Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Yugi.Affonso 23/04/2024

Esse livro é brabooo?? parabéns Marcos
?Pense em você como alguém que morreu. Você já viveu a sua vida até aqui. Agora, agarre os dias que te sobraram, e viva-os de maneira adequada. Aquele que não transmite luz cria sua própria escuridão.?
Juhayama 23/04/2024minha estante
Boa resenha!! Muito detalhada!! ????

É Marco não Marcos

Boa frase!! ????

giovani.gt 24/04/2024minha estante
caramba ele parece sábio q nem um imperador deveria ser mesmo

Maiara.Reinert 08/02/2024

Intersecções com o cristianismo...
Óbvio que como cristã e católica, leio tudo sob essa ótica, filtrando sempre o que é convergente. Sempre fico admirada por homens que pareciam prever os ensinamentos de Jesus. Marco Aurélio foi um deles, ensinando os homens da sua época a confiar em Deus, aceitar o seu destino, a sua natureza, procurar a justiça e o bem comum sempre, etc. Enfim, é um bom livro. Alguns trechos são bem difíceis, um dia relerei.
Pipo 08/02/2024minha estante
Cuidado com estes, querida! Não podemos nos esquecer que Marco Aurélio foi um dos mais sanguinários perseguidores dos primeiros cristãos e da Igreja primitiva. São Justino, tido como primeiro filósofo da Igreja, sucumbiu sob as ordens deste imperador. Santa Patrícia foi outra.

Maiara.Reinert 08/02/2024minha estante
Sim. Pode deixar. Sempre leio tudo extraindo o que é conforme o cristianismo

Maiara.Reinert 08/02/2024minha estante
E é aquilo. Homens são homens, muitas vezes falhos em seu agir, dada sua natureza pecaminosa...

Erick233 07/05/2024minha estante
Não há muito que corrobore as perseguições de Marco Aurelio aos cristãos. Há um texto de C.R Haines, intitulado "Nota sobre a atitude de Marco Aurelio perante os cristãos" [vale a pena a leitura] onde ele apresenta varios dados em contrário, mostrando que na verdade, o Imperador protegeu muitos cristãos.

Léo 02/04/2024

O pequeno livro do imperador filósofo, escrito por ele e para ele mesmo, nos dá dicas relativamente práticas para lidar, com serenidade, com as vicissitudes da vida.

Adepto da filosofia estoica, Marco Aurélio vai falar sobre a brevidade da vida, o tempo, a dificuldade de lidar com as outras pessoas, a preocupação com o futuro etc..

Apesar da organização da obra em 12 livros, por vezes tive a impressão de pensamentos fragmentados, o que, confesso, tornou a leitura maçante em alguns momentos.

De toda forma, é um clássico e, portanto, deve ser lido por todos que gostem dos assuntos discutidos.
Lari ... 03/04/2024minha estante
Leo, eu li uma matéria na internet esses dias, sobre o estoicismo e achei interessante, nunca tinha ouvido antes...gostei da sua resenha, fiquei curiosa. Vai para minha lista de leitura!

Léo 03/04/2024minha estante
Oi, Lari! Eu não conheço tanto quanto gostaria, mas o estoicismo é uma escola de pensamento muito interessante. Esse livrinho é bem legal, principalmente por ser mais prático do que teórico. Acho que você vai adorar. ?

Lari ... 03/04/2024minha estante
Boa noite, Léo! Eu achei bem interessante, vou deixar anotado pra ler assim que possível! Você já leu outros livros com esse tema?

Léo 03/04/2024minha estante
De estoicismo, infelizmente não. Estudei um pouco na faculdade, em História da Filosofia, mas foi bem superficial. Tenho vontade de ler Sêneca e Epiteto, que dizem ser muito bons.

Leonardo_css 18/06/2020

O último dos bons imperadores romanos
O diario que acabo de terminar de ler, chamado de "meditações", foi escrito por aquele considerado como o último dos cinco bons imperadores, e que até hoje é lembrado como um governante bem-sucedido e culto.

Diferente de Epicteto (no qual Marco Aurélio cita diversas vezes), meditações puxa uma linha mais memento mori do estoicismo, ou seja, o sentimento de que devemos lembrar que um dia iremos morrer. Talvez por estar em meio a guerras, comandando um império, esse sentimento vivesse sempre no seu coração.

Fora esse elemento, o livro aborda diversas questões que nos fazem questionar as ações diárias que tomamos, principalmente como homens numa comunidade.

Recomendo a leitura, contudo peço que leiam sobre Sêneca e Epicteto antes, assim vão aproveitar melhor o livro

PS: Aqui no skoob eu atualizo o histórico de leituras com partes da obra. Sendo assim, se você gosta de ler esses pequenos trechos, me manda uma mensagem.
Lais544 18/06/2020minha estante
Gostei do tema do livro pelos teus vários comentários durante a leitura... Só estou na dúvida sobre ser um bom livro pra começar a ler sobre estoicismo... O que tu acha?

Leonardo_css 19/06/2020minha estante
Recomendo começar pelo filósofo Epicteto e seus livros, pois entrega os princípios básicos que regem essa filosofia :D

Mari 16/02/2021minha estante
Leonardo, tem algum livro sobre Epicteto que você indique ?

Jeffer 27/02/2010

Tradução sob suspeita
A nota baixa não é para o conteúdo e sim para a tradução, que é exatamente a mesma da edição da Martin Claret, sendo que as duas versões apontam para tradutores diferentes. Ou uma delas ou ambas estão plagiando outra tradução.
Mari 14/02/2012minha estante
Ah JLM, não deveria ter dado sua nota pela tradução, mas sim pelo conteúdo, e fazer um adendo pela tradução ruim...

Jeffer 14/02/2012minha estante
se vc prestar atenção na minha estante verá q li várias traduções e dei a nota a cada uma conforme a sua qualidade. se a edição da claret é a + vendida e aparece em primeiro no skoob ñ é minha culpa. e sim, conteúdo tem tudo a ver com tradução. vc saberia disso se tivesse lido a tradução do william li.

Jeffer 27/02/2010

Tradução sob suspeita
A nota baixa não é para o conteúdo e sim para a tradução, que é exatamente a mesma da edição da Madras, sendo que as duas versões apontam para tradutores diferentes. Ou uma delas ou ambas estão plagiando outra tradução.
Mari 14/02/2012minha estante

Luana 19/09/2016minha estante
Deve ser a Martin Claret, que já tem histórico de plágio em vários livros.

alntbr 31/07/2022

Meditações
Minha última leitura de julho que poderia ter terminado mais cedo, porém não tive muita motivação para continuar devorando as páginas. Como não gosto de deixar algo pela metade inacabado, finalizei a leitura no último domingo perto da primeira segunda feira de agosto.
Primeiramente, Meditações não é um tratado filosófico, é mais um diário ou algo parecido com um diário. Diria que é um bloco de anotações ou reflexões que o Imperador Marco Aurélio escreveu para si mesmo.
É interessante ver como o estoicismo tem crenças similares com o cristianismo e o contexto histórico explicado nas notas de rodapé.
Tirando isso, achei o livro decente.
Recomendo mais brevidade da vida de Seneca se você quiser explorar sobre a vertente filosófica.
Pedro 18/09/2022minha estante
Creio que é o cristianismo que é parecido com o estoicismo, haja vista que este é anterior àquele.

alntbr 19/09/2022minha estante
sim sim.

Valério 22/02/2019

Brilhante
O fato de ter sido escrito pelo Imperador Romano Marco Aurélio, por si só, já bastaria para tornar este livro interessante.
Some-se a isso que Marco Aurélio não conhecia Jesus Cristo - provavelmente nunca havia ouvido falar - pois nasceu aproximadamente 90 anos depois de sua morte. E nesta época o Cristianismo não havia ainda sido difundido. Apenas em cerca do ano 313 o Cristianismo foi reconhecido em Roma como religião, por força do imperador Constantino, tornando-se a religião oficial no ano 380.
Não obstante, é notória a semelhança do pensamento de Marco Aurélio com o pensamento Cristão. Logicamente, não com a mesma perfeição, objetividade e simplicidade de Cristo. Mas seguindo o mesmo caminho. Exemplo: Onde Cristo afirma que o maior mandamento é amar uns aos outros, Marco Aurélio diz que existimos com o propósito de fazermos o bem para o próximo.
Ambos pregam que não devemos nos importar com as mazelas deste mundo.
Que a tudo devemos perdoar, que devemos ser tolerantes, buscar a verdade.
Li há algum tempo atrás o livro "Sócrates, Buda e Jesus", que pretendia demonstrar (e demonstrou) a similaridade das lições dos três.
E Marco Aurélio reforça o que acredito: A verdade é uma só e todos somos atraídos por ela. É absoluta, imperturbável, eterna.
Jesus a trouxe em sua máxima expressão. Os demais são expoentes que muito se aproximaram.
Marco Aurélio é mais um a comprovar esta tese.
Em seu livro, traz lições filosóficas de sabedoria, em uma abordagem direta e simples, muito prática, aplicável ao dia a dia.
É notório que é permeada pela mesma verdade absoluta trazida por Cristo.
Um livro fantástico e muito interessante.
Vale destacar também que Marco Aurélio não escreveu o livro para ser publicado ou divulgado.
Escreve para ele mesmo. Em muitos momentos, dá ordens para si próprio. "Não aja assim. Faça de tal modo. Você está à frente de um império. Aja com justiça.. etc"
Imperdível.
Henrique_ 22/02/2019minha estante
Adorei suas impressões, Valério! Vou adicioná-lo à minha lista.

Valério 22/02/2019minha estante
Fico feliz, Henrique. Tomara que corresponda às expectativas que criou pela resenha. rs.
Abs

Elaine.Brecci 12/05/2022

Meditações de Marco Aurélio... Um tratado filosófico...
Essa excepcional obra, se trata de anotações pessoais, do imperador Romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 a 180.
?Meditações de Marco Aurélio?, é provavelmente um dos clássico estoico mais lido de todos. Como é sabido, foi escrito como sendo um diário pessoal do imperador Romano e, portanto, não foi escrito para publicação. Isso explica a estranha estrutura, bem como o estilo de entrada numeradas em cada ideia, assunto ou orientação das laudas, que ele faz a si mesmo com uma perspectiva do estoicismo.
A obra pode parecer a princípio um livro pequeno, curto, mas a densidade, é impactante, pois vai tratar de diversos assuntos cruciais na formação de um Ser Humano, valores, virtudes e sabedoria a serem desenvolvidas durante toda uma vida. Aborda assuntos como a morte, a vida, a honra, a ignorância humana, a convivência social, as virtudes, o bem o mal, a felicidade, o sentido de vida do ser humano, o prazer, a dor e como segundo a filosofia estóica, deveria o homem se portar diante dela.
Marco Aurélio, disseca brilhantemente e de forma objetiva e prática vai elaborando aforismos desses importantes elementos da vida do ser humano, para que possa se auto- encontrar e ser feliz pois para ele, como estoico que era, logo pragmático, seria essencial e válido somente o conhecimento que podemos colocado em prática no dia a dia.

?Meditações? se revela como um verdadeiro tratado moral, permeado de ensinamentos embasados na razão, entretanto sem calar a sensibilidade de um grande filósofo, comandante de exércitos, soldados de guerra e ao mesmo tempo, um exímio líder de Si próprio.
Inspiradora leitura que recomendo a quem gosta do assunto estoicismo, mas muito mais, quem aprecia a abordagem prática sobre autoconhecimento e autogerenciamento. Livro de cabeceira, para estudo permanente.

Boa leitura!
Gabriel 12/05/2022minha estante
Show ??

Thifany36 13/05/2022minha estante
???

Jack 06/02/2020

Marco Aurélio
Estoicismo melhora nosso ânimo.
Lucas.Sousa 07/02/2020minha estante
Ta na lista esse ai

Jack 07/02/2020minha estante
Tu lê em 2 dias, 1 se tiver animado.

Sálvia 21/08/2023

Meditações [Marco Aurélio]
Quanto valor. Marco Aurélio foi um imenso imperador romano repleto de integridade filosófica estoica, e isso, o tornou um homem bom, nobre e virtuoso. Na leitura desse livro, você adquire uma sabedoria quanto a Natureza, o Ser, a Alma, o Bem e o Mal, além de sua expressão não ser tão complicada de compreender, mesmo assim, não deixa de ser muito profundo.

Cada livro trás uma valiosa visão quanto ao mundo, principalmente em comparação ao contemporâneo, que se encontra em extrema ansiedade por resultados, por benefícios próprios, e séculos antes, Marco Aurélio já descrevia sobre as demais castidades. Associando sempre a grandes pensadores, a sujeitos cuja fortuna era imensurável, que hoje se encontram na morte, assim como Marco Aurélio, e futuramente, como nós.

E isso, é o fim de todos. Na perseverança dessa Natureza, somos seres humanos repletos de razão, de poder decisivo em nossas próprias vidas, e muitas vezes, esquecemos isso, e deixamos de ser humanos para sermos títeres. Cada dia, é um dia oportuno de admirar o mundo, a natureza, a comunidade, que sem ela não somos nada. Vivemos para a comunidade, e a comunidade sobrevive por nós.

Temos espirito, e aos que acreditem na alma, não é diferente de acreditar num Deus, e assim, respeita-o, e respeitar a própria alma. Amar o homem, ouvir ele e ajuda-lo, pois só assim, ouvindo o próximo, ouvindo a si mesmo e buscando a verdade, é que podemos encontrar paz na vida e morte.
Sálvia 21/08/2023minha estante
Podia passar um tempão escrevendo sobre quão sábio cada mensagem trás, mas isso é primordial buscar, pois a busca já é o passo para a sabedoria.

Pirralho 21/08/2023minha estante
Algo que me impressiona sobre Marco Aurélio é que mesmo sendo o imperador de Roma e possuindo um imenso poder, não se corrompeu e não foi um tirano, ele se preocupava em ser um homem justo, buscando sabedoria e valores corretos para o bem de seu império. Um filósofo e imperador admirável.

rdomingueti 16/03/2023

Um livro que todos deveriam ao menos conhecer!
Marco Aurélio conseguiu formular naquilo que deveria ser apenas seu diário pessoal, maneiras de como o ser humano deve agir, entrando na linha de pensamento estoico. É impressionante a profundidade e genialidade que esse livro possui, e quantos bons ensinamentos podemos tirar da obra, tantas diferentes reflexões que estão presentes na vida de todo ser humano, até mesmo daquele que um dia foi uma das pessoas mais influentes do famigerado império romano!

"Corpo, alma, inteligência, no corpo as sensações, na alma os impulsos, na inteligência os princípios."

"Percorre, portanto, esse curto período de tempo em harmonia com a natureza e encerra teus dias serenamente a imitar uma azeitona que cai quando madura, a louvar a terra que a fez nascer e a agradecer à árvore que a produziu."

"Acolhe com agrado e a teu favor o tempo presente que está diante de ti e ao teu alcance. Aqueles indivíduos que preferem buscar um renome póstumo não se dão conta de que aqueles que os sucederão, no futuro, serão idênticos àqueles que os aborrecem e cansam no presente; e que, ademais, continuarão sendo também mortais."
Tha xalves 14/06/2023minha estante
??????????????????????????

Steffany4 17/02/2023

Repetitivo, realmente tem que ser lido a
"conta-gotas", mas é bem necessário.
Pretendo revisitar em momentos de necessidade e reler o que marquei...
Otávio Augusto 17/02/2023minha estante
Um clássico é um clássico

Vinicius 20/04/2023

O livro que todos deveriam ler
Meditações de Marco Aurélio é aquele livro que todos deveriam ler. Porém, indico sua leitura apenas para aqueles que já possuem uma certa bagagem no mundo literário, pois sua leitura não é nada fácil, e pode ser desanimador para quem tá começando agora e já ir de cara neste livro.

Meditações não é uma biografia, nem uma história contada de outro autor sobre a vida de Marco Aurélio. Meditações é um diário, onde o próprio imperador escrevia para si mesmo. Nele são trazidos o seu modo viver, como enxergava a vida e de como governava seu reinado, tudo isso de acordo com a filosofia que Marco Aurélio foi educado desde criança: o estoicismo.

A filosofia estoica é muito abordada na obra, mas não profundamente, apenas o suficiente para entendermos melhor essa filosofia tão falada atualmente.

Se eu indicaria esse livro para alguém? Com certeza. Se você busca conselhos sobre a vida, como lidar com seus medos, os percalços do cotidiano, pessoas que nem sempre querem seu bem e até, como encarar a morte, você encontrará tudo aqui, com Marco Aurélio e com sua visão filosófica estoica.
Pumps 05/05/2023minha estante
Estou lendo.A filosofia estóica me interessa muito.

Tim John 08/09/2022

Meditação pesada
Nessas meditações que Marco Aurélio escrevia para si mesmo, pode-se encontrar muitos das bases estóicas seguidas por ele. Ignorando o teor misógino que ele emprega poucas vezes no livro, é possível tirar muitas lições de vida empregáveis até os dias atuais.

Mesmo sendo um livro incrível para entender uma parte da mentalidade do Imperador, depois da metade de suas anotações os aforismos começam a se repetir, deixando a leitura chata quando se lê, pela 7 vez, o mesmo pensamento sobre a natureza escrito com palavras diferentes.
Jorge 18/09/2022minha estante
Perdão, mas fiquei curioso: em que trecho do livro vc notou teor misógino ? eu li eu nao notei isso