O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway

Resenhas - O Velho e o Mar

Bárbara Paradiso 23/05/2021

De que vale um peixe grande?!
???Santiago é um velho pescador, que em meio a pobreza que vivia passa 84 dias sem pescar um peixe. Entretanto, a desistencia nunca fora uma possibilidade para ele.

???Uma narrativa direta, flúida, e impactante. Você se sente o individuo invisível sentado ao lado de Santiago em seu barco, participando de seus monólogos e desejando poder ajudá-lo ao passo que também admira sua coragem e força.

???Um livro simples, que mergulha de uma forma muito profunda nos sentimentos de uma realidade de vida, e de um ser humano entre milhões de outros, mas que sempre compartilha algo em comum. O conformismo, a paciência, a persistência.

???Possivelmente se você for fisgado por este livro desde o começo, o terminará em poucas horas. Esta é uma leitura de um só dia, que não deixa a desejar. Vai por mim!
Alexandre Costa 23/05/2021minha estante
Uma história que nos faz refletir sobre muitas coisas na Vida!!!!

Ana Bruno 23/05/2021minha estante
Este livro é incrível! Ele continuou comigo por muito tempo depois de eu terminar de lê-lo. ?

Nado 20/03/2022

O enredo de O Velho e o Mar pode até parecer fraco. Se resume em um velho pescador que está à procura de um grande peixe depois de 84 dias sem qualquer sucesso, porém, essas poucas páginas possuem parágrafos intensos e reflexivos.
Finalmente ele consegue fisgar o maior peixe de vida e, agora, com esse único companheiro em mar aberto por dias, o pescador fará algumas reflexões da sua vida e se mostrará perseverante diante desse desafio.
Infelizmente nem sempre o resultado do nosso trabalho é compatível com o esforço para alcançá-lo, mas nem por isso se deve desistir da recompensa. Por menor que ela seja, você não a teria conquistado se não tivesse ao menos tentado.
A amizade entre o velho e o menino tem uma grande mensagem de carinho e respeito.
FádioDS 20/03/2022minha estante
Gosta da resenha. Vou comprar.

Nado 21/03/2022minha estante
Tenha uma boa leitura!

FádioDS 21/03/2022minha estante
Digo ..gostei.

Tamy 19/01/2024

Perseverança... ??
Santiago é um velho pescador que já não consegue pescar nada há 84 anos. Porém, ele não se dá por aposentado deste ofício e tem fé de que essa maré de azar passará. Assim, ele se lançou ao mar sozinho, crente de que dessa vez traria algo para casa.

E assim, acompanhamos esse pescador solitário que acredita fielmente em si e nos conhecimentos que adquiriu em todos esses anos de pescarias.

Uma história que despertou em mim ansiedade, entusiasmo, angústia, tristeza e o questionamento de "será que vale a pena todo esse esforço?". Mas Santiago está determinado, carrega consigo um sentimento de perseverança e uma autoconfiança que são o suficiente para lhe dar a força de que necessita.

A batalha não é fácil, mas ele precisa e quer enfrentá-la até o último minuto. Essa é uma história que explora os limites do corpo e da alma, da força que um homem pode ter dentro de si e até onde é possível ir para alcançar aquilo que deseja.

Bruna B 11/10/2021

Leitura envolvente e surpreendente.
Após início é impossível parar de ler, me vi em vários momentos, no barco com o velho, envolvida com cada situação.

Fabio.Jackson 03/04/2022

Reconhecer os próprios limites
O livro fala bastante sobre reconhecer os próprios limites. Da solidão de pessoas mais velhas e do abandono quando a nossa ?era de ouro? termina.
Santiago não queria desistir, por mais insano é absurdo que fosse a atividade de ficar sozinho em alto mar por conta de um peixe.
Ele queria se provar. Provar que ainda era capaz. Porém ignorou o limite de sua mente e de seu corpo. Colocou sua vida em risco. Excelente leitura. Rápida.

Camila Borges 04/04/2021

Sobre nós
Tenho pouco a acrescentar ao que já foi dito sobre essa obra. A história de um homem que luta por um grande peixe, depois de dias sem conseguir pescar nada. É simples, é certeira, é triste. É dito que todo clássico carrega um pouco da humanidade, isso é muito claro nesse livro. A dor, a solidão, a resiliência, a decepção, a fome de Santiago, tudo isso é sobre nós.

Jardim de histórias 14/06/2023

Um grande trabalho!!!!
A primeira vez em que li esse livro incrível, fui arrebatado por múltiplas sensações, como: emoção, euforia, tristeza, inspiração, coragem, aflição. Aí veio a releitura. Eu fiz questão de me certificar, que não era exagero essa minha identificação com a obra. E aí, fui novamente sacudido por Ernest Hemingway e sua forma tangível e singular de escrever. A escrita, nessa obra é tão viva, que proporciona algumas conexões que despertam sensações reais no leitor. Quem não se aplastou, na luta do velho Santiago, ao tentar manter o controle, nos dias a deriva no oceano? Ou quem não desenhou no imaginário, a face do velho, ao conviver com a possibilidade real de se tornar obsoleto?

Ao criar a conexão com esta obra, quando olhamos para o horizonte na tentativa de enxergar o limite da imensidão para decifrar o encontro do céu com o oceano, talvez, conseguimos, a partir desta metáfora, entender a paixão que motiva o velho Santiago, que nesta prosa lindíssima é retratada de forma resiliente. Mesmo em uma situação de miséria em que vive, ele não se alimenta da pena em que os demais pescadores sentem dele, muito menos, do que eles pensam sobre as consequências relacionadas à baixa produtividade em referência ao baixo vigor, devido à idade avançada. Para o Santiago, estava tudo dentro da normalidade, isto não o incomodava. A determinação de Santiago, é uma lição filosófica, capaz de motivar, até mesmo o mais insensível leitor.
Ao me referir a filosofia, a história em si, nos envolve o tempo todo num campo repleto de reflexões, exemplo maior, está no Marlim-azul enorme, avistado no oceano pelo velho, e a luta incessante deste peixe pela sobrevivência e a real motivação de Santiago, por conseguir pescá-lo. E esta parte da história, desenvolve um duelo épico. Um duelo pela sobrevivência de ambos, se entendermos a luta do peixe para sobreviver e a do pescador que cuja subsistência é relacionada ao êxito da pesca, então, sim, é um duelo pela existência. Um lindo duelo!

Um livro triste, forte e, ao mesmo tempo, sensível. Um livro imprescindível e extremamente necessário.

Ally 08/01/2022

O velho e o mar
Acho fascinante quando conseguem contar grandes histórias com poucas palavras. É na simplicidade que se encontra a mais bela poesia. Esse livro é bonito por vários motivos, mas principalmente por seu simbolismo e por todas as reflexões que ele proporciona ao leitor. Não é a toa que é considerado um clássico. Recomendo muito a leitura.
Aline 08/01/2022minha estante
Eu amei essa leitura, você descreveu ele muito bem. ?

Dey 08/01/2022minha estante
Já quero ler

Marcos 18/04/2010

Muito abaixo do esperado
Foi meu primeiro livro de Hemingway. Sempre ouvi falar bem do escritor, como um dos maiores de todos os tempos. Esperava que fosse daqueles livros cheios de conteúdo, mesmo em poucas páginas. Espero, sinceramente, que "Por quem os sinos dobram" seja diferente.

Logo nas primeiras páginas senti a decepção. Achei os diálogos infantis, me senti lendo aqueles livros da minha infância. Os personagens também são mal construídos. O garoto é simplesmente idealizado, totalmente politicamente correto. O Velho de certa forma também não foge do estereótipo, sente pena até do peixe que está caçando.

A estória gira sempre em torno da mesma coisa. Obviamente isto é de propósito, um recurso do autor para enfatizar a persistência do Velho. Mas isso é bastante cansativo. Foram apenas 125 páginas, muitas delas ilustradas. Se fossem 200, eu já teria abandonado, mesmo a leitura sendo extremamente fácil, sem nada rebuscado.

Há algumas reflexões soltas no meio da estória, numa mistura de delírio com consciência, o que poderia ter sido mais bem desenvolvido. O Velho às vezes fala algo interessante, mas já se apressa em concluir com algo como "não importa", "concentre-se", etc. Uma pena, pois muitas vezes é isso que torna uma obra um clássico. Histórias de persistência não faltam por aí e a sensação que tive é que esta foi apenas mais uma.
Godinho 11/04/2012minha estante
Só uma coisa: a Bertrand fez uma heresia com o livro. Ou melhor, a tradução o fez e a Bertrand foi conivente.
Pegue a versão original e verá. Hemingway conta para a gente que o nome do velho é Santiago no meio da segunda página.
O tradutor resolveu que a obra-prima estava errada e abre o livro dizendo que o nome dele é Santiago.
E eles têm coragem de colocar o nome Hemingway na capa?
Sem contar que o ritmo do autor é destruído, frases longas viram curtas, etc.
E milhões de brasileiros acham que leram Hemingway e foram enganados. A Bertrand e esse tradutor deviam ser processados...

Marcos 11/04/2012minha estante
Pois é, vai ver que foi por isso que não gostei, é bom saber. Obrigado pelo comentário, abraços.

Bruna 23/07/2013minha estante
Também achei o livro bem cansativo, e era repetitivo em algumas partes, quase abandonei a leitura.

Tiago.Soares 30/12/2019minha estante
Eu no original e na metade do livro só identificava o personagem principal por 'fisherman' ou 'Old man'. Só depois que fiquei sabendo que ele se chamava Santiago.

Joel.Martins 19/09/2020

Respeito e admiração
O livro é lindo.
Tem muito do que está faltando nos dias de hoje.
Tem respeito ao próximo e à natureza.
Tem esforço, dedicação, amor e esperança.

LucAlio.CAmara 24/03/2024

Origem: EUA
Páginas 126

Ficção

Sobre o que achei:

"O Velho e o Mar" é um livro clássico e atemporal que narra a história de Santiago, um pescador idoso e solitário, e sua épica batalha com um gigantesco peixe no mar. A obra explora temas como a luta pela sobrevivência, e a resiliência humana.

A relação entre Santiago e o peixe simboliza a luta do homem contra as forças da natureza, além de trazer à tona questões sobre o sentido da vida e a busca pela dignidade.

Adorei a simplicidade da linguagem na narrativa!

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?

Gigi 07/08/2021

Resiliência
Eu li sobre a nobreza de uma alma simples, honesta, resiliente e respeitosa. Li sobre superação, coragem e uma luta titânica.
O livro em si é uma arte literária que não será apreciado pelos amantes de leitura rasa. Ele é muito mais complexo que a simplicidade da sua história.
Este é o livro mais popular do autor, sendo explicitamente mencionado, ao ser laureado com o prêmio de Nobel da Literatura em 1954: ?por sua maestria da arte narrativa, mais recentemente demonstrada em "O Velho e O Mar", e pela influência que exerceu no estilo contemporâneo?.

Mari Pereira 03/06/2021

"É uma estupidez não ter esperança."
Caramba! Que livro!
Na superfície aparenta ser um livro simples, apenas a história de um velho pescador tentando pescar um grande peixe. Mas é muito mais que isso.
É um livro sobre solidão, velhice, esperança, persistência... Enfim, é um livro sobre a vida!
Na luta para pescar o peixe, Santiago está lutando também por si próprio, por algo que dê significado à sua vida. Desistir do peixe seria como desistir de si.
Os devaneios do pescador e as conversas consigo mesmo são ricas em ensinamentos. Me fizeram pensar sobre o abandono a que são submetidos os idosos e luta que precisam travar para se provarem úteis, pelo não esquecimento.
A relação do velho com o garoto é enternecedora.
Na parte final, me vi envolvida em uma angústia tremenda, torcendo muito por uma "vitória" do personagem. Logo eu, que não gosto de finais felizes, quis um agora mais que nunca.
É uma história profundamente triste e desoladora. A leitura vale cada página.
Sensacional!
Michelle116 03/06/2021minha estante
Muito bonita e interessante análise, em especial pela gerontologia. Lembro de ter tudo uma experiência muito boa com essa leitura mas não havia me passado pela cabeça essa correlação. Me deu vontade de ler novamente ?

Mari Pereira 03/06/2021minha estante
Acho que esse é um daqueles livros que a cada leitura percebemos uma camada diferente! ??