Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Oliveira208 16/06/2022

Demorei 6 meses pra finalizar
É um livro extremamente cheio de reflexões e pensamentos interessantes. Impossível ler rápido. Recomendo.

Ivy Dos Reis 22/09/2022

Autorreflexões do último bom Imperador romano
Marco Aurélio nasceu em 121 d.C numa família nobre aristocrata e foi preparado desde a juventude para assumir o posto de Imperador romano. Entre guerras, fome e epidemias, seu governo foi marcado também pela benevolência e sensibilidade para com os problemas da plebe, o homem ocidental mais poderoso daquela época, ao contrário do que poderia ser suposto, não sobrepôs a glória ao bem da comunidade. Nesse diário, que escreveu sem intenção de publicar, são reveladas as reflexões que guiaram a conduta de Marco Aurélio tendo por base a filosofia estóica.

"Pois não é lícito que qualquer coisa de outra espécie, por exemplo, o louvor da multidão, ou o poder, ou a riqueza, ou o gozo de prazeres, oponha-se àquilo que é racional e socialmente bom."

"Em teus acessos de cólera tem em mente de imediato que não há virilidade em encolerizar-te, mas que a brandura e a amabilidade, na medida em que são mais humanas, são também mais viris; tem em mente, ademais, que o indivíduo brando e amável tem mais força, fibra e coragem do que aquele que se deixa irritar e encolerizar-se com os outros em um descontrole emocional."

A obra é marcante e com certeza ninguém que tenha feito uma leitura atenta a termina sem passar por mudanças internas positivas. Sinto que foram poucos os destaques que fiz (que são muitos em relação a outros livros) e isso implica a riqueza que as ideias trazem.

Para os estóicos existe o lógos - conjunto de relações cósmicas necessárias que regem todo o universo, tendo por fim a harmonia, isto é, a Natureza ou Divindade. A partir disso, cabe ao ser humano identificar o que está em seu controle e ater-se a isso por meio da razão e prática de virtudes como a sabedoria, temperança, justiça e coragem com a meta de atingir em si mesmo a harmonia com a natureza, mesmo diante dos considerados males por ela atribuídos, os quais são imutáves.

"Começa por fazer tuas preces nesse sentido e verás o resultado. Aquele indivíduo ora expressando um anseio: “Pudesse eu dormir com aquela pessoa!”. E tu: “Pudesse eu não desejar dormir com aquela pessoa!”. Outro indivíduo:“Pudesse eu livrar-me daquela pessoa!”. Tu: “Pudesse eu não precisar me livrar daquela pessoa!”. Outro: “Pudesse eu não perder meu filho!”. Tu: “Pudesse eu não temer perder meu filho!”. Para resumir: age desse modo, reorientando tuas orações, e observa o que acontece."

Fato é que não temos o controle senão de nós mesmos e cuidar desse jardim interior para não sermos engolidos pelos acontecimentos externos é fundamental para a plenitude da vida. Nos aproveitando de que, diferente dos demais animais, podemos usufruir da racionalidade no enfrentamento da realidade.

"Imagina todo aquele que, ante os acontecimentos que o atingem, se angustia ou se revolta à semelhança de um leitão a espernear e berrar ao ser abatido. O mesmo vale para aquele que, deitado em um pequeno leito, no que toca a nossas diculdades ou obstáculos, os lamenta sozinho e silenciosamente. Convém pensares também que foi concedido com exclusividade ao ser vivo racional a liberdade de se submeter voluntariamente aos acontecimentos, ao passo que para todos [os demais] submeter-se a eles constitui pura e simplesmente uma necessidade inescapável."

É leitura obrigatória para quem busca desenvolvimento visto que são inúmeros os preciosos conselhos sobre a vida, emoções, metas, ética, moral, conduta e morte. Apenas aconselho que, para iniciantes no estoicismo, sejam vistos os principais conceitos, como de providência, natureza, deuses, divindade interior e deus.

Cássio 23/04/2021

Difícil
A ideia do livro é ótima, algumas mensagens de Marco Aurélio são bem interessantes, mas a linguagem do livro é bem complicada. Talvez por ser uma tradução do grego ou pelo estilo mesmo. Sofri pra ler, é um livro curto mas que se torna longo pela linguagem pesada.

Sergio.Makoski 15/04/2021

Meditações de Marco Aurélio
Apesar de não ser um filósofo, Marco Aurélio era um profundo estudioso da filosofia que procurou orientar sua vida segundo a filosofia estóica que foi a filosofia oficial do império desde 300 antes da era comum até os tempos de Marco Aurélio.
Suas anotações trazem reflexões importantes que se mostram válidas até os dias atuais.
A filosofia estóica apela para ordens universais nas quais até mesmo os acontecimentos ruins ocorrem para o bem de todos. Tal filosofia evidentemente influenciou a filosofia Cristã.
Está leitura me proporcionou um grande aprendizado, como nesta passagem:
"Pela manhã diga a si mesmo: vou topar com o indiscreto, com o ingrato, insolente, pérfido, invejoso, insociável.
Todas estas qualidades negativas lhe ocorrem por conta de sua ignorância do bem e do mal."
Agora eu compreendo melhor as pessoas e consigo conviver melhor com quem me faz ou mal ou me é indiferente.
Grande aprendizado recomendo muito a leitura.

Sobre o Autor
Marco Aurélio (121-180) foi imperador romano durante dezenove anos e passou à História como um governante culto dedicado à filosofia. Assumiu o trono em um período de extrema instabilidade militar, sendo bem-sucedido na proteção das fronteiras contra os partas e os germanos. Faleceu em uma expedição militar contra os marcomanos, e os historiadores consideram sua morte o início do declínio do Império Romano.

Felipe M. 29/08/2021

Na mente do Imperador
Marco Aurélio nasceu em 26 de abril de 121.Foi imperador romano desde 161 D.C. até sua morte em 180 D.C. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra os partas, e na fronteira norte, contra os germanos. Foi o último dos cinco bons imperadores, e é lembrado como um governante bem-sucedido e culto; dedicou-se à filosofia, especialmente à corrente filosófica do estoicismo

O livro foi compilado de anotações que Marco Aurélio fez a si mesmo, em forma de um diário, onde nos vemos não somente o "diálogo" do imperador consigo mesmo, mas reflexos/ideias para que ele possa guiar a si mesmo, afim de se tornar uma pessoa menor, baseada nas doutrinas passadas pelo estoicismo.

Suas ideias estoicas frequentemente giram em torno do controle das emoções, de habilidades, as quais, segundo o autor, libertariam o homem das dores e dos prazeres do mundo material. Marco Aurélio não mostra qualquer fé religiosa em particular nos seus escritos, mas parecia acreditar que algum tipo de força lógica e benevolente organizasse o universo de tal maneira que até mesmo os acontecimentos "ruins" ocorressem para o bem do todo.

Foi o meu livro de introdução ao estoicismo, e como tal cumpriu sua função, para mim, perfeitamente. É bastante claro as ideias apresentadas por Marco Aurélio sobre essa linha filosófica.

O Fato de você estar lendo um diário de um dos grandes imperadores romanos, suas ideias e linhas de pensamento deixa o livro ainda mais excitante de ser lido. O livro me despertou interesse em conhecer ainda mais sobre estoicismo, estudar um pouco mais sobre minimalismo, e com certeza, escrever um diário!

Samira 07/01/2023

O imperador
Meditações compõe as obras necessárias para entender sobre estoicismo . Marco Aurélio ao escrever não planejou publica-la, mas seus escritos acabaram chegando até nós...e ufa ainda bem. Muito interessante saber como a preocupação de alguém tão poderoso convergia ao sentido básico da Política, que é bem comum. E além disso ainda dar ideias de como viver bem...muito bom

rdomingueti 16/03/2023

Um livro que todos deveriam ao menos conhecer!
Marco Aurélio conseguiu formular naquilo que deveria ser apenas seu diário pessoal, maneiras de como o ser humano deve agir, entrando na linha de pensamento estoico. É impressionante a profundidade e genialidade que esse livro possui, e quantos bons ensinamentos podemos tirar da obra, tantas diferentes reflexões que estão presentes na vida de todo ser humano, até mesmo daquele que um dia foi uma das pessoas mais influentes do famigerado império romano!

"Corpo, alma, inteligência, no corpo as sensações, na alma os impulsos, na inteligência os princípios."

"Percorre, portanto, esse curto período de tempo em harmonia com a natureza e encerra teus dias serenamente a imitar uma azeitona que cai quando madura, a louvar a terra que a fez nascer e a agradecer à árvore que a produziu."

"Acolhe com agrado e a teu favor o tempo presente que está diante de ti e ao teu alcance. Aqueles indivíduos que preferem buscar um renome póstumo não se dão conta de que aqueles que os sucederão, no futuro, serão idênticos àqueles que os aborrecem e cansam no presente; e que, ademais, continuarão sendo também mortais."
Tha xalves 14/06/2023minha estante
??????????????????????????

Patrícia Brito 21/01/2022

Maravilhoso!
Um livro que nos traz profunda reflexão e auto análise, o que é de fato o principal objetivo da filosofia.

"O que, então, é capaz de nos oferecer uma orientação? Somente a filosofia".

Amo estoicismo! Sêneca sempre foi meu favorito. Mas, após ler Epicteto e agora, Meditações de Marco Aurélio, fica difícil ter um favorito. Todos são muito bons! E tem muitos conhecimentos para acrescentar em nossas vidas! Principalmente ao tocante da efemeridade da vida e de não nos preocuparmos com aquilo que não está sob o nosso controle.

"Reflete com frequência na celeridade com que seres e acontecimentos se tornam passado e se dissipam. Com efeito, a substancia é como um rio em um fluxo e ininterrupto. Além disso, quase nada é estável, e há, diante de nós, extremamente próximo, um vazio imenso infinito do pretérito e do futuro em que tudo desvanece.

Quão minúscula é a porção do tempo ilimitado e infinito que foi destinada a cada um de nós! Com efeito, com suma celeridade se desvanecerá na eternidade. Que porção irrisória da substância do universo! Que porção insignificante da alma do universo!" Para qual minúsculo torrão da terra universal te moves penosamente? Em meio a essa reflexão, firma-te na ideia de que nada tem grande importância, exceto se agires como orienta a natureza e suportares o que a natureza comum te traz."

Beto 29/12/2022

Que leitura surpreendente. Não imaginava que fosse gostar tanto.

Figura entre as minhas melhores leituras de 2022. Foi maravilhoso aprender sobre estoicismo, gastei milhares de post its, pretendo sempre revisita-lo, e espero internalizar seus ensinamentos. Recomendo!

Laryssa210 04/02/2023

Um livro que eu recomendaria para todos
"Não se comporte como se fosse viver para sempre". Marco Aurélio "o último dos bons imperadores romanos" de acordo com Maquiavel, nos presenteou com esse maravilhoso compilado de ideias. Por certo, esse é um dos melhores livros que ja li. Ele traz pensamentos, os quais se seguidos, farão a vida de qualquer pessoa melhorar. Ele me fez, por exemplo, confrontar minha preguiça matutina, "por acaso foi para o prazer que nasceste?". Além de trazer a tona algo desconfortante mas real, muitas das ofensas que sofri e preocupações que me atormentam existem somente em minha cabeça. Leia, e não ira se arrepender

yukicomelivro 24/07/2023

O MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI ?

Marco Aurélio é literalmente assim:

"Beleza mano, eu tenho que cuidar do império mais poderoso do mundo, os bárbaros não param de invadir meus territórios e todo dia eu tenho a chance de ser traído e assassinado brutalmente. É paia mas é a vida, né?"

Aldrison 27/07/2021

Um clássico legítimo do estoicismo!
Ler "meditações" de Marco Aurélio deveria ser uma obrigação para cada um. Ainda que em alguns momentos a leitura possa perder um pouco a fluidez, o que nela está contido é de muita profundidade. Inspirado por grandes filósofos do estoicismo, como Epicteto, Marco Aurélio escreve em seu diário pessoal os ensinamentos para uma vida de fato feliz, completa, em paz e em pleno acordo com o universo e a natureza. É um livro que pede uma leitura mais pausada e aprofundada. Muito bom!

Alguém 30/12/2022

Você aprende a vida olhando as pequenas coisas.
Esse grande obra de Marco Aurélio não é um livro com história convencional, mas sim um diário que contém todos os pensamentos e aprendizados que esse grande homem obteve quando vivo.
Ler "Meditações" é essencial para um aperfeiçoamento como pessoa, pois traz verdades sobre a natureza e o universo.
É simplesmente uma aula de amar as pequenas coisas, pois é de nascer do sol que se nasce a vida. É da nossa respiração que é possível admirar as estrelas.
Você vai se apaixonar pelo pensamento do estoicismo!

Icaro 11/11/2022

Nada demais
Livro de cabeceira da turma da Faria Lima. Não achei nada demais, vale pelo valor histórico, mas chego a duvidar se esse pessoal leu de fato o livro.

Guilherme.Lenz 02/08/2023

Ótima base para a filosofia estoica
O livro em forma de diário do imperador romano Marco Aurélio me mostrou muito o modo de vida e os princípios estoicos cujos o autor os seguiu firmemente durante sua vida. Algumas coisas que aprendi com o livro são:
1- A única coisa que temos é o presente pois o passado já foi e não volta e o futuro é misterioso e incerto logo a nossa única preocupação deve ser com oque nós temos certeza que temos que é o presente.
2- Temos que ter uma mente-aberta já que não temos todo o conhecimento do mundo então sempre devemos estar cientes que talvez possamos estar errados e sempre estar disposto a mudar. Esse é um dos pilares da sabedoria de acordo com Marco.
3- Não devemos nós preocupar com coisas que não conseguimos controlar já que não há motivo lógico para se preocupar com coisas que não temos controle algum logo devemos focar no que está no nosso controle e só.
4- Busque o o autocontrole (se tu não controlas a ti mesmo, não controlas nada.) e busques a autodisciplina