Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

Debora.Mariane 23/08/2020

Um achado...
Encontrei esse livro, com o mesmo nome da minha mãe, perdido em um bazar, e ao demostrar interesse acabei ganhando ele, e toda a aventura que ele podia me proporcionar.
Marina é o tipo de livro que você subestima, começa a ler e mais uma vez reafirma pra você mesmo que não se pode julgar um livro pela capa.
Com apenas 190 páginas o autor nos faz entrar de cabeça em um enredo tão fantástico que ao resumir para o meu namorado a história ele me perguntou:
" Tudo isso no mesmo livro?!"
Para os curiosos como eu, ler "Marina" é ser movido pela ansiedade de saber.

Marcos Hübner 12/08/2020

Um livro diferente de tudo que eu já tinha lido
Comprei esse livro por estar barato em uma livraria, era usado, e confesso que a surpresa foi bem positiva.

Após alguns feedbacks positivos decidi do nada ler o livro. Os primeiros capítulos foram apaixonantes. O meio do livro foi complicado, até um pouco arrastado pela trama complexa e aparentemente desconexa. E então o final vem para arrematar cada ponto de crítica que eu injustamente preparei para a obra enquanto eu estava lá pela metade.

Você fica realmente imenso em Barcelona. Nem sei como consegui mentalizar tão bem uma cidade que eu nunca tive nem noção de como era. Agora tenho imagens muito claras de tudo na cidade, até um mapa mental (falso) que eu mesmo criei para ambientar a obra. Localizo tudo e em minha mente sei me locomover na minha imaginária Barcelona.

A personagem principal Marina, que até os últimos capítulos aparece como uma coadjuvante, no final tem uma crescente maravilhosa que fazer a obra ser realmente especial.

Recomendo essa obra pra quem gosta de suspense, ficção e romance. Uma mistura bem incomum nas coisas que leio, achei bem especial mesmo.
Aurea Sergia 12/08/2020minha estante
Esse ano também li um livro indicado pelo meu irmão desse mesmo autor e eu simplesmente me apaixonei, foi uma descoberta maravilhosa. Acho que meu próximo livro dele vai ser esse. (A sombra do vento é o nome do livro, caso se interesse)

Maria.Angela 17/04/2021

Ao ler o livro me deu muita vontade de voltar para Barcelona e descobri-la através dos olhos do autor. Leitura cheia de detalhes, mas que flui e na dá vontade de parar. Imaginação fantástica com Barcelona como protagonista !

Mariana113 11/03/2024

Eu amo esse livro, reli pela terceira vez. Vale dizer que o Zafon tem o dom da escrita, esse livro você senta e quer ler pra saber o que acontece, os personagens são bem construídos, a história te prende e o final te tira o fôlego. Esse livro tá entre meus favoritos da vida, tem um lugar especial no coração.
Pumps 11/03/2024minha estante
Eu também amei!Vou reler em breve!

Breno 11/01/2022

Mistérios em Barcelona
Primeiro, elogiar a escrita do Zafón já ficou redundante.

Óscar e Marina começam uma amizade e vão atrás de um mistério. O livro transita por vários géneros com mestria, algumas partes de terror e outras emocionantes.

Gostei muito do livro, me senti envolvido com os personagens e com o mistério.
@LuanLuan7 18/01/2022minha estante
Muito bom! Zafón sempre surpreende. Mas confesso que foi totalmente diferente do que eu esperava haha

Karenina 01/03/2022

Marina
Esse é daqueles livros que quando você termina você está nostálgico, triste e melancólico. É quase como se eu tivesse habitado a barcelona de 70 e conhecesse seus personagens a fundo. Parece que Marina passou também pela minha vida e deixou marcas de saudade.
Záfon é um mestre contador de histórias.

ekundera 06/04/2022

?As derrotas caem melhor em silêncio?
Ler Zafón é sempre um deleite, com a sua prosa ágil e muito bem construída. Esse é um daqueles livros que a gente passa por sentimentos diversos, desde o medo pelo cenário macabro que se desenha como pano de fundo, até a comoção pela relação terna dos protagonistas. A gente se angustia e suspende a respiração em vários momentos que deixam de cabelo em pé. E também a gente sofre e se sente cativado com a construção de uma relação sensível no centro da trama. Com esse, termina minha jornada pelos livros que eu não conhecia de Zafón. Uma pena que não surgirá mais nada inédito do autor depois da sua morte precoce.
Douglas Finger 07/04/2022minha estante
??

Carolina Tonglet Monzi 10/04/2021

Maravilhoso
?O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes.?
Belíssima história, muito tocante e delicada, uma verdadeira poesia!
Lindo!

Larisse 21/04/2020

Maravilhoso
Que livro maravilhoso!! Uma mistura de fantasia com realidade, memórias.... mistérios, horror, medo, sensibilidade e amor. Traz uma mensagem bonita sobre amizade, humanidade e morte. Traz questionamentos sobre até onde vai o limite entre a medicina e Deus. Me fez lembrar de dois livros que eu li: Frankenstein e O médico e o monstro.
É daqueles que não conseguimos largar!

" Por anos, fugi sem saber do que fugia. Pensei que, se corresse mais do que o horizonte, as sombras do passado se afastariam do meu caminho. Pensei que, se a distância fosse suficiente, as vozes de minha memória se calariam para sempre".

Heloísa 29/05/2021

Borboleta negra
Óscar encontra Marina quando sai do internato para passear. O jovem solitário e carente encontra em Marina o amor e a amizade. Marina, por sua vez, encontra nele a amizade, o amor e a possibilidade de viver uma aventura que a ajuda a lidar com um segredo que esconde de Óscar. Seu pai é um artista que não se recuperou da morte da mãe de Marina e que completa o trio de corações solitários. Eva e seu marido Mijail Kolvenik são personagens da teia de acontecimentos sobrenaturais na qual Marina e Óscar se envolvem. Se o livro não se chamasse Marina, poderia se chamar Borboleta Negra, pois é um elemento presente nos momentos mais importantes da obra, notadamente os sobrenaturais. Para mim é impossível falar sobre os acontecimentos sobrenaturais sem dar spoiler. Marina é um livro que vale muito mais a pena ser lido sem se conhecer o enredo, começando a leitura pela capa da edição da brasileira (especialmente para quem gosta de desvendar o livro pela capa) até a última página.

Nadíly 03/02/2023

Cativante
Eu demorei um pouco pra entender o que estava acontecendo no livro, mas quando entendi foi TÃO especial.

Óscar e Marina ganharam um espaço no meu coração ??

Emmy 10/04/2012

Ah, a menina de olhos acinzentados...
"Cruzei" com Marina por acaso, quando procurava novos livros. Li a sinopse e confesso que não fiquei tão empolgada. Comecei a ler descrente de que seria um livro tão bom quanto 'A Sombra do Vento', do mesmo autor. Eu estava completamente enganada. Sempre tive essa paixão por histórias narradas em primeira pessoa, porque torna a narrativa mais 'verdadeira', e graças à Deus Marina é narrado em 1a pessoa. A descrição da história é feita pelo Óscar Drei, um rapaz bastante cativante. Mas apesar de sua simpatia eu não conseguia entender o porquê do título do livro. Tive que esperar algumas páginas (e confesso que já estava ficando agoniada e quase desistindo) até que ela apareceu. Pronto, começava ali o que seria a leitura mais rápida que já fiz na vida. Demorei a pegar embalo, mas quando este chegou não demoraram nem três dias e quando eu menos esperava eu lia o último capítulo aos prantos, as palavras cortadas pelos soluços e a respiração entrecortada! Só havia chorado lendo um livro de tal maneira UMA vez na vida. E como se não bastasse o choro, eu não conseguia parar de pensar na virada surpreendente da trama e no final da minha querida Marina. E mais uma vez eu fiquei desejando com todas as minhas forças que eu pudesse ver aquela história na tela de cinema...
Rebelatto 20/03/2012minha estante
Também fico pensando como seria lindíssima essa historia no cinema.

Alex BS 10/04/2012minha estante
Muito boa a sua resenha. Curta, sem enrolação e passa bem a sua opinião, com a qual, eu concordo plenamente!
É, algo que eu esqueci de comentar na minha resenha foi de como seria uma adaptação para as telonas... Já pensou esse filme adaptado por Guillermo Del Toro ou Alfonso Cuarón? Seria magnífico! Alguém convença um desses caras a comprar os direitos!!!

Cecília 24/04/2012minha estante
Chorei que nem criança quando terminei também... Um livro para guardar na memória!