Meditações

Meditações Marco Aurélio




Resenhas - Meditações


344 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yugi.Affonso 23/04/2024

Esse livro é brabooo?? parabéns Marcos
?Pense em você como alguém que morreu. Você já viveu a sua vida até aqui. Agora, agarre os dias que te sobraram, e viva-os de maneira adequada. Aquele que não transmite luz cria sua própria escuridão.?
Juhayama 23/04/2024minha estante
Boa resenha!! Muito detalhada!! ????


Juhayama 23/04/2024minha estante
É Marco não Marcos


Juhayama 23/04/2024minha estante
Boa frase!! ????


giovani.gt 24/04/2024minha estante
caramba ele parece sábio q nem um imperador deveria ser mesmo




Anaana13 07/01/2023

Segundo o próprio Jaime Bruna, que além de ter realizado essa tradução também faz uma pequena introdução para essa edição da Cultrix, a obra recebe muitos títulos, "mas nenhum que satisfaça plenamente", eu acho que podia ser também Memento Mori, porque olha...

Bem, bem, no decorrer do livro algumas vezes me veio à cabeça O príncipe de Maquiavel, que é como se fosse a antítese de Meditações, e ao mesmo tempo me perguntava se isso era bom ou mau, o que de fato eram o bem e o mal, e para alguém com um espírito um tanto idealista (para minha infelicidade ;/), como também não acabar um tanto cínica olhando para o lado de fora.

Esse paralelo constante entre as palavras do Marco Aurélio e as de Maquiavel lutando dentro da minha cabeça me fazia perguntar "quem está mais de acordo com o mundo real?" e acabava colocando em xeque algumas coisas que estava lendo, embora desejasse que assim pudessem ser.
O problema em ler filosofia é que sempre acabo com mais perguntas do que respostas. É incrível também como um "livro" relativamente curto pode levar mais tempo para se ler do que se tivesse pego um calhamaço e me obrigar a voltar daqui a um mês, um ano ou anos, várias vezes, não sei, para tentar me entender melhor com ele -- com mais bagagem, quem sabe, algumas inquietações vão embora (ou outras nasçam :D).

Deixando minha experiência pessoal de lado com a parte da filosofia e lembrando que, antes de qualquer coisa, estava lendo as notas pessoais de alguém, uma espécie de diário, sem muita intenção proselitista então, observar os pensamentos de Marco Aurélio foi curioso, enriquecedor. Ele podia, enquanto imperador, ter se tornado mais um tirano, mas aí está o exemplo real de uma mente e coração de um Nobre (com N maiúsculo).

"Cumpre ser direito; não desentortado."
comentários(0)comente



Pedro Ramos 27/02/2022

Inspirador
Meditações de Marco Aurélio é um livro que possui diversas ideias e pensamentos interessentes do filósofo sobre o estoicismo e definitivamente mudou a minha forma de pensar e de ver o mundo. É um livro que não foi feito para ser publicado, o autor o escreveu como sendo apenas notas para si mesmo, e é possível perceber isso quando, em vários momentos, o autor dá conselhos, mesmo sendo em segunda pessoa, que claramente valem para si mesmo. Não é um livro muito difícil de ler, o autor mesmo diz que busca sempre escrever de uma forma simples e clara que facilite o compreendimento.
comentários(0)comente



Pedro 07/10/2022

Amor Fati
  Em meu antebraço direito está tatuado em minha pele: Amor Fati. E, se antes essa frase permanecia presa a minha pele, hoje é, a minha mente. Tendo em vista, sua profundidade filosófica cunhada nesse livro.
  Na leitura desse clássico estoico, deparei-me de  início com um livro filosófico que foge à regra. Quer isso dizer, a obra, como o nome revela, é uma série de ponderações do imperador romano para consigo mesmo. Nesse sentido,  abarca série de reflexões fundamentais ao quotidiano, e sempre paltada pelos princípios estoicos de resignação e dever ético-moral.
  Ao debruçar-me diante do prazer de ler essa obra, de imediato percebi o seu caráter didático; em que somos ensinados a viver uma vida plena, aproveitando cada instante ante a iminência da morte e aprendemos a mantermos-nos dispostos ante toda a realidade e ou adversidade. De tal forma, a se amar a vida plenamente e tudo que ocorre nela.
  As inúmeras reflexões feitas por Marco Aurélio são essenciais para a nossa atualidade, não apenas por apresentar o caminho para a paz imterior, mas, porque nos demonstram que iguais problemas psiquicos enfrentados pelo nosso mundo são recorrentes a existência humana. E, a muito tempp tenta-se resolvê-los
  Portanto, recomento a leitura com algumas ressalvas, e essas são: acredito que se deve ter um conhecimento prévio sobre os fundamentos estoicos, bem como a base da filosofia ocidental; a fim que se posso de fato apreender toda mensagem do livro. Além disso, ser simpático à cultura oriental e seus ensinamos é, também, importante;pois poder-se-á analisar as similaridades entre o estoicismo e o budismo por exemplo.
  Logo, espero que aqueles que pretenderem lerem o livro o leiam, uma vez que seus princípios para uma vida tranquila, ao meu ver, são primordiais a todos que se valerem deles e pô-los em prática.
comentários(0)comente



Dan 13/03/2022

BOM NA PROPORÇÃO EM QUE É REPETITIVO
Uma ótima porta de entrada para começar a entender/estudar a filosofia estoica, especificamente o estoicismo romano. A obra é composta por diversas máximas e ensinamentos válidos que podemos aplicar no nosso dia-a-dia, porém, apesar de existirem conselhos excelentes. muitos deles são de difícil aplicação prática. Como nem tudo são flores devo dizer que você não espere uma leitura fácil e agradável, pois o livro é composto por parágrafos extensos e reflexivos, além disso, é extremamente repetitivo, o que torna a leitura arrastada em muitos momentos, sendo assim, digo que não é um livro que deva ser lido em uma sentada só. Composto por 155 páginas, poderia facilmente ter apenas 50 (sei que o objetivo do livro não é não ser repetitivo ou não ser difícil por ser anotações e reflexões subjetivas do imperador devendo os tradutores se manterem fieis ao escrito, contudo, não posso deixar de dizer, é MUITO REPETITIVO). Concluindo, vale muito a pena ser lido, apesar do teor filosófico e histórico, é um livro de CONSELHOS.
comentários(0)comente



Mariana.Vilanir 04/04/2023

O livro que me libertou para viver e não apenas existir
⁠“Não é a morte que um homem deve temer, mas nunca ter começado a viver.”

A morte sempre foi para mim um grande temor e durante a minha adolescência, me paralisou, tornando-me uma jovem extremamente medrosa e cautelosa. Ao mesmo tempo que não enxergava motivo na vida, também, sentia muito medo da morte. Com o passar dos anos fui me acostumando a caminhar de mãos dadas com esse medo. Até que então, recentemente me deparei com a filosofia estoica. Iniciando com Sêneca em “Sobre a brevidade da vida” e então com as meditações de Marco Aurélio. Num primeiro momento essas leituras me atormentavam, porque a todo parágrafo, vinha à tona o meu maior medo. A ideia de que a qualquer momento, eu posso ter um fim, me agoniava. Porém, ao mesmo tempo que me atormentaram, também me libertaram. Tudo que hoje está vivo, um dia não estará mais. E está tudo bem, a natureza se renova. A morte é inevitável e entendi que por isso devemos nos limitar a pensar em como podemos viver da melhor forma o tempo que nos foi destinado. Cada um de nós possuem seus valores do que significa aproveitar cada minuto do seu tempo de vida. E todos os dias busco, conscientemente refletir sobre se a forma como vivo converge com o que eu valorizo.

O diário de Marco Aurélio, inclusive, foi um grande aprendizado, pois apesar de ser o homem mais poderoso de seu tempo, era também um ser humilde, que diariamente pensava sobre a sua finitude e buscava todos os dias ser uma pessoa melhor, praticando a bondade, humildade e o autocontrole. Penso que seu diário era até mesmo uma forma de reforçar para si os valores que lhe motivavam. “Não importa o que alguém diga ou faça, minha tarefa é ser uma pessoa boa.” Acredito que ele tenha morrido com a consciência tranquila de que fez tudo que estava ao seu alcance para ser uma pessoa boa, justa e sábia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julio.Cesar 30/04/2022

Foi algo interessante, mas sem muita importância pra mim.
Apesar de apresentar passagens bem interessantes, o livro, de certa forma, me decepcionou, por mais que a culpa disso seja mais minha, por ter altas expectativas, do que do livro, o que acabou por tornar toda a leitura bem arrastada, sem contar que o Marco Aurélio repete muito do que já havia escrito antes. Mas enfim, é isso.
comentários(0)comente



Jhonny Moreira 18/05/2022

Um livro sobre estoicismo.
Um livro que trata sobre a filosofia estóica.
Gostei muito do livro e de suas ideias. Sem dúvidas são ideias que ao serem inseridas fazem o sujeito ter uma nova ótica de vida.

A leitura é um pouco cansativa, mas vale muito a pena. Estoicismo é uma grande forma de olhar o mundo e os desafios que nele está presente.
comentários(0)comente



Jonas.Doutrinador 23/05/2022

Para cabeceira
Esta obra é bastante rica, pois aborda questões do nosso cotidiano de maneira bem simples e direta. Marco Aurélio argumenta como uma vida mergulhada em excessos e paixões pode interferir no caminhar para uma jornada de maior valor e proveito, seja no campo social ou privado. A dica que dou para essa leitura é fazê-la sem pressa, de modo que haja grandes reflexões.
comentários(0)comente



Leonam8 03/06/2022

Uma base ao estoicismo
Ao ler este livro senti ele bem na vibe estóica, acredito até que seja uma base para tal filosofia. Muito legal ver a visão e as condutas de um imperador. Único ponto negativo foi que senti o livro bem arrastado, algumas partes custei para ler, mas no geral é uma leitura boa. Recomendo!
comentários(0)comente



Matheus.Toussaint 12/03/2023

Meditações
Vamos de mais um livro que venceu o tempo? Escritas em 170 d.C a 180 d.C, esse é um livro com formato de anotações que venceu décadas, séculos e até milênios até chegar os dias de hoje e ainda serem lidos como reflexões para podermos melhorar o comportamento e o relacionamento com o próximo.

Marco Aurélio enfrentou grandes desafios durante o seu reinado como imperador de Roma. O livro Meditações fornece uma janela para sua alma, permitindo-nos ver como ele se guiou por toda essa jornada.

Os estoicos ensinaram que o homem sábio tem uma inclinação natural a escrever livros que ajudem outras pessoas.

Acredito que faz sentido ver a vida de Marco como um exemplo de estoicismo da mesma maneira que ele viu a vida de seus próprios professores estoicos.

E segundo Herodiano (um historiador romano), todo o império clamou como um único coro quando a notícia da morte de Marco se espalhou. Eles lamentaram a perda dele como seu ?Pai Amável?, ?Nobre Imperador?, ?General Valente? e ?Governante Sábio e Moderado?.

Como o autor de sua própria obra, ele escreveu para si mesmo:
?Não perca tempo discutindo sobre como um homem bom deveria ser, apenas seja um?.

Marco Aurélio foi o último estoico famoso no mundo antigo. (121 d.C - 180 d.C)
comentários(0)comente



Côrtes 12/06/2022

Livro cansativo
O livro tem muitos ensinamentos bons, porém por ser um diário pessoal, ele não possui a leitura das mais agradáveis como a obra de outros estóicos.
comentários(0)comente



Capitu 13/12/2022

Um dos livros que mais me surpreendeu e mais me ensinou sobre valores, sobre como lidar com o mundo e as pessoas. Sinto me extremamente agradecida a Marco Aurelio por ter me ensinado o valor e o peso das virtudes cardiais: Sabedoria, Temperança, Justiça e Coragem. Esse tempo que passamos juntos aprendi e sempre será um lembrete em minha mente um dos seus maiores ensinamentos para mim: Ser sempre a mesma pessoa virtuosa, mesmo quando acontecem coisas ruins, independente do mal que as pessoas lhe fizerem, sempre ter sempre o mesmo coração bom, pois não está no poder do outro me obrigar a ser como ele é. Além de me ensinar a compreender, a lidar melhor com a diferença das pessoas, a não guardar rancor, a sempre aprender o que as pessoas tem de melhor em si mesmas, a nutrir as virtudes, a não fazer coisas que vão resultar em uma bela ressaca moral, pensar melhor, ser uma pessoa prudente, meditar sobre questões importantes antes de tomar qualquer decisão. Sou eternamente grata a este homem maravilhoso.
comentários(0)comente



344 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR