Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Jackie 05/09/2021

Um livro com reflexões que se aplicam a qualquer época que a humanidade esteja vivendo, muitas reflexões sobre nossos sentires e saberes. Me surpreendeu, gostei.

Leb 31/03/2023

"O presente, de fato, é igual para todos; o que se perde é também igual, e o que se separa é, evidentemente, um simples instante. Assim, nem o passado nem o futuro podem ser perdidos porque, o que não se tem, como alguém nos poderia tirar?"

Livro rico de reflexões sobre a vida e como viver. Muito bom!

Henrique609 04/05/2022

Pensamentos do homem mais poderoso
Marco Aurélio era o cara mais rico e mais poderoso de sua época.

Ele escreve um diário para si mesmo, se cobrando, se obrigando a ser uma pessoa melhor, mais sensata, menos preocupada e menos preguiçosa.

Incrível entender como ele pensava sobre si mesmo. O livro não foi escrito a fim de que chegasse a público, mas de alguma forma chegou até nós.

Vivi 10/03/2023

Este livro foi minha entrada para o estoicismo e agora quero ler tudo sobre o assunto.
É uma leitura que gera muitas reflexões, nem tudo concordamos mas muitas coisas podem nos ajudar a refletir e trabalhar no dia a dia.
É um livro que com certeza lerei várias vezes e super recomendo.

Adriano 07/02/2021

Uma mistura de boas ideias com pensamentos aleatórios
A obra é uma espécie de diário de reflexões do imperador romano Marco Aurélio, que serviram de base para o pensamento estoico. Portanto, avaliar um livro que não foi projetado para ser um livro é uma tarefa difícil.

A escrita de Marco Aurelio é extremamente cansativa e repetitiva. Ele fala inúmeras vezes sobre os mesmos temas e escreve usando períodos longuíssimos. Ou seja, o leitor se cansa tanto por ler a mesma coisa várias vezes, quanto por ler períodos que nunca acabam.

Contudo, o livro não é totalmente descartável. Pulando as viajadas que o autor dá, algumas ideias podem ser aproveitadas.

Fernando 11/02/2021

O privilégio de ler esta obra.
INDESCRITÍVEL! Ter o contato com os pensamentos privados de Março Aurélio é algo surreal... Este homem é sem dúvida a Personificação da moral que gostaríamos que um LÍDER tivesse. Grandes seres humanos como Gandhi e Martin Luterking se assustariam com seus pensamentos.

Monique 23/03/2023

Tem muitos ensinamentos apesar das poucas páginas e por isso uma dica é ler pausadamente, refletindo cada capítulo e fazendo anotações.

Jacqueline Marinzeck 22/03/2023

Ideias ótimas, edição ruim
Muitas repetições em cada livro/capítulo escrito. Os dois últimos, 11° e 12° foram, para mim, os melhores.
A forma como foi traduzida me gerou ressaca e demorei para finalizar a leitura. Vale a pena, mas em uma outra edição.

Elaine.Brecci 12/05/2022

Meditações de Marco Aurélio... Um tratado filosófico...
Essa excepcional obra, se trata de anotações pessoais, do imperador Romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 a 180.
?Meditações de Marco Aurélio?, é provavelmente um dos clássico estoico mais lido de todos. Como é sabido, foi escrito como sendo um diário pessoal do imperador Romano e, portanto, não foi escrito para publicação. Isso explica a estranha estrutura, bem como o estilo de entrada numeradas em cada ideia, assunto ou orientação das laudas, que ele faz a si mesmo com uma perspectiva do estoicismo.
A obra pode parecer a princípio um livro pequeno, curto, mas a densidade, é impactante, pois vai tratar de diversos assuntos cruciais na formação de um Ser Humano, valores, virtudes e sabedoria a serem desenvolvidas durante toda uma vida. Aborda assuntos como a morte, a vida, a honra, a ignorância humana, a convivência social, as virtudes, o bem o mal, a felicidade, o sentido de vida do ser humano, o prazer, a dor e como segundo a filosofia estóica, deveria o homem se portar diante dela.
Marco Aurélio, disseca brilhantemente e de forma objetiva e prática vai elaborando aforismos desses importantes elementos da vida do ser humano, para que possa se auto- encontrar e ser feliz pois para ele, como estoico que era, logo pragmático, seria essencial e válido somente o conhecimento que podemos colocado em prática no dia a dia.

?Meditações? se revela como um verdadeiro tratado moral, permeado de ensinamentos embasados na razão, entretanto sem calar a sensibilidade de um grande filósofo, comandante de exércitos, soldados de guerra e ao mesmo tempo, um exímio líder de Si próprio.
Inspiradora leitura que recomendo a quem gosta do assunto estoicismo, mas muito mais, quem aprecia a abordagem prática sobre autoconhecimento e autogerenciamento. Livro de cabeceira, para estudo permanente.

Boa leitura!
Gabriel 12/05/2022minha estante
Show ??

Thifany36 13/05/2022minha estante
???

Pam 06/03/2023

Leitura bem complexa, pesada e densa. Tive muita dificuldade para assimilar os ensinamentos desse livro, devido a linguagem bem complexa.

Bia 16/03/2021

Que maravilha
Ter este livro como uma leitura de cabeceira foi uma experiência adorável. Um livro da humanidade, com ideias que o mundo ocidental precisava entender na época e hoje permanece precisando. É meu primeiro livro sobre o estoicismo e com certeza não será o último.
Não controlamos nada nessa vida além de nossas ações: é o segredo para se viver com dignidade. Marco Aurélio nos ajuda a entender que a sua vida não está em seu controle e podemos partir daqui a qualquer momento, o que importa, no fim das contas, é o que você fez com o tempo que lhe foi oferecido aqui. Viveu pelas opiniões e aplausos dos outros? Todos esquecerão de você amanhã. Viveu pelos bens materiais? Eles ficarão. Mas se viveu em favor de sua comunidade, você entendeu tudo.

KindleandCoffee 27/05/2023

Um livro muito comentado, principalmente por coaches. É uma leitura interessante, porém, ao meu ver, não é um livro onde devemos ler uma sequência de páginas! Simplificando o nome da obra de Marco Aurélio, meditação são conclusões trazidas pelo autor, de modo que aconselho a quem queira se aventurar na obra a ler um pensamento por dia, de modo que possa refletir sobre o que foi dito! Impressionante o quão atual pode ser a obra!

Giacomelli 28/03/2021

Livro Filosófico
Este livro expõe pensamentos diversos do imperador Marco Aurélio. Como seus pensamento não foram pensados em formato de livro, mas sim em breve frases e textos, alguns assuntos se repetem ou são recorrentes em outros partes do livro em outras referências. Mas o livro é extremamente interessante, com assuntos e temas filosóficos muito reflexivos. Parece uma conversa amistosa com o antigo autor.

Marcelo.Sales 05/04/2021

Livro belíssimo - diário pessoal de Março Aurélio
Meditações de Marco Aurélio é um Livro belíssimo que reflete um diário pessoal de Marco Aurélio.

Com muita serenidade em todos as suas passagens, ele já inicia a obra relatando diversos aprendizados que obteve durante a vida e lista as, respectivas, pessoas com quem os aprendeu.

Ressalta-se que é uma obra com preceitos estoicos, severa-se a prática da virtude, a devoção religiosa (panteísta) e a importância da coletividade sob o indivíduo. Como também, a brevidade da vida, foco no que se pode controlar e a importância do presente.

Assim, exalta-se que devemos exercer a nossa essência/benevolência sempre em harmonia com a coletividade/natureza. E a desordem seria ações contra a nossa natureza que poderia por em risco toda uma comunidade. Em outras palavras, que faz mal para si, também faria mal para a comunidade.

Geisi.Ferla 05/04/2021

Filosofia
Livro bem filosófico. Interessante, histórico e reflexivo. Mas não prende a leitura.