Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

matlima 07/09/2020

Imperdível
Sempre que leio um clássico fico admirado com o quão avançado era o pensamento de outrora. Isso me faz questionar: estamos progredindo ou regredindo?
Esse é um livro para se ter na cabeceira.

Dav 30/09/2020

Auto Explicativo
É o que o título diz.

Este é o diário do imperador romano Marco Aurélio escrito na forma de conselhos/diálogos consigo mesmo.

Não podemos dizer que se trata de um livro de filosofia, mas sim a documentação diária de alguém que viveu de acordo com os princípios filosóficos que adotou.

Ao longo dos 12 capítulos (ou livros) vemos um verdadeiro praticamente do estoicismo dissertando e admoestando sobre questões práticas, apontando para uma vida guiada por uma faculdade condutora plena e completa, sem dividas para com a natureza e os homens.

É um ótimo livro, parte de mim gostaria de ter lido-o antes, mas também sinto que precisava ter lido (e vivido) mais para poder usufruir verdadeiramente as pérolas.

Definitivamente irei rele-lo.

Cris.Peixoto 30/09/2020

A atualidade do Estoicismo.

Os filósofos deste movimento eram muito interessados na aplicabilidade da filosofia no cotidiano deixando de lado a metafísica, não por não ser importante, mas num período no qual a sociedade está sem valores para norteá-la ou em declínio moral, ético e intelectual focar no que é abstrato pode não ser eficiente para alcançar o entendimento do povo.

Marco Aurélio era filósofo e nunca perdeu uma batalha. Com a sua morte, após 19 anos de reinado finalizou-se o ciclo dos grandes imperadores.

Enzo Frese 09/10/2020

"Basta de uma vida infeliz, de murmúrio e de macaquice!"
Após uma infinidade de prolegômenos da lista do COA, finalmente, chego ao fim do primeiro livro do nível 1. De fato, Marco Aurélio foi um homem notável, aplicou sabiamente o Estoicismo em suas escolhas, o que resultou em uma trajetória marcada pela justiça e pelo aprimoramento das -boas- virtudes. Na obra, medita-se sobre a brevidade da vida ?... Em breve, tu terás esquecido tudo; em breve tudo terá te esquecido.? e acerca da importância do Divino ? Quão grande poder possui o ser humano, o qual consiste em não fazer nada, exceto aquilo que é aprovado por Deus, e em aceitar tudo aquilo que Deus lhe atribui?. Assim, o imperador romano tece alvitres a ele próprio ?Suprimir a imaginação; frear o impulso; extinguir o desejo; conservar o controle da faculdade condutora? como forma de perpetuar a busca pela temperança. Destarte, conclui-se que ?...tudo não passa de opinião...? e que a virtude reside na sensatez de fazer o bem sob qualquer óbice.

Geovanna.Faleri 21/10/2020

obra prima
?Sempre que voce? se desentender com algue?m, lembre que em pouco tempo voce? e o outro estara?o desaparecidos? ? Marco Aure?lio.

Marco Aure?lio (121 - 180) foi um imperador filo?sofo romano, personificando o sonho de Plata?o. Ele e? mais conhecido por seus valores esto?icos e pelo desenvolvimento do livro (encarado como um dia?rio por ele) ?Meditac?o?es?.

Buscando o autoconhecimento e um guia moral, ele escreveu ?Meditac?o?es?. A obra e? um conjunto de reflexo?es, to?picos curtos e breves lic?o?es sobre a vida humana, no contexto individual e social. E?tica, valores e virtudes sa?o caracteri?sticas valorizadas por ele. Ale?m disso, a noc?a?o da efemeridade do tempo e da necessidade de presenc?a total no tempo presente, sem se prender a situac?o?es que esta?o ale?m da capacidade humana de controlar, sa?o to?picos muito bem abordados.

Para mim, essa foi uma leitura super proveitosa. A apresentac?a?o de uma filosofia pra?tica, a simplicidade de escrita e a alusa?o a? filosofia grega tornam essa obra muito rica. E? uma leitura ra?pida, simples e objetiva.

felipe.cesar 23/10/2020

MANUAL DE VIDA E COMPORTAMENTO
O grande Marco Aurélio nos ensina a reagir diante de várias situações e nos revela uma maneira muito positiva de lidar com a realidade. Sou totalmente fã dos estoicos e da maneira como eles enxergam a vida!

Juliana.Lima 13/01/2021

Boas reflexões
Cheguei neste livro a partir de uma indicação para iniciar os meus estudos estóicos. Realmente, são boas as reflexões das cartas de Marco Aurélio, apesar de não concordar em algumas partes. O livro é dividido em partes e possuí um bom glossário situando algumas colocações das cartas. Depois dessa leitura irei procurar as obras relacionadas a Epicteto, que nesta obra é citado com frequência.

Karol 06/05/2020

Direto da Idade Antiga
O livro traz reflexões que o Imperador Marco Aurélio fez ao longo da vida.

Nesta obra encontraremos diversas lições que podem ser aplicada tranquilamente na atualidade.

Em resumo, a filosofia de vida contida neste livro é a busca da verdade, com as ações do homem pautada no amor ao próximo e no respeito aos Deuses, abominando a inveja e a maldade.

Dos conselhos trazidos o autor fala muito sobre evolução e perdão.

A linguagem e o conteúdo são um pouco densos, e mesmo o livro sendo curto acredito que a leitura moderada, sem pressa, seria o ideal pra apreciar e apreender os ensinamentos.

Super recomendo

Pedro 26/03/2020

Pra quem tem interesse em Estoicismo
A leitura do presente livro foi uma dica, sempre quis entender melhor o que era o estoicismo e ler as memórias deste imperador romano foi muito instrutivo. A filosofia estoica faz falta hoje em dia. Recomendo a leitura, recomendo a filosofia.

Luiz Cláudio 25/02/2020

Meditações
"Não fale mais sobre como o homem bom deve ser, mas seja um bom homem."

Julio.Argibay 12/07/2019

Deus = natureza
Meditações

Essa obra de Marco Aurélio, um dos grandes imperadores romanos, é parte integrante e muito importante de um movimento filosófico chamado Estoicismo. Essa escola surgiu no ano de 150 d.c. e teve como contra ponto o Epicurismo. Há outros pensadores mais antigos que também se destacaram como representantes desse pensamento grego. Dentre eles temos: Zenão, Epiteto, Sêneca (já li). O Estoicismo é uma espécie de filosofia da vida prática, do cotidiano, do cidadão comum ou não. A assimilação e execução desses conceitos leva o praticante a ter alguns resultados no seu desenvolvimento pessoal, emocional e humano. Assim, o indivíduo se torna mais resiliente, seu sofrimento e sua ansiedade diminuem. Tendo em vista um melhor equilíbrio as pessoas devem focar apenas em seus problemas onde ele eh capaz de resolver. Nesse contexto, o relacionamento com a natureza eh de fundamental importância para o equilíbrio da sociedade e se caracteriza por ser divino. Assim, a ideia central é de que Deus é a perfeição da funcionalidade da natureza. Deus está em cada um de nós, não se configurando numa entidade a parte (esse pensamento se assemelha ao Induísmo, acho eu). Agora, vamos a obra - Meditações é um registro do pensamento estoico do autor, é como se fosse um diário. A prática da atividade filosófica. Ele escreve sobre a sua vida cotidiana, abordando algumas questões importantes. Na primeira parte do texto ele comenta quem o influenciou. No desenvolvimento do texto o autor relata como a pessoa pode se tornar um indivíduo melhor, equilibrada, ética e solidária. Diante do exposto, ele conclui que as idéias estóicas permitem ao ser humano a desenvolver a negação de uma emoção ou habilidade com o objetivo de se libertar das dores e dos prazeres do mundo material. Fechando, segundo Buda a vida eh um sofrimento e evitar as grandes paixões eh uma forma de sofrer menos...

Nany.Barth 30/12/2020

Mais uma releitura desse ano
Esse é um livro para ler aos poucos e refletir. Já havia lido ele em PDF há alguns anos, mas poder ler novamente...o livro físico é muito melhor.
Aquele tipo de livro para deixar na cabeceira da cama e ler um trecho por dia. Traz muitas reflexões e ensinamentos!

LeomaxCOF 05/01/2021

Aforismos de uma pessoa brilhante.
Fico a imaginar como seria uma sociedade guiada pelas máximas presentes nessa obra. Aqui se encontro a visão não de um filosofo do estoicismo clássico e sim de um homem estoico.
Em um mero piscar de olhos, era a o que acreditava que iria ocorrer ao desbravar as páginas dessa coletânea de pensamentos, apenas para deparar de frente com minha própria tolice.
A cada página lida, me sentia obrigado a ponderar sobre alguns pontos, tudo isso, enquanto observava os grão de areia de minha própria ampulheta me dizendo quanto tempo havia passado, mas acredito ter valido a pena.
Muitas das ideias aqui presentes, se repetem sucessivamente de diversas maneiras, porém, isso é justificável, ouso dizer, que até mesmo aceitável! Isso é um diário intimo, provavelmente, o autor não esperava que fosse disposto para tantas pessoas.

Segue aqui uma recomendação: Leia na calma os aforismos aqui presentes, alguns conceitos são um pouco atrasados culturalmente, o que é comum, meros vícios da ignorância e cultura da própria época. Só que, quando nos deparamos com assuntos que permeiam a força que move o ser humano, o que aqui está escrito, é atemporal.

Marcella 07/01/2021

Um homem pleno
“Meditações” é uma espécie de diário do Imperador Marco Aurélio, onde ele escreve suas reflexões sobre o mundo, sobre seu cargo de poder e sobre os homens. O texto é dividido em Livros, que vão do I ao XII, tendo cerca de 15 a 20 páginas cada um.
Totalmente pautado nos princípios do estoicismo (corrente filosófica com origem na Grécia Antiga), a sua máxima principal parece ser a resignação perante os acontecimentos: as coisas acontecem porque estão destinadas a acontecer; se é possível suportar, suporte; se não é possível suportar, mude sua visão sobre a coisa, para poder suportá-la melhor.
Um ponto importante é a insignificância individual e a constante transformação do mundo. Nós (e tudo o que há) somos parte do universo, ou seja, o universo é uno, formado por cada coisa existente. Não há individualismo: quando morremos, voltamos a formar parte do todo, através da transformação da nossa substância em outra coisa. Inclusive este “universo uno”, a natureza em geral, é o que os estóicos chamam de Deus, de Providência, que é mais importante que os deuses gregos cultuados.
Assim, a filosofia estóica e as Meditações de Marco Aurélio giram sobre aceitar a realidade como é, já que não podemos mudá-la, e nos resignarmos ao que nos foi destinado pela Providência, seja algo bom ou ruim. Tudo está em constante transformação, tudo é efêmero, e por isso não vale a pena preocupar-se ou perder seu equilíbrio emocional.
“Todas as coisas são pequenas, desimportantes, fadadas ao desaparecimento” (livro VI, 36).
“Se sofres por causa de algo exterior, não é ele que te incomoda, mas sim a apreciação que fazes dele” (livro VIII, 47)
Marco Aurélio também dá uma enorme importância a fazer o bem pela comunidade, mesmo que em desfavor do individual, e a manter-se afastado de vaidades, egocentrismo e coisas materiais, que nada valem.
Um livro curtinho que dá pra ler em poucos dias, e traz reflexões muito boas que podemos levar pra vida. Excelente pra quem gosta do assunto, mas não se atrai por livros “coach” e de “auto ajuda” (que na maioria das vezes são pura enrolação).

site: https://www.instagram.com/p/CJwBh5MnU5W/?utm_source=ig_web_copy_link