Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

Rodrigo1185 21/05/2023

Achei muito fraco. Talvez se tivesse lido em outro momento (é, isso importa também) agradasse mais. História bem construída, personagens por vezes interessantes, mas não rolou.

Geane 20/05/2023minha estante
Volta e lê de novo ? haha. Brincadeiras a parte, é difícil se conectar com a parte sobrenatural desse livro mesmo, mas eu amo kkkkk

arqueofarias 10/05/2023

Narrativa linda e sombria de Zafon. Fiquei apaixonado pela escrita e pela forma de construção da história. O suspense me lembrou um King mais elaborado kkkkkk? gostei muito. Ansioso pra ler os demais dele

Raphaela.Bonaretti 01/05/2023

Peculiar e surpreendente
Essa é uma das resenhas que não sei bem por onde começar, assim como não sabia o que esperar desse livro antes iniciá-lo e fui arrastada por uma corrente de acontecimentos mirabolantes ao mesmo tempo que complexos e inquietantes.
Esse é meu primeiro contato com a escrita de Zafón e nesse quesito não posso deixar de reconhecer a excelência de seu trabalho. É pra esse tipo de escrita que aprendi a ler. Parece que cada palavra foi cuidadosamente pensada pra compor essa narrativa, e foram tantos trechos e frases destacados!
Zafón diz que apesar de ter sido originalmente publicado como um livro juvenil que ele gostaria que servisse para todas as idades e eu posso afirmar que sim, esse é um livro para todas as idades. Inclusive imagino que algumas coisas que ficam implícitas podem passar despercebidas para um público mais jovem, mas elas estão lá. A narrativa é rápida e fluída, desperta a curiosidade e instiga a imaginação através da rica descrição dos cenários e diferentes atmosferas.
Ao mesmo tempo, a fluidez do texto as vezes tira o foco de alguns detalhes que podem ser refletidos de uma forma mais profunda, é uma daquelas histórias que se parar para pensar tem muitos pontos para reflexão. Talvez um bom livro para ser lido em leituras coletivas.
Bem diferente do que estou acostumada a ler.

Bruna.GonAalo 28/04/2023

Dualidade.
Como descrever o livro que fez eu me apaixonar pelos livros? Zafón tem uma escrita única, precisa, delicada, harmoniosa... Nos teletransporta facilmente as ruas de Barcelona. Todos os casais que aparecem nesse livro possuem uma história única, cada um com sua beleza e dor. Essa dualidade entre o quase romance de Óscar e Marina e o grande mistério por trás de Kolvenik nos faz querer devorar as páginas cada vez mais rápido. Me emocionei e chorei muitas vezes relendo "Marina". Incrível como eu já sabendo de um plot twist importante consegui desabar mesmo assim. É um livro que faz carinho na gente, que nos lembra a preciosidade dos pequenos momentos com quem amamos, de como amar é tão bom. E não é que faça apenas carinho, ele bate muito também. A realidade é mostrada como um tapa forte no rosto. "A morte não nos pertence" ele diz. Acho que é isso... Essa dualidade maravilhosa de Zafón. Amor e dor. Vida e morte.
Marina.Pratesi 23/01/2024minha estante
Que comentário lindo! Esse é meu livro favorito (que coincidência!). Você me mostrou o motivo explicando como ele flui.

Dani 27/04/2023

Uma leitura rápida e mais juvenil
Para quem gosta de Zafon, "Marina" é, certamente, um livro que deixa uma sensação de "esperava um pouco mais".

A escrita do autor é envolvente e fluida mas, por se tratar de uma obra mais juvenil, esse livro não é algo arrebatador ou memorável.

Um enredo repletos de mistérios sobrenaturais, mas com uma pitada de romance puro e sincero. Um livro rápido e bom para ler numa "ressaca literaria".

finnlandia 17/04/2023

Acho que o que garante a esse livro a qualidade que eu penso que ele tem é a atmosfera indescritível que o autor consegue transmitir na escrita. Conduzindo a narrativa de forma uma sombria e macabra que consegue recriar a fotografia de qualquer filme do Tim Burton em páginas.

Apesar disso, e do enredo interessante, achei os personagens medianos e o final bastante corrido. Fora os momentos em que a narrativa fica muito confusa no meio do livro, o que me deu uma certa dificuldade de relembrar certos pontos da história ou quais personagens a introduziram.

Um livro muito bom, mas acho que, para mim, é bastante esquecível.

Ka 09/04/2023

Bom para o gênero
Um comovente romance, jovem e sombrio. Tem muitos elementos sobre a natureza humana, seus limites e coloca em cheque o quanto julgamos o que poderíamos fazer igual na mesma situação. Leitura válida e agradável.

JoojP 08/04/2023

Óscar Drai, estudante de internato de 15 anos, passa todo o seu tempo livre andando pelas ruas de Barcelona e se encantando com a arquitetura de seus casarões e, ao entrar em um, conhece Marina, que o leva para o cemitério onde uma mulher visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora e carregando o mesmo emblema: uma mariposa negra. Juntos irão desvendar os segredos por trás dessa história, em uma Barcelona perdida no tempo. Único defeito do livro é no final tudo se resolver muito rápido. Um clássico do Zafon que te imerge complemente na história!

Rayray 08/04/2023

Primeiro do Zafón
O autor consegue nos levar para Barcelona através de sua narrativa extremamente detalhista. Os personagens da obra são envolventes e humanos. O enredo é de filme.
Uma história permeada de horror, suspense e uma dose de romance meio adolescente e aventuras juvenis. Gostei bastante, pretendo conhecer outras obras de Zafón.

Ingrid.Sombra 07/04/2023

Marina
Meu primeiro contato com Zafón foi por este livro, e posso dizer que já me apaixonei pela escrita do autor. Focado em um público mais jovem, mas que também pudesse ser lido por um público mais maduro, Marina é um livro curto, gostoso de ler, e que nos intriga do começo ao fim. Os protagonistas jovens envolvidos em uma trama de suspense com algo de paranormal me fizeram lembrar de Stephen King, mas sem ter aquele componente moral inserido para causar repulsa. E acho que ler um autor catalão nos aproxima mais de sua obra devido às mesmas raízes culturais latinas. Mesmo sem nunca ter posto meus pés em Barcelona, eu consegui visualizar suas ruas, imaginar seus habitantes. Além disso, nesse livro eu percebi uma reflexão proposta pelo autor: até onde vale a pena lutar conta a natureza? Contra a criação divina? Não direi mais nada para evitar spoilers.

O livro segue uma progressão bem clara de investigação, pincelada por dramas pessoais ou cenas de terror que foram muito bem distribuídas. Tive dificuldade, a princípio, de entender o motivo pelo qual Óscar e Marina se envolveram em toda aquela trama, mas até isso foi explicado no final. É um livro "redondinho", que faz o leitor experimentar uma miríade de emoções (entre boas e ruins), e ainda nos faz pensar. Recomendo a leitura e já pretendo ler outras obras do autor.

Maria 06/04/2023

Zafón se tornou um dos meus escritores preferidos.Gosto da narrativa dele e em Marina não deixou a desejar. O ponto forte para mim nessa história foi a amizade entre os personagens principais.Grata Zafón por essa escrita que nos faz sentir nostálgicos.

Talita 05/04/2023

Romance com tragédia e mistérios (que particularmente achei que essa parte foi a melhor da história).

Marina.Tozetto 05/04/2023

QUE EXPERIÊNCIA. Esse livro é com certeza um dos melhores livros que eu já li.
A forma como o narrador personagem (Óscar) narra a história é simplesmente incrível: você se apaixona pela Marina e principalmente tenta solucionar todos os mistérios do livro e acha que finalmente conseguiu, até chegar no final e ver que estava tudo errado.
Eu realmente amei o fato de que é o próprio Óscar mais velho que conta essa história e você entra dentro dela e não consegue mais sair, e depois que você termina o livro ele ainda não sai da sua cabeça, pq você realmente se torna parte dele por um bom tempo.
Lendo esse livro você sente medo, alegria, raiva, tristeza, paixão, confusão e mais milhares de emoções que o autor faz surgir no meio do livro estrategicamente pra fazer você realmente se apegar e se tornar parte do que está lendo.
Ler essa obra certamente mudou a forma como eu vejo certas coisas na vida.
Ter a experiência de ter lido esse livro é incrível, pq ele não sai da sua cabeça nunca.
Leiam.