelo menos pra mim, tudo parece ser subentendido e metafórico; o narrador nos trás a personificação do mar, dando um novo sentido pra tudo que o protagonista sente. o amor que o Santiago demonstra na história - pelo mar, pelo peixe, pelo menino - se expressa na sensibilidade da escrita.

Josiastds 27/10/2023

Superou minhas expectativas
Foi uma experiência muito gratificante, não foi muito cansativo e gostei da escrita, como o autor descreve e apresenta o mar e a consciência que o ajuda tanto dando conselhos ou alentando o velho Santiago, nos mostra que o final pode ser ruim e pra mim foi muito bom, nos faz pensar se é justo, e talvez seja.

Lohan 08/04/2021

Reflexivo
Eu achei esse livro muito bom. Acompanhar o velho na sua jornada traz muita reflexão e você pode ver que diversas situações podem ser comparadas com as situações do cotidiano. Um livro ótimo que traz ótimas reflexões, mas eu acho que ainda não consegui entender a principal mensagem desse livro. Pretendo reler quando eu estiver mais velho.

clara bia 27/01/2021

simples e intenso
É muito bonita a forma que o autor aborda sobre as dificuldades da vida, perseverança, humildade, determinação entre outros em uma história curta e simples. Recomendo ler esse livro ouvindo a música "O velho e o Mar" do rubel, tornou minha experiência literária ainda melhor.
Andreza 30/01/2021minha estante
Realmente, eu li esse livro com a música do Rubel a todo momento ecoando na cabeça

Nathy 19/03/2021

a pescaria épica de Santiago nos envolve com uma narrativa que se divide entre a simplicidade e a profundez. a solitude do velho o faz travar muitos monólogos e reflexões acerca de como ele se sente, o mar o castiga mas também lhe da o sustento e sentido à vida. foi uma boa leitura e Santiago sem dúvida entra pra lista dos meus personagens inesquecíveis

Amaurijbarros 23/12/2022

O velho e o mar
Um homem velho com seus pensamentos cuja a motivação é pescar um peixe grande, seu último desafio.
Boa leitura.

Kássio Meniglim 22/02/2022

O velho e o mar
Ao terminar O velho e o mar, vem à minha mente algumas palavras, tais como: foco, persistência, preparo, conhecimento, resultado, resiliência, honradez, dignidade, amor...

O ambiente onde ocorre todo o enredo tornou a experiência diferente e mais prazerosa.
Foi uma leitura rápida e fluida.

Numa visão geral, a história é reflexiva e pode ser aplicada a diversos cenários da vida.

Achei os detalhes da história, em alguns momentos, um pouco repetitivos, mas não incomodaram.
A escrita não me agradou tanto, mas teve uma lógica linear.

Vale a pena a leitura.
Karina.Nishiyama 24/02/2022minha estante
Ainda consigo ouvir o mar?

Greice 24/02/2022minha estante
???

Ayalla 26/02/2022minha estante
Não me conectei com esse livro...preciso reler um dia para ver se minhas percepções mudam!

Samuel 14/07/2021

A história e a escrita são ótimas, e autor joga umas lições meio autoajuda de forma explícita, mas nada que não se já tenha ouvido em outro lugar. A história em si é o que vale a pena, é muito sensível e angustiante, você torce, mas sem muita esperança, e algumas coisas que eram importantes se tornam até banais. A ideia central do livro é muito sagaz e enquanto eu escrevia essa resenha, percebi o quão poderosa é.

Carol 31/01/2022

The old Man and the Sea
Primeiro livro de Hemingway que me aventurei. Já estava com vontade de ler a obra do autor desde que assisti pela primeira vez o filme Meia Noite em Paris, resolvi começar por esse por ser um dos livros mais conhecidos do autor.

O livro trata da história de Santiago, um velho pescador, que está há 84 dias sem pescar um peixe. Santiago tem um único amigo, o jovem rapaz Manolin, que aprendeu a pescar com o velho e o incentiva a continuar pescando. Após a maré de azar, Santiago encontrou um imenso peixe de mais de 5 metros de comprimento. No desenrolar da narrativa são abordadas as dificuldades para pescar e manter esse peixe.

É uma obra bastante emocional que gera reflexões sobre temas como solidão ou persistência. Algumas passagens são marcantes.

?O velho pensava sempre no mar como sendo la mar, que é como lhe chamam em espanhol quando verdadeiramente o querem bem. Às vezes aqueles que o amam lhe dão nomes vulgares, mas sempre como se fosse uma mulher. Alguns dos pescadores mais novos, aqueles que usam boias como flutuadores para as suas linhas e têm barcos a motor, comprados quando os fígados dos tubarões valiam muito dinheiro, ao falarem do mar dizem el mar, que é masculino. Falam do mar como de um adversário ou mesmo de um inimigo. Entretanto, o velho pescador pensava sempre no mar no feminino e como se fosse uma coisa que concedesse ou negasse grandes favores; mas se o mar praticasse selvagerias ou crueldades era só porque não podia evitá-lo. A lua afeta o mar tal como afeta as mulheres.?

A leitura foi leve e fluida. É fácil observar a habilidade narrativa do escritor, apesar disso tive bastante dificuldade de me conectar com a história. Mas sigo aberta para experimentar outros livros do autor.