Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Sabrina466 08/09/2020

Uma escrita mágica
Tudo mundo já conhece a história do Peter pan: um menino perdido que não quer envelhecer, que busca outras crianças perdidas para grandes aventuras na terra do nunca.
Contudo, ter a experiência de leitura é totalmente diferente, por conta da Escrita do autor. Pois, ao mesmo tempo que a narrativa se desenrola como se uma criança estivesse contando ( ainda q cheio de sacadas) e ganha tons bem pesados em alguns momentos, te deixando confuso se esse livro foi escrito para crianças mesmo.
Ainda que o protagonista faça parte desses momentos pesados, por se demonstrar não confiável e manipulador, Peter Pan acaba se tornando um protagonista muito querido, assim como quase todos os personagens; dos quais é impossível não ter empatia (até mesmo o vilão).

Tamine.Garcia 10/09/2020

Alegres, inocentes e desalmadas.
Poucos crianças não querem crescer, mas crescer faz parte da vida. Se pudermos manter algo que nos lembre como era, seremos eternas crianças.

Gustavo.Perini 21/04/2023

Magia pura
"Peter Pan", escrito por J.M Barrie, é uma obra clássica da literatura infanto-juvenil que narra as aventuras do garoto que se recusa a crescer e sua relação com a família Darling e a Terra do Nunca.
Estava a muito tempo sem ler, tinha perdido o hábito da leitura, mas decidi voltar e escolhi essa obra maravilhosa. Apesar de ser uma história envolvente e encantadora, um ponto que me incomoda um pouco é a forma como as crianças matam sem remorso na história. É verdade que a violência é comum em muitos contos populares, mas em "Peter Pan", ela é descrita de maneira tão normal e frequente do que eu esperava. Isso pode ser um pouco perturbador para as crianças mais jovens ou para aqueles que não estão acostumados com esse tipo de narrativa.
No entanto, o que mais me cativou em "Peter Pan" foi a magia que permeia a história. A Terra do Nunca é um lugar cheio de maravilhas e criaturas fantásticas, e as aventuras de Peter Pan e seus amigos oferecem um escape para um mundo de sonhos e aventuras emocionantes. As cenas em que Peter Pan está em ação são particularmente empolgantes e criativas, mostrando toda a sua habilidade e instintos afiados.
Além disso, o livro também aborda temas importantes como a importância da amizade, a busca pela aventura e a dificuldade de crescer e deixar a infância para trás. Esses temas são abordados de uma forma que é acessível para as crianças e, ao mesmo tempo, interessante para os adultos.
Em resumo, "Peter Pan" é uma história clássica que oferece uma mistura de magia e aventura, além de temas importantes para todas as idades. Apesar de algumas cenas de violência que podem ser perturbadoras, a obra ainda é uma leitura agradável e enriquecedora para os fãs de literatura infanto-juvenil.

Nota: 8,0

Insta: @gustavoperini

Mari 03/03/2022

Um reencontro diferente com Peter depois de muitas faxinas de primavera
Eu simplesmente fiquei encantada com este livro.

Já havia recebido algumas indicações de leitura, mas nunca priorizava. Assisti ao filme inúmeras vezes quando criança, e esta leitura, por mais que tenha sido a primeira vez, foi muitíssimo nostálgica.

O filme é bem fidedigno ao livro, porém, acredito que duas coisas mudaram a minha percepção quanto à profundidade desta história:
1. Minha maturidade, obviamente kkkk a idade tem o seu lado bom.
2. A narração. Que narrador incrível, humano, próximo do leitor. Na minha percepção, a narração faz toda a diferença na interpretação e na reflexão sobre Peter Pan.

A história é incrível e as reflexões proporcionadas por esta leitura, mesmo conhecendo tanto sobre o enredo, foram surpresas muito felizes para mim.

Todas as críticas que esta obra recebe, a forma como as mulheres eram vistas etc são compreensíveis, mas entendendo o contexto da escrita e os sonhos das meninas naquela época também permite que sejamos mais flexíveis. Inclusive, esta edição da Zahar tem um texto de introdução muito rico que recomendo bastante antes mesmo da leitura da obra em si, além das notas de rodapé serem extremamente importantes para a compreensão da leitura.

No mais, muito bom rever certas falas que marcaram a minha infância. Recomendo demais, principalmente a nós millenials que crescemos com Peter, e podemos reencontrá-lo depois de tantas primaveras! Terminar o livro com uma pulga atrás da orelha se Peter e a Terra do Nunca existem e se tudo aquilo foi real foi exatamente o que tornou o livro tão único pra mim... Afinal, pq isto importa, não é? Talvez o ponto da questão esteja aí: que nós sejamos um pouco mais como as crianças, "alegres, inocentes e desalmadas".

Raíssa 15/08/2023

Esse livro é encantador e triste ao mesmo tempo , um clássico infantil memorável, eu assisti Peter Pan inúmeras vezes quando menor e agora essa obra tem uma memória mais significativa e a mensagem dela me atinge de imediato . Peter Pan é um garoto que ainda tem sua primeira risada e dentes de leite porque ele escolheu não crescer e o fato que mais me afligiu é que ele se esquece com facilidade o final foi triste . O livro não é o que eu esperava as primeiras páginas tiveram uma narrativa leve e engraçada depois foi diminuindo e as falas foram menos constantes , pra mim as cenas mais marcantes são uma das primeiras que é a do
"dedal" , quem leu sabe , essa é muito engraçada e é uma gracinha e o final da história.
Crescer é difícil principalmente quando as coisas como fadas não parecem fazer sentido e quando você não tem nada mágico em que acreditar pra tornar tudo mais leve . Eu gostei muito do livro apesar de não ser tudo que eu esperava que seria ao decorrer das páginas , mesmo assim recomendo muito porque é super fácil de ler e a história é encantadora e vale a pena conhecer esse mundo. Mais um detalhe senti muita raiva da Sininho e as vezes do Peter porque tudo é demais com ele e é meio irritante e o final do Capitão Gancho eu não sei ainda como me sinto a respeito , fico pensando se sou só eu .

baby targaryen 29/04/2023

Gostei mais do que esperava
Esse livro foi surpreende, eu esperava algo muito infantil e arrastado. Mas foi o contrário, o livro flui maravilhosamente bem e não achei ele infantil, achei ele até um pouco pesado pra ser considerado infantil.
O Peter é uma criança um pouco chata, mas ele amadurece bastante no final do livro.
"Fique sempre esperando por mim que, uma noite dessas, você vai ouvir meu cocoricó."

Paula 25/05/2020

É um bom livro e um pouco diferente do que eu esperava. Peter Pan é extremamente egocêntrico e vive esquecendo de tudo e de todos ao seu redor por pensar só em si (diferente do que eu esperava, admito). Não acho que seja uma narrativa para crianças, tal qual Alice, tem algumas bizarrices.

Pedro.Gondim 10/11/2023

Uma alegoria da infância e inocência
?? Você vai me mandar para a escola? - perguntou ele, esperto.
? Vou.
? E depois para um escritório?
? Acho que sim.
? E em pouco tempo eu vou virar homem?
? Muito pouco tempo.
? Eu não quero ir à escola aprender coisas importantes - disse Peter com fervor. ? Não quero virar homem. Ah, mãe da Wendy, se eu acordasse e sentisse que tinha uma barba crescendo em mim!? (p. 239)
Alice.Adriane 10/11/2023minha estante
Sério q vc tu leu este livro ?! Eu só vi o filme!!!! ?

Lucas1429 26/04/2023

Memória lúdica
O apego às juvenilidades proposto por Barrie em sua obra maior, julga brincar com um período satisfatório de nossas vidas, quando inseridos numa mágica constatação do fantástico, perseverado nessa fase infantilizada. Quando crescidos, e ainda afoitos por ela, gera essa negação que me parece outra afirmativa discorrida pelo autor para explicitar as amenidades do crescimento – em forma de Peter Pan.

É um livro que se encara pelo ponto vista fabulesco. É divertido, pueril (se assim decidido pelo leitor), maravilha pelos detalhes da composição dos personagens e da geografia da Terra do Nunca. Mas ainda contém, na toada psicanalítica, um protagonista que representa a avareza da complexidade adulta. Além dela, Peter Pan é ignorante quanto aos dissabores e às particularidades básicas vivenciadas na comunidade inglesa. O seu escape, a ilha, vive aos seus modos e conforme a sua vontade. Não há disciplina, apenas aventuras infinitas ao lado dos Meninos Perdidos, crianças cúmplices, que complementam o que parece ser o escopo esperado da mentalidade de uma criança que visualiza a diversão como recreio particular.

A resiliência dos irmãos Darling, liderados por Wendy, em preservar suas lembranças de casa, da família e de uma mãe, como exemplo máximo de suas existências, condiz com os receios de Peter em inserir qualquer organização estrutural em seu microcosmo lúdico. Logo, as inserções de Wendy em lhe refrescar de seus momentos passados são um atino do autor em estabelecer a ordem social no crescente de toda e qualquer pessoa, depois do nascimento, o crescimento, suas obrigações, e por fim, a morte. Uma percepção discutível hoje. Tudo converge à vontade egóica do protagonista em ser autoridade máxima de si e dos demais. Pan é, apenas, um simbolismo da herança imatura do ser humano.

Validado como mais que somente um conto de fada moderno, é necessário engajar na proeza de Pan em dissimular ignorância ao desconhecido. Até mesmo o mítico Capitão Gancho dispõe de pontos cruciais nas teorias do livro, é um homem vivendo do amargor da existência invejosa de seu inimigo – um garoto livre das cruezas de mundo. No idílico mundo ideal, vivem ele e os bilhões de corpos que se confortam em seus pretéritos existenciais, nessa brincadeira sem fim em surfar na síndrome de Pan, o tal medo em crescer. Não custa fugir pra um lugar onde o tempo é um mero detalhe, mas, também, lembrar-se do caminho de volta, aqui, ele ainda é cronológico.

Thiago 30/06/2021

Clássico infantil
História clássica muito conhecida por todos. Com algumas versões nas telas, valeu a pena conhecer a história original, dos livros.

Aventura fantástica muito divertida, uma homenagem à juventude, liberdade, criatividade e fantasia infantil.

LivroAleatorio 14/05/2020

Eu achei a leitura interessante porque é uma história quase universal, mas que todos conhecem através das adaptações do livro original. Achei interessante como o autor traz questões como a infância, a vida adulta, maternidade etc dentro de uma ótica de fantasia dita de forma tão natural que te faz pensar em como seria, se tudo isso fosse real.
Claro que ele fala sobre os povos indígenas como se fossem selvagens e de mulheres unicamente como mães natas e cuidadoras naturais, o que de longe são coisas bem ruins de se afirmar.
Porém também traz reflexões interessantes, principalmente da relação de Peter Pan com o Capitão James Gancho. "Peter ficou atordoado não por causa da dor, mas por causa da injustiça. Aquilo o deixou completamente indefeso. Ele só conseguiu olhar para Gancho, horrorizado. Toda criança se sente assim da primeira vez que a tratada com injustiça. Quando a criança se aproxima de você, querendo se entregar a você, a única coisa que ela pensa que merece é um tratamento justo. Depois que você for injusto com ela, ela vai voltar a amá-lo, mas nunca mais vai voltar a ser a mesma criança. Ninguém nunca se recupera da primeira injustiça; ninguém, exceto Peter. Ele sempre sofria injustiças, mas sempre as esquecia. Acho que essa era a vida dele a diferença entre ele e todos os outros." (Pág 137)
A narrativa do autor é bem gostosa e ele conversa o tempo todo com o leitor, como se fosse um amigo te contando uma história. E apesar de ser uma história infantil, existem muitas mortes e derramamento de sangue, o que me surpreendeu bastante.

Salete 12/10/2020

Um livro que faz com que a nossa imaginação vá além do comum.