Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Marcio 22/11/2022

Meditações
Muito além de conselhos, a leitura das Meditações de Marco Aurélio , ajudam a revisar e meditar acerca da própria vida. O autor escreveu seus pensamentos como um diário pessoal e revelam a busca honesta de um homem pelo entendimento do seu lugar no mundo e das outras pessoas. O que se destaca é que em determinados momentos, o próprio autor se admoesta por não ter conseguido colocar em prática suas próprias reflexões, o que demonstra o quão árduo é o processo de análise e crescimento pessoal. É o empreendimento de uma vida toda. "Foca sua atenção no que se apresenta diante de você neste momento, seja uma opinião, uma ação ou uma palavra. Assim se justifica o seu sofrimento: você prefere ser bom amanhã a sê-lo hoje."

Victor 16/12/2016

AURÉLIO, M. Meditações. São Paulo: Martin Claret, 2012.
"A filosofia consiste em fazer com que o gênio interior de cada um seja invulnerável aos ultrajes, impassível, superior aos prazeres e às dores." (p. 25)

Cris.Peixoto 30/09/2020

A atualidade do Estoicismo.

Os filósofos deste movimento eram muito interessados na aplicabilidade da filosofia no cotidiano deixando de lado a metafísica, não por não ser importante, mas num período no qual a sociedade está sem valores para norteá-la ou em declínio moral, ético e intelectual focar no que é abstrato pode não ser eficiente para alcançar o entendimento do povo.

Marco Aurélio era filósofo e nunca perdeu uma batalha. Com a sua morte, após 19 anos de reinado finalizou-se o ciclo dos grandes imperadores.

Geovanna.Faleri 21/10/2020

obra prima
?Sempre que voce? se desentender com algue?m, lembre que em pouco tempo voce? e o outro estara?o desaparecidos? ? Marco Aure?lio.

Marco Aure?lio (121 - 180) foi um imperador filo?sofo romano, personificando o sonho de Plata?o. Ele e? mais conhecido por seus valores esto?icos e pelo desenvolvimento do livro (encarado como um dia?rio por ele) ?Meditac?o?es?.

Buscando o autoconhecimento e um guia moral, ele escreveu ?Meditac?o?es?. A obra e? um conjunto de reflexo?es, to?picos curtos e breves lic?o?es sobre a vida humana, no contexto individual e social. E?tica, valores e virtudes sa?o caracteri?sticas valorizadas por ele. Ale?m disso, a noc?a?o da efemeridade do tempo e da necessidade de presenc?a total no tempo presente, sem se prender a situac?o?es que esta?o ale?m da capacidade humana de controlar, sa?o to?picos muito bem abordados.

Para mim, essa foi uma leitura super proveitosa. A apresentac?a?o de uma filosofia pra?tica, a simplicidade de escrita e a alusa?o a? filosofia grega tornam essa obra muito rica. E? uma leitura ra?pida, simples e objetiva.

May 09/03/2021

Subjetivo.
Marco Aurélio tem uma linguagem bem introspectiva, é notório que foi alguém intenso e conseguiu muito bem expressar isso por meio das palavras. Confesso que as vezes me senti perdida em meio a tantas deliberações, talvez me faltou um conhecimento mais aprofundado acerca das outras filosofias que ele aderiu a sua vida. Por mais que seja um livro pequeno, é preciso muita paciência para refletir e realmente entender o que ele quer dizer, voltando a épocas e culturas passadas. Com certeza relerei novamente algum dia. Sempre há passagens que não vemos de primeira. Pra quem gosta de história e quer conhecer a mente de um imperador, eu recomendo.

Janaína Calmet 20/03/2021

"'Folhas agitadas pelo vento sobre a terra...
Assim são as gerações dos homens.'

Teus filhos também são pequenas folhas; também são pequenas folhas os indivíduos que fazem sinceramente de ti objeto de aclamação e de glorificação, ou que, pelo contrário, fazem de ti objeto de maldição, ou que te reprovam em segredo e fazem de ti objeto de zombaria. Igualmente são pequenas folhas os que herdarão tua fama após tua morte. Com efeito, todas nascem com a sequência da primavera; depois o vento as derruba; o bosque, então, faz outras nascerem crescerem, e estas as substituirão. A efemeridade é o que há de comum em todas as coisas. Tu, porém, como se tudo devesse ser eterno, foges e te manténs em busca de tudo. Mais algum tempo e terás cerrado os olhos; e aquele que te sepultará logo terá alguém a entoar o canto fúnebre para si."

Tyler 05/04/2021

Uma leitura interessante e filosófica.
Não é de leitura tão fácil, leva certo tempo até se acostumar como as coisas são contas, refletidas, afinal foi escrito para ele próprio. Acredito que fazendo a leitura de uma forma mais calma, parando para fazer algumas anotações e refletir sobre, é a melhor maneira para ter um maior proveito.

"Mesmo num palácio a vida pode ser bem vivida". Assim falou o sábio imperial, o mais puro dos homens, Março Aurélio.

Elisio Rebouças 29/01/2022

Marco Élio Aurélio Vero
Marco Aurélio, Imperador de Roma, no primeiro século depois de Cristo nos leva de volta a um tempo de pensadores que vivem até hoje em nosso meio. Quase 2000 anos depois as ideias de um imperador podem ser tão atuais e ainda, apesar de toda tecnologia e ciência, temos muito a aprender com ele.

Joao 19/03/2023

Inspirador
Confesso que este livro me inspirou muito. Sempre fui adepto ao estoicismo, mas ler Meditações, de Marco Aurélio, deixou-me ainda mais seguro de que devo continuar neste caminho.

Os pensamentos desse imperador são sensacionais, contagiam e nos colocam em saia curta. Não interessa que foram escritos há quase 2 mil anos, eles continuam atuais. Essa obra é um clássico, jamais sairá das vitrines e estantes.

Tem uma reflexão que me marcou muito, pois diz respeito à sofrimento por antecipação: ?Não te inquietes com as coisas futuras; com efeito, se houver necessidade, tu as encararás de posse da mesma razão que agora empregas com os problemas atuais?.

Sim, o livro é assim, como vimos acima. Apesar de ter falecido em 180 d.C., Marco Aurélio colocou em seus escritos muitos pensamentos que continuarão a servir e ajudar a população durante muitos anos. A meditação supramencionada, por exemplo, pode colaborar no enfrentamento à ansiedade.

Enfim, leiam, não se arrependerão. Entrem com a mente aberta, sabedores de que não somos perfeitos, a fim de fazer de Meditações a nossa própria meditações. Ao fim de cada textinho, medite por uns segundos e veja o que pode ser mudado em sua vida.

Yoyo 13/02/2022

estoicismo
para os aspirantes à filosofia, mais especificamente, ao estoicismo, recomendo muito este livro!
Marco Aurélio traz vários ensinamentos a respeito da morte, sobre ter valores/virtudes, sobre a efemeridade da vida, sobre como lidar com fatores externos e internos,
e muito mais conhecimento.
certamente é livro que mudou a minha vida!

Flora.Dantas 16/02/2022

Um manual de caráter e virtude!
Em tempos tão difíceis quanto os que estamos vivendo hoje, de muita incerteza, frustração, preocupação, injustiça, tristeza e angústia, as meditações de Marco Aurélio, maior imperador romano, sobre humildade, senso de responsabilidade, disciplina, discernimento, simplicidade, benevolência, solicitude, brandura, amor ao próximo, resistência, perdão? são atuais e necessárias. Nos traz à tona que não basta sabermos sobre as virtudes, temos que praticá-las.

?Apenas se preocupa em ser bom e dirige tua vontade nesse sentido, sendo bom em tudo o que fazes; e lembra-te de duas coisas, a saber, que o que importa é a ação boa e que é indiferente a ocasião na qual a praticas.?
?Observa o teu interior. A fonte do bem está em teu interior, fonte capaz de jorrar sempre desde que tu caves sempre.?

Nina 17/02/2022

Grande ser humano, grande líder
Marco Aurélio é uma lição de vida.

Pensar que ele escreve estes textos como um diário para ele mesmo durante os dias de guerra.

Livro para ler e reler e ter na cabeceira da mesa

João Pedro 12/03/2023

Os pensamentos de um grande homem
O imperador Marco Aurélio, cujo governo foi considerado o último antes do declínio gradual de Roma, tinha como filosofia pessoal de vida o estoicismo.

Ainda que fosse conhecido como ?O Filósofo?, Marco Aurélio não redigiu um livro técnico e profundo acerca dessa escola de pensamento grega, e sim um diário no qual redigia suas principais ideias e reflexões. Cá está tal diário.

Seus pontos principais resumem o estoicismo como um todo: parcimônia e pragmatismo ao viver (lembrando-se sempre de que é mortal e inevitavelmente perecerá), tolerância e compassividade aos outros e autocrítica pessoal visando a melhoria íntima e o cultivo de virtudes. Suas entradas acerca dos deuses, do destino e da natureza englobam o pensamento panteísta; isto é, de que o mundo e o universo no qual vivemos são, como um todo, um deus.

Um ponto muito interessante é a inserção da ideia da faculdade condutora, algo que não esteve presente nas ideias de estoicos anteriores. Aqui, Marco Aurélio estabeleceu o que hoje conhecemos como consciência.