Marina

Marina Zafón

Resenhas - Marina

Marcia 03/02/2024

Minhas impressões sobre o livro
Leitura deliciosa, escrita envolvente que só reforçou minha admiração por esse escritor.
Essa frase do foi destacada pela minha amiga anos atrás, qdo ela leu e eu me junto a ela nesse destaque.
Adorei essa viagem literária por Barcelona. Uma viagem cheia de mistério, suspense, ruas com brumas,muitas aventuras, emoções, olhares misteriosos, sustos e muita amizade ???
Esse livro foi presente que ganhei de outra amiga muito querida.
Livro que une em minha história de leitora duas amigas muito queridas que os livros me deram?????

Valeu!!!
Priscila 04/02/2024minha estante
É o que eu mais gosto de Zafon!

Lila Martins 03/02/2024

Fechei o livro chorando, foi instigante, intenso e muito melancólico. Gosto quando o autor consegue apresentar a tragédia de um jeito doloroso, porém maduro, não é a dor pela dor apenas, mas uma camada mais profunda sabe... Muitas tragédias, vidas destruídas por ambições, fatalidades e loucura. Recomendo, mas é forte.

Matheus.Correa 02/02/2024

O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes.
"A Barcelona da minha juventude não existe mais. Suas ruas e sua luz se foram para sempre e vivem apenas nas lembranças. Quinze anos depois, voltei à cidade e percorri os cenários que cheguei a acreditar que tinham sido varridos da minha memória. Fiquei sabendo que o casarão de Sarriá tinha sido demolido. As ruas que o cercavam fazem parte agora de uma rodovia pela qual, segundo dizem, corre o progresso. O velho cemitério continua lá, acho eu, perdido na névoa. Sentei naquele banco da praça que tantas vezes dividi com Marina. Reconheci ao longe a silhueta do meu antigo colégio, mas não me atrevi a me aproximar. Alguma coisa me dizia que, se o fizesse, minha juventude ia se evaporar para sempre. O tempo não nos torna mais sábios, apenas mais covardes."
Ao ler o relato de Oscar no epílogo de um livro tão impactando quanto é o de Marina, me deparo com o Matheus que aprendeu a amar Carlos Ruíz Zafon, o garoto que pegou o livro em 2012, e leu com uma fome voraz a Sombra do Vento e contemplou, pela primeira vez, o amor a literatura. O amor ao encadernado, as linhas que ao longo do tempo se tornam poros, pura vida. Marina resgatou isso e sou grato. Grato por Oscar ter entrado em um casarão e ter conhecido German e Marina, ter se maravilhado com o ar galã de um pai e o tom irônico de uma filha "com a pele de porcelana". Entrar nessa investigação sobre um ser que não quer que uma história seja investigada, e juntando cada fato e foto, tentar tirar os nossos jovens protagonistas de circulação, me fez ficar radiante.
Conversas profundas e habituais, tudo misturado, do jeito que deve ser. O autor brinca entre a realidade ferida de uma Barcelona com seus problemas reais e mistura com a fantasia, uma fantasia que dói, que lateja, mas que ensina sobre a dor do outro. E como dói a dor do outro.
Ler Marina é ter experiências, é voltar para casa, é se sentir aliviado pelas vitórias e não em frenesi. Ler Marina é ler a vida. Ler Marina é ler algo que vai te acompanhar para sempre, assim como todos os livros desse autor, a quem amo tanto.

Maria675 30/01/2024

O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma
Apodrece.

Achei a narrativa bastante legal e que faz a gente viajar e conseguir nitidamente imaginar as situações descritas de uma forma bastante clara. Porém, ao me ver, a parte principal do enredo ? que envolve os protagonistas ? foi algo que tornou-se bastaaaaaante massivo, mas que não deixou de ter um bom pretexto. Sempre curti histórias de pessoas malucas que gostam de desafiar e tentar ir contra as leis naturais da vida, a morte e a nossa natureza, como Dorian Gray, Médico e o monstro, Frankenstein etc. e esse livro deixou os supostos protagonistas de lado para contar a história do Mijail, que como esses que citei tem uma visão distorcida, mas ainda sim comovente eu diria, sobre a morte. Eu amo ler livros que abordem esse tema, como a morte, o fato de que você está morrendo, seu corpo a todo momento está morrendo pode ser interpretada de vários jeitos como uma alegria, por essa parte do ciclo ou como raiva e ódio. Toda essa narrativa envolvendo Mijail no livro foi a parte mais legal, mostra a diferença entre as visões de mundo entre ele e o protagonista (que quase chegou a fazer o mesmo que ele), mas o final não foi tão impactante pra mim, estava meio óbvio.

Steff 28/01/2024

Livro maçante.
Bom... A escrita do autor é muito boa, porém acredito ser muito prolixa fora que a editora ao qual eu comprei o livro fez uma péssima edição, a suma.

Passando para história, achei as personagens muito rasos, o Oscar, Marina e seu pai, achei eles uns personagens como fundo de pano para os acontecimentos.

Foram muitos personagens e enredos para um mistério muito tosco e sem sentimentos.

Todavia houve uma conclusão sem brechas.

É isso.

Leticia 27/01/2024

É impressionante que esse livro tenha tão poucas paginas. Depois de ler a Série do Cemitério dos Livros Esquecidos não deveria me surpreender, mesmo assim estou surpresa. 192 páginas de uma história detalhada com terror, fantasia, romance e aventura. Cheia de ternura e tristeza, essa historia vale a pena ser lida. Amei.

Esther.Prado 20/01/2024

Amei o jeito que Carlos Ruiz me cativou nessa história, em como ele juntou cada pedacinho e nada saiu do controle, Marina e Oscar foram amigos, namorados, aventureiros incríveis; German perdeu seus alicerces e tem que aprender a viver sozinho. Marina não merecia o fim que teve, mas ficou tudo amarrado e entedivel.

moni 17/01/2024

História linda com suspense fraco
Meu primeiro livro do Zafon e não sabia o que esperar; a história ao redor de Marina e Oscar achei incrível e me fazia querer continuar lendo, toda melancolia, aceitação da perda e amor era lindo, como nem tudo são flores o suspense achei bem fraco e não me cativou. O final foi bem previsível mas não de maneira ruim, se a história fosse dos dois estaria ótimo.

Carina28 14/01/2024

Primeira leitura do autor
Primeiro livro que leio de Zafón, e gostei bastante da escrita do autor.
Uma história que em algumas páginas bis fazem arrepiar,mas que traz uma mensagem de fidelidade, amizade, confiança e esperança

zamparo 11/01/2024

"O caminho do inferno está cheio de boas intenções"
Sinceramente, que livro espetacular! um livro de mistério que tem um plot que é de deixar o queixo no chão. os personagens sao tao marcantes, me apeguei muito a eles, principalmente pela Marina. que garota esperta. nao imaginava que este livro seria tao bom, um livro com começo, meio e fim. frases icônicas sao presentes também. Pessoalmente, eu adoraria ver um filme deste livro.

VerAnica.Cardoso 11/01/2024

Gostei demais do livro!! A história traz drama, romance, aventura e uma boa dose de melancolia e nostalgia! Tive a impressão que o tempo estava suspenso e tudo girava em torno de Marina e Oscar. Mais uma obra de Zafon que deixa aquele gostinho de quero mais!!!

Cristina117 10/01/2024

Simplesmente maravilhoso escrita do Zafón é espetacular amo seus livros.
História linda apaixonante.

aline221 10/01/2024

Um misto de emoções..
Adorei a forma como o autor juntou mistério e aventura nesse livro com sentimentos românticos em meio a tudo isso, confesso que em algumas partes me fizeram ter medo de verdade. e no final eu chorei muito, faz uns 15 minutos que concluí a leitura e passei esse tempo todo chorando tentando me acalmar!! um excelente livro e com certeza vou procurar outras obras desse autor.