O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

13marcioricardo 10/05/2023

Vida difícil, a de pescador.
O velho e o mar é um livro que conta a história de um velho no mar. Bem, que bela descrição rss Uma aventura no meio do oceano em condições nada vantajosas, uma luta por um grande feito, ao menos para o pescador. O livro é bom, mas esperava melhor. É monótono pelos primeiros setenta por cento, mas acaba com alguma ação que desperta a curiosidade pra saber como vai acabar.

@elaqueamalivros 29/03/2023

Que livro incrível!
Não consegui parar de ler até terminá-lo. Comecei ontem e terminei hoje no intervalo do almoço!
Simplesmente maravilhosa a história e tudo o que o livro traz de reflexões.
Ainda quero voltar aqui e reescrever essa resenha com tudo o que senti, mas no momento é só pra dizer o quanto esse livro me ?fisgou? com seus arpões e iscas ?.

Leiam! Só leiam!

Rafilds 26/07/2022

Boa história
Uma história simples porém profunda. Sobre a velhice, respeito e perseverança.
Gostei a ponto de achar que o autor poderia ter se aprofundado em alguns momentos e escrito algumas páginas a mais. Uma bela edição realizada pela Bertrand Brasil.
Katia Rodrigues 26/07/2022minha estante
Esse livro é magnífico. A história parece muito simples, mas carrega uma infinidade de significados. ?

Rafilds 26/07/2022minha estante
De fato, um livro para ser relido algumas vezes.

Lilly 31/12/2020

Tenho um carinho enorme por esse livro e pela mensagem que Hemingway passa através dele. A forma em que a narrativa foi escrita nos faz engatar rapidamente na leitura. Li alguns anos atrás e permanece sendo um dos meus favoritos da vida.

Alex Barbosa 17/08/2021

Vale releitura
Meus sentimentos por essa obra são nebulosos. A história me parece bem crua, ancorada na realidade e ao mesmo tempo sinto que tem mais camadas do que fui capaz de captar. O desafio de Santiago, que consiste em conseguir uma pesca depois de mais de 80 dias infrutíferos, surge como questão de honra, parece uma busca para mostrar o seu valor, mas sem perder o respeito e a admiração por quem vai possibilitar a concretização de sua tarefa. É uma boa leitura, te prende e faz pensar sobre a vida, sobre as injustiças que estão além das nossas capacidades e sobre a natureza, que segue seu fluxo independente de todo o resto. Na minha opinião, pede uma releitura!

Clara 25/05/2020

Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu? (...) Nada. (...) Fui longe demais.

DIRCE 04/04/2014

Duelo entre Titãs
O livro “ O Velho e o mar” me foi muito bem recomendado por uma pessoinha muito sensível o que me levou a lê-lo prontamente.
Por meio de uma história singela: a história de um pescador (o velho Santiago) que por muitos dias andou de mãos dadas com a má sorte resultando que durante 84 dias voltou do mar com sua embarcação vazia. Anteriormente a essa onda de azar, Santiago tinha como aprendiz e auxiliar o menino Manolim, porém o menino, por exigência dos pais, foi trabalhar em outros barcos.Manolim tinha grande estima por Santiago e tudo fazia para ajudá-lo tanto com os apetrechos de pescaria como conseguindo alimentos que lhes saciassem a fome.
Há uma fala( pag. 20) que denota que, dentre outros,o aspecto social é abordado por Hemingway: (...) Não existia nenhuma rede e o garoto se lembrava muito bem de quando a tinham vendido. Mas esta era uma cena que se repetia todos os dias. Também não havia nenhuma panela de arroz com peixe e o garoto também sabia disso.
E,levado pela necessidade e ousadia, Santiago resolveu enfrentar o mar mais uma vez, pois acreditava que 85 era o seu número de sorte e ele ansiava em trazer um peixe de mais de 400 quilos. Santiago seguiu rumo à sua aventura, rumo ao seu destino, rumo à luta incessante que é o viver. E o viver exige o enfrentamento de todos os obstáculos e agruras a ele arraigados. A luta de Santiago é representada pela luta travada com o seu peixe- um duelo entre Titãs. Uma luta onde a derrota é admissível, mas a perda da dignidade não.
Afora a questão do aspecto social da época (o livro foi escrito no ano de 1952) e o cenário é o Caribe( Havana), afora a questão da luta que é o viver, chamou minha atenção a relação entre o menino Manolim e o velho Santiago.Pareceu-me que a relação ia além da amizade – existia nela um aspecto simbiótico: Manolim ansiava pela sabedoria do velho Santiago e o velho Santiago ansiava pela energia do menino. Esse meu atendimento deve-se ao fato de que em alto mar, Santiago ficou desejoso da companhia do menino e com frequência pensava nele. Acredito que essa necessidade da presença do menino não era apenas para abrandar a solidão que Santiago sentia(solidão...quando se fala da velhice não tem como não abordá-la também), mas também por desejar ter o vigor da juventude.
Um livro de poucas páginas(125) mas que consegue trazer à tona questões tão relevantes. Um livro que é quase uma fábula e que transmite ensinamentos enriquecedores.

Arsenio Meira 04/04/2014minha estante
"A luta de Santiago é representada pela luta travada com o seu peixe- um duelo entre Titãs. Uma luta onde a derrota é admissível, mas a perda da dignidade não. "

O que dizer mais? Papá Hemnigway - que perdeu a luta no final - venceu a luta literária. E haveria de sorrir interiormente com essa sua análise tão terna sobre esta fábula moderna.
Abraços

Caroline Gurgel 04/04/2014minha estante
Que bom que gostou do livro, Dirce
Aliás, adorei a resenha!
Abraço ;)

DIRCE 14/04/2014minha estante
Gostei sim, Caroline. Obrigada pela dica.
Arsenio,você sempre tão gentil e incentivador...

Tiago.Soares 30/12/2019minha estante
Eu li em inglês. Só na metade do livro que o nome do personagem é revelado. No início, o narrador nos apresenta apenas como 'fisherman' e 'old man'. Não lembro o nome do garoto. No livro ele é simplesmente chamado de 'boy'.

Cinara... 29/05/2023

Emocionante...
"É uma estupidez não ter esperança, pensou. Além disso acho que é um pecado perder a esperança. Mas não devo pensar em pecados. Já tenho problemas demais para começar a pensar em pecados. Para dizer a verdade, também não compreendo bem o que são os pecados.
Não os compreendo nem sei bem se acredito neles."

Todas minhas releituras eu espero por um final diferente, e hoje aconteceu!!!! Esse livro me emociona de uma maneira inexplicável! E cada releitura é uma experiência diferente.
Mateus 29/05/2023minha estante
Esse livro é perfeito!

Cinara... 29/05/2023minha estante
Simm!!

trizisreading 17/05/2023

"Um homem pode ser destruído, mas não derrotado"
"O velho e o mar" é um romance escrito por Ernest Hemingway em 1951, quando vivia em Cuba, e publicado em 1952. É considerado um livro indispensável do autor, tanto que lhe rendeu um Pulitzer, bem como um Prêmio Nobel de Literatura de 1954.

Nele, narra-se a história de Santiago, um velho e solitário pescador, que enfrenta a situação, considerada dentre pescadores, vergonhosa, uma vez que se encontra oitenta e quatro dias sem conseguir pescar um peixe grande.

O pescador, então, acorda no dia seguinte determinado a conseguir sair dessa situação. Quando encontra-se no mar, Santiago demonstra ter muitas habilidades e conhecimentos como pescador. Após longa espera, consegue que um peixe morda seu anzol. No entanto, o peixe mostra-se muito persistente, mas não tanto quanto o pescador.

Em diversos momentos, o pescador se mostra solitário no meio de alto-mar, falando sozinho e desejando a presença de um menino, Manolin, por quem nutre uma amizade profunda e verdadeira.

No decorrer da história, ficam demonstradas todas as dificuldades que o pescador deve superar para conquistar a sua pesca. Tais dificuldades se mostram cada vez mais impossíveis de serem superadas, mas o velho não se deixa abalar e somente quando, pela "falta de sorte" e pelo excessivo cansaço, deixa-se, finalmente, descansar.

Do início ao fim, pode-se notar que a admiração que o menino, Manolin, tem pelo velho supera qualquer peixe que este possa trazer para a terra. Inclusive, nos últimos momentos, isso é reforçado quando ele demonstra mais preocupação pelo bem estar do velho ao tamanho do peixe, que é fato admirado pelos outros pescadores.

Além disso, em diversos momentos de suas aventuras em alto-mar, o velho Santiago se encontra com animais e demonstra, mesmo pelo peixe que deseja matar, profundo sentimento de respeito e admiração.

É, portanto, um livro que, embora na maioria das edições não supere 200 páginas, consegue nos tocar de diversas maneiras com sua profundidade no que toca à finitude humana e aos sentimentos em relação à natureza e aos nossos companheiros.
mirianbezerra 18/05/2023minha estante
precisei ler esse livro para o vestibular, achei interessante

19/07/2020

Resiliência
Das pequenas obras grandiosas, o Velho e o Mar nos apresenta uma história de resiliência, luta e perseverança. O enredo se arrasta de forma monótona, propositalmente, levando o leitor a se impressionar com a insistência e esperança de Santiago, ao passar das linhas. As metáforas são infinitas e elas pertencem a cada um que da história tira a sua lição.

Francisco240 12/01/2022

Amigo de um peixe??
"Mas, quem sabe? Talvez hoje. Cada dia é um novo dia. É melhor ter sorte. Mas eu prefiro fazer as coisas sempre bem. Então, se a sorte me sorrir, estou preparado.?
O autor se demora entregando uma série de fluxos de consciência. Vemos como a solidão na velhice e um tanto quanto assustador; porém o protagonista trata tal fato com uma sutileza um tanto incrível.

Caroline Gurgel 17/03/2014

Envelhecer...
O Velho e o Mar é daqueles livros que você se questiona o porquê de não ter lido antes. No meu caso, o porquê de não ter escutado a recomendação de meu pai, fã de Hemingway, antes. Hemingway é tão fantástico que conquista até leitores como eu, mais inclinados à escrita clássica, cheia de adjetivação. É incrível como consegue nos transportar àquele cenário, mesmo com a escrita "seca", concisa e sem floreios que lhe é peculiar.

O velho e o mar é o segundo livro do escritor que leio, e nele, mais do que no primeiro, é possível perceber a importância de Hemingway para a literatura moderna e o quanto essa quebra de tradições clássicas significou para o meio literário. Seja nas artes, na arquitetura ou na literatura, romper um estilo e estabelecer novos parâmetros não é uma tarefa fácil, e Hemingway o fez com genialidade, e só aqui compreendi o porquê de ter merecido um Nobel.

O autor conta a história de um velho pescador, Santiago, que mesmo muito experiente está há 84 dias sem conseguir pescar nada. Com o incentivo do jovem amigo Manolin, resolve encarar mais um dia no mar. E é essa ida solitária em busca de algum peixe que acompanhamos, não só como leitores, mas principalmente como espectadores.

Deixa-nos tantas mensagens e são tantas metáforas que acredito que a cada releitura uma nova interpretação seja captada. Fala sobre a vida e toda a experiência que você acumula nela; fala de amizade, reconhecimento e carinho; e do conhecimento passado de geração em geração. É bonito de se ver a admiração, o respeito e a gratidão que o jovem Manolin tem por aquele experiente velhinho que lhe ensinara a pescar.

Sim, fala de velhice e de orgulho. E é incrível como, em tão poucas páginas, Hemingway consegue fazer um retrato tão realístico e triste do homem que envelhece, do homem que mesmo experiente e cheio de conhecimento se vê, de certa forma, impotente, uma vez que suas condições físicas já não são as mesmas. Mostra-nos o quão importante era para ele conseguir a façanha de "domar" aquele peixe enorme, muito mais por orgulho do que pela fome ou dinheiro. Fala de determinação, da sua luta incansável de ir até o fim, e, novamente, do orgulho que não lhe permitia desistir.

A beleza está na simplicidade, se o leitor esperar qualquer rebuscamento irá se decepcionar. É impressionante como, mesmo com tanta frugalidade, essa estória me encantou e me emocionou. E mais ainda, como me deixou triste.

Um clássico para todas as idades, para se ler e se reler. Recomendo, sem dúvida alguma.

Caroline Gurgel 18/03/2014minha estante
Obrigada, Gleidson!
Esse livro me deixou tão melancólica e reflexiva...

DIRCE 18/03/2014minha estante
Adorei!
Meu número. Me ganhou. Já foi para minha Estante.
Obrigada pela resenha e dica.
bjs

Caroline Gurgel 19/03/2014minha estante
Espero que você goste, Dirce!
bjs

Cláudio 08/04/2014minha estante
Resenha linda sobre um livro idem. E, concordo: a beleza que é beleza reside na simplicidade; não carece de ornamentos, é triste porque efêmera (a vida é), mas não deixa de ser beleza esse sabor de saber-se ilimitado o tempo em que nos deparamos com ela. Abs

Caroline Gurgel 10/04/2014minha estante
Obrigada, Cláudio!

Vic 15/05/2016minha estante
Resenha maravilhosa!! Inclusive, foi a que me motivou a comprar o livro. :)

Nathalia 28/08/2023

Todo jovem deveria ler
Ainda estou impressionada em como Hemingway conseguiu em tão poucas páginas transportar, de forma magnífica, a vida inteira de um homem.
O velho Santiago é um exemplo de dignidade, força e resiliência.
O garoto Manolim é o retrato perfeito do respeito e compaixão que todos nós deveríamos ter com as pessoas.
Toda a história nos faz pensar na brevidade e nos cursos que a vida tomam e esse livro nos faz refletir sobre o que esperar da nossa velhice.