Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Fernanda Felix Ferreira 07/06/2020

Mágico
Este livro realmente é mágico, a forma como o autor conta a história é de uma sensibilidade, os filmes nunca conseguiram realmente passar a magia. Mas precisamos lembrar que é um livro de uma época em que a sociedade define a mulher como "mãe", isso para mim como feminista é difícil de aceitar. Mas de qualquer maneira é um livro lindo e com uma escrita maravilhosa.
dani ^_^ 15/06/2020minha estante
Te entendo totalmente, as vezes até ficava com raiva. Mas cada um tem seu sonho, não é?! A maioria delas tinha o sonho de ser mãe naquela época, o que era bem ruim pra aquelas que não queriam ?. Meu sonho era poder visitar a terra do nunca!

@entre.as.paginas 31/12/2022

Muito bom ler os clássicos em suas primeiras versões, ver o que foi mudado ao longo dos anos e principalmente as diferenças entre o original e as adaptações dos filmes infantis. Amo muito!

Iris.Kawane 13/06/2023

Eu gostei! E você, Bico?
Gente, uma gracinha de livro. Gostei muito de ler!
Cada vez que o Peter exclamava "Ah! Eu sou tão esperto!" eu sorria e queria que ele fosse real pra eu poder dar um abraço bem apertado nele.
Amei a parte com o Pássaro do Nunca, a parte do dedal, ri horrores.
Recomendo muito. Todos temos que ter um pouco de Peter Pan em nós, mesmo depois de adultos.

Moony 26/05/2021

Existem clássicos e clássicos. Este eu odiei.
Nem sei como consegui terminar, a história não me agregou em nada, mas acho que a força do ódio é poderosa.

Eu pensei que o livro seria uma aventura leve e descontraída, mas eu me irritei demais com os fatos, fora que eu passei a detestar o personagem principal.

Peter Pan não é apenas "infantil", ele é mau caráter, narcisista ao extremo, opressor e mesquinho, e o autor ainda o trata como se ele fosse o mocinho.
O capitão Gancho é de longe um personagem muito mais interessante pra mim.

A Terra do Nunca não é um lugar tranquilo e alegre, mas um lugar cheio de conflitos e perigos, o último lugar para onde eu levaria crianças.
E chega a ser engraçado como o autor fala que os piratas são maus porque matam, sendo que na história dele as crianças também matam. ????
Entretanto o pior, e ver que a Wendy não foi levada para a ilha para se divertir, mas sim para ser uma empregada doméstica.
Sem contar que os indígenas do livro são retratados de forma tão esteriotipada que não dá pra engolir.

Eu sei que ele é de outra época. O livro foi publicado pela primeira vez em 1911.
Só que tudo nele me irritou. TUDO!

Luana.Nantes 07/04/2020

Nunca tinha ouvido falar
É uma versão de Peter Pan totalmente diferente pra mim. Amei. Achei diferente!!!

Mais uma leitura nostálgica e na versão áudio book!!!

Super viajei na narração, criei outro filme de Peter Pan na minha cabeça... Super indico a leitura!!!

Bina 23/08/2022

Não sei se o livro é chato porque eu já sei a história de cor ou porque ele é, de fato, insuportável por ser.
É bem cansativo, tem que ler aos poucos, eu lia um capítulo por dia, pra não desistir. Fazia muito tempo que eu não ouvia a história do Peter pan, e conforme eu ia lendo ia me lembrando do filme, acho que apenas por esse motivo dei 2 estrelas.
yas.beatriz 23/08/2022minha estante
Larguei ele e nem cheguei na metade. Insuportável demais KKKK

Coruja 07/05/2014

Todo mundo que não mora debaixo de uma pedra já ouviu falar de Peter Pan, o menino que não queria crescer, mas são poucas as pessoas que realmente leram a obra de James Barrie – elas o conhecem principalmente por causa dos filmes. Até ganhar esse livro da Virgínia, a única versão que eu conhecia da história era a versão para o Sítio do Pica Pau Amarelo que Monteiro Lobato escreveu.

Ler o original já adulta tirou parte do encanto da narrativa – é óbvio e ululante que Peter Pan é um daqueles livros que temos de conhecer na infância – mas isso não significa que não haja prazer em descobri-lo.

A Terra do Nunca e todos aqueles que a habitam são absolutamente fascinantes. Gancho é um dos vilões de nossa infância (provavelmente por causa de um certo filme com o Robin Williams...), Peter um de nossos primeiros amores e existe uma interatividade, um convite a participar da história que não se encontra em qualquer livro.

O que tem lógica, considerando que originalmente, as aventuras de Peter Pan foram criadas para o teatro. Aliás, eu assisti uma apresentação da peça e mesmo sendo uma das pessoas mais velhas da audiência (eu tinha ganho o ingresso de presente e estava sozinha no meio de um mar de crianças...), bati palmas com gosto redobrado para afirmar que acreditava em fadas e assim salvar Sininho.

Curioso é que em tempos de politicamente correto, é um tanto estranho ver como se mata gente sem pensar duas vezes na história. Todos os garotos – incluindo aí Miguel, o ‘bebê’ – matam piratas; os piratas matam os pele-vermelhas, os pele-vermelhas matam os piratas e os meninos perdidos... Não é simplesmente uma questão de derrotar o inimigo, mas de massacres e banhos de sangue mesmo...

A questão do que eu falava antes é que, adulta, prestamos atenção em detalhes que não nos despertariam maior reflexão mais jovens – o medo patológico de Peter não apenas de crescer, mas de assumir responsabilidades; sua cegueira em torno do que querem as mulheres de sua vida (Sininho, Wendy, a princesa Tigrinha); sua incapacidade de reter relações verdadeiras com as pessoas que estão ao seu redor, fruto de não conseguir reter suas próprias lembranças.

Peter não cresce não apenas porque não quer crescer, mas porque não se lembrando do que viveu, estando sempre preso exclusivamente ao presente, não tem como aprender com suas próprias ações. Ele é uma página em branco todos os dias reescrita.

Isso não me importaria muito quando criança – e realmente não me importou quando tive meu primeiro contato com a história – mas hoje não posso deixar de pensar que a figura de Peter Pan seja um tanto trágica, só comparável a de seu arquiinimigo, o extraordinariamente solitário Capitão Gancho.

Não obstante, é um clássico daqueles para ler para as crianças, para bater palmas e tentar voar pulando das camas – para lutar com os piratas e fazer tic-toc fingindo ser o crocodilo, para mergulhas com sereias e dançar em torno da fogueira com os pele-vermelhas. Um livro para todos aqueles ainda capazes de alcançar a Terra do Nunca, “segunda estrela à direta, direto até o amanhecer!”.

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2014/05/desafio-corujesco-peter-pan.html
Nanci 06/02/2015minha estante
Muito bacana sua resenha. Também estou revisitando Peter Pan, enquanto leio Jardins de Kesington, do Rodrigo Fresán, que coloca Barrie como personagem e reconta a história da criação de Peter Pan etc.

Sam 06/09/2015minha estante
Gostei muito da sua resenha! Li o livro e simplesmente amei a história!

Ingrid 31/05/2021

meu deus, que livro incrível. vou tentar falar um pouco, sem spoilers (se é que é possível), sobre o quanto esse livro me cativou.

primeiramente, se você quer ler esse livro saiba que não é para adultos comuns, nem adolescentes comuns, jovens etc. são para aqueles que ainda têm um 'q' infantil dentro de si. é necessário soltar sua imaginação, pois sem ela você nada vai absorver do livro, já que possui elementos bem fantasiosos. contudo, para entendê-lo, você também precisará do entendimento do adulto que existe em ti, já que algumas coisas ficam na entrelinha e uma criança não seria capaz de entender, ou talvez eu esteja pré julgando uma criança como todo adulto faz, enfim.

eu não sei se é o estilo narrativo do livro, só sei que ele faz você se sentir na estória, como se fosse um dos meninos perdidos, mesmo que o narrador nos lembre de que somos apenas espectadores, não é assim que nos sentimos e é tão profundo esse sentimento de participação que ao final da estória eu estava com o coração despedaçado com o adeus, quase como se eu mesma estivesse me despedindo de Peter e da terra do nunca (sério, gente, eu tive vontade de chorar como a wendy).

o fato é que esse livro, assim como meu favorito: pequeno príncipe, me lembrou da mágica que é ser criança e que eu gostaria muito de voltar a ser "alegre, infantil e desalmada" para poder visitar a terra do nunca. o lado
bom é que, como todo livro, eu posso ler outra vez.

Peter pan se tornou um dos livros favoritos da minha vida e com certeza um dos melhores do ano, se não o melhor

Então, se você procura um livro para se apaixonar, fica aqui minha sugestão de próxima leitura!

monalisa74 08/08/2020

mais um em que era fissurada pela adaptação quando era pequena, então a leitura foi muito gostosa! um clássico que te teletransporta pra dentro da história, se eu fechasse os olhos poderia imaginar perfeitamente toda aquela londres antiga e a terra do nunca também. me vi (mais uma vez) desejando voar para lá com o peter e sininho. mais um pra ler para meus futuros filhos!

Deby 16/09/2022

Peter Pan
Peter Pan é um livro muito bom. Traz elementos que já eram conhecidos naquela época de uma maneira diferente. É um livro que pode ser lido por crianças, adolescentes e adultos e será entendido de formas diferentes. A Wendy é definitivamente minha personagem favorita, assim como Peter Pan. Peter tem problemas com a figura materna por algo que aconteceu em sua vida e, Wendy, ao longo da história, é tratada como a figura materna dos meninos perdidos. O narrador é maravilhoso, é como se ele estivesse falando com a gente. Enfim, é um ótimo livro e favoritado.

Tamara Mendes 31/12/2021

Enquanto as Crianças Forem Alegres, Inocentes e Desalmadas!!!
A história se passa na Inglaterra, inicialmente na casa dos Darling. Nela somos introduzidos a toda a família, que é composta pelos Sr. e Sra. Darling e seus três filhos: Wendy, João e Miguel, que acompanham Peter Pan e a fada Sininho em uma viagem pela Terra do Nunca, onde o tempo não passa. O plano inicial de Pan é levar Wendy para ser a mãe das crianças perdidas, ela é a única sensata o suficiente para perceber quando algo é perigoso ou está errado. Após chegarem na Ilha uma sucessão de aventuras espera a turma. Na Ilha não tem somente os meninos perdidos tem animais selvagens, o temível capitão Gancho e seus piratas, a princesa Tigrinha e seus índios, sereias, fadas, diversos elementos mágicos.

É muito interessante notar que o autor, ao se referir sobre este local, menciona que cada criança tem sua própria Terra do Nunca em sua cabeça, cada menino perdido e o próprio Peter tem uma percepção diferente da Ilha, mas que aquela era onde todas elas se encontravam. Quando Wendy vira uma mulher adulta sua filha vive as mesmas aventuras de quando ela era criança e assim acontece por várias gerações na família.

# Nota Pessoal – Quando o leitor compara o livro com a adaptação da Disney existe uma diferença discrepante entre os personagens, enquanto na Disney mostra um menino mágico e heroico, o livro mostra um menino vaidoso, teimoso, bem arrogante, egoísta e com uma memória questionável. Mas essas são as visões externas; o próprio Peter não pode ser categorizado em nenhum desses extremos, porque ele não atua dentro de uma moralidade.
Qnat 31/12/2021minha estante
uma vez li uma interpretação que Peter Pan é um alterego da Wendy.

Tamara Mendes 31/12/2021minha estante
Interessante, faz sentido pelo fato de ser a única que tem certa percepção do mundo real.

Gi Barrant 29/06/2021

Para fantasiar e voltar a ser criança!
?- E por que você não sabe mais voar, mamãe?
- Porque eu cresci, meu amor. Quando as pessoas crescem, elas não lembram mais como se voa.
- Por que a gente não se lembra mais?
- Porque não somos mais alegres, inocentes e desalmados. Só quem é alegre, inocente e desalmado consegue voar.?

Só quem se permite ser alegre, inocente e desalmado voa pelas páginas desse livro cheio de metáforas. E como foi gostoso voar com Peter e as crianças para a Terra do Nunca.

hobbitusille 20/08/2020

minha vida é esse livro
minha relação com peter pan é muito pessoal. essa história está presente na minha vida desde minha infância, antes mesmo que eu pudesse falar eu já o tinha como filme preferido.

eu acreditava em peter pan como uma criança acredita em papai noel, e quando eu li o livro pela primeira vez, por volta dos dez anos, eu chorei por horas seguidas, triste por não poder ir a terra do nunca.

mas a realidade é que assim como a terra do nunca foi real para wendy e seus irmãos, ela é real para mim do meu próprio jeito, e posso sempre visita-la quando eu precisar de um refúgio