Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Bruna 23/08/2023

Leiam ESTA edição que vai ajudar no entendimento!
Algumas passagens são bem simples, objetivas e totalmente relacionáveis com nosso dia a dia ainda hoje, outras ele entra numa brisa espiral que me perdeu pelo caminho hahaha
Eu comecei lendo NESTA edição, tradução de Rafael Arrais, e tava achando tranquilíssimo de linguagem, super adaptada pro nosso linguajar atual…aí cometi o erro de comprar o livro físico, no box da Edipro, que com certeza consigo imaginar um erudito senhor carequinha, com cabelos brancos na lateral, que preza por manter a linguagem “à altura do trabalho”, e não de forma leviana como os jovens costumam falar hoje em dia, essa juventude… hahaha então só por isso já deu pra você notar que viemos pra um palavreado mais prolixo… isso me fez boiar mais vezes do que eu boiaria na edição virtual eu acho. Mas insisti nela porque ‘aaah, agora que comprei vou ler aqui sim’. Talvez um dia releia ele inteiro no virtual, talvez eu tenha uma impressão melhor.
Mas enfim, achei Marco Aurelio muito gente como a gente do CírculoEscola, aprendendo um dia de cada vez, sem surtar muito com passado nem com presente, buscando fazer o seu melhor, e como diz meu chefe, soltando uns ‘🤬 #$%!& ’ estoicos quando é necessário também. Muito bom.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
Juliana.Rissardi 26/08/2023minha estante
Estoico demais para o ocidente. Mas certamente admiro o talento da disciplina que ele tem.

paulovf 20/03/2024

Estoicismo - a arte de viver consigo mesmo
O livro aborda filosofia de uma forma abrangente, principalmente sobre estoicismo, a arte de viver a vida de forma inabalável. sabendo que você não tem controle do mundo afora, apenas do próprio 'eu', que te cerca através da alma. Tudo está predestinado/programado a acontecer pela natureza universal das coisas, AMOR FATI: amor pelo destino, o que quer que aconteça, esteja pronto para lidar com as situações, e além de todas isso, lembre-se da morte, ela é a única certeza que temos como seres aqui nessa terra, a vida é passageira.
peedroferreiraa_ 23/03/2024minha estante
Nossa q escritor

Vinicius 20/04/2023

O livro que todos deveriam ler
Meditações de Marco Aurélio é aquele livro que todos deveriam ler. Porém, indico sua leitura apenas para aqueles que já possuem uma certa bagagem no mundo literário, pois sua leitura não é nada fácil, e pode ser desanimador para quem tá começando agora e já ir de cara neste livro.

Meditações não é uma biografia, nem uma história contada de outro autor sobre a vida de Marco Aurélio. Meditações é um diário, onde o próprio imperador escrevia para si mesmo. Nele são trazidos o seu modo viver, como enxergava a vida e de como governava seu reinado, tudo isso de acordo com a filosofia que Marco Aurélio foi educado desde criança: o estoicismo.

A filosofia estoica é muito abordada na obra, mas não profundamente, apenas o suficiente para entendermos melhor essa filosofia tão falada atualmente.

Se eu indicaria esse livro para alguém? Com certeza. Se você busca conselhos sobre a vida, como lidar com seus medos, os percalços do cotidiano, pessoas que nem sempre querem seu bem e até, como encarar a morte, você encontrará tudo aqui, com Marco Aurélio e com sua visão filosófica estoica.
Pumps 05/05/2023minha estante
Estou lendo.A filosofia estóica me interessa muito.

Martony.Demes 02/03/2022

Meditações, do imperador Marco Aurélio.

O livro apresenta as anotações do imperador durante sua vida sobre diversos pensamentos e ensinamentos que ele cultivou.

Antes de continuar, é premissa entender que não é um livro para ler rapidamente! Por isso já é minha segunda leitura! E será meu guia de consultas eventuais!

O livro é uma ótima sugestão de filosofia estoica. Mas o que é estoicismo? O pensamento estoico, em resumo, é a virtude, é uma forma de se atingir a felicidade. Também é um esforço para você controlar aquilo que pode ser controlado para se viver bem. Isso é feito por meio da serenidade, do autoconhecimento, da racionalidade. Se importar com o realmente importa.

No transcorrer do livro, apresenta-se uma coleção de ensinamentos e conselhos nos 12 capítulos. Era um diário que ele escrevia e no outro dia lia o que escrevera.

Entre diversos ensinamentos, Marco Aurélio cita sobre ser mais fácil você mudar algo ruim em você do que mudar algo ruim em outra pessoa. Assim, nós podemos mudar os outros quando começamos por nós mesmo.

Há até sugestões de como proceder com uma pessoa com mau hálito! Como falar cuidadosamente e alertá-la!

Vai algumas belas frases:

“Se eu não vejo a coisa como um mal, não me importo”

“Não desperdice o que resta da sua vida ao especular sobre seus vizinhos. Qualquer coisa que o distraia da fidelidade ao Governante dentro de você significa uma perda de oportunidade para alguma outra tarefa. ”

“É incrível estar vivo! Eu me pergunto como posso usar melhor hoje para ajudar os outros.”

“Que fique claro para você que o ritmo dos campos verdes sempre pode ser seu, nisto ou em qualquer outro lugar; e que nada é diferente aqui do que seria nas colinas, ou no mar, ou em qualquer outro lugar que você quiser. ”

“Empilhando boas ações em boas ações até que não haja fendas ou entalhes entre elas.”

“Que sorte eu tenho, que me deixou sem amargura; inabalável pelo presente, e desanimada pelo futuro. A coisa poderia ter acontecido com qualquer um, mas nem todos teriam surgido sem serem remexidos.”

O livro tem um certo tom de auto ajuda. Vale sim, a pena a leitura.
Letícia Serrão 29/06/2022minha estante
Adicionei à minha lista

Tim John 08/09/2022

Meditação pesada
Nessas meditações que Marco Aurélio escrevia para si mesmo, pode-se encontrar muitos das bases estóicas seguidas por ele. Ignorando o teor misógino que ele emprega poucas vezes no livro, é possível tirar muitas lições de vida empregáveis até os dias atuais.

Mesmo sendo um livro incrível para entender uma parte da mentalidade do Imperador, depois da metade de suas anotações os aforismos começam a se repetir, deixando a leitura chata quando se lê, pela 7 vez, o mesmo pensamento sobre a natureza escrito com palavras diferentes.
Jorge 18/09/2022minha estante
Perdão, mas fiquei curioso: em que trecho do livro vc notou teor misógino ? eu li eu nao notei isso

Steffany4 17/02/2023

Repetitivo, realmente tem que ser lido a
"conta-gotas", mas é bem necessário.
Pretendo revisitar em momentos de necessidade e reler o que marquei...
Otávio Augusto 17/02/2023minha estante
Um clássico é um clássico

Karla 11/06/2024

Uma leitura incrível! Reflexões importantes e essenciais. Li as cartas aos poucos, grifando e refletindo cada ensinamento. Dá vontade de presentear todo mundo com esse livro.

Alan R 25/08/2020

Tudo vai passar
Livro interessante que aborda principalmente como a vida é efêmera, o formato dele em pequenas reflexões sem ligação entre si torna a leitura cansativa e lenta para que em cada ponto paremos para refletir na nova linha de raciocínio e interpretar o significado. O que não deixa de tornar o livro profundo em suas reflexões.

Sobre a tradução, alguns trechos difíceis de entender e aparentemente sem sentido algum se mostraram mais fáceis lendo em outra tradução e trechos difíceis lá se mostraram melhores nessa tradução. Para quem realmente quer estudar o livro, o ideal é ter as duas traduções para comparar a diferença de significados do trecho e conseguir entender a fundo o que o autor quis dizer com aquilo.

matlima 07/09/2020

Imperdível
Sempre que leio um clássico fico admirado com o quão avançado era o pensamento de outrora. Isso me faz questionar: estamos progredindo ou regredindo?
Esse é um livro para se ter na cabeceira.

Pedro 26/03/2020

Pra quem tem interesse em Estoicismo
A leitura do presente livro foi uma dica, sempre quis entender melhor o que era o estoicismo e ler as memórias deste imperador romano foi muito instrutivo. A filosofia estoica faz falta hoje em dia. Recomendo a leitura, recomendo a filosofia.

Cris.Peixoto 30/09/2020

A atualidade do Estoicismo.

Os filósofos deste movimento eram muito interessados na aplicabilidade da filosofia no cotidiano deixando de lado a metafísica, não por não ser importante, mas num período no qual a sociedade está sem valores para norteá-la ou em declínio moral, ético e intelectual focar no que é abstrato pode não ser eficiente para alcançar o entendimento do povo.

Marco Aurélio era filósofo e nunca perdeu uma batalha. Com a sua morte, após 19 anos de reinado finalizou-se o ciclo dos grandes imperadores.

Enzo Frese 09/10/2020

"Basta de uma vida infeliz, de murmúrio e de macaquice!"
Após uma infinidade de prolegômenos da lista do COA, finalmente, chego ao fim do primeiro livro do nível 1. De fato, Marco Aurélio foi um homem notável, aplicou sabiamente o Estoicismo em suas escolhas, o que resultou em uma trajetória marcada pela justiça e pelo aprimoramento das -boas- virtudes. Na obra, medita-se sobre a brevidade da vida ?... Em breve, tu terás esquecido tudo; em breve tudo terá te esquecido.? e acerca da importância do Divino ? Quão grande poder possui o ser humano, o qual consiste em não fazer nada, exceto aquilo que é aprovado por Deus, e em aceitar tudo aquilo que Deus lhe atribui?. Assim, o imperador romano tece alvitres a ele próprio ?Suprimir a imaginação; frear o impulso; extinguir o desejo; conservar o controle da faculdade condutora? como forma de perpetuar a busca pela temperança. Destarte, conclui-se que ?...tudo não passa de opinião...? e que a virtude reside na sensatez de fazer o bem sob qualquer óbice.

Geovanna.Faleri 21/10/2020

obra prima
?Sempre que voce? se desentender com algue?m, lembre que em pouco tempo voce? e o outro estara?o desaparecidos? ? Marco Aure?lio.

Marco Aure?lio (121 - 180) foi um imperador filo?sofo romano, personificando o sonho de Plata?o. Ele e? mais conhecido por seus valores esto?icos e pelo desenvolvimento do livro (encarado como um dia?rio por ele) ?Meditac?o?es?.

Buscando o autoconhecimento e um guia moral, ele escreveu ?Meditac?o?es?. A obra e? um conjunto de reflexo?es, to?picos curtos e breves lic?o?es sobre a vida humana, no contexto individual e social. E?tica, valores e virtudes sa?o caracteri?sticas valorizadas por ele. Ale?m disso, a noc?a?o da efemeridade do tempo e da necessidade de presenc?a total no tempo presente, sem se prender a situac?o?es que esta?o ale?m da capacidade humana de controlar, sa?o to?picos muito bem abordados.

Para mim, essa foi uma leitura super proveitosa. A apresentac?a?o de uma filosofia pra?tica, a simplicidade de escrita e a alusa?o a? filosofia grega tornam essa obra muito rica. E? uma leitura ra?pida, simples e objetiva.

Luiz Cláudio 25/02/2020

Meditações
"Não fale mais sobre como o homem bom deve ser, mas seja um bom homem."