Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Jack Zack 07/02/2022

Marco Aurélio faz observações que muitas pessoas longevas não conseguiram, acredito eu, em toda a sua passagem pela vida.
Lidar com a passagem do tempo e como lidar com a própria vida são as lições desse livro que pode ser usado como um lembrete do vale ou não na vida.

Cleiton.Saliz 21/02/2024

Avaliação final
Um bom livro, da pra ter uma noção sobre como pensava Marco Aurélio e o quão ele contribuiu para o estoicismo. Confesso que achei meio entediante nos capítulos finais, acredito que pela forma como o livro foi escrito.
No final, se você quer aprender mais sobre o estoicismo e até mesmo sobre esse grande imperador, vale demais a leitura.

Monique 23/03/2023

Tem muitos ensinamentos apesar das poucas páginas e por isso uma dica é ler pausadamente, refletindo cada capítulo e fazendo anotações.

Capitu 13/12/2022

Um dos livros que mais me surpreendeu e mais me ensinou sobre valores, sobre como lidar com o mundo e as pessoas. Sinto me extremamente agradecida a Marco Aurelio por ter me ensinado o valor e o peso das virtudes cardiais: Sabedoria, Temperança, Justiça e Coragem. Esse tempo que passamos juntos aprendi e sempre será um lembrete em minha mente um dos seus maiores ensinamentos para mim: Ser sempre a mesma pessoa virtuosa, mesmo quando acontecem coisas ruins, independente do mal que as pessoas lhe fizerem, sempre ter sempre o mesmo coração bom, pois não está no poder do outro me obrigar a ser como ele é. Além de me ensinar a compreender, a lidar melhor com a diferença das pessoas, a não guardar rancor, a sempre aprender o que as pessoas tem de melhor em si mesmas, a nutrir as virtudes, a não fazer coisas que vão resultar em uma bela ressaca moral, pensar melhor, ser uma pessoa prudente, meditar sobre questões importantes antes de tomar qualquer decisão. Sou eternamente grata a este homem maravilhoso.

bettinacesario 27/01/2023

Resiliência
Assumir a responsabilidade sobre seu bem estar, independentemente do que ocorre no mundo. O que está a seu alcance, no seu controle?

Meditações que te levam a uma mente blindada, ser positivo, ser grato, tentando controlar só o que de fato pode ser controlado.

"A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos".

felipe.cesar 23/10/2020

MANUAL DE VIDA E COMPORTAMENTO
O grande Marco Aurélio nos ensina a reagir diante de várias situações e nos revela uma maneira muito positiva de lidar com a realidade. Sou totalmente fã dos estoicos e da maneira como eles enxergam a vida!

Syllas 27/10/2020

Reflexões e conselhos da vida atemporais! Recomendo principalmente pra aqueles que seguem ou simpatizam com a filosofia Estoica!
Luiz.Augusto 28/10/2020minha estante
Como faz pra ler mano ?

Luís Gustavo 29/10/2020

Para entender um pouco de estoicismo
Este livro reúne anotações do caderno pessoal de Marco Aurélio, imperador de Roma, com excelentes notas de rodapé.
Um bom livro para entender um pouco mais do que pensava um estoico, dado o caráter ?íntimo? (se é que podemos tratar de intimidade naquela época da mesma forma que tratamos hoje) do texto.

Anaana13 07/01/2023

Segundo o próprio Jaime Bruna, que além de ter realizado essa tradução também faz uma pequena introdução para essa edição da Cultrix, a obra recebe muitos títulos, "mas nenhum que satisfaça plenamente", eu acho que podia ser também Memento Mori, porque olha...

Bem, bem, no decorrer do livro algumas vezes me veio à cabeça O príncipe de Maquiavel, que é como se fosse a antítese de Meditações, e ao mesmo tempo me perguntava se isso era bom ou mau, o que de fato eram o bem e o mal, e para alguém com um espírito um tanto idealista (para minha infelicidade ;/), como também não acabar um tanto cínica olhando para o lado de fora.

Esse paralelo constante entre as palavras do Marco Aurélio e as de Maquiavel lutando dentro da minha cabeça me fazia perguntar "quem está mais de acordo com o mundo real?" e acabava colocando em xeque algumas coisas que estava lendo, embora desejasse que assim pudessem ser.
O problema em ler filosofia é que sempre acabo com mais perguntas do que respostas. É incrível também como um "livro" relativamente curto pode levar mais tempo para se ler do que se tivesse pego um calhamaço e me obrigar a voltar daqui a um mês, um ano ou anos, várias vezes, não sei, para tentar me entender melhor com ele -- com mais bagagem, quem sabe, algumas inquietações vão embora (ou outras nasçam :D).

Deixando minha experiência pessoal de lado com a parte da filosofia e lembrando que, antes de qualquer coisa, estava lendo as notas pessoais de alguém, uma espécie de diário, sem muita intenção proselitista então, observar os pensamentos de Marco Aurélio foi curioso, enriquecedor. Ele podia, enquanto imperador, ter se tornado mais um tirano, mas aí está o exemplo real de uma mente e coração de um Nobre (com N maiúsculo).

"Cumpre ser direito; não desentortado."

Marcio 22/11/2022

Meditações
Muito além de conselhos, a leitura das Meditações de Marco Aurélio , ajudam a revisar e meditar acerca da própria vida. O autor escreveu seus pensamentos como um diário pessoal e revelam a busca honesta de um homem pelo entendimento do seu lugar no mundo e das outras pessoas. O que se destaca é que em determinados momentos, o próprio autor se admoesta por não ter conseguido colocar em prática suas próprias reflexões, o que demonstra o quão árduo é o processo de análise e crescimento pessoal. É o empreendimento de uma vida toda. "Foca sua atenção no que se apresenta diante de você neste momento, seja uma opinião, uma ação ou uma palavra. Assim se justifica o seu sofrimento: você prefere ser bom amanhã a sê-lo hoje."

Mauricio.Junior 12/01/2022

Leitura transformadora!
A obra ?Meditações? trata das anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 e 180, e orientadas pela perspectiva da filosofia estoica. Dentre os principais temas abordados destaca-se o ensinamento sobre as virtudes fundamentais do ser humano; tais como a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação das suas leis. Além disso, conforme o estoicismo, o controle das emoções para que se evite erros de julgamento, se faz presente por toda a obra.
Acima de tudo, Meditações pode ser entendido como um manual sobre como melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo. Leitura bastante atual, mesmo após milênios de sua composição.

?... deves tomar cuidado igualmente no sentido de não se encolerizar com as pessoas e naquele de não adulá-las; de fato, ambas essas posturas têm caráter antissocial e acabam sendo danosas. Em teus acessos de cólera tem em mente de imediato que não há virilidade em encolerizar-te, mas que a brandura e a amabilidade, na medida em que são mais humanas, são também mais viris; tem em mente, ademais, que o indivíduo brando e amável tem mais força, fibra e coragem do que aquele que deixa irritar e encolerizar com os outros em um descontrole emocional.?
Marco Aurélio
amandafffdo 13/01/2022minha estante
Que incrível!

Felipe863 22/01/2022

Filosofia Estóica
Meditações não é um livro tão fácil de ler mas mesmo assim traz grandes ensinamentos da Filosofia Estóica. Recomendo a leitura.

Jhonny Moreira 18/05/2022

Um livro sobre estoicismo.
Um livro que trata sobre a filosofia estóica.
Gostei muito do livro e de suas ideias. Sem dúvidas são ideias que ao serem inseridas fazem o sujeito ter uma nova ótica de vida.

A leitura é um pouco cansativa, mas vale muito a pena. Estoicismo é uma grande forma de olhar o mundo e os desafios que nele está presente.

Julio.Cesar 30/04/2022

Foi algo interessante, mas sem muita importância pra mim.
Apesar de apresentar passagens bem interessantes, o livro, de certa forma, me decepcionou, por mais que a culpa disso seja mais minha, por ter altas expectativas, do que do livro, o que acabou por tornar toda a leitura bem arrastada, sem contar que o Marco Aurélio repete muito do que já havia escrito antes. Mas enfim, é isso.