Meditações

Meditações Marco Aurélio




Resenhas - Meditações


338 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Ana Caroline 21/07/2020

Um livro antigo...
... com ensinamentos mais do que atuais. Um livro indispensável para quem gosta do estilo de vida minimalista e da filosofia estoica. Marcos Aurélio mostra nesse livro que é indispensável ser justo e ser bom antes de qualquer coisa. Algumas maximas tiradas desse livro pode-se levar para a vida toda! Livro muito bom que ajudou muito no meu desenvolvimento pessoal.
comentários(0)comente



Janaína Calmet 20/03/2021

"'Folhas agitadas pelo vento sobre a terra...
Assim são as gerações dos homens.'

Teus filhos também são pequenas folhas; também são pequenas folhas os indivíduos que fazem sinceramente de ti objeto de aclamação e de glorificação, ou que, pelo contrário, fazem de ti objeto de maldição, ou que te reprovam em segredo e fazem de ti objeto de zombaria. Igualmente são pequenas folhas os que herdarão tua fama após tua morte. Com efeito, todas nascem com a sequência da primavera; depois o vento as derruba; o bosque, então, faz outras nascerem crescerem, e estas as substituirão. A efemeridade é o que há de comum em todas as coisas. Tu, porém, como se tudo devesse ser eterno, foges e te manténs em busca de tudo. Mais algum tempo e terás cerrado os olhos; e aquele que te sepultará logo terá alguém a entoar o canto fúnebre para si."
comentários(0)comente



Bia 16/03/2021

Que maravilha
Ter este livro como uma leitura de cabeceira foi uma experiência adorável. Um livro da humanidade, com ideias que o mundo ocidental precisava entender na época e hoje permanece precisando. É meu primeiro livro sobre o estoicismo e com certeza não será o último.
Não controlamos nada nessa vida além de nossas ações: é o segredo para se viver com dignidade. Marco Aurélio nos ajuda a entender que a sua vida não está em seu controle e podemos partir daqui a qualquer momento, o que importa, no fim das contas, é o que você fez com o tempo que lhe foi oferecido aqui. Viveu pelas opiniões e aplausos dos outros? Todos esquecerão de você amanhã. Viveu pelos bens materiais? Eles ficarão. Mas se viveu em favor de sua comunidade, você entendeu tudo.
comentários(0)comente



Afrodite Se Quiser 16/03/2021

Um bom livro e bastante necessário atualmente
O livro é praticamente o diário do imperador Marco Aurélio, ele escreveu pra si mesmo formas de como lidar com as responsabilidades da vida usando a razão, enxergando as coisas como elas realmente são, mesmo ficando um pouco repetitivo em algumas partes, ainda é um bom livro, recomendo pra quem quer conhecer mais ou iniciar a filosofia estóica.
comentários(0)comente



May 09/03/2021

Subjetivo.
Marco Aurélio tem uma linguagem bem introspectiva, é notório que foi alguém intenso e conseguiu muito bem expressar isso por meio das palavras. Confesso que as vezes me senti perdida em meio a tantas deliberações, talvez me faltou um conhecimento mais aprofundado acerca das outras filosofias que ele aderiu a sua vida. Por mais que seja um livro pequeno, é preciso muita paciência para refletir e realmente entender o que ele quer dizer, voltando a épocas e culturas passadas. Com certeza relerei novamente algum dia. Sempre há passagens que não vemos de primeira. Pra quem gosta de história e quer conhecer a mente de um imperador, eu recomendo.
comentários(0)comente



Valéria 08/03/2021

Tentando ler os clássicos
Estou no segundo da lista dos clássicos que resolvi ler. Este a leitura foi mais leve, mas mesmo assim desabituada
comentários(0)comente



Wells.Jesus 28/02/2021

Aula de humildade
A simplicidade de Marco Aurélio chegar assusta, ele passa a maneira vive a vida com humildade é e não ligar para opinião dos outros.

Um livro é pequeno mais denso, Marco Aurélio trás pensamentos dele sobre a vida, que ainda são atuais, por mais quer já tenha tempo que foram escrito por ele ainda fazem muito sentido no nosso tempo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giacomelli 28/03/2021

Livro Filosófico
Este livro expõe pensamentos diversos do imperador Marco Aurélio. Como seus pensamento não foram pensados em formato de livro, mas sim em breve frases e textos, alguns assuntos se repetem ou são recorrentes em outros partes do livro em outras referências. Mas o livro é extremamente interessante, com assuntos e temas filosóficos muito reflexivos. Parece uma conversa amistosa com o antigo autor.
comentários(0)comente



Adriano 07/02/2021

Uma mistura de boas ideias com pensamentos aleatórios
A obra é uma espécie de diário de reflexões do imperador romano Marco Aurélio, que serviram de base para o pensamento estoico. Portanto, avaliar um livro que não foi projetado para ser um livro é uma tarefa difícil.

A escrita de Marco Aurelio é extremamente cansativa e repetitiva. Ele fala inúmeras vezes sobre os mesmos temas e escreve usando períodos longuíssimos. Ou seja, o leitor se cansa tanto por ler a mesma coisa várias vezes, quanto por ler períodos que nunca acabam.

Contudo, o livro não é totalmente descartável. Pulando as viajadas que o autor dá, algumas ideias podem ser aproveitadas.
comentários(0)comente



Jeferson 25/01/2021

Esperava mais...
O livro é composto de vários escritos, tipo um diário do Marco Aurélio como dizem. Ouvi falar tanto desse livro que vim com uma expectativa alta de algo que me ajudasse, me aprimorasse, por mais que essas coisas sejam difíceis pra mim, ser influenciado por pessoas. Enfim, o livro traz várias lições de como ter uma vida melhor, mais calma, sem estresse, mais racional, para que a pessoa aja com mais disciplina etc...no entanto o autor ao meu ver enrola demais em alguns momentos, é claro que ele escreveu isso pra ele mesmo, então existem coisas que a gente talvez não entenda como foi escrito pra ser interpretado, também há a questão do tempo em que ele escreveu, toda a conjuntura/situação que Marco Aurélio vivia. Outro ponto é que rola muitos pensamentos religiosos, coisa que pra um ateu como eu é irrelevante e até rola uma contradição entre racionalidade vs tentar legitimar as divindades através da lógica. Eu também não pude deixar de notar que muito do que é o estoicismo me lembrou um pouco das ideias do cristianismo como autocontrole, repressão dos prazeres, praticar o bem ao próximo e à comunidade e outras coisas.
Muitas das coisas que ele escreveu eu já sabia ou praticava, talvez pra pessoas com um pensamento mais lógico essas coisas não adicionem tanto quanto pra pessoas mais sentimentais e menos organizadas, é um livro bom, no final ele deu uma melhorada ao meu ver.
comentários(0)comente



Igor.Silva 18/01/2021

Livro espetacular
É um livro que possui muitos pensamentos a serem seguidos nos dias atuais apesar de ter sido escrito a muito tempo atrás
comentários(0)comente



Lukedo 16/01/2021

Não foi um livro feito para ser lido, pode-se dizer assim. São apenas reflexões pessoais do próprio Marco Aurélio. Tendo dito isso, o livro apesar de passar lições belíssimas, começa a ficar extremamente repetitivo e tedioso por volta da metade da leitura.

Ignorando tudo isso, você ainda assim consegue extrair diversas lições dele, e entra na mente da filosofia estóica.
comentários(0)comente



Juliana.Lima 13/01/2021

Boas reflexões
Cheguei neste livro a partir de uma indicação para iniciar os meus estudos estóicos. Realmente, são boas as reflexões das cartas de Marco Aurélio, apesar de não concordar em algumas partes. O livro é dividido em partes e possuí um bom glossário situando algumas colocações das cartas. Depois dessa leitura irei procurar as obras relacionadas a Epicteto, que nesta obra é citado com frequência.
comentários(0)comente



338 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR