Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Paula1735 25/05/2020

Aprendendo com as meditações de Marco Aurélio
O livro "Meditações", de autoria do imperador romano Marco Aurélio, é composto por diversos escritos pessoais a respeito dos acontecimentos da vida sob a perspectiva da filosofia estoica.
De acordo com a filosofia do estoicismo, nosso intuito de definir um acontecimento como bom ou ruim - ainda que seja este uma morte, tragédia ou uma doença - depende puramente de nossa perspectiva sobre ele. Dessa forma, é imprescindível desenvolver um autocontrole sobre as próprias emoções com fins a viver uma vida sem sofrimentos.
Entre os princípios ensinados pelo imperador está o uso da ética como virtude principal para nortear as ações dos indivíduos, que devem buscar uma harmonia entre os companheiros de seu meio social. Ainda, Marco Aurélio enfatiza a necessidade de se realizar todas as ações sempre com boa vontade, já que não se sabe exatamente o momento de nossa morte.

"O que é, então, que deve impulsionar nosso afã? Tão somente isso: um pensamento justo, umas atividades consagradas ao bem comum, uma linguagem incapaz de enganar, uma disposição para abraçar tudo o que acontece como necessário, como familiar, como fluente do mesmo princípio e da mesma fonte."

A morte é também um assunto recorrente desse "diário". Para o autor, todos os momentos da vida são provenientes de uma natureza divina e tratam-se de uma transformação que, ao fim de tudo, levará à desconstrução e destruição de tudo: o nascimento, a juventude, a velhice... e a morte. Também a morte é um processo natural, que deve ser recebido passivamente pelo ser humano, assim como recebe-se todos os outros casos da vida, sendo essa uma das poucas certezas que se tem dela. Assim, subentende-se que pouco adianta buscar a fama ou o agrado dos poucos homens: em pouco tempo todos nós seremos esquecidos.

"Não ajas na ideia de que viverá dez mil anos. A necessidade inevitável paira sobre ti. Enquanto vives, enquanto é possível, sê virtuoso."

Para alcançar o autocontrole sobre as próprias emoções, Marco Aurélio aprendeu a deter-se em incontáveis momentos com seu guia interior. Assim, dentro de sua alma, ele pode analisar, logicamente, as circunstâncias que o tentam afligir da maneira como elas são na realidade, distante de qualquer influência emocional ou sentimental. O que estou sentindo? Por que isso me aflige? Está ao meu alcance mudar essa situação ou não? O que posso mudar em mim para que eu não me aflija com essa coisa? Essas são algumas perguntas que, quando feitas de modo recorrentes a nós mesmos, podem nos ajudar a encarar os incidentes da vida de uma forma não-reativa, ou seja: minha reação não dependerá mais do fato em si, mas de minha opinião sobre ele.
Portanto, dotado de influências do cristianismo, Meditações é um livro valioso que deve ser lido e estudado com calma, como um manual que nos levará a uma compreensão da vida de como ela realmente é.

site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%B5es

Pedro.Miguel 15/11/2020

Estoicismo metódico
Um discurso em linha com o estoicismo, pregando o desapego a tudo que provém dos sentidos, ou seja, enxergando a pequenez e indiferença da nossa existência ante a natureza e "o todo".
Eckhart Tolle em "Um Novo Mundo" apresentou conceitos bastante semelhantes Àqueles contidos nessa obra, quanto à forma de encararmos e qualificarmos as situações e acontecimentos ao nosso redor.
Um pouco denso, mas não tanto quanto eu esperava em vista de se tratar de um clássico.

Dirlene Rezende 02/12/2020

Magistral
Quanta sabedoria, quantas lições, algumas inclusive anotei para prática imediata. Vale a pena, mas leia com calma para absorver o máximo.

Ana Caroline 21/07/2020

Um livro antigo...
... com ensinamentos mais do que atuais. Um livro indispensável para quem gosta do estilo de vida minimalista e da filosofia estoica. Marcos Aurélio mostra nesse livro que é indispensável ser justo e ser bom antes de qualquer coisa. Algumas maximas tiradas desse livro pode-se levar para a vida toda! Livro muito bom que ajudou muito no meu desenvolvimento pessoal.

Inaldo 17/12/2020

Conserva-te
Prepare o lápis, marca texto, e uma caderno, a cada página é um novo conselho, uma nova meditação .
Além da filosofia ali presente (estoicismo) , encontremos conselhos reais para vida.
Excelente livro! Entrou no ranking dos melhores de 2020.

Nany.Barth 30/12/2020

Mais uma releitura desse ano
Esse é um livro para ler aos poucos e refletir. Já havia lido ele em PDF há alguns anos, mas poder ler novamente...o livro físico é muito melhor.
Aquele tipo de livro para deixar na cabeceira da cama e ler um trecho por dia. Traz muitas reflexões e ensinamentos!

LeomaxCOF 05/01/2021

Aforismos de uma pessoa brilhante.
Fico a imaginar como seria uma sociedade guiada pelas máximas presentes nessa obra. Aqui se encontro a visão não de um filosofo do estoicismo clássico e sim de um homem estoico.
Em um mero piscar de olhos, era a o que acreditava que iria ocorrer ao desbravar as páginas dessa coletânea de pensamentos, apenas para deparar de frente com minha própria tolice.
A cada página lida, me sentia obrigado a ponderar sobre alguns pontos, tudo isso, enquanto observava os grão de areia de minha própria ampulheta me dizendo quanto tempo havia passado, mas acredito ter valido a pena.
Muitas das ideias aqui presentes, se repetem sucessivamente de diversas maneiras, porém, isso é justificável, ouso dizer, que até mesmo aceitável! Isso é um diário intimo, provavelmente, o autor não esperava que fosse disposto para tantas pessoas.

Segue aqui uma recomendação: Leia na calma os aforismos aqui presentes, alguns conceitos são um pouco atrasados culturalmente, o que é comum, meros vícios da ignorância e cultura da própria época. Só que, quando nos deparamos com assuntos que permeiam a força que move o ser humano, o que aqui está escrito, é atemporal.

Marcella 07/01/2021

Um homem pleno
“Meditações” é uma espécie de diário do Imperador Marco Aurélio, onde ele escreve suas reflexões sobre o mundo, sobre seu cargo de poder e sobre os homens. O texto é dividido em Livros, que vão do I ao XII, tendo cerca de 15 a 20 páginas cada um.
Totalmente pautado nos princípios do estoicismo (corrente filosófica com origem na Grécia Antiga), a sua máxima principal parece ser a resignação perante os acontecimentos: as coisas acontecem porque estão destinadas a acontecer; se é possível suportar, suporte; se não é possível suportar, mude sua visão sobre a coisa, para poder suportá-la melhor.
Um ponto importante é a insignificância individual e a constante transformação do mundo. Nós (e tudo o que há) somos parte do universo, ou seja, o universo é uno, formado por cada coisa existente. Não há individualismo: quando morremos, voltamos a formar parte do todo, através da transformação da nossa substância em outra coisa. Inclusive este “universo uno”, a natureza em geral, é o que os estóicos chamam de Deus, de Providência, que é mais importante que os deuses gregos cultuados.
Assim, a filosofia estóica e as Meditações de Marco Aurélio giram sobre aceitar a realidade como é, já que não podemos mudá-la, e nos resignarmos ao que nos foi destinado pela Providência, seja algo bom ou ruim. Tudo está em constante transformação, tudo é efêmero, e por isso não vale a pena preocupar-se ou perder seu equilíbrio emocional.
“Todas as coisas são pequenas, desimportantes, fadadas ao desaparecimento” (livro VI, 36).
“Se sofres por causa de algo exterior, não é ele que te incomoda, mas sim a apreciação que fazes dele” (livro VIII, 47)
Marco Aurélio também dá uma enorme importância a fazer o bem pela comunidade, mesmo que em desfavor do individual, e a manter-se afastado de vaidades, egocentrismo e coisas materiais, que nada valem.
Um livro curtinho que dá pra ler em poucos dias, e traz reflexões muito boas que podemos levar pra vida. Excelente pra quem gosta do assunto, mas não se atrai por livros “coach” e de “auto ajuda” (que na maioria das vezes são pura enrolação).

site: https://www.instagram.com/p/CJwBh5MnU5W/?utm_source=ig_web_copy_link

Juliana.Lima 13/01/2021

Boas reflexões
Cheguei neste livro a partir de uma indicação para iniciar os meus estudos estóicos. Realmente, são boas as reflexões das cartas de Marco Aurélio, apesar de não concordar em algumas partes. O livro é dividido em partes e possuí um bom glossário situando algumas colocações das cartas. Depois dessa leitura irei procurar as obras relacionadas a Epicteto, que nesta obra é citado com frequência.

Lukedo 16/01/2021

Não foi um livro feito para ser lido, pode-se dizer assim. São apenas reflexões pessoais do próprio Marco Aurélio. Tendo dito isso, o livro apesar de passar lições belíssimas, começa a ficar extremamente repetitivo e tedioso por volta da metade da leitura.

Ignorando tudo isso, você ainda assim consegue extrair diversas lições dele, e entra na mente da filosofia estóica.

Igor.Silva 18/01/2021

Livro espetacular
É um livro que possui muitos pensamentos a serem seguidos nos dias atuais apesar de ter sido escrito a muito tempo atrás

Jeferson 25/01/2021

Esperava mais...
O livro é composto de vários escritos, tipo um diário do Marco Aurélio como dizem. Ouvi falar tanto desse livro que vim com uma expectativa alta de algo que me ajudasse, me aprimorasse, por mais que essas coisas sejam difíceis pra mim, ser influenciado por pessoas. Enfim, o livro traz várias lições de como ter uma vida melhor, mais calma, sem estresse, mais racional, para que a pessoa aja com mais disciplina etc...no entanto o autor ao meu ver enrola demais em alguns momentos, é claro que ele escreveu isso pra ele mesmo, então existem coisas que a gente talvez não entenda como foi escrito pra ser interpretado, também há a questão do tempo em que ele escreveu, toda a conjuntura/situação que Marco Aurélio vivia. Outro ponto é que rola muitos pensamentos religiosos, coisa que pra um ateu como eu é irrelevante e até rola uma contradição entre racionalidade vs tentar legitimar as divindades através da lógica. Eu também não pude deixar de notar que muito do que é o estoicismo me lembrou um pouco das ideias do cristianismo como autocontrole, repressão dos prazeres, praticar o bem ao próximo e à comunidade e outras coisas.
Muitas das coisas que ele escreveu eu já sabia ou praticava, talvez pra pessoas com um pensamento mais lógico essas coisas não adicionem tanto quanto pra pessoas mais sentimentais e menos organizadas, é um livro bom, no final ele deu uma melhorada ao meu ver.

Adriano 07/02/2021

Uma mistura de boas ideias com pensamentos aleatórios
A obra é uma espécie de diário de reflexões do imperador romano Marco Aurélio, que serviram de base para o pensamento estoico. Portanto, avaliar um livro que não foi projetado para ser um livro é uma tarefa difícil.

A escrita de Marco Aurelio é extremamente cansativa e repetitiva. Ele fala inúmeras vezes sobre os mesmos temas e escreve usando períodos longuíssimos. Ou seja, o leitor se cansa tanto por ler a mesma coisa várias vezes, quanto por ler períodos que nunca acabam.

Contudo, o livro não é totalmente descartável. Pulando as viajadas que o autor dá, algumas ideias podem ser aproveitadas.