Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Anderson.Silva 22/02/2022

Peter Pan é um clássico da literatura britânica, porém antes de ser um livro foi uma peça de teatro composta pelo dramaturgo J.M. Barrie. Antes de acertar em cheio, o autor sofreu com duras críticas e fracassos.

A ideia da peça surgiu após um passeio com a família Davies; ele gostava muito de brincar com as crianças e com isso foi juntando materiais para pôr na sua peça teatral e ela se tornou o seu maior sucesso.

A história começa quando Wendy e seus irmãos vão dormir, e do nada surge um garoto que pode voar, seu nome é Peter pan!

O menino voador leva-os para a Terra do nunca para passarem por inúmeras aventuras contra o Capitão Gancho e companhia.
Fernanda 08/08/2022minha estante
Wow! ?? Muito interessante essa informação! Não fazia a menor ideia disso. Obrigada por compartilhar!??

Anderson.Silva 23/08/2022minha estante
Que bom que gostou, miguxa.

A. Mendes 21/02/2022

Terra do Nunca
Que livro mágico! Peter, Wendy, João, Miguel e as crianças perdidas me levaram em grandes aventuras na Terra do Nunca.
Tem uma narrativa simples e gostosa que realmente te faz viajar.
Peter Pan é uma história que atravessa gerações e ler esse clássico me trouxe muitos sentimentos bons.
Afinal apenas quem vai para a Terra do Nunca são as crianças alegres, inocentes e desalmadas enquanto nos meros adultos apenas lemos as aventuras delas.

Alice 21/03/2022

Esperava mais
Peter Pan ficou bem conhecido com a animação da Disney e eu gostava bastante dela, depois de muito tempo, decidi ler o livro e me arrependo de ter feito isso.
No filme, tudo parece ser mais fofo e bonitinho, mas no livro tem a romantização de muitas coisas erradas, e, sendo um livro infantil, não é bom!
Tá, o livro foi escrito há muito tempo atrás, mas do mesmo jeito não deveria falar q certas coisas são certas só porque é um faz de conta.

Jess 09/04/2022

Gostei da edição, principalmente em relação à qualidade da parte física da obra. A tradução não se diferencia tanto da Editora Autêntica (versão que li anteriormente).
Além da parte estética, o diferencial está na análise realizada no prefácio, que traz uma abordagem que transparece maturidade, mas se propõe a ser uma ótica polêmica sobre a obra. No entanto, nada que destoe do que o próprio livro e o seu protagonista já não sejam (ou provoquem).

Stef 10/03/2022

Voltando ao ritmo
Depois de passar fevereiro inteiro tentando ler livros e desistindo, decidi dar uma chance a esse antiguinho na estante e, bem, deu muito certo.
Peter Pan é muito leve e gostoso de ler, por ser infantil não tem muita profundidade na escrita, mas mesmo assim consegue ser interessante e chamar a atenção.

tessa.jean 16/05/2023

Viajando para a Terra do Nunca
Eu viajei pra Terra do Nunca, pra uma época que nunca vai voltar, onde eu estava deitada no sofá, assistindo o filme do Peter Pan. Como era bom ser criança. Eu pegava no sono no sofá, e quando eu acordava na cama no outro dia, ficava me questionando como tudo aconteceu sem eu perceber, e agora eu sei.

Todos conhecem este clássico, então não entrarei muito em detalhes. É uma leitura rápida, leve, infantil, mas não daquelas bobinhas, sabe. É uma ótima opção pra tirar da ressaca literária, pra descansar entre uma história densa e outra, ou apenas para aproveitar mesmo.

Durante a narrativa, vivemos na amplidão da fantasia, viajando do quarto do Wendy, até a casinha embaixo da terra na Terra do Nunca, lutamos contra piratas, jogamos com sereias.

Eu achei a Wendy um pouco subestimada, durante a história, ela só entrava em cena para fazer trabalhos domésticos ou ser mãe dos meninos, e isso me deixou um pouco incomodada. Mas eu não esperaria mais de um clássico infantil escritos nós anos 1900.

Virgínia 23/10/2020

A magia de ‘Acreditar’
Peter Pan é um livro deliciosamente absurdo e maluco. Ri muito durante a leitura e o finalizei completamente encantada.
O livro é perfeito para a leitura em voz alta, o narrador é um contador de histórias incrível e torna toda a narrativa completamente mágica. Ler Peter Pan transmite a sensação de observar crianças brincarem, porque tudo na história é um grande faz de conta, são crianças se divertindo.
Eu amei tudo sobre o livro, o nível da loucura dos personagens ultrapassou todos os limites, eles eram fantásticos. Coloco aqui uma citação de um dos planos do Capitão Gancho para matar o Peter Pan e os meninos perdidos, para exemplificar o nível de maluquice presente na história:
“-Quais são as suas ordens, capitão? - exclamou ele ansiosamente.
- Vamos voltar para o barco - respondeu Gancho devagar, com os dentes cerrados -, e fazer um bolo enorme, bem gostoso e cheio de cobertura. Só pode haver um cômodo lá embaixo, pois só tem uma chaminé. As toupeiras não tiveram o senso de deduzir que não precisavam de uma porta para cada um. Isso mostra que eles não têm mãe. Vamos deixar o bolo na margem da Lagoa das Sereias. Esses meninos estão sempre nadando lá e brincando com as sereias. Eles vão encontrar o bolo e devorar tudo, pois, como não têm mãe, não sabem como é perigoso comer bolo com cobertura demais - ele caiu na risada, e dessa vez não foi um riso sem alegria. - Arrá, eles vão morrer!” p. 93
O livro Peter Pan é uma linda história sobre a importância da infância, como é citado no livro enquanto as crianças “forem alegres, inocentes e desalmadas” elas serem serão capazes de ir e retornar da terra do nunca, enquanto elas forem capazes de acreditar as fadas continuarão existindo e as crianças continuarão tendo a capacidade de voar.

Dominique 09/07/2022

Se um dia você já foi uma criança, com certeza sentirá a nostalgia dessa leitura, mesmo que nunca tenha ouvido falar das aventuras de Peter Pan.
Me diverti tanto com as aventuras incríveis na ilha da Terra do Nunca e com todas as situações absurdas e inusitadas que eram tratadas com tanta naturalidade simplesmente porque quando se é criança tudo é possível.
Valeu a pena cada página! Principalmente o sentimento que ficou após. A reflexão de que quando crescemos, ainda que não esqueçamos das fadas, piratas e sereias, a gente não se lembra mais como voar e a Terra do Nunca vira só uma breve lembrança no passado.

nathalya. 17/08/2022

"a tragédia da perda da inocência"
Esse livro foi muito divertido de ler, tive a grata experiência de ler no livro físico e em audiobook e no livro físico foi claro o quão foi adaptado a escrita pra algo mais "leve" digamos assim, enquanto no audiobook foi narrado com falas bem mais pesadas sobre a violenta vivência de Peter Pan, Wendy e os meninos perdidos na terra do nunca. E isso foi empolgante, conheci novas palavras e embarquei num universo infanto-juvenil do qual tenho um imenso carinho.
Achei muitas cenas bizarras e imensamente triste que o Peter se esqueça tão facilmente das coisas, de todos, de suas próprias aventuras... acredito que seja por isso que ele seja tão apegado a si mesmo, e por consequência seja tão arrogante, tudo está ligado ao fato de que para não perder a "inocência e sensibilidade" que uma criança tem, a mente dele parece apagar muita coisa que poderia fazê-lo amadurecer.
Se eu pudesse definir esse livro em duas palavras seriam: "mommy issues" 90% dos personagens tem mas nada se compara ao próprio Peter, a obsessão por tornar Wendy uma mãe foi clara durante toda a história.
Gostei da forma bem humorada que a história foi narrada mas por vezes achei meio chato as voltas que eram dadas e as grandes reflexões aleatórias que apesar de em alguns momentos serem interessantes, em outros não eram. E eu não esperava (iludida pela Disney KKKKK) que as crianças realmente matassem pessoas, mesmo que isso não seja de fato surpreendente pro contexto, foi estranho pra mim.

Anthony 17/08/2021

Um espírito livre
A liberdade de um espírito que pela sua natureza não pode ser formado, esse é Peter Pan. Talvez todos tenhamos um pouco desse menino, chamado de Id.

Grazi 04/05/2020

Um livro bem jovem e que aborda as complexibilidades de crescer
Leitura bem fluida, mas por ja conhecer a historia, nao apresentou nenhuma supresa.

Mary652 29/11/2020

MARAVILHOSO
Não sei nem o que falar , eu me apeguei tanto a esse livro que demorei um pouco mais de um mês pra finalizá-lo , a história e incrível , sou super apaixonada pela história dês de criança , O FINAL MDS , NAO E IGUAL A NENHUMA ADAPTAÇÃO , A ADAPTAÇÃO MAIS FIEL AO LIVRO E A O FILME DE 2003 , CHOREI TANTO COM O FINAL DESSE LIVRO .

14/03/2023

Excelente
Muito bem escrito e com muitas reflexões.
Exige imaginação do leitor na medida certa. Amo esse tipo de abordagem e terminei desidratada. Sempre amei a história e agora mais ainda.

Letícia - @letileitora 23/01/2021

Muito bom!
Um livro super gostosinho de ler, uma história infantil que aquece o coração mesmo sendo adulto. Crianças, magia, brincadeiras e a inocência da infância. Maravilhoso ?
Matthew Bates 17/07/2022minha estante
Que divertido amg, ainda bem que vc leu tudo né

Matthew Bates 17/07/2022minha estante

Letícia - @letileitora 17/07/2022minha estante
Ainda bem amg, amei o final ?