Marina Zafón

Resenhas - Marina

Jow 28/11/2011

Um homem tentando ser Deus.
The how I can't recall
But I'm staring at what once was the wall
Separating east and west
Now they meet amidst the broad daylight...

[]
It's hard I must confess
I'm banking on the rest to clear away
Cause we have spoken everything
Everything short of I love...

The Fray Hundred

A vida é o dom mais difícil de ser manuseado pelas mãos do homem. Viver é uma tarefa difícil onde muitos desistem cedo, alguns a encaram como uma prisão, e vários outros fazem dela um laboratório para as mais diversas experiências, sem se preocupar com conseqüências e punições. Mas, são poucos os que fazem da vida um momento de encantamento, e ainda menos são os que vagueiam por uma vida sem sentido e encontram um momento de epifania capaz de transformar sua existência de um modo cabalístico e sem retorno. Oscar Drái foi um dos pouquíssimos felizardos que encontrou a sua epifania, e ela veio transformada numa figura que entraria em sua vida de uma forma avassaladora e eterna. Oscar encontrou-se com Marina.

Marina é a personagem feminina mais singela dos livros de Zafón. Talvez seja por isso, que ao decorrer da (infelizmente) curta narrativa, nos apaixonamos por essa garota tão loucamente como Oscar fez. Marina representa para Oscar uma chance de colorir a vida de uma forma modigliana, uma possibilidade de dar a sua vida algo que ele nunca viu, algo que pudesse se opor as sombras lançadas em vida miserável, por uma vida metódica e sem brilho, por uma sociedade inescrupulosa e por uma Barcelona gótica, que mais uma vez é perfeitamente descrita por Zafón.

Mantendo a tradição de seus livros, Zafón cria um mistério principal que deve ser elucidado em sua narrativa. O segredo perdido que remonta a vida de Mijail Kolvenik é sem sombra de dúvidas o mais macabro dos livros de Zafón. A tensão e o perigo de morte que rodam Oscar e Marina deixam o livro ainda mais interessante, e a cada resposta encontrada, o mistério vai ganhando contornos sobrenaturais. É possível ir tentando montar o quebra cabeça, mas é praticamente impossível conseguir desvendar todos os segredos e todas as intenções que permeiam o livro, sem a explicação que nos é transmitida pela própria narrativa.

E no momento em que as histórias se cruzam e os segredos são finalmente revelados, os questionamentos que pairam sobre a nossa cabeça são longos e pesados. As motivações de Zafón na tentativa de explicar o conceito de morte são de uma beleza estonteante e poucas vezes vista em qualquer que seja o gênero. A beleza gótica que paira nos capítulos finais do livro, nos transporta para um limbo onde retomamos a pergunta sobre o que é realmente a vida, e as promessas e possibilidades elencadas pelo livro dão o toque final que o livro precisa para ser perfeito e apaixonante.

Assim, Zafón constrói mais um livro espetacular, que mostra o porquê de sua ascensão como escritor e a causa de seu sucesso, e que não deixa nada a desejar se comparado com as suas obras mais famosas, e não menos perfeitas.
Alan Ventura 28/11/2011minha estante
Tenho certeza que vou adorar esse livro, assim como adorei tua resenha. Parabéns.

Fran Kotipelto 28/11/2011minha estante
"A beleza gótica que paira nos capítulos finais do livro, nos transporta para um limbo onde retomamos a pergunta sobre o que é realmente a vida" e todos os livros do Zafón conseguem isso. Magnífica resenha dear Jow. Genial!

Luh Costa 28/11/2011minha estante
Zafón é gênio! Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler essa maravilha!

Guilherme 04/01/2012minha estante
O livro é viciante e parabéns pela resenha.

Denise 19/01/2012minha estante
Eu também achei Marina a personagem mais singela de Zafon. Um primor esse livro! Tem momentos belíssimos mesmo!
Ótima resenha!

Renata Céli 30/03/2012minha estante
Adorei a resenha! Zafón é ótimo em fazer a gente refletir e sentir muitas sensações diferentes ao ler seus livros.

Lari 07/07/2012minha estante
Eu li esse livro em pouco tempo e mesmo assim quando terminei deu um aperto no coração.. Um dos melhores livros que li. O mistério é encantador. A única coisa que me encomoda é o fato de Zafón nao ter deixado claro se Oscar viveu aquilo, ou se, como Marina disse, nos só lembramos do que nunca aconteceu... Mas na verdade é isso que faz pensarmos tanto no livro... Parabens pela resenha .

Bia Medeiros 08/10/2012minha estante
Bonitas palavras acompanhadas pela canção do "the fray". Parabéns.

Helder 17/04/2013minha estante
Ótima resenha. Zafon merecia lê-la. Marina é realmente um livri maravilhoso. Poesia em prosa. Terminei hoje e no momento estou orfão!

Danielle 26/06/2013minha estante
Que resenha maravilhosa. Já o livro e sempre que posso retorno para reler algumas partes. O Zafón é um escritor incrível, o melhor da atualidade. Marina me trouxe muitas sensações lindas, outras tensas, e muitos questionamentos sobre como lidar com a morte. Simplesmente esse livro é pra guardar no coração.

André 07/03/2014minha estante
Na boa, você viaja nas músicas !! HUAHAUHA
Não tem nada a ver com o livro --'
Mas as resenhas em si são boas!!

Jozy.Cristiani 07/07/2020

Marina
Maravilhoso, traz uma mensagem linda. Recomendo muito, nunca tinha lido nada do escritor e já quero os outros livros.
Giulipédia 08/07/2020minha estante
Zafón é maravilhoso, leia A Sombra do Vento, a história é apaixonante!! ???

Jozy.Cristiani 08/07/2020minha estante
Vou ler, amei a escrita dele. Obrigada ?

Giulipédia 08/07/2020minha estante

Michela Wakami 16/09/2020minha estante
Giulipédia, A sombra do vento é livro único ?

Giulipédia 16/09/2020minha estante
Pode ser lido cm livro único sim, mas ele é o primeiro de uma série chamada cemitério dos livros esquecidos, não é obrigatório vc ler a saga td, se quiser ler o primeiro e não ler os outros não interfere em nada a leitura, pq as histórias elas são meio q independentes entre si, mas é bacana seguir a saga, é maravilhosa, Zafón foi um grande autor! ????

Michela Wakami 16/09/2020minha estante
Giulipédia, muito obrigada pelo esclarecimento.
Vou tentar ler a saga! ??

Vou ler, obrigada!??

Giulipédia 16/09/2020minha estante
Espero q aproveite bastante então! ????

Obrigada!??

Zé Pedro 15/11/2011

Quando li “A sombra do vento” fiquei encantado com o livro, sua história bem urdida e um mistério de arrepiar, pensei: Temos aí um grande escritor! Depois veio o ‘Jogo do Anjo”, história meio confusa, chatinha, até, na mesma linha que o anterior, mas sem o suspense e sem o diferencial d’A‘Sombra...’ Agora veio “Marina”, já com a informação de que foi escrito em época anterior aos outros, e que é uma novela destinado ao público infanto-juvenil, mas prá ser lido por leitores de toda as idades. Pensei: grande escritor, tem sempre uma boa história prá contar... E a história tem até seus atrativos: Marina é aquela personagem encantadora que habita os sonhos dos meninos, com sua aura de mistério e sofrimento. Mas, a história é, digamos, repetida ao extremo: casarões abandonados, cemitérios misteriosos, figuras que parecem vindas trevas, tudo com Barcelona ao fundo; enfim, a trama de sempre, só mudando alguns detalhes aqui e ali...
Fiquei com a sensação de que já tinha lido essa história antes. Uma sensação de que o Zafon é isso aí: cenário, personagens e tramas muito parecidos.
Achei que isso, em “Marina”, é bem chocho e sem graça.
DIRCE 23/11/2011minha estante
Oi Zé Pedro!
Diante desta sua avaliação, estou inclinada a retirar esse livro da minha Estante.
Você expressou exatamente o que eu senti em relação aos livros " A Sombra do Vento e O Jogo dos Anjos o que me levar a concluir que, talvez, eu não venha a morrer de amores por Marina, caso eu decida a lê-lo.
Tenha uma feliz tarde.
PS.: O Não gostei não fui eu quem colocou, viu?

Zé Pedro 24/11/2011minha estante
Mas, acho, Dirce, que o livro vale a pena ser lido, sim. Até para formar uma opinião a respeito da obra. Valeu pelo comentário!

Liz 18/02/2012minha estante
Caramba, finalmente uma opinião parecida com a minha!
estou lendo Marina e gostando, mas tá tudo tão repetido! Meio que alterna entre investigação e corrida de monstros, além de vários dejavus que tive de A sobra do vento...o Zafón escreve muito bem, mas as histórias são mesmo parecidas demais, me decepcionou um pouco...

Zé Pedro 24/02/2012minha estante
Liz, acho que é isso, mesmo. Ele escreve muito bem, tem talento e um bom texto, mas as histórias se repetem ao extremo. Tomara que ele se reinvente pros próximos livros.

Paula 04/07/2012minha estante
Você expressou muito bem minha opinião sobre o livro. Não tive a oportunidade de ler os livros anteriores do autor, mas todos são muito bem recomendados e por isso resolvi ler "Marina". Perdi-me completamente na história, que me pareceu um tanto quanto fantasiosa e sem pé nem cabeça.
Boa resenha. Uma pena que muitos não tenham maturidade para avaliar a resenha sem julgá-la apenas por não concordar com ela.

Renata CCS 25/10/2013minha estante
Gosto muito de Zafón, mas Marina tb não me cativou. Muito fantasiosa, em alguns momentos, até grotesca.

DIRCE 10/01/2013

Dr. Frankenstein e Freddie Krueger atacam novamente
Depois de me deparar, aqui no Skoob, com tantas avaliações positivas do livro Marina, resolvi pagar pra ver.
A narrativa das primeiras páginas prometia de um bom romance, mas, até então, jamais tinha feito uma leitura tão " podrinha”.
No meu exemplar há uma afirmativa do Carlos Ruiz Zafón de que Marina é um livro para adolescente e que , provavelmente, ele era o seu preferido (????). Deve ser jogada de Marketing, pois o romance traz uma história macabra e , nela, não vi qualquer tipo de mensagem positiva para um jovem.Um romance que mais me pareceu um mix do Dr.Frankenstein e Freddie Krueger, e que paralelamente desenrola um "Love Story". Uma pena porque as personagens:Oscar, Marina, o sr German- o pai de Marina-, Maria e até a Madame X , são extremamente carismáticas e mereciam protagonizar um romance a altura dos seus carismas e do próprio Zafón.
Com grande pesar minha avalição é de 1 estrela, torcendo para que Zafón nos presenteei, novamente, com um livro tão, tão... como “A Sombra do Vento”
Paula 11/01/2013minha estante
Quando li as resenhas e vi as avaliações por aqui, tinha certeza que o livro seria ótimo. Mais uma prova de que gosto é algo extremamente pessoal: esse foi um dos piores livros que li na vida. Terminei-o praguejando pelo tempo perdido em sua leitura. Dei-o duas estrelas e fiquei traumatizada com Zafón, já que essa foi a primeira obra dele que li (me falaram tão bem do autor!).
Boa resenha, Dirce :)
Beijos

Kah Cruz 21/01/2013minha estante
Noossa, achei que eu fosse a única a ter me decepcionado com o Záfon.
Comprei o livro pelo autor, que é a minha prioridade nas escolhas para minhas leituras, e me surpreendi.
Entendo - em partes - que por se tratar de um livro infanto-juvenil a escrita seja mais pobre e a história mais fantasiosa, mas como vc disse, não há mensagem nenhuma.

Mas PaulaNapoliao não desista do Záfon, A Sombra do Vento e o Jogo do Anjo são livros divinos, que merecem muito o tempo gasto com eles.

Schimitt 10/02/2013minha estante
Também me decepcionei e fiquei surpresa, pois esperava de um autor excelente como ele uma história que respeitasse mais a nossa inteligência. Totalmente frustrante...

Fátima Lopes 26/03/2013minha estante
Sou mais uma que ficou decepcionada com a obra.Fantasia macabra mal alinhavada e com algumas frases pretensamente profundas.

Renata CCS 25/06/2013minha estante
Concordo com você Dirce. Gosto muito de Zafón, mas esta obra não me cativou. Com exceção dos protagonistas, o livro desfila personagens que mais parecem saídos de um filme dirigido por Tim Burton: sombrios, macabros e amargurados. A mistura das duas histórias (dos jovens e do mistério que eles perseguem) parece sem ligação, além de ser precária e muito fantasiosa a explicação "científica" para as monstruosidades do livro. Grotesco em sua maior parte.

Marina 04/10/2015minha estante
Bem, ao que me parece, a maioria aqui não gostou tanto de Marina por um motivo: troca de gênero.
Só vi opiniões do estilo "Não gostei/Decepção/É fraco", e nenhuma delas expõe um porquê palpável e fundamentado.
Outros livros do mesmo autor são considerados romances policiais, mais completos e talvez mais complexos. Leitores do amado Zafón estão acostumados a isso, e é este o problema que a literatura tem o dever de quebrar: O CONFORTO. Se não gostou, talvez não esteja maduro à altura de uma nova experiência em um tipo novo de história, ou então já não se encanta mais com a fantasia - fica buscando mil e duas razões e críticas para cada motivo do livro e esquece de aproveitá-lo.
É uma pena.
Uma das obras mais deliciosas de Zafón, que durante a leitura me despertou todos os sentimentos possíveis. É meu livro companheiro - deixo na cabeceira desde 2012 e releio toda vez que preciso reavivar alguns sentimentos dentro de mim. "Não vi qualquer tipo de mensagem positiva"... para ser um livro juvenil tem que ter lição de moral? Estamos falando de livros juvenis ou de fábulas didáticas da antiguidade?
Nem sempre o que gostamos é ruim, e nem sempre o que adoramos é bom.
Isso vale para todos os lados.

Menino Leitor 12/08/2022

Encantador...
Porque demorei tanto para ter meu contato com o Carlos Ruiz Zafon.
Pude viajar por Barcelona, me tornar amigo da Marina e Oscar.
Sofri e pude me aventurar e chorar horrores ...agora sofro da ressaca literária .
Manuel 13/08/2022minha estante
????

DANILÃO1505 14/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gabriel Guterres 15/08/2022minha estante
Nunca ouvi falar? É realmente bom?

Marco 22/08/2022minha estante
É um livro maravilhoso, como todas da obra do Zafón.

Gabriel Guterres 23/08/2022minha estante
Obrigado. Só espero que não seja terror. Não consigo ler esse gênero.

expressodoslivros9 07/09/2021

Um dos melhores livros já escritos!
Sem sombra de dúvidas, Marina é a personagem feminina mais completa e singela de Zafón! Essa é uma história que vai tocar você profundamente! Cada um dos personagens permanecerão em sua memória para sempre. E eu que nunca choro, chorei rios de lágrimas com essa obra-prima. Barcelona é o lugar mais sombrio que eu já conheci. ?Marina, você levou todas as respostas consigo.? Obrigada, Carlos Ruiz Zafón, eu não tenho nem palavras para te agradecer por presentear o mundo com uma história tão intensa e magnífica! ??
Rafaela2372 07/09/2021minha estante
Que descrição linda.
Já coloquei na lista!

expressodoslivros9 07/09/2021minha estante
Ele livro vai permanecer para sempre em sua memória.

Fabi 08/09/2021minha estante
Amo amo amo

Fabi 08/09/2021minha estante
E só de pensar que perdemos Zafón ?????

expressodoslivros9 01/01/2022minha estante

Ju 13/02/2014

Marina
Sempre tive curiosidade de ler algum livro do Zafón. Todo mundo fala muito bem da escrita do autor, e eu precisava conhecê-la. Esse livro seria uma das minhas leituras da Maratona Literária (eu optaria pelo desafio, e ele seria meu livro com menos de 240 páginas). Acabei não me inscrevendo, mas como é um livro curto (189 páginas) decidi ler mesmo assim.

Mas não é porque o livro é curto que a leitura foi rápida. Demorei um pouco para terminá-lo, principalmente porque sou uma pessoa muito medrosa e o livro me assustou bastante. Não era uma coisa para a qual eu estava preparada.

"A vida costuma nos oferecer exatamente aquilo que não buscamos."

Marina tem uns trechos bem macabros. Quando me deparava com um deles, depois de algumas páginas tinha que interromper a leitura para respirar um pouco e me recuperar... rs... Várias vezes fiquei sem fôlego. O livro tem cenas com bastante ação, e não dá para o leitor saber quem é "amigo" dos protagonistas e quem é "inimigo", até quase o fim da história.

Nossas personagens principais, Marina e Óscar, são dois adolescentes que decidem investigar um grande mistério, sem ter a menor ideia da profundidade da história que irão encontrar. Até cogitei abandonar o livro por causa das cenas macabras, mas a escrita do Zafón é tão genial que eu simplesmente não consegui fazer isso. Construí uma relação de amor e ódio com a história, queria ler e não queria, mas não foi possível deixar de acompanhar os acontecimentos. O autor vai desvendando o mistério aos poucos, à medida que nos apresenta novas personagens, que vão revelando pedaços de um quebra-cabeça.

"A verdade não pode ser encontrada. (...) É ela quem nos encontra. (...) A verdade está sempre a salvo das pessoas."

Antes do início da narrativa, temos uma nota do autor, que diz que esse livro foi publicado como juvenil, mas que ele pretendia que atingisse pessoas de qualquer idade. Na minha opinião, ele cumpriu seu objetivo, uma vez que Marina realmente coloca a gente para refletir.

"O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma. (...) Apodrece. (...) Somos frágeis. Criaturas passageiras. Tudo o que resta de nós são as nossas ações, o bem e o mal que fazemos a nossos semelhantes."

Temos uma personagem que acredita que pode fazer o trabalho de Deus. Uma pessoa completamente desesperada e obcecada. No fim, é um pouco compreendida. O autor nos mostra que não podemos julgar as atitudes de alguém até que vivamos uma situação parecida. Não quer dizer que eu não considere essa pessoa maluca e maníaca. Só consigo pensar que perdeu o controle de si mesma, e isso é muito triste.

"- Quem não sabe para onde vai não chega a lugar nenhum."

Vou querer ler outros livros do autor, espero que eu consiga fazer isso logo.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/01/resenha-suma-de-letras-marina.html
Sarah 14/02/2014minha estante
Marina também foi o primeiro livro que li do Zafón, e tive exatamente as mesmas sensações que vc! Comecei lendo pensando que era mais leve, não estava preparada para as surpresas. E também fiquei com medo em vários trechos! Mas realmente não dá pra deixar de lado. Eu adorei. E já tenho vários outros dele na estante esperando a vez! :)

Juh 14/02/2014minha estante
Ainda não li nada do Zafón, mas morro de curiosidade porque todo mundo fala bem dos livros dele, rsrsr. Mas fiquei um pouquinho assustada pelo fato de ter algumas partes medonhas, mas acredito que seja um bom livro e achei interessante o fato dele nos transmitir algumas reflexões como julgar as atitudes dos outros!!!

Beijos!!

Thaís 14/02/2014minha estante
Nossa Ju, adorei sua resenha, o livro parece bem interessante. Já vi alguns filmes desse estilo, mas nunca li nada assim. A escrita do Záfon parece brilhante, tô louca para ler algum livro dele.
Beijos

Dani 15/02/2014minha estante
Ainda não li nada deste autor, mas o enredo deste livro parece ser muito bom. Eu gosto bastante de livros com estórias macabras, terror, mistério e etc e este me chamou muito a atenção, despertou minha curiosidade e fiquei com vontade de ler também :)

territsen 27/02/2014minha estante
Caramba, que historia sensacional. Fiquei com muita vontade de ler e senti na sua resenha um desabafo hahaha. Gosto muito de livros de historias de misterio e terror e fiquei curiosas com as cenas macabras que vc mencionou. Quero lê-lo em breve!

danimaccedo 22/07/2020

Primeiro livro que leio do autor. Não achei a história tão interessante como esperava que fosse. Gostei somente das passagens que envolvem Óscar, Marina e German. O mistério não me envolveu e nem me despertou interesse.
Giulipédia 22/07/2020minha estante
Não deixa de ler a Sombra do Vento ou o Príncipe da Névoa, são os melhores dele ??

danimaccedo 22/07/2020minha estante
Tenho A sombra do vento. Irei ler sim ?

Giulipédia 22/07/2020minha estante
Depois q ler me fala oq achou, se gostou ou não, eu sou suspeita p falar de Zafón pq comecei c Principe da Névoa e apaixonei, Marina e Palacio da meia noite foram os q menos gostei

danimaccedo 22/07/2020minha estante
Combinado ??

Fernanda Rebelato 14/03/2016

Marina
Marina é um livro curtinho, com uma história um pouco sombria e sobrenatural, mas leve e fácil de ler. O livro conta a história de Oscar, nosso narrador de 15 anos, que estuda nos internatos de Barcelona da década de 80. Por sua imensa curiosidade e busca por aventuras, em um dos passeios pelas ruas da cidade ele encontra uma mansão que parece estar abandonada, porém uma suave música atrai sua atenção para dentro dela.

Ao andar pelo interior da casa, é surpreendido por um vulto que o deixa assustado, fugindo as pressas para o internato e levando consigo, sem querer, um relógio de ouro. Não querendo parecer um ladrão, Oscar retorna a mansão para devolver o relógio e é assim que conhece Marina e Gérman, que se tornam amigos e protagonistas junto com ele.

Marina, a menina dos olhos acinzentados, também tem um desejo por descobrir coisas novas e se aventurar em busca dos mistérios da cidade. Todo último domingo de cada mês, ela observa uma dama de preto que vai ao cemitério local com a aparência misteriosa. A dama não leva flores, apenas um símbolo: uma borboleta preta, que deposita sob o tumulo sem nome que sempre visita. Depois de observarem, os dois protagonistas estão dispostos a desvendar o mistério que envolvem a dama de preto. A partir daí as coisas estranhas começam a acontecer.

A dama de preto leva nossos protagonistas a uma estufa, cheia de marionetes, formadas de ossos e pele humana. O cenário que encontram é macabro e ao mesmo tempo bizarro, deixando-nos com medo do que pode vir a seguir. O enredo das marionetes, da dama de preto, e dos mistérios que envolvem o livro, vão sendo contados ao longo da história, pelos olhos do nosso narrador, de um jeito leve, mas sombrio, deixando os leitores intrigados.

Barcelona se tornou o cenário perfeito, sobre a morte e os mistérios, nas mãos de Zafón. A narrativa de Oscar e Marina gira em torno da sombria história do imigrante Mijail Kolvenik, considerado um gênio das próteses, e uma atriz deslumbrante, que trouxe para Barcelona um medo perturbador. O enredo é cheio de detalhes e muitas vezes conseguimos ouvir o arrastar de coisas descritas pelo autor. Por ter como narrador Oscar, conseguimos sentir um pouco da inocência do personagem, apesar da grande coragem, e ainda reconhecemos o sentimento de proteção que aflora entre ele e Marina.

Marina é um livro carregado de sentimentos e foi a isso que me apaguei na história. Medo, paciência, amor, carinho, amizade, cumplicidade e dúvida, são o que movem nossos personagens e nos ajuda a conhecê-los melhor. O passado começa a vir à tona, e assim como os personagens, percebemos que nem tudo é o que parece, por isso, os dois acabam buscando o outro lado da história. O que era para ser apenas uma aventura de crianças acaba virando um perigo real, que os faz correr contra o tempo para que não tenha mais prejudicados.

Apesar de todo o mistério e perigo, o livro é leve, com uma narrativa que flui a cada página e vai nos revelando o que precisamos saber para que tudo se encaixe no final. O livro também tem fortes metáforas sobre a morte e a aceitação dela em seus vários sentidos, o que achei interessante, pois contribui para um desfecho surpresa que o livro traz. O enredo também traz uma espécie de drama, mas não daquele tipo clichê, mas um drama tocante, ingênuo e humano, que nos faz refletir sobre o que desejamos na vida: grandezas ou apenas ser feliz?

"Ninguém entende nada da vida enquanto não entende a morte”.

A história me cativou, o autor me cativou e com certeza entrou para a lista de autores que desejo ler mais. A escrita de Zafón é incrível, rica em detalhes e descrições e a cada virada de páginas eu ficava encantada pelo toque sombrio e ao mesmo tempo suave que ele conseguiu desenvolver. Uma história excêntrica e original, no meu ponto de vista, com um final de partir corações. Um autor, uma história, um livro que deve ser lido.

site: www.armazemideias.com.br
Bruno 14/03/2016minha estante
Tu é melhor!!! :D

Bruno 14/03/2016minha estante
Tu é a melhor!! :D

Fernanda Rebelato 14/03/2016minha estante
Obrigada pela indicação!

Craotchky 14/03/2016minha estante
O fim é espetacular e escrita desse cara é impecável. Se este é seu primeiro livro de Zafón, espere até ler A sombra do vento e os livros subsequentes. São ainda melhores que Marina.

Fernanda Rebelato 14/03/2016minha estante
Todos me falam isso, quero muito ler A sombra do vento, uma pena que ainda não consegui comprar :( mas espero ler logo

Ana Paula FZ1 22/03/2024

¨Quem não sabe pra onde vai não chega a lugar nenhum ¨
Zafon tem um jeito de nos envolver com seus cenários, seus personagens, suas historias que mesmo com medo de algumas cenas, como foi o caso aqui rrss, a gente se envolve de um jeito que devora cada palavra, cada página dos seus livros.

Aqui conhecemos a historia de Óscar e Marina. Ele aluno de um internato e ela uma moça misteriosa que Óscar cai de quatro por seus encantos. Enquanto ele deixa à mostra em cada atitude seu encantamento por ela, ela é muito mais reservada, contida, mas claramente se tornam amigos que se gostam muito.

Nessa amizade que cresce todos os dias, eles vão mergulhar num passado que não é deles, mas que torna parte deles no presente, nas emoções, nas confusões e até nas soluções pra vida de cada um deles

A escrita de Zafon é tão incrivel que a gente mergulha nas ruas de Barcelona com tanta intensidade que passa a fazer parte da historia, sentada, naquela cadeira no canto da sala, sem dizer nada, mas observando tudo.

As emoções que ele nos faz sentir, a angustia por uma ou outra situação que ele coloca os personagens, o choro que é impossível conter quando as emoções são grande demais é uma das coisas mais maravilhosas quando pegamos um livro desse escritor genial, que infelizmente nos deixou cedo demais, ele teria muita historia pra nos contar, com toda certeza.

Aquele final me fez chorar de verdade, intenso, sofrido, mas lindo, queria começar tudo de novo quando terminei.

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/
Cris 23/03/2024minha estante
A cada livro um novo fascínio, né? Falta ler algum dele agora?

Ana Paula FZ1 23/03/2024minha estante
Demais Cris, pena que tem tão poucos livros publicados.... Agora falta eu ler a Trilogia da Nevoa, que quero ler logo mas nao quero rrss, porque depois o que ler dele ne rrss

Cris 23/03/2024minha estante
Né? Para mim só faltam O labirinto dos Espíritos e A cidade de Vapor que é um livro póstumo que reúne vários contos do autor.
Se amou Marina também vai amar a trilogia da Névoa, o universo e o público alvo são os mesmos. Pode ser que você estranhe a escrita, pois O Príncipe da Névoa foi o 1? livro que o Zafón escreveu, ela ainda estava em desenvolvimento embora para mim já fosse maravilhosa desde o início ahahah! ??

Cris 23/03/2024minha estante
Né? Agora só falta eu ler O labirinto dos Espíritos e A cidade de Vapor que é um livro póstumo que reúne vários contos do autor.

Evy 29/12/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Lançamentos / Mês: Dezembro (Livro 3)
Marina é o terceiro romance que leio de Zafón, embora tenha sido escrito antes de "A Sombra do Vento", meu favorito e "O Jogo do Anjo". Acredito que a essa altura eu já possa falar do autor com um pouco mais de profundidade e não há como não ser só elogios. A narrativa é simplesmente arrebatadora e te consome logo nas primeiras linhas. As histórias contadas por ele, são daquelas que, mesmo quando não se está com os livros na mão, ficam assaltando os pensamentos.

O que me impressiona é a incrível habilidade nas descrições das ruas, casarões, cemitérios e cenários infindos e maravilhosos nos quais parecemos mergulhar e fazer parte durante a leitura. Além da vontade imensa de conhecer pessoalmente. Eu jamais conseguirei ir a Barcelona (se algum dia, for mesmo) sem querer procurar o cemitério de Sarriá, ou o Cemitério dos Livros de "A Sombra do Vento". Zafón tem esse dom de instigar a curiosidade e o prazer pelo conhecimento.

Além disso, suas histórias sempre tem um mistério sombrio e arrebatador que torna difícil ficar parando a leitura, já que é impossível não desejar conhecer o desenrolar dos fatos. Neste livro, Zafón nos presenteia com a história de Oscai Drai, um adolescente que vive num internato e quem em suas horas vagas acaba conhecendo a doce e misteriosa Marina. Depois de algum tempo de amizade, Marina decide levá-lo até o cemitério de Sarriá onde uma misteriosa dama toda de preto visita um túmulo sem nome.

Juntos, os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a tal dama, passando por estufas abandonadas e cantos remotos de Barcelona até os bastidores de um antigo Teatro explendoroso. Ao longo da jornada passam pelas mais diversas dificuldades entremeando aventura e os dias de convivência pacífica com Marina e seu pai, Germán, por quem oscar tem admiração.

Com personagens muito bem elaborados e sua narrativa poderosa, Zafón mais uma vez nos traga para dentro de sua sombria história, cheia de muito mistério, romance e drama.

Leitura recomendada!
Léia Viana 31/12/2011minha estante
Eu gostei bastante de "A Sombra do Vento", ainda não pude ler "O Jogo do Anjo", "Marina" está aqui comigo, e sua resenha me deixou mais curiosa ainda para lê-lo.

Rose 07/03/2012minha estante
Eu adorei este livro, adoro o modo como Zafon escreve, "O jogo do anjo" eu tb gostei bastante, mas "A sombra do vento" é o melhor!

Lu 17/10/2013minha estante
Linda resenha, Ly! Parabéns!

Tatiana Patrícia 10/07/2020

Maravilhoso...
Comecei a ler no começo de junho, e uns dias depois, o autor veio a falecer aos 55 anos de idade.
Primeiro livro que leio dele. Comprei num sebo, por R$ 10,00 e não fazia ideia da maravilhosa obra que estava levando pra casa.
Óscar e Marina serão difíceis de serem esquecidos. Um suspense de primeira, cheio de aventuras e com um leve toque de descoberta do amor.
Dois adolescentes que juntos descobrem uma história horrível marcada pelo tempo. Mas também descobrem o poder de uma amizade sincera. Que dói. Que jamais vai ser esquecida.
Sensacional. Amei demais! ?
MarxSoares 10/07/2020minha estante
Livro espetacular.

Tatiana Patrícia 10/07/2020minha estante
De fato... eu amei ?

Felipe Guasti 12/07/2020minha estante
Esse é o único que ainda não tenho. Estou fazendo uma maratona Zafon em homenagem ao autor. Está sendo muito bom. Os livros que giram em torno do cemitério dos livros esquecidos são fantásticos.

Tatiana Patrícia 12/07/2020minha estante
Felipe.
Então... estou pensando em procurar outros livros dele pra ler... pelas resenhas, são ótimos!

Marlonbsan 31/05/2022

Marina
Nos anos 80, em Barcelona, Óscar Drai, um aluno de um internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com seu pai. O encontro inusitado entre eles faz com que se envolvam num mistério que remonta os anos 40.

O livro é escrito em primeira pessoa e acompanhamos o que acontece com Óscar a linguagem é simples e bem fluida.

Esse livro foi o primeiro contato que tive com a escrita de Zafón e digo que é algo que, por si só, vale a pena, é sensível, instigante e conduz muito bem os acontecimentos.

A história é bastante interessante, tem um ar sombrio e de mistério que atiça a curiosidade. Os personagens são bem escritos e possuem características marcantes e boas para se acompanhar e conhecer as suas relações.

Quanto ao que é apresentado, há certas nuances que segue para o lado da fantasia que não me agradou tanto, estava mais interessado quando as explicações lógicas tinham o peso maior e focando na relação entre os personagens, suas buscas e os mistérios.

Apesar disso, é aceitável e compreensível os caminhos que são conduzidos e fazem sentido no contexto geral do livro. Mas o que prende mesmo é a relação entre Marina e Óscar, que é o ponto chave na condução do livro. O foco de amizade, ternura e aprendizado, assim como a valorização das pequenas coisas são nítidas.

No geral, é uma história muito bem conduzida, interessante, sensível, instigante, assim como emocionante, apesar de já ter entendido o que iria acontecer, mesmo assim, a conexão com a história permite se emocionar.

Meu IG literário @marlonbsan
Rosy 31/05/2022minha estante
Amooooo

Marlonbsan 02/06/2022minha estante
Bom demais ?

Taty Almeida 03/06/2022minha estante
Aaaaah eu amo esse da Zafon!

Marlonbsan 04/06/2022minha estante
Ahh muito bom ?

Bia 17/07/2014

Um bom livro.
Um ótimo livro de suspense.
Quem espera uma forte semelhança com "A sombra do vento" pode se decepcionar um pouco pelo fato de a escrita desse livro ser um pouco menos profunda e de ele não se passar no mesmo cenário.
"Marina" é um livro bem leve, original e com um final inesperado.
Tem personagens incríveis e uma estória que prende do começo ao fim.

Gostei bastante do livro.

Camila 21/03/2014minha estante
Acabei de terminar de ler Marina e estou de ressaca literária. Acho que vc descreveu muito bem o livro e como eu me sinto. Mas nem por este pouquinho de decepção o livro deixa de ser menos maravilhoso e de fazer vc chorar e se surpreender.

Bia 21/03/2014minha estante
Com certeza é um ótimo livro, Camila! A decepção a qual me referi é apenas relacionada à queda de nível quando comparado A Sombra do Vento! : )

Elena Cristina 02/03/2015minha estante
Uma delícia de livro! Uma história envolvente que te faz ler sem parar. Dá pra viajar imaginando os locais e situações vividas pelos personagens.... Chorei no final!

Mayara Marques 06/04/2017

Incrível!!
Fico fascinada com cada livro que leio deste autor, mas tenho que assumir que este é espetacular. Tem muito mistério cercado de uma história muito bem elaborada e nada cansativa, você não tem vontade de parar de ler. Super recomendo.
Drica 27/07/2017minha estante
Mayara, ainda não li nada desse autor, mas depois dessa sua resenha estou tentada a experimentar. Bjs

Mayara Marques 28/07/2017minha estante
Posso te emprestar... O livro é fascinante

Drica 28/07/2017minha estante
Oba!!!!! Eu quero!!!!!!