O Princípio do Fim

O Princípio do Fim Manel Loureiro Doval

Resenhas - Apocalipse Z

Fabricio~Raito 31/12/2010

Quase "Based on true events"
Desde que me entendo por gente, tenho um amor platônico por zumbis (por mais estranho que possa parecer). Se me perguntassem um desejo estranho que eu gostaria de ver se realizar, seria experienciar uma epidemia zumbínica.
Pois bem, quando vejo algo relacionado à estes mortos-vivos, surge uma imensa curiosidade, e compro. Porém, existe muita coisa ruim no mercado (tanto na literatura quanto nos cinemas), e por isto, sempre passo pela peneira antes de adquirir e ler/ver. Encontrei Apocalipse Z ao acaso, não me recordo nem o site. Bastou ler a sinopse pra eu enlouquecer e comprar. Não me arrependo da compra, pelo contrário, gostei tanto que dei 4 estrelas na resenha. Não dei 5 por ter me deixado com um sentimento insaciável de ler uma continuação (a qual não existe).
Manel Loureiro possui uma escrita peculiar. Cheio de floreios como "Mas que, diabos, está acontecendo?" e "Um acontecimento dantesco", a leitura não se deixa cansar, apesar de em certos momentos a história conter devaneios desnecessários. A narrativa do personagem principal é realística, como os bons e velhos filmes de George A. Romero. Nada de personagens que nunca usaram uma arma já saberem atirar, ou ter acontecido em uma cidade que ninguém nunca ouviu falar ou não existe no mapa. Manel engloba todo o planeta, e descreve os acontecimentos, dia a dia, desde a primeira infecção até a tomada total do nosso mundo pelos zumbis.
Tal narrativa, verossímil e congruente, desperta o interesse. É impossível não pensar na possibilidade de realmente acontecer este ataque no mundo real, o que deixa a leitura ainda mais fascinante. Com alguns fatos desnecessários, outros que nos surpreendem, e claro, um pouco de clichê (que julgo ser necessário, quando bem dosado) Apocalipse Z é indispensável para aqueles que, assim como eu, compartilham de um fascínio pelos mortos errantes. Viva os zumbis!
Fabricio~Raito 02/01/2011minha estante
Yes, devido ao sucesso, o autor lancará a continuação *-*

Araggorn 17/02/2011minha estante
Isso é bom!
Gostei do livro. Apesar do clichê a forma de escrita dele faz nos perceber que algo assim poderia acontecer...

Elentary 27/02/2011minha estante
Nossa, hahahahahaha, eu e minha namorada também ficamos divagando horas e horas, do que faríamos se o mundo acabasse em Zumbi!!! Achei que só eu e ela fossemos malucas. Bom ver que tem mais gente assim.
Vi esse livro na livraria, e vim correndo aqui pesquisar ver se era bom, vou confiar em você.

Yure 10/03/2011minha estante
Skoob - Livro/Autor

Autor - http://www.skoob.com.br/autor/3875
Skoob da continuação - http://www.skoob.com.br/livro/159292

Kelli ( kell_msa) 15/08/2011minha estante
Concordo totalmente.

Principalmente na parte, que você menciona que existe muita,muita coisa ruim no mercado.

O livro do Loureiro, foi um dos melhores já lançado, falando de modo totalmente interessante um apocalipse global. Não inventando cidade ficticias e si verdadeiras.

Roni 24/07/2012minha estante
Já existe o terceiro volume :
Apocalipse Z - A Ira dos Justos.

João Pedro 02/12/2012minha estante
Melhor resenha que eu li cara! Concordo totalmente com você!

Levkova 03/08/2013minha estante
Cara, na boa, concordo totalmente contigo. Eu lembro do dia em que comprei ele, eu comprei o do Callari no mesmo dia, pensei "Vou ler o do Loureiro primeiro" e me arrependi de tê-lo feito porque o do Callari é cheio de clichês e blá blá blá, eu encontrei a continuação de Apocalipse Z na livraria no mesmo dia em que comprei-o, e até hoje me martirizo por não ter trocado pelo do Callari. Erros à parte, eu me apaixonei completamente pela maneira do Loureiro escrever, tipo "Antes do mundo ir ao caralho", "Que, diabos, está acontecendo"... E simplesmente estou louca para ler a continuação dele, juro que na primeira oportunidade irei tirar dinheiro até das outras dimensões universais para tê-lo em minha cabeceira. Adorei sua crítica, assim como você sou completamente apaixonada por zumbis, e já que estamos falando deles: VIVA OS ZUMBIS!

cbqrton 13/07/2023

Bom até
Pra nós que somos meio carentes de coisas desse gênero é um um livro ok bom, não tem nada muito excepcional.. algumas coisas me incomodaram mas nada q estragasse a experiência! valeu a leitura

Amal0 15/01/2022

Apocalipse Z
O começo da epidemia narrada no livro é semelhante ao que estamos vivendo nessa pandemia, claro só sem sem zumbis kkk.
O sentimento de desconhecimento e confusão dos primeiros meses de contágio é o mesmo.

O livro é bem gostoso de ler, várias aventuras e reviravoltas.

AleixoItalo 09/02/2011

14 de Dezembro
17h

Estou abismado pelo que acabei de ler. Está diante de mim, o que nesses tempos, pode ser o ultimo livro escrito pelo homem! O ultimo relato da perdição da humanidade!
Já faz tempo que percorremos a Espanha sem nenhum sinal de sobreviventes. No início até encontrávamos alguns, mas nos últimos meses isso não tem acontecido. Sou um tenente das forças amadas, se bem que na situação atual, patentes são coisa do passado, mas pelo menos eu ainda tenho sob meu controle um destacamento de homens leais e com tino para sobreviver. O que nós temos feito nesses tempos? Depois que as Zonas Seguras caíram foi um Deus dará, e o mais sensato a se fazer era fugir o mais rápido possível daquelas bocas do Inferno. O que aconteceu nesse ínterim eu não pretendo comentar, pelo menos não agora, mas atualmente nós vagamos o país com um contingente fortemente armado, procurando um local seguro para ficar. Ao longo dos meses, montamos acampamentos em zonas isoladas, e fazemos incursões rápidas nas áreas urbanas em busca de munição e mantimentos. Lógico que dessa forma, os acampamentos não se mantêm seguro por muito tempo, e vivemos basicamente como nômades.
Numa dessas incursões, nos arredores de Vigo, que foi arrasada pelo que parece ter sido um incêndio cataclísmico, encontramos um heliporto, e nesse local que eu me deparei com um singelo objeto: um diário abandonado dentro de uma sacola plástica, em cima de uma pedra! O que ele contêm? Um relato minucioso da queda da humanidade, desde os eventos longínquos no Daguestão até o desembestamento da horda de mortos. Escrito basicamente todo a mão, exceto por algumas páginas impressas, que indica que devia ser a inicio uma publicação online, mas que o autor resolveu salvar depois da queda da internet.
Meu Deus, esse cara narra tudo, desde os surtos na Rússia, passando pela aparição do primeiro zumbi em sua casa, porque sim as criaturas que assolam a terra agora são as mesmas tão populares nos cinemas e outras mídias, até a partida dele desse heliporto em direção as Canárias. Demorei pouco menos de uma semana para ler seu diário, e agora estou de certa forma emocionado. O que se vê aqui é o relato de um sobrevivente. Ele conta cada ação dele diante da epidemia, e como sobreviveu todos esses meses no Inferno. Fica evidente que tudo o que aconteceu deve tê-lo mudado muito, como fez com todos nós, mas é gratificante ver que existem pessoas vivas por aí, que ainda conseguiram manter sua dignidade.
A capacidade narrativa é excelente, pois o cara não esquece nada, conta tudo nos mínimos detalhes, cada ação preventiva, ou desesperada, cada cena grotesca, cada momento de alívio. A muito eu não me lembrava de como era prazeroso sentar num canto e ler tranquilamente um bom livro, fugindo do mundo real, e esse diário me permitiu fazer isso, muito embora a realidade contida ali era verdadeira e mortal.
Bom não vou mais me alongar, senão eu próprio vou acabar escrevendo meu próprio diário, e embora não seja uma má idéia, no momento não é uma opção. Agora me pego olhando para o horizonte e imaginando qual destino terá levado esse misterioso autor, uma vez que ele não cita o próprio nome uma única vez no livro, e fico pensando se ele conseguiu concluir seus objetivos.
Parece uma ironia do destino, mas é engraçado perceber que o sistema de narrativa é semelhante a um clássico do terror: Drácula, de Bram Stoker! Rsrs É uma pena, num mundo normal ele faria sucesso como escritor, mas aqui nesse mundo tudo o que sobra é o diário de um sobrevivente anônimo, que qual destino terá levado eu creio nunca descobrir, mas fica minha torcida por esse excelente narrador! Tempos atrás eu teria adorado que esse livro ganhasse uma seqüência, mas agora essa idéia é aterradora, embora mortalmente real.
Deixo aqui a cópia desse diário, uma vez que pretendo manter o original até que ele encontre um lugar descente para descansar, mas fica claro que tudo escrito aqui é verdadeiro e nem uma única vez foi alterado. Continua sendo o relato de um sobrevivente anônimo, para futuros sobreviventes que possam encontrá-lo. E fica a mensagem: Ainda estamos vivos e pretendemos continuar!

s4muka_04 06/05/2022

Apocalipse Z
Eu amei esse livro! No meu ponto de vista é uma obra prima KKKKKKK foi um dos meus primeiros contatos com o gênero apocalipse zumbi nos livros já na series e filmes acho que já cataloguei muitos, eu amo o gênero apocalipse zumbi no audiovisual é uma coisa que me fascina. Esse livro foi o segundo que eu li de apocalipse zumbi e amei a forma que ele é escrito e divido é muito interessante e diferente (por meio do blog e do seu diário) o autor sabe realmente trazer uma atmosfera de suspense e angústia com o leitor. Enfim eu amei esse livro e acho que ele merece um pouco mais de reconhecimento.

TeamWork 01/06/2022

A riqueza de detalhes que o escritor consegue passar, o gancho pra explicar como tudo começou e os caminhos traçados pelo advogado são de tirar o fôlego. Acredito que de todas essa é a obra mais fiel ao que poderia ocorrer caso um Apocalipse zumbi se torne real. Simplesmente magnífico.

Lita 10/04/2021

Perfeito
Um dos meus gêneros favoritos que infelizmente tem poucos livros bons. Achar esses foi maravilhoso. Li ele direto, acabei em dois dias que comecei de tanto que me prendeu.

Jana 17/05/2012

Lembro-me bem do meu primeiro contato com os zumbis. Eu tinha mais ou menos 5 ou 6 anos de idade, e estava passando A Volta dos Mortos-Vivos no meu querido - e falecido - Cine Trash. Em questão de minutos, estava consumado: eu havia me apaixonado por aqueles seres lentos e que sussurravam belamente uma única palavra: Braaaains.

A partir daí, foram litros de sangue, toneladas de órgãos e muitos decibéis de gritaria ricocheteando em meus ouvidos.

Porém, com o passar dos anos, o gênero foi perdendo força e a antiga competência dos clássicos se perdeu em meio a mesmice da modernidade, salvo raras exceções. Para mim, infelizmente, os momentos de diversão garantia com os Apocalipses zumbis pareciam estar chegando ao fim.

Mas qual não foi a minha surpresa ao me deparar com esse livro? Foi pura emoção.

Apocalipse Z é um livro maravilhoso, afinal, uniu minha paixão pela leitura e a paixão pelos zumbis num único tesouro. Além do mais, com tantos filmes na minha bagagem mental, se estabeleceu em mim a curiosidade de saber como, de fato, seria um Apocalipse zumbi. Os filmes são, geralmente, muito rápidos, e não nos permitem ter acesso aos detalhes. Com esse livro, minha curiosidade enfim foi saciada - e de forma esplêndida!

Nós temos o personagem principal - sem nome, apenas sabemos que é um advogado - e ele tem um diário. Neste, vai escrevendo o que se passa em seu mundo, nos oferecendo a visão de uma pessoa comum a respeito de um lento processo destrutivo. O comportamento das autoridades, o corte da comunicação, a ausência de informações, o crescente pânico da população... Está tudo lá. E escrito sempre em primeira pessoa, fazendo com que a angústia do personagem seja repassada para o leitor. Não minto: em diversos momentos, cheguei a ficar nervosa!

O melhor de tudo é que não é somente esse começo que nos é exposto: mas também o antes e o depois. Como um sobrevivente se comporta? O que ele faz para permanecer vivo? E o mais importante: o que sente enquanto vê que tudo ao seu redor transformou-se num horrendo filme de terror?

Não há mais muito o que dizer além disso. O livro é bem escrito, detalhado na medida certa e maravilhosamente angustiante. Destaque especial para Lúculo, o gato corajoso e temperamental do protagonista - um espetáculo a parte!

Enfim, Apocalipse Z é a inovação que o gênero zumbi( sim, porque para mim, os zumbis constituem um gênero) precisava. Meu amor foi renovado e espero que as continuações dessa obra - duas, se não me engano - sejam tão incríveis quanto foi a primeira.

Monica Grezzi 02/07/2021

Adorei a ideia do livro ser um diário... a história se funde um pouco com o que passamos esses 2 anos de pandemia, com um desfecho diferente. Ou não... não sabemos né...
Alicia 06/07/2021minha estante
Gostoso de ler né? leu rapidinho!! :D

Monica Grezzi 06/07/2021minha estante
Gostei siimm... agora posso dizer q alem de todos os filmes e séries de zumbis eu li também ... hahaaha
A história é gostosa de ler, tem momentos angustiantes e também momentos que ri bastante..hahaha
Agora é a vez do leco

Maurinho 05/08/2011

Um livro sensacional
Nos dias atuais, sofremos uma invasão de livros de ficção envolvendo vampiros. Depois foi a vez dos anjos,...e agora são os zumbis que buscam "o seu lugar ao sol". Entretanto, tentando separar o joio do trigo, isto é, obras realmente originais, daquelas que são caça-níqueis, acabei "descobrindo" este livro de um autor espanhol, e fiquei realmente empolgado com a leitura.
O tema é clássico, ou seja, um apocalipse, com o mundo sendo tomado pelos mortos-vivos. O interessante é a forma que o autor escolheu para narrar a história. ELe começa com um blog, com postagens de um autor de quem nunca ficamos sabendo o nome. Narrando o seu cotidiano, acompanhamos a evolução de uma misteriosa doença, e testemunhamos a perplexidade, o medo, a falta de informações, todos os sentimentos que acometem o protagonista. Depois de um terço do livro, este se transforma em um diário, narrando as aventuras do herói em um mundo que está se desintegrando.
O ponto é que o Manel Loureiro escreveu um livro extremamente realista, e não foram poucas as vezes que senti na pele toda angústia do protagonista, em cenas de arrepiar os cabelos. ELe não é um super-homem, nem tem poderes especiais, muito antes pelo contrário. É um ser-humano como qualquer um de nós. E é justamente pelas suas falhas e inseguranças que acontece a identificação com o leitor. Várias vezes me peguei pensando que faria exatamente a mesma coisa, naquela situação. Recomendadíssimo para os que gostam de livros de terror e suspense.
Silvia 17/10/2012minha estante
Perfeito, sem palavras para este livro.

Solitário 27/11/2021

Q livro
Eu li como uma pessoa q gosta da escrita em formato de diário. É gostei. E recomendo. O protagonista é sem igual um ser humano, com medo, coragem, e dilemas um tanto quanto interessante do ponto de vista social em um apocalipse completo.
Espero q quem for ler tenha uma ótima leitura.

Bruna Fernández 14/07/2011

Resenha feita para www.LivrosEmSerie.com.br
Nunca li nada sobre zumbis, nem assisti à filmes ou seriados sobre o assunto também. Creio que meu maior contato com mortos-vivos na cultura pop foi no videoclipe de "Thriller" do Michael Jackson. (: A únicas coisa que eu sabia antes de começar a ler esse livro é que o único jeito de se matar um zumbi é atirando em seus miolos, nada mais funciona.

Confesso que estava um pouco apreensiva antes de iniciar a leitura, pois não tinha ideia do que ia ser apresentado na narrativa, mas a capa do livro e a seguinte frase "O que você faria se, um belo dia, ao acordar, descobrisse que a humanidade está caindo aos pedaços?" na 4ª capa, me chamaram muito a atenção. A diagramação foi toda feita em formato de diário - tanto virtual (blog), como físico (diário mesmo) - e não temos a habitual separação por capítulos, mas sim por dia e hora, o que cai muito bem no formato da narrativa e ajuda o leitor a seguir a linha temporal do enredo. Seguindo a ideia de ser diário/blog, a escrita é muito pessoal, como um sincero relato, com o ponto de vista do personagem principal. Somos guiados somente por suas observações do mundo, que, ainda bem, são bem amplas e inteligentes.

As poucas coisas que descobrimos sobre o narrador/personagem principal é que ele é viúvo, mora sozinho com seu gato Lúculo em uma cidade espanhola chamada Pontevedra - a cidade natal do próprio autor - e que ele trabalha como advogado. Após perder a sua mulher, um psicólogo indica que ele comece a escrever sobre o que sente, não somente em relação a sua esposa, mas no geral, como um tipo de "válvula de escape". Ele então começa a regidir um blog e nele relata frivolidades do seu dia a dia e, também, começa a relatar estranhos acontecimentos na área do Cáucaso - uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental - sempre acompanhando o caso pela TV e pelo rádio e, aos poucos, vai dando a sua opinião sobre o assunto. O emprego dos nomes de canais que realmente existem e fatos político-militares reais entre os países envolvidos trazem uma carga mais realista ainda pra o enredo, levando-nos a crer que realmente estamos lendo um blog real e que o mundo está realmente passando por tudo aquilo. Há momentos em que essa realidade chega a causar um sentimento de desespero real no leitor.

Pouco a pouco a situação vai se tornando cada vez mais alarmante, países declarando lei marcial - o sistema de leis que tem efeito quando uma autoridade militar toma o controle da administração do Estado - , estado de sítio e/ou exceção - grave ameaça à ordem constitucional democrática ou calamidade pública -, ou seja, aos poucos o mundo inteiro está imerso no mais completo caos. Ilhado em sua prória casa com seu fiel gato, racionando energia elétrica e comida, o personagem principal se encontra sozinho em sua rua - que foi completamente abandonada pois as pessoas seguiram para os "pontos seguros", seguindo a ordem das autoridades. Apenas com a companhia de um vizinho, ele narra com terror sua visão dos seres "não mortos" - como os zumbis são chamados com recorrência na obra - infestando a sua rua, cercando a sua casa. Com o passar do tempo ele percebe que precisa sair de casa e procurar refúgio com outros humanos se quiser sobreviver. Acompanhamos então o trajeto aventureiro e perigoso da personagem, em sua interminável busca pela paz.

O livro é cheio de ação, reviravoltas, angústia e terror. Alguns trechos chegam a ser aterrorizantes, com descrições detalhadas dos "não mortos" e seus 'machucados' - tripas à mostra, mutilações, sangue por toda a parte - acompanhadas das descrições dos cheiros pútridos e fétidos que chegam a nausear o leitor só de imaginar os cenários descritos. Todos esses elementos ajudam muito na hora de situar o leitor e nos leva a imaginar a magnitude do caos em que se encontra o personagem. Uma das partes mais longas do livro, o clímax do enredo, se passa dentro de um hospital abandonado, e a incrível escrita do autor me passou um enorme sentimento de desamparo e desespero sem fim - com certeza é uma das minhas partes preferidas de todo o livro. A narrativa mantem um mesmo ritmo do começo ao fim, sem grandes oscilações. Um fato muito curioso é que em nenhum momento no livro é mencionada a palavra "zumbi", o autor prefere usar os termos "não-mortos", "essas coisas" ou ainda "não humanos".

Outro ponto que me agradou muito foi o desfecho. Ao longo da leitura não conseguia imaginar um final digno para a história toda e estava com muito medo de tudo acabar de uma forma ruim ou mal explicada, pois seria um despropósito com a ideia e a qualidade do enredo. Porém o autor deu um final digno para o romance com um enorme gancho para uma continuação que já foi lançada na Espanha e tem o título de "Los Días Oscuros" (Os dias obscuros/sombrios, em tradução livre).

Paulo 12/09/2015

Senti medo do começo ao fim. Super recomendo!

Luzmitty 12/02/2022

Para um fã desse gênero, essa trilogia é um belo banquete
Perfeito! Agradeço sempre esse livro por me salvar de muitos outros desse gênero que são uma completa porcaria. Esse livro é perfeito! Me deixou sem ar em certos momentos devido a tensão que o autor coloca. Só fui perceber que ele não revelou o nome do personagem depois que comecei o segundo livro de tão absorta que estava.
Renan583 02/03/2022minha estante
você tem os 3 livros?? onde conseguiu?

Luzmitty 02/03/2022minha estante
Eu baixei pelo lelivros

Nica 07/11/2023

Cara
Não ia comentar, mas o cara dá uma cagada no final assim, super desnecessária que nem dá vontade de ler os outros.
Não gostei da tradução e tem um termo que é bem ofensivo usado várias vezes no livro.
Fica bem claro o complexo de europeu se achando melhor que o resto do mundo, mais gente que o resto do mundo.
Resumindo: tava torcendo pros zumbis.