Marina Zafón

Resenhas - Marina

Agnaldo 12/11/2023

Da aventura à tristeza
Não conhecia esse autor, foi uma indicação e que obra incrível. Começou como um romance normal e acabou em uma ficção incrível, sem falar da ambientação em uma Barcelona com detalhes que torna tudo mais empolgante e viciante. A estrutura dos locais acaba sendo uma crítica à decadência de grandes famílias, e traz outros temas que me pegou de certa forma despreparado e me senti um tanto triste, mas tudo foi tão bem colocado que enriqueceu a história ainda mais.

Juliano Rosa 11/11/2023

Fabuloso!
Antes de tudo, é um livro escrito para jovens, e daqueles que lamentamos demais não ter lido na adolescência. É importante dizer isso para, na leitura, não expectar doses de tensão, profundidade dramática e verossimilhança que adultos esperam de uma obra prima.
Em "Marina", há um pouco de tudo: drama, suspense, terror, horror e um fofo romance a partir de uma linda amizade entre Oscar e Marina.
A generosidade dos resenhadores desse livro, por outro lado, nos protege de spoilers que certamente diminuiriam o impacto da leitura. É melhor que seja assim. :)
Na metade do livro, esquecemos que é um livro juvenil e passamos habitar a pele do narrador (Oscar) em seus medos, angústias e descobertas numa Barcelona linda, melancólica e mágica.

Douglas211 07/11/2023

Zafon em seu início. Intrigante, charmoso e calmo.
O próprio Zafon comenta que esse é um livro mais focado no público infanto-juvenil, no entanto que ele gostaria que adultos também o lessem, eu concordo.

A maneira como o autor descreve os personagens, Barcelona e suas ruas, e até mesmo o nome e citações de alguns autores que coloca no livro, é uma palinha do que tem na principal saga.

Eu fiz o caminho contrário, li a saga completa de " A sombra do vento" e depois li Marina. Não me arrependo, apesar de Marina seguir para um caminho um pouco mais pro lado do terror, e não apenas no suspense, o livro tem todas as características que vão ser ainda melhor exploradas na saga completa.

A trama se desenvolve e te deixa um pouco perdido no começo com o que está acontecendo, o que acredito que vai ser arrastado para alguns, mas a relação dos personagens principais é muito bem feita e pra mim fluiu livremente. O suspense que sucede já achei um pouco cansativo porque não é um estilo que me agrada muito.

No entanto, toda a relação entre pai e filha, e amizade com o personagem principal é realmente muito bonita. Um romance e suspense adolescente, com um final que muitos vão ser surpreendidos, mas que alguns podem captar é excepcional.

A sensação após acabar qualquer livro do Zafon é de felicidade e tristeza: Felicidade porque são livros muito bons, e tristeza porque ele se foi e não poderemos mais desfrutar das obras desse autor.

Lorena.Ivina 03/11/2023

Um dos meus livros favoritos
Sou nova no Skoob e ainda não tinha escrito uma resenha, estava decidindo qual livro seria o primeiro. Escolhi Marina porque foi uma releitura feita recentemente, após muitos anos desde a primeira vez e, desde a primeira vez, esse livro me tocou profundamente. A escrita do Záfon é mágica, me levou para dentro de uma atmosfera completamente etérea, assustadora e bela. Eu não conseguia parar de ler em nenhuma das duas vezes que li. Esse livro é perfeito, eu recomendo à todos.

Paô 02/11/2023

Que livrão!!!!! zafón vc me paga!!!!!
nesses últimos dias eu vivi apenas pensando no momento que ía pegar esse livro pra seguir lendo, de tão viciada que eu tava nele.
a história é muito bem construída e a escrita dele é sempre impecável (ele te faz sentir dentro da história). fiquei IMPACTADA com o desfecho de tudo. dando 5 estrelas mas se pudesse daria 6

mariaa.cst 01/11/2023

A leitura desse livro acabou se tornando um pouco cansativa e confusa para mim,acho que pelo motivo de que o livro é uma mistura de vários gêneros,eu gostei,só não é um dos meus preferidos.

Ingrid 19/10/2023

Fascinante
Imagina uma mistura de Fantasma da Ópera com o Médico e o Monstro?! Pois esse livro é mais ou menos isso,uma história de amor trágica,muito mistério,muita loucura, simplesmente fascinante,foi uma das melhores leituras que tive esse ano e com certeza daqui a um tempo vou voltar a lê-lo.

Quel.Perina 15/10/2023

Confesso que custei a ler, mas valeu muito a pena. Zafón é um escritor detalhista e acaba criando um cenário que me remeteu a sensação de estar vivenciando cada momento, especialmente nas cenas de mais ação.

fabio 09/10/2023

É uma mistura louca e intrigante.
Vivendo em um internato, Oscar tem a rotina como única companheira. Seus dias são divididos entre a monotonia da escola e aventuras escondidas pelas ruas de Barcelona. Tudo muda, porém, quando conhece a misteriosa Marina, moradora de um dos velhos casarões que pertenceram, no passado, a alta sociedade barcelonesa. Nutrindo fortes sentimentos pela garota, ele a acompanha em pequenas aventuras pelas ruas da cidade, até que ambos se deparam com um misterioso símbolo, ilustrando uma borboleta negra, registrado em diversos pontos pela cidade. A partir disso, ambos entram em uma investigação frenética que os leva a lugares inimagináveis.

A sinopse de Marina é daquelas que revelam pouco do desenvolvimento do enredo, focando em pinceladas superficiais sobre a estrutura inicial. Quando comecei a leitura, fiquei em dúvida se haveria elementos sobrenaturais ou se o autor partiria para algo mais extremo no âmbito realista. Essa dúvida foi sanada nos últimos capítulos, mas não funcionou comigo.

Toda a construção da obra foi forjada em um clima tenso, com casarões abandonados e ruas vazias como ambientação, mas o autor não conseguiu aplicar a mesma intensidade no mistério que rodeia os personagens. Na primeira metade do livro, acompanhamos o nascimento da relação de Oscar e Marina, com um desenrolar tímido que remete à escrita do John Green. Já na segunda, quando o mistério começa a ser explorado, o ritmo acelera e algumas pistas são liberadas, de forma aparentemente aleatória.

O problema começa quando não há uma definição imediata do mistério. Você sabe que está acontecendo uma movimentação, mas não consegue ter a noção necessária para montar um quadro. É um sentimento de suspeita geral, de que algo está errado, sem definição desse algo até os últimos capítulos. Por consequência disso, o desfecho me deu a sensação de ter sido abrupto, com conclusões fracas e cômodas, criadas apenas para reunir as pontas soltas. Alguns personagens promissores tiveram um desenvolvimento que não passa de meia página (Maria), e até os principais (que não o Oscar) sofreram com a falta de profundidade. O fato de a obra ser narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista do protagonista, não impede que os outros sejam bem desenvolvidos e tenham papel essencial na trama com um todo.

O clímax das revelações perdura por 2, 3 capítulos, e então o autor adota um tom dramático nos dois últimos. Apesar de arrastado e contrastante com o resto da obra, alguns pontos dessa fase me surpreenderam positivamente, melhorando a impressão final que o enredo deixou em mim. Não previ a grande revelação desse momento, mesmo com sinais que, agora, vejo nítidos ao longo do enredo.

Assim, mesmo com tantos pontos negativos, ainda foi uma leitura prazerosa que prendeu minha atenção. Não tenho dúvidas sobre dar uma chance a outras obras do autor, principalmente aquelas relacionadas à ‘A Sombra do Vento’, seu auge bibliográfico.

site: https://lupiliteratus.blogspot.com/2023/10/resenha-marina-carlos-ruiz-zafon.html#more
Douglas211 07/11/2023minha estante
A sombra do vento é bem superior a Marina, pode dar uma chance :)

Carol.Macedo 27/09/2023

De início, fiquei um pouco na dúvida de quantas estrelas dar, porque até metade do livro a narrativa estava sendo um pouco arrastada pra mim, não estava entendendo o que estava acontecendo, qual era o propósito daquela saga incessante por determinadas coisas(confesso que até agora não entendo muito bem), mas a narrativa se fechou redondinha, gostei dos personagens, gostei da história, gostei da aventura deles, enfim realmente o livro é muito bom!

Min-ssi 24/09/2023

Gostei bastante
A parte do terror n gostei tanto por achar ser um terror pouco explicado e desenvolvido na minha opinião,acho que deveria ter cido mais explorado é por conta disso achei legalzinho nada muito extraordinário e tal já a parte dos laços que o Oscar criou com a Marina e o pai dela é muito bonito e incrível e por essa parte que dou 4 estrelas

Lucas.Sato 23/09/2023

Marina
Livro interessante, com um final inesperado.
Recomendo ! Gostei como a ambientação deixou a história mais especial ainda.

Mabell 23/09/2023

Marina
Escrevendo agora, pois não tive tempo.
"Marina" é uma história envolvente e misteriosa, que toma proporções que não se esperam. Faz-te sentir um turbilhão de sentimentos e descobrir oq irá acontecer na próxima página. Vale muito a pena.

Evaldo29 20/09/2023

Marina
Que leitura incrível, um livro que realmente nos emociona, e o primeiro livro que leio deste e autor e gostei demais deste livro, dos personagens do mistério e principalmente desse final que foi muito bom, do começo ao fim esse livro e otimo

Gabi Mercês 17/09/2023

Uma experiência diferente de tudo que já tinha visto em livros. Achei a história bem interessante e instigante