O Princípio do Fim

O Princípio do Fim Manel Loureiro Doval

Resenhas - Apocalipse Z

Mateus 11/07/2011

Desde que me entendo por gente, sempre tive uma grande fascinação por zumbis. Não sei quando esse meu gosto mórbido começou, mas lembro que desde criança adorava assistir filmes do assunto e me imaginava num mundo apocalíptico. Talvez seja exatamente esse o ponto principal dos livros de zumbis: a capacidade de nos transportar para um mundo totalmente decadente, onde os não-mortos reinam e você pode morrer a cada instante. Pode não ser algo tão animador, mas é tão fascinante que não consigo desgostar. É então que surge Apocalipse Z, um livro para aumentar ainda mais meu gosto por esses seres sinistros.

O protagonista (que durante todo o desenrolar do livro não menciona seu nome), começa narrando em seu blog estranhos acontecimentos que ocorreram em um país distante do Cáucaso. A princípio, são relatos esparsos e ingênuos, de algo totalmente distante da vida do personagem. Mas a medida que os dias passam, os acontecimentos se tornam mais sérios: as fronteiras dos países são fechadas, os hospitais ficam lotados, milhares de pessoas começam a desaparecer e doentes adquirem comportamento agressivo. A verdade então aparece: os zumbis estão dominando o mundo.

O melhor de Apocalipse Z é que tudo parece ser real. Nada é totalmente absurdo como vários filmes de zumbis que vemos por aí. Ninguém que nunca pegou numa arma sai por aí atirando com perfeição para todo lado, e uma simples pessoa não sai sozinha por uma rua infestada de zumbis bancando o herói. Cada página é pontuada de atos totalmente possíveis, e a realidade é tão intensa que chega a deixar qualquer um assustado. Será que Apocalipse Z um dia poderá se tornar real? Era exatamente o que eu me perguntava durante todo o livro.

Em meio a muita ação e suspense, e digo muita ação mesmo, Apocalipse Z garante ser um livro que irá prender qualquer leitor voraz durante muito tempo. No meio de um completo inferno (aliás, inferno é a palavra mais usada durante o livro) apenas os mais aptos, os mais fortes e os mais sortudos podem sobreviver. Mas manter a consciência sã é o principal num período desses. E ao lado do gato Lúculo, o protagonista do livro tentará sobreviver no meio de milhares de zumbis.

Manel Loureiro se mostra um dos melhores autores do assunto, por meio de uma linguagem às vezes descontraída, irônica, mas também assustada e desesperada. Só não marquei Apocalipse Z como favorito porque estava esperando algo mais do final. Não que eu não tenha gostado, mas ficou um pouco vago. Porém a continuação do livro já está lançada, e não espero a hora de ler. Que venham mais zumbis!
Milena Karla - Mika 15/06/2012minha estante
Nossa, hahaha, eu sempre me senti péssima por gostar de filmes com zumbis! Finalmente alguém que me entenda! Também não sei quando isso começou, mas sempre fiquei intrigada com isso.

Flavio Assunção 23/10/2012

"Apocalipse Z - O Principio do Fim", é o primeiro de uma trilogia que virou febre mundial. Escrito pelo espanhol Manel Loureiro Doval, o livro vendeu milhões de cópias e sua história teve como inspiração a série de HQs (e agora série televisiva) The Walking Dead.

Na trama, um personagem que não sabemos seu nome e sofrendo pela morte da esposa começa a escrever em um blog os fatos cotidianos por indicação de seu médico, como forma de terapia. O rapaz, o qual já nos identificamos de imediato, começa a narrar tudo o que acontece, o que com o passar dos dias tem seu foco direcionado para uma crise na Rússia, onde aparentemente um vírus começa a "transformar" as pessoas em seres agressivos e sem senso de realidade. Com o passar do tempo, o vírus se espalha pelo mundo e assola praticamente toda a população. Com a escassez de comida e os perigos existentes nas ruas, o nosso personagem decide sair da segurança de sua casa - juntamente com seu gato, Lúculo, companheiro inseparável -, para sobreviver (que ironia!) e, acima de tudo, encontrar novas pessoas que não tenham sido "transoformadas".

O livro é extremamente poderoso em sua narrativa, mesmo que conte com um estilo de escrita nada convencional. Entre uma pausa e outra nos acontecimentos, é quando o personagem resolve contar o que aconteceu ou o que pretende fazer em seguida naquele cenário desolado e assustador que a cidade (e o mundo, provavelmente) se transformou. A questão, é que esse estilo dá mais poder a história e faz o leitor querer engolir as páginas para descobrir todos os passos tomados pelo personagem. Em dado momento, com o fim das redes de telecomunicações, o personagem passa do blog para diário, dando uma sensação ainda mais de realidade e profundidade à trama.

Com um clima de tensão crescente e uma trama muito bem amarrada,
"Apocalipse Z - O Principio do Fim" deve ser lido por todos os amantes do terror moderno. Sem dúvida uma grata surpresa nos últimos anos. Que venham os dois próximos capítulos.

Thiago 16/12/2011

O mundo cheio de zumbis, mas e aí?
No mínimo esse é um bom livro que merece ser lido por qualquer fã de zumbis e/ou por qualquer um que tenha gostado de The Walking Dead (meu caso).

Peguei o bichinho sem pretensões, não esperando nada além de uma história envolvente. Fui feliz na escolha.

É sim um bom livro que retrata o desmoronamento da sociedade como a conhecemos. Desde a reação dos governos, médicos, mídias e população, até a transformação do homem em presa, e seus problemas para sobreviver nessa nova realidade.

Mesmo assim não é um livro perfeito. Graças ao tema, essa história não precisa ter um norte para guiar a narrativa. Se trata apenas de narrar a sobrevivência nessa nova condição extrema. Mas por isso mesmo, eu senti uma falta de objetividade na narrativa. Pareceu apenas um série de eventos ao acaso.

Outra coisa que incomoda durante a leitura, é a repetição de situações e de termos durante todo o livro, como a descrição das manchas de sangue "escurecida" ou "enegrecidas", e a descrição de todos os "não mortos" repetindo a cor da pela e a condição das veias. Essas coisas tornam as descrições um tanto quanto repetitivas.

Mas apesar desses pequenos defeitos não deixa de merecer ser lido e levar 3 estrelas.

Agora vou partir para o segundo livro da série.

Paco 28/12/2011

Será que sou só eu
Quando comprei esse livro, estava querendo comprar algum livro de terror e fui pesquisar na internet alguma coisa do tipo, me deparei com esse fenomeno da internet, onde todos os amantes de zumbi falavam bem pra caramba dessa série. Na mesma hora sem perder tempo comprei na esperença como amante de um bom terror ter uma experência deliciosa, mas não foi muito bem o que aconteceu.
O livro não é ruim, mas também não é ótimo como todos falam (sem querer ofender ninguem). Livro bom, mas sem muito o extase que estava esperando, não tive toda aquela angustia que falam em pensar o quanto o cara sofre pelas mudanças no mundo em que vive.
Com toda certeza lerei os outros dois volumes, mas na obrigação de terminar uma trilogia.
Silvia 24/03/2013minha estante
Eu amei este livro, para mim foi um dos melhores livros sobre mortos vivos.

Silvia 24/03/2013minha estante
Eu amei este livro, para mim foi um dos melhores livros sobre mortos vivos. Pode ler os outros dois volumes, acho que vc vai gostar mais, tem mais ação.

Paulinha 23/06/2020

O melhor livro sobre zumbi!
O primeiro livro da trilogia Apocalipse Z.
O melhor livro sobre zumbi, incrivelmente realista e envolvente!
O Advogado é o personagem!!! Amei

Caroline 11/05/2012

Essa trilogia é daqueles livros que mudaram meu modo de ver o mundo e a vida.
Se você lê entrando bem na história, se imaginando naquelas situações, agradece muito por sua vida e pelo mundo do jeito que é hoje, mesmo não sendo perfeito.

É incrível a tensão e a sensação de medo. Esse é um livro digno de ser intitulado "terror".
Não é como o medo dos filmes de terror trash de hoje em dia. É medo mesmo. Mesmo pra quem tem "medo de ter medo", vale muito a pena pela história. E aí você acaba querendo ler os outros dois livros...
Lucasslima 13/05/2012minha estante

Cara, esse livro é maravilhoso, mas eu tenho medo que o próximo não supere o primeiro. Quando você ler o resto da trilogia por favor comente

Caroline 13/05/2012minha estante
Lucasslima eu ja li os outros :D é que eu não quis comentar um por um... Assim não acho que supere mas vale super a pena ler o segundo paa ler o terceiro, que é ótimo ;)

Ernani.Maciel 08/11/2018

Este livro é o mais próximo do que realmente aconteceria caso os zumbis dominassem a terra.
Loureiro usou poucos personagens e manteve a narrativa, basicamente, em torno do personagem principal.

A linguagem é primorosa, escrita requintada, porém descomplicada. Tradução excelente e texto bem revisado.

O autor não teve pressa em narrar os fatos e sua preocupação com a verossimilhança e lógica foi o que mais agradou-me. Conseguiu inserir em minha mente todo o panorama das cenas que narrou, algumas foram tão bem descritas e horripilantes que senti-me na pele do personagem principal.

Em minha opinião, tão bom quanto - ou melhor - que The Walking Dead (até a quinta temporada) e Guerra Mundial Z.

BARBA 30/04/2013

Apocalipse Z O Principio Do Fim de Manel Loureiro Doval
Bom, basicamente o melhor e mais detalhado livro do gênero, diferentemente de Max Brooks que trabalha varias histórias nos seus livros, Manel Loureiro explorou uma unica história de um personal que faz de tudo para sobreviver ao fim da humanidade, ao apocalipse ZUMBI....

Eu indico a todos, leitura muito gostosa, te prende do inicio ao fim e acaba de uma maneira que deixa o leitor louco pra continuar a ler o próximo livro da trilogia....

5 estrelas

Acervo do Leitor 01/02/2018

O Princípio do Fim – Apocalipse Z #1 | Resenha | Acervo do Leitor
A sobrevivência é o combustível da vida, as ações instintivas prevalecem sob a racionalidade. A evolução ou o que alguns podem chamar de decadência humana, dá-se principalmente quando não há leis a serem impostas. O mundo dos loucos, como dizem. Diversas mídias já abordaram o tema de apocalipse zumbi por inúmeras vezes. Uns mais fantasiosos, outros o mais realista – que o assunto provém – possível. Mas poucos, muito poucos conseguiram de forma tão magistral, tão feroz e tão humanamente crua a adaptação de um mundo mergulhado no caos e no sangue de maneira tão intensa, aterrorizante e visceral. O Princípio do Fim é mais do que um livro sobre um tema batido, Manel Loureiro trata de esperança, determinação e a capacidade do homem de se adaptar para destruir e reconstruir sua trajetória frente ao inevitável. Visceral!

“Não há mais nada além de devastação, desordem e dúzias de seres cambaleantes e cobertos de sangue que passeiam sem rumo fixo.”

O livro é escrito quase em sua totalidade no formato de um diário. Seu proprietário, um advogado – que por incrível que pareça não sabemos o seu nome – viúvo relata o início de uma epidemia que culminou na destruição do mundo como conhecemos, e tornando-o o lar de criaturas inumanas, ferozes e destemidas, sim, estou falando sobre zumbis em sua forma mais crua e violenta possível. Não há floreios, não há subterfúgios, os zumbis aqui têm como única motivação tritura-lo da forma mais sangrenta possível. Vamos acompanhar desde os primeiros passos desta doença virulenta e caótica pelo mundo sob a ótica de um único personagem. Ao longo do livro nos sentiremos como se estivéssemos ao lado de nosso protagonista, escrevendo com sua caneta sobre os temores por cada luz barulho que pudesse nos denunciar, relatando nossa ansiedade e nossa vigilância sobre cada porta que iriamos entrar. Um sentimento agridoce do mais puro horror. Visceral!

“Vou continuar fazendo anotações neste diário. Preciso escrever o que vejo e o que sinto. Preciso expor meus pensamentos sobre uma superfície em branco, se não quiser enlouquecer em dois meses. Este diário é meu interlocutor, o único em quem confio plenamente neste momento. Se tudo for para o vinagre de verdade, pelo menos ficará o registro de como vivi nesses dias terríveis. Que merda de consolo, meu chapa.”

Há tantos pontos positivos nesta narrativa que poderia ficar me alongando por parágrafos e mais parágrafos, mas talvez em nenhum deles conseguisse transmitir a ideia e o joguete de possibilidade – impossível – que este livro nos oferece. Isso sem mencionar o Lúculo. Não sabe quem ele é? Pois bem, Lúculo é o nome do gato de estimação do advogado. O último “presente” de sua esposa para ele, e além disso, o bichano é a última lembrança de um mundo que já não existe mais. Nosso protagonista se agarra a ele como se sua integridade, sanidade e vida dependesse disso. E para os amantes dos animais – como eu – é um conforto muito bem-vindo. Visceral!

“Não fosse pelos uivos ocasionais dessas coisas aí fora e um ou outro golpe que dão no portão, eu poderia pensar que é uma agradável tarde de domingo. Quase me dá vontade de preparar uma xícara de chocolate e assistir a um filme. Infelizmente, não é uma tarde de domingo e todos os meus vizinhos estão mortos lá fora e querendo acabar comigo. Além disso, faz duas semanas que não tenho leite em casa. Que caralho.”

SENTENÇA

O Princípio do Fim é o primeiro livro de uma trilogia que tornou-se rapidamente um dos melhores livros de terror que já li na vida. Uma narrativa diferente, empolgante e corajosa. Ficamos a cada virada de página na expectativa sobre o que o relato do dia seguinte de nosso protagonista nos trará. Um mundo em solidão, talvez o último homem na terra dedique sua caminhada a seu animal de estimação, talvez a sua sobrevivência, ou talvez, ainda, na esperança de encontrar outros humanos. Mas a obscuridade sobre o que este encontro poderia resultar ficará a cargo de sua disposição e sua vontade de navegar por este mundo sombrio e Visceral!

site: http://acervodoleitor.com.br/o-principio-do-fim-apocalipse-z-resenha/

Breno Vince 19/08/2014

Livro para aprender a gostar de Ler
Para mim, sem medo de ser feliz, Apocalipse Z é o melhor dos três livros de sua trilogia. Para os que, como eu, tem como favorito, ou entre eles, o suspense, este livro é altamente recomendado. Toda a trama é criada com bastante suspense, compatível com o que de fato se espera do tipo de situação proposta na história, de modo que, em pontos, pensamos "Putz, vai dar uma treta maligna" ao desenrolar... E acontece... Com um vocabulário acessível e trama que se desenvolve veloz e intrigante, apocalipse é super recomendado, ou melhor, é, dos três, o mais recomendado.

Agneli 03/07/2012

Um ótimo livro
Sempre fui entusiasta do gênero, e posso dizer que esse livro é muito bom, uma história bem contada, com bastante detalhes e uma boa dose de ação e suspense. Vale a pena comprar e ler. Eu recomendo !

Bruno 25/02/2012

Manel Loureiro - Apocalipse Z
O que você faria se, um belo dia, ao acordar, descobrisse que a humanidade está caindo aos pedaços?

Possivelmente uma das maiores revelações dessa década, Apocalipse Z: O princípio do fim superou todas as minhas expectativas e possivelmente as do próprio Manel Loureiro, que começou escrevendo despretensiosamente em um blog e terminou se tornando um best-seller espanhol, ganhando até mesmo o título de "Stephen King espanhol".

Contado em primeira pessoa por um advogado solitário, a história começa com postagens ocasionais em um blog. Intrigado com um acidente biológico em uma base abandonada na Rússia, o narrador atualiza seu site com todas as informações e boatos que rolam pela internet. As notícias correm por todo o mundo e no maior estilo Lovecraftiano, Loureiro consegue dar uma veracidade aos fatos como poucos.

Veja a resenha completa aqui: