Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Tamine.Garcia 10/09/2020

Alegres, inocentes e desalmadas.
Poucos crianças não querem crescer, mas crescer faz parte da vida. Se pudermos manter algo que nos lembre como era, seremos eternas crianças.

Gustavo.Perini 21/04/2023

Magia pura
"Peter Pan", escrito por J.M Barrie, é uma obra clássica da literatura infanto-juvenil que narra as aventuras do garoto que se recusa a crescer e sua relação com a família Darling e a Terra do Nunca.
Estava a muito tempo sem ler, tinha perdido o hábito da leitura, mas decidi voltar e escolhi essa obra maravilhosa. Apesar de ser uma história envolvente e encantadora, um ponto que me incomoda um pouco é a forma como as crianças matam sem remorso na história. É verdade que a violência é comum em muitos contos populares, mas em "Peter Pan", ela é descrita de maneira tão normal e frequente do que eu esperava. Isso pode ser um pouco perturbador para as crianças mais jovens ou para aqueles que não estão acostumados com esse tipo de narrativa.
No entanto, o que mais me cativou em "Peter Pan" foi a magia que permeia a história. A Terra do Nunca é um lugar cheio de maravilhas e criaturas fantásticas, e as aventuras de Peter Pan e seus amigos oferecem um escape para um mundo de sonhos e aventuras emocionantes. As cenas em que Peter Pan está em ação são particularmente empolgantes e criativas, mostrando toda a sua habilidade e instintos afiados.
Além disso, o livro também aborda temas importantes como a importância da amizade, a busca pela aventura e a dificuldade de crescer e deixar a infância para trás. Esses temas são abordados de uma forma que é acessível para as crianças e, ao mesmo tempo, interessante para os adultos.
Em resumo, "Peter Pan" é uma história clássica que oferece uma mistura de magia e aventura, além de temas importantes para todas as idades. Apesar de algumas cenas de violência que podem ser perturbadoras, a obra ainda é uma leitura agradável e enriquecedora para os fãs de literatura infanto-juvenil.

Nota: 8,0

Insta: @gustavoperini

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 07/06/2020

Adoro historias infantis, por incrível que pareça nunca tinha lido Peter Pan. Adorei o final do livro e a síndrome de Peter Pan, que é quando um adulto se comporta como adolescente , se negando a crescer e ter responsabilidades. Foi bem util!

Anthony 17/08/2021

Um espírito livre
A liberdade de um espírito que pela sua natureza não pode ser formado, esse é Peter Pan. Talvez todos tenhamos um pouco desse menino, chamado de Id.

Bruno B. 14/06/2022

O quanto vale crescer??
Gostaria de pedir licença caros leitores para fazer algumas reflexões sobre essa leitura.
Apesar de ser um livro infantil, "Peter pan" foi uma obra que trouxe algumas provocações que me fizeram pensar.
A primeira delas, o quanto o protagonista (Peter) e o vilão (Capitão Gancho) são parecidos a minha impressão é de que, são duas faces da mesma moeda, os dois são egocêntricos e prepotentes, ambos querem tornar um ao outro sua imagem e semelhança, Gancho tenta a todo tempo "ensinar" seus bons modos a Peter.
Já Peter Pan, não gosto de gancho porque ele não desfruta da Liberdade, assim como o próprio Peter, mostrando que no fundo no fundo Peter gostaria que o capitão Gancho fosse igual a ele.

A segunda reflexão (e na minha opinião a mais importante) que gostaria de fazer é sobre a trama das crianças. O arco dela me fez refletir sobre uma questão: "o quanto vale crescer?" Não sabemos o quanto nos é caro a nossa inocência até crescemos. Poder acreditar no lúdico, no "voo", é uma coisa que não tem preço, mas infelizmente só aprendemos esse valor depois que crescemos. Eu acho que essa é a grande mensagem que podemos tirar dessa grandiosa obra, que não deve ser subestimada apenas por ser infantil. As crianças da Terra do Nunca, tiveram que fazer a decisão de crescer, pois só assim poderiam ter algo que queriam tanto, uma mãe, mas abriram mão de suas infâncias. E você, do que abrir minha mão por aquilo que tanto deseja??

Babi 21/07/2021

Meninos vão viver aventuras e as meninas vão? fazer faxina??
A história e boa, até me emocionei no final mas algumas partes foram difíceis de digerir. Realmente não consegui engolir a forma como Wendy é retratada. Ela sai da sua casa, vai pra terra do nunca, pra limpar cozinhar e costurar. Sério?
Carol Tiezerin 30/07/2021minha estante
esse livro tem tantos momentos machistas....

Geo Machado 30/08/2021

Quentinho no coração
Peter Pan sem dúvida foi o livro mais mágico e doce que já via, fala sobre crescer, sobre ser criança, sobre a inocência e a memória, Peter não esquece as coisas atoa afinal talvez seja esse o segredo de preservar a inocência, a eterna surpresa e desconhecimento sobre as coisas. Esse livro é sobre amor, família, aventuras e inocência, não imaginei que fosse gostar tanto, mas agora depois de ler e apreciar cada momento ouso dizer que é um dos meus favoritos, foi a apaixonante revisitar minha história favorita enquanto criança, agora na versão inteirinha para não perder nada.

Gabriel1610 23/05/2022

Controverso
É um livro legal, mas com alguns pontos bem controversos como o relacionamento do Peter Pan com Wendy que parece um romance infantil e tem uma relação materna no meio.

Também há muita violência para um livro infantil. O Peter Pan mata os piratas sem se importar muito e depois até esquece o que faz. Também o personagem Peter Pan é insuportável e a Sininho também tem um ciúmes muito estranho, além de atitudes horríveis provindas desse sentimento.

Enfim, muita coisa é estranha e duvidosa e eu me perdia na escrita de vez em quando, mas por ter sido um clássico eu não me arrependi, só não recomendaria para uma criança. Fico pensando se na época os adultos não liam isso pensando "nossa, que estranho essa história" porque não faltou páginas para se estranhar. É uma coisa bem duvidosa, mas pelo menos o Peter Pan realmente se manteve criança, sempre com os dentes de leite...

É uma boa história para quem terminou livros pesados como eu, mas é mais controverso que Alice no País das Maravilhas que o escritor pedófilo de lá foi mais discreto.

Grazi 04/05/2020

Um livro bem jovem e que aborda as complexibilidades de crescer
Leitura bem fluida, mas por ja conhecer a historia, nao apresentou nenhuma supresa.

nathalya. 17/08/2022

"a tragédia da perda da inocência"
Esse livro foi muito divertido de ler, tive a grata experiência de ler no livro físico e em audiobook e no livro físico foi claro o quão foi adaptado a escrita pra algo mais "leve" digamos assim, enquanto no audiobook foi narrado com falas bem mais pesadas sobre a violenta vivência de Peter Pan, Wendy e os meninos perdidos na terra do nunca. E isso foi empolgante, conheci novas palavras e embarquei num universo infanto-juvenil do qual tenho um imenso carinho.
Achei muitas cenas bizarras e imensamente triste que o Peter se esqueça tão facilmente das coisas, de todos, de suas próprias aventuras... acredito que seja por isso que ele seja tão apegado a si mesmo, e por consequência seja tão arrogante, tudo está ligado ao fato de que para não perder a "inocência e sensibilidade" que uma criança tem, a mente dele parece apagar muita coisa que poderia fazê-lo amadurecer.
Se eu pudesse definir esse livro em duas palavras seriam: "mommy issues" 90% dos personagens tem mas nada se compara ao próprio Peter, a obsessão por tornar Wendy uma mãe foi clara durante toda a história.
Gostei da forma bem humorada que a história foi narrada mas por vezes achei meio chato as voltas que eram dadas e as grandes reflexões aleatórias que apesar de em alguns momentos serem interessantes, em outros não eram. E eu não esperava (iludida pela Disney KKKKK) que as crianças realmente matassem pessoas, mesmo que isso não seja de fato surpreendente pro contexto, foi estranho pra mim.

dani ^_^ 15/06/2020

um dos melhores livros que eu já li!!! faz sua imaginação voar, te faz pensar sobre sua criança interior! É um livro escrito por um sonhador para leitores sonhadores. ?

Letícia - @letileitora 23/01/2021

Muito bom!
Um livro super gostosinho de ler, uma história infantil que aquece o coração mesmo sendo adulto. Crianças, magia, brincadeiras e a inocência da infância. Maravilhoso ?
Matthew Bates 17/07/2022minha estante
Que divertido amg, ainda bem que vc leu tudo né

Matthew Bates 17/07/2022minha estante

Letícia - @letileitora 17/07/2022minha estante
Ainda bem amg, amei o final ?

@gataleitora 17/06/2020

" Essas luzinhas que ficam acesas de noite são os olhos que uma mãe deixa para trás para cuidar dos filhos"
Livro escolhido para o clube de livro do mês, Peter Pan conta a história do menino que não cresce ,líder dos Meninos Perdidos e habitante da Terra do Nunca. Ao levar Wendy e seus irmãos para conhecer a ilha acabam vivendo muitas aventuras entre monstros, piratas, peles vermelhas e sereias.
Vi o desenho da Disney ainda criança e nunca foi uma história que achasse especialmente fascinante mas ao ler o livro me vi na pele dos personagens e consegui entrar página a dentro, entender o dilema de cada um e sua relação com Peter Pan. O desenho traz bem a marca de suavidade e perfeição da Disney enquanto o livro traz a ambiguidade e vulnerabilidade de cada personagem.

Dois detalhes achei realmente mais fortes no livro que no desenho:

- o fato de Sininho ser muito ciumenta e até malvada no livro
- o fato de matar ser algo corriqueiro e banal.

Mas o mais interessante é que mesmo com tanto "sangue nos zoi", o escritor escreve com uma linguagem muito envolvente, doce e simples; criando um narrador onipresente que vai apresentando toda a magia que reside na mente das crianças: desde ter a chance de voar, brincar de casinha e cuidar dos filhos até combater inimigos com a cara e a coragem.

Minha mãe sempre gostou de contar histórias para mim e me vi criança sentada num tapete colorido com um brilho nos olhos ouvindo e mergulhando neste mágico mundo de Faz-de- Conta.

Só um detalhe não me agradou muito que foi o comportamento de Peter Pan depois que derrota o Capitão Gancho.

A edição de bolso conta com uma mini apresentação de Flávia Lins falando sobre a obra e o autor, alem desta capa linda, ótima tradução e livro fácil de manusear.
4,5/5 estrelas

site: https://www.gataleitora,com,br