Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

marcos.buniak 29/01/2023

ao final me deu a sensação de que o autor costurou duas histórias diferentes e tentou faze-las uma, e na minha opinião não deu certo. gostei da escrita do autor mas em alguns momentos me pareceu tudo muito apressado, sem desenvolvimento.

Gabriel.Chiquito 26/01/2023

"Por algum motivo, a vida costuma nos dar exatamente aquilo que não buscamos"
Quando comecei a ler Zafón, só estava querendo matar minha curiosidade sobre um livro qualquer, mas acabei achando o autor que virou meu grande favorito da vida.

A escrita lírica, o cenário mágico e grandioso, o forte teor emocional e a incrível criatividade que eu tanto amo nas obras dele está presente aqui também. A história é rápida, envolvente e com muita tensão, muito difícil parar de ler, além de ter uma pegada de terror e sobrenatural inesperadas que caíram muuuuito bem.

As únicas ressalvas que eu fiz na leitura foram que, primeiro, a estória aqui é menos complexa e detalhada que na sua grande obra, a saga do Cemitério dos Livros Esquecidos, não sei se isso mostra um autor não tão maduro ainda (difícil, pois ele já tinha escrito a trilogia da névoa), mas acredito que seja o foco do livro, que foi escrito para um público mais jovem, e segundo, que o plot do final (apesar de muito bom) era um tanto previsível. Mas nada disso prejudicou minha experiência com a obra, que ganhou um lugar no meu coração, e eu recomento demaaais!!!

Brujo 26/01/2023minha estante
Me deixou curioso, Gabriel! Dos que leu do autor, qual vc me recomenda ler primeiro?

Gabriel.Chiquito 26/01/2023minha estante
A sombra do vento. É o mais famoso e provavelmente o melhor, muito bom mesmo

Brujo 26/01/2023minha estante
Perfeito, já está na minha lista !!!!

stormazzi 22/01/2023

meu deus que leitura, quando me dei conta estava implorando a deus que oscar tomasse o mesmo caminho que mijail e isso era tão hipocrita da minha parte? afinal todos merecem descansar

Paloma Siqueira 22/01/2023

Escrita lindíssima!
Zafón tem uma forma incrível de escrever, a cada momento da leitura eu imaginava o quanto um filme dessa história seria grandioso.
Mas, para mim, foi somente isso: uma história que funcionaria melhor como um filme.
Achei a história muito criativa e gostei bastante das personagens secundárias, mas como um livro de suspense e investigativo, não funcionou para mim.

analimajp 20/01/2023

Zafón tem todo o meu amor
Nessa história conheceremos o jovem Óscar Drai de 15 anos. Óscar vive em um internato e em seu tempo livre perambula pela bucólica Barcelona de muitos anos atrás.
Em uma dessas andanças Óscar se depara com um casarão que aparenta estar abandonado, ao entrar encontra um lugar misterioso e um som chama sua atenção. Após um evento dentro do casarão que lhe causa um susto, Óscar sai às pressas do lugar levando consigo um relógio de bolso.

? Ao retornar ao internato Óscar fica inquieto com o fato de ter levado o relógio consigo e resolve retornar no dia seguinte para devolvê-lo. Chegando lá ele descobre que o casarão não era abandonado. E assim ele conhece Marina e seu pai. E a partir daquele momento uma amizade surge entre eles.

? Durante um passeio, Óscar e Marina se deparam com um cemitério e resolvem entrar e lá dão de cara com uma dama de preto. Essa dama visitava um túmulo sem nome, havia apenas uma borboleta negra na lápide.
E é a partir desse momento que toda a trama se desenvolve.

? QUE LIVRO ESPETACULAR!(Sim, eu tô gritando)?
Zafón nos entrega tudo, romance, mistério, terror, sobrenatural e investigação. O ritmo é frenético e ao mesmo tempo é poético. Da pra entender?

? Eu jurava que seria um romance fofo e me deparei com uma obra de arte.
Chorei feito uma condenada com o final desse livro.
Como sempre o Zafón nos deixa lindas reflexões sobre amizade e amor de um jeitinho que só ele consegue.

? Sigo dizendo que Zafón é sem dúvida alguma um dos meus autores favoritos da vida.
Favoritado com mil estrelas.??

@bibipinheiro 19/01/2023

Ficção espanhola
Uma ficção espanhola envolvente e misteriosa. Adorei porque me lembrou alguns lugares de Barcelona, que conheci em julho de 2022.

Gisele @li_trelando 18/01/2023

Metade sonho, metade mistério
É possível se apaixonar por um livro? Marina, mais que um livro é um chamado a reencontrar nossa inocência juvenil, pois fala do primeiro amor. Evoca tb nossa atração pelo mistério. São duas histórias em uma, uma delas parece um romance gótico. Se fosse possível morar em um livro com certeza Marina seria meu refúgio.

Stella.Castilhos 16/01/2023

Marcante
Li ?Marina? faz bastante tempo. Lembro que foi uma experiência encantadora. Me apaixonava pelo livro a cada página. É um dos meus preferidos, com toda certeza.
Pretendo ler novamente para relembrar e ver com outros olhos.

Bruna Lima 16/01/2023

Sempre quis ler Marina, devido à capa, algo nela me deixava curiosa e intrigada, como se estivesse chamando (sei que vários leitores não gostam. Não que acho bonita, mas ela me intriga).

Quando comecei a ler o primeiro parágrafo já fiquei encantada com a escrita de Zafón, sublime e encantadora (mérito também da tradução, que fez um trabalho belíssimo, em manter toda a essência da escrita!) e com as primeiras pinceladas da história.

O desenvolvimento dos personagens e da história são incríveis, percebe-se o quanto o autor teve um cuidado na hora de escrever, de quebra encontramos uma escrita que nos faz mergulhar de maneira surreal. E claro a ambientação, a cada vez que ele descrevia a Barcelona e seus ares góticos, me sentia percorrendo cada rua, vendo cada construção e detalhe.

O ritmo do enredo nos deixa envolvido até as últimas páginas (também existem cenas que são chocantes!), e se prepara, pois, certas passagens da história podem arrancar algumas lágrimas, mas também, agonia, medo, um misto de sentimentos!

Com uma leitura envolvente e emocionante, Zafón nos entrega uma história de terror poético com doses de ficção científica, trazendo algumas referências inseridas de forma brilhante.

Esse foi meu primeiro contato com o escritor, e simplesmente amei a experiência.

Recomendo fortemente a leitura, pois, QUE LIVRO!

Lorena.Arantes 12/01/2023

Poético
O primeiro livro escrito por Carlos Ruiz Zafón é um espetáculo a parte. Como ele mesmo diz, é difícil de classifica-lo, a única coisa que posso fazer é dizer como me senti ao lê-lo. Senti curiosidade, medo, agonia, incredulidade, tristeza e angústia. Nessa sequência. O pior foi o final, não por ser ruim, mas porque doeu na alma...

Hamilton* 10/01/2023

Ambientação 1
Talvez eu tivesse uma expectativa diferente para esse livro, e tenha interferido muito na experiência dele em si. Mas fui esperando uma estória em Barcelona com fantasmas e não foi isso que me apareceu. E uma boa história, mas não me cativou, parecia que estava apenas vendo uma série de referências a outras obras, e isso não estava montando um conto que me agradasse. De maneira geral é bom, mas não ao ponto de fazer querer ler mais do autor.

Thiago Araujo 10/01/2023

O início de uma Barcelona Misteriosa
O quarto livro do nosso querido Zafón, escrito antes da série do cemitério dos livros esquecidos, se passa no fim da década de 70, com os protagonistas, Marina e Óscar, dois adolescentes que sem querer acabam se envolvendo em uma história de horror e mistério em Barcelona. Escrita de forma instigante e que te faz ficar preso no livro até que você saiba o desfecho disso, Zafón nos faz sentir e teorizar o que está acontecendo a todo instante. Um livro incrível que me fez relembrar os tempos em que vivi essa Barcelona enquanto lia em seus outros livros.
Alícia 11/01/2023minha estante
Bom demais, contigo ficou melhor!! ??

Thiago Araujo 11/01/2023minha estante
?????? Ficou mesmo!

Isabela354 07/01/2023

Deliciosamente bizarro
O livro já me interessou por se passar em Barcelona e nos anos 80, mas não esperava uma agradável surpresa como foi essa história. Foi o primeiro livro do Zafón que li e foi uma ótima experiência. Uma boa história simples, com mistério e um toque de terror.

Flora 07/01/2023

Surpreendente
Eu não esperava nada quando comecei a ler esse livro, não esperava mesmo, achei que fosse ser mais uma leitura qualquer. NÃO É.
Esse livro me levou a uma cidade que não conheço pessoalmente, mas sinto conhecer pela leitura, esse livro foi me revirando e me apegando de formas que eu não esperava aos personagens.
Eu estou realmente impressionada, tem uma pitada de suspense e um mistério muito grande, só de ler as duas primeiras frases você fica preso até o final, nunca esperava tudo que aconteceu, e amei cada segundo.
É um livro curto, que pode ser lido em um dia; e é tão bom que deve ser relido.