Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

Yuminie 13/05/2021

Este é o quinto livro que leio do autor e ele nunca deixa de me surpreender.
"Marina" é um livro curto, porém é repleto de mistério, ação, romance... e é de uma sensiblidade ímpar, que realmente te deixa com lágrimas nos olhos.
Leiam!
Sara Férrer 13/05/2021minha estante
Ahhhhhhhh

Bia 20/05/2021

Me surpreende
Só li, sem saber do que se tratava. Não sei porque achei que era história da fantasma( pira da minha cabeça). Nunca tinha lido nada do autor e me surpreender com uma história cheia de mistérios, suspense, amizade, romance e triste também. Só cuidado que ter uns partes que dá medo.

Kecia Jolie 17/07/2020

Que livro maravilhoso... A escrita de Zafón é deliciosa e encantadora, nos faz querer ler com avidez para desvendar os mistérios escondidos em cada página. É impossível não se encantar com as descrições feitas pelo autor de uma Barcelona antiga e recheada de mistérios, a impressão que tive foi de viajar junto com os personagens por cada um dos lugares descritos no livro. Ja quero ler os outros livros dele porque já se tornou um dos meus autores favoritos. Super recomendo para aqueles que amam uma aventura repleta de fantasias e mistérios.

Letty 26/09/2020

Um amigo havia me indicado os livros do Záfon fazia alguns meses, mas eu vivia adiando a leitura. Porém, esse mês decidimos fazer juntos a leitura de “Marina”. Nunca imaginei que um livro iria me surpreender tanto.

Marina é aquele tipo de livro que te prende logo nas primeiras páginas e foi ficando tão envolvente que teve alguns momentos que simplesmente não conseguia parar de ler, já estava me sentindo parte da história.

Enfim, é uma leitura que vale muito a pena e que com certeza causa um turbilhão de sentimentos. A escrita do Záfon é maravilhosa e foi incrível a forma como ele deixou o final surpreendente. Nunca nem tinha passado pela minha cabeça esse final e confesso que chorei horrores haha.

Esse livro com certeza entrou para a minha lista de favoritos!

“Por anos, fugi sem saber do que fugia. Pensei que, se corresse mais do que o horizonte, as sombras do passado se afastariam do meu caminho.”

Livrendo 27/07/2023

Amei esse livro de uma forma profundamente perturbadora!!!
Marina é um romance que se entrega a grandes temas e histórias arrebatadoras. Seu enredo é bastante inusitado, mas o autor Carlos Ruiz Zafón se safa de seu absurdo por pura convicção e emoção manipuladora.
Com uma mistura de literatura gótica, romance, horror e mistério, Marina apresenta uma escrita fluida, descritiva e cheia de suspense. Em termos de história, este livro contém um mistério dentro de um mistério: a mulher de preto era um enigma, mas Marina também carregava seu próprio segredo.
“As vezes as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar – disse ela – A gente só se lembra do que nunca aconteceu.”
Como o próprio autor mensiona na nota introdutória, os protagonistas são um pouco mais jovens quando comparados aos seus trabalhos mais recentes, como A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo, e há um certo ar de romance infantojuvenil disperso ao longo da história de Marina. Existem alguns momentos engraçados e cativantes entre os dois personagens principais. Essas pequenas pausas de alívio ajudam a acompanhar a narrativa com alguma variedade e evitam que ela se torne maçante.
Não vou entrar em muitos detalhes, mas devo mencionar que existem algumas cenas bastante comoventes que giram em torno de deformidades físicas e do horror. Apesar de angustiante, senti que eles complementam o mistério e provocam uma sensação real de tensão, perigo e até medo. A atmosfera sombria definitivamente prevalece, especialmente durante os segmentos de terror, mas isso não quer dizer que o romance não tenha nenhuma redenção alegre. O livro apresentou um final poderoso, mas inesperado, com um sabor agridoce.
“A natureza é como uma criança que brinca com as nossas vidas. Quando cansa dos brinquedos quebrados, ela os abandona e substitui por outros.(…) É responsabilidade nossa recolher as peças e reconstituí-las.”
Carlos Ruiz Zafón criou mais uma vez uma obra de escrita totalmente única aproveitando ao máximo o que Barcelona tem para oferecer. É um mistério envolvente repleto de personagens que deixarão sua marca na memória do leitor, uma aventura que funde gêneros e provoca sensações intensas.

Se você gosta de histórias de aventura com mistério e romances góticos, certifique-se de adicionar este livro à sua lista

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/reels/

Edoarda 13/07/2022

Os livros infanto-juvenis de Zafón possuem elementos em comum que, muitas vezes, dão a impressão de que se está lendo o mesmo livro. Marina, no entanto, tem um elemento diferente, um elemento que vai além da história de suspense: a própria Marina.
Aline Casellato 13/07/2022minha estante
Lembro que esse livro me impressionou bastante quando li, mas realmente acho que algumas histórias são parecidas do zafon

milacrodrigues 14/06/2021

Zafón mais uma vez me surpreendendo e entregando uma narrativa linda e apaixonante!

Não sei direito o que falar sobre esse livro, sinto que vou precisar de uns dias pra absorver toda a mensagem sobre questões de Mijail, Eva e companhia. Todo o mistério, suspense e até um pouco de horror deixou a história mais interessante pra mim (claro que também me deixou com um medinho hora ou outra). Apesar de ter aquele ?Q? de identidade de mistérios de Zafón, esse foi um pouco diferente... e eu adorei!
E pra final eu só sei que me envolví com o caminho de Marina, Oscar e German. Sei também que o final me deixou um pouco triste (queria sim um ?final feliz?), mas sei que foi um final lindo.
As histórias de Zafón sempre me deixam vidrada, e por mais que às vezes no meio do caminho me sinta um pouco perdida, é certo que no final tudo vai se encaixar e ficarei surpresa demais como a trama toda se encaixa.

Jéssica Lustosa 28/11/2020

Aquele livro que você acaba com um emaranhado de sentimentos e fica tentando absorver o que aconteceu.
"As vezes dúvido de minha memória e me pergunto se serei capaz de recordar o que nunca aconteceu."

Mi Rubin 01/04/2021

Meu primeiro contato com o autor e tô muito impressionada.
Um quê de mistério que nos faz querer ler mais e mais. Muito envolvente.

Não tinha lido sinopse, e fui pega de surpresa. Achei bem insano a temática do livro, algo pertubador mesmo.

E mesmo assim, tem uma mensagem linda sobre amizade.

Acho que ficou bem interessante esse mix dos dois opostos.

Evy 29/12/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Lançamentos / Mês: Dezembro (Livro 3)
Marina é o terceiro romance que leio de Zafón, embora tenha sido escrito antes de "A Sombra do Vento", meu favorito e "O Jogo do Anjo". Acredito que a essa altura eu já possa falar do autor com um pouco mais de profundidade e não há como não ser só elogios. A narrativa é simplesmente arrebatadora e te consome logo nas primeiras linhas. As histórias contadas por ele, são daquelas que, mesmo quando não se está com os livros na mão, ficam assaltando os pensamentos.

O que me impressiona é a incrível habilidade nas descrições das ruas, casarões, cemitérios e cenários infindos e maravilhosos nos quais parecemos mergulhar e fazer parte durante a leitura. Além da vontade imensa de conhecer pessoalmente. Eu jamais conseguirei ir a Barcelona (se algum dia, for mesmo) sem querer procurar o cemitério de Sarriá, ou o Cemitério dos Livros de "A Sombra do Vento". Zafón tem esse dom de instigar a curiosidade e o prazer pelo conhecimento.

Além disso, suas histórias sempre tem um mistério sombrio e arrebatador que torna difícil ficar parando a leitura, já que é impossível não desejar conhecer o desenrolar dos fatos. Neste livro, Zafón nos presenteia com a história de Oscai Drai, um adolescente que vive num internato e quem em suas horas vagas acaba conhecendo a doce e misteriosa Marina. Depois de algum tempo de amizade, Marina decide levá-lo até o cemitério de Sarriá onde uma misteriosa dama toda de preto visita um túmulo sem nome.

Juntos, os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a tal dama, passando por estufas abandonadas e cantos remotos de Barcelona até os bastidores de um antigo Teatro explendoroso. Ao longo da jornada passam pelas mais diversas dificuldades entremeando aventura e os dias de convivência pacífica com Marina e seu pai, Germán, por quem oscar tem admiração.

Com personagens muito bem elaborados e sua narrativa poderosa, Zafón mais uma vez nos traga para dentro de sua sombria história, cheia de muito mistério, romance e drama.

Leitura recomendada!
Léia Viana 31/12/2011minha estante
Eu gostei bastante de "A Sombra do Vento", ainda não pude ler "O Jogo do Anjo", "Marina" está aqui comigo, e sua resenha me deixou mais curiosa ainda para lê-lo.

Rose 07/03/2012minha estante
Eu adorei este livro, adoro o modo como Zafon escreve, "O jogo do anjo" eu tb gostei bastante, mas "A sombra do vento" é o melhor!

Lu 17/10/2013minha estante
Linda resenha, Ly! Parabéns!

Jozy.Cristiani 07/07/2020

Marina
Maravilhoso, traz uma mensagem linda. Recomendo muito, nunca tinha lido nada do escritor e já quero os outros livros.
Giulipédia 08/07/2020minha estante
Zafón é maravilhoso, leia A Sombra do Vento, a história é apaixonante!! ???

Jozy.Cristiani 08/07/2020minha estante
Vou ler, amei a escrita dele. Obrigada ?

Giulipédia 08/07/2020minha estante
??

Michela Wakami 16/09/2020minha estante
Giulipédia, A sombra do vento é livro único ?

Giulipédia 16/09/2020minha estante
Pode ser lido cm livro único sim, mas ele é o primeiro de uma série chamada cemitério dos livros esquecidos, não é obrigatório vc ler a saga td, se quiser ler o primeiro e não ler os outros não interfere em nada a leitura, pq as histórias elas são meio q independentes entre si, mas é bacana seguir a saga, é maravilhosa, Zafón foi um grande autor! ????

Michela Wakami 16/09/2020minha estante
Giulipédia, muito obrigada pelo esclarecimento.
Vou tentar ler a saga! ??

Vou ler, obrigada!??

Giulipédia 16/09/2020minha estante
Espero q aproveite bastante então! ????

Obrigada!??

Lilian.Cava 11/04/2021

Que livro!!
Confesso que não sabia o que esperar, mas com certeza não era isso!

Um livro com uma ambientação incrível, personagens muito bons, que apesar de adolescentes, não fazem parte de uma trama bobinha. Drama, mistério, ação. Tudo em um livro só.

Já me apaixonei pela escrita do Zafon. Não vejo a hora de ler os outros! ??

Gisele (@enquantoissoleio) 01/07/2021

Surpreendente
Um livro que começa devagar e ao log de suas quase 200 páginas te leva para passear por Barcelona através dos anos. A narrativa seguiu um caminho totalmente inesperado e me vi apreensiva com tudo que estava acontecendo. O autor tem uma escrita maravilhosa. Super recomendo para jovens e até mesmo para ser o primeiro contato com Zafon.

Geni 11/03/2012

Sem emoção e com falhas
Comprei o livro pelo texto inicial mostrado na contra capa, que dava uma impressão de uma bela estória. Não foi isso que encontrei. Encontrei falhas cruciais no roteiro que demonstram falta de cuidado com as conexões da estória.

Dois adolescentes de 15 anos, Óscar e Marina, procuram pessoas que nunca viram antes a fim de investigar um caso que ocorrera há mais de 35 anos atrás. Inexplicavelmente, embora o caso envolva segredos, medos e assassinatos, as pessoas procuradas abrem as portas para estes dois adolescentes e lhes contam, facilmente, sua versão.

O quarto de Óscar no internato é invadido pela criatura pustulenta que busca um álbum de fotos. A criatura persegue Óscar pelo internato (até as cozinhas), deixando um rastro de destruição, com portas derrubadas, pratos quebrados, sangue espalhado. Quando consegue pegar o álbum, a criatura se vai e Óscar vai para a casa de Marina.
Dias depois ele volta ao internato para pegar umas roupas e encontra com Dona Paula, uma espécie de coordenadora do internato. Dona Paula sequer questiona sobre o que ocorreu no quarto de Oscar. Não é estranho estar tudo quebrado, portas destruídas e ninguém perguntar nada?

Outro ponto intrigante é quando Oscar reconhece imediatamente o rosto de Kolvenik (capítulo 24). Como Oscar, que nunca vira Kolvenik antes, só tinha ouvido falar dele, pôde reconhecer um rosto dentre tantas criaturas desfiguradas?

O livro não emociona e chega a ser previsível.
Alex BS 10/04/2012minha estante
Quanto ao fato de Óscar reconhecer Kolvenik entre os monstros, é por que esse parecia dar ordens aos outros: "A um sinal seu, todos deslizaram rastejando para o teatro."
Nem todos os personagens vão contando as coisas assim. As vezes eles tem que usar algo, como a foto com o Dr. Shelley, ou falam que sabem algo sobre a história, como quando visitam Flórian, e este resolve abrir o jogo por curiosidade também, sobre o caso que faria a sua carreira. Os motivos que levam Claret e sua "companheira" a falar não posso discutir, pois seria um spoiller tremendo. Quanto ao monstro que o perseguiu deixando rastros de destruição, bom, por que alguém faria alguma pergunta a Óscar, se não foi o quarto dele que teve a porta destruída?
"De repente, achei ter visto uma silhueta entrando no último quarto."
Além disso, ela não deixa nenhum rastro de sangue, e quando volta ao quarto de Óscar, mexe apenas na mochila dele e depois vai embora pulando a janela. O que os leva a investigarem um caso que não tem nada a ver com eles é a pura curiosidade. O que começou como uma brincadeira de Marina os leva a ter uma experiencia intensa, seguida do despertar da curiosidade de Óscar, que mesmo quando não estava focado no mistério, continuou sendo empurrado de encontro a ele.

Wesley 10/01/2020minha estante
O livro não emocionou VOCÊ.

Cleber 17/01/2021

Muito bom!
Adorei esse livro e quero continuar as leituras dos livros do Carlos Ruiz Zafón. Em Marina a narrativa e fácil, com terror e suspense. Com personagens interessantes. Já estou me preparando para O Príncipe da Névoa.
Fran Ponatt 17/01/2021minha estante
ai eu amo!!!!!! é o meu favorito dele e um dos meus favoritos da vida ?

Fabi 17/01/2021minha estante
Esse autor... meu favorito! Pena que nos deixou ano passado...

Fran Ponatt 17/01/2021minha estante
meu favorito também!! fiquei muito triste quando isso aconteceu ano passado