O Princípio do Fim

O Princípio do Fim Manel Loureiro Doval

Resenhas - Apocalipse Z

Fabricio~Raito 31/12/2010

Quase "Based on true events"
Desde que me entendo por gente, tenho um amor platônico por zumbis (por mais estranho que possa parecer). Se me perguntassem um desejo estranho que eu gostaria de ver se realizar, seria experienciar uma epidemia zumbínica.
Pois bem, quando vejo algo relacionado à estes mortos-vivos, surge uma imensa curiosidade, e compro. Porém, existe muita coisa ruim no mercado (tanto na literatura quanto nos cinemas), e por isto, sempre passo pela peneira antes de adquirir e ler/ver. Encontrei Apocalipse Z ao acaso, não me recordo nem o site. Bastou ler a sinopse pra eu enlouquecer e comprar. Não me arrependo da compra, pelo contrário, gostei tanto que dei 4 estrelas na resenha. Não dei 5 por ter me deixado com um sentimento insaciável de ler uma continuação (a qual não existe).
Manel Loureiro possui uma escrita peculiar. Cheio de floreios como "Mas que, diabos, está acontecendo?" e "Um acontecimento dantesco", a leitura não se deixa cansar, apesar de em certos momentos a história conter devaneios desnecessários. A narrativa do personagem principal é realística, como os bons e velhos filmes de George A. Romero. Nada de personagens que nunca usaram uma arma já saberem atirar, ou ter acontecido em uma cidade que ninguém nunca ouviu falar ou não existe no mapa. Manel engloba todo o planeta, e descreve os acontecimentos, dia a dia, desde a primeira infecção até a tomada total do nosso mundo pelos zumbis.
Tal narrativa, verossímil e congruente, desperta o interesse. É impossível não pensar na possibilidade de realmente acontecer este ataque no mundo real, o que deixa a leitura ainda mais fascinante. Com alguns fatos desnecessários, outros que nos surpreendem, e claro, um pouco de clichê (que julgo ser necessário, quando bem dosado) Apocalipse Z é indispensável para aqueles que, assim como eu, compartilham de um fascínio pelos mortos errantes. Viva os zumbis!
Fabricio~Raito 02/01/2011minha estante
Yes, devido ao sucesso, o autor lancará a continuação *-*

Araggorn 17/02/2011minha estante
Isso é bom!
Gostei do livro. Apesar do clichê a forma de escrita dele faz nos perceber que algo assim poderia acontecer...

Elentary 27/02/2011minha estante
Nossa, hahahahahaha, eu e minha namorada também ficamos divagando horas e horas, do que faríamos se o mundo acabasse em Zumbi!!! Achei que só eu e ela fossemos malucas. Bom ver que tem mais gente assim.
Vi esse livro na livraria, e vim correndo aqui pesquisar ver se era bom, vou confiar em você.

Yure 10/03/2011minha estante
Skoob - Livro/Autor

Autor - http://www.skoob.com.br/autor/3875
Skoob da continuação - http://www.skoob.com.br/livro/159292

Kelli ( kell_msa) 15/08/2011minha estante
Concordo totalmente.

Principalmente na parte, que você menciona que existe muita,muita coisa ruim no mercado.

O livro do Loureiro, foi um dos melhores já lançado, falando de modo totalmente interessante um apocalipse global. Não inventando cidade ficticias e si verdadeiras.

Roni 24/07/2012minha estante
Já existe o terceiro volume :
Apocalipse Z - A Ira dos Justos.

João Pedro 02/12/2012minha estante
Melhor resenha que eu li cara! Concordo totalmente com você!

Levkova 03/08/2013minha estante
Cara, na boa, concordo totalmente contigo. Eu lembro do dia em que comprei ele, eu comprei o do Callari no mesmo dia, pensei "Vou ler o do Loureiro primeiro" e me arrependi de tê-lo feito porque o do Callari é cheio de clichês e blá blá blá, eu encontrei a continuação de Apocalipse Z na livraria no mesmo dia em que comprei-o, e até hoje me martirizo por não ter trocado pelo do Callari. Erros à parte, eu me apaixonei completamente pela maneira do Loureiro escrever, tipo "Antes do mundo ir ao caralho", "Que, diabos, está acontecendo"... E simplesmente estou louca para ler a continuação dele, juro que na primeira oportunidade irei tirar dinheiro até das outras dimensões universais para tê-lo em minha cabeceira. Adorei sua crítica, assim como você sou completamente apaixonada por zumbis, e já que estamos falando deles: VIVA OS ZUMBIS!

Luzmitty 12/02/2022

Para um fã desse gênero, essa trilogia é um belo banquete
Perfeito! Agradeço sempre esse livro por me salvar de muitos outros desse gênero que são uma completa porcaria. Esse livro é perfeito! Me deixou sem ar em certos momentos devido a tensão que o autor coloca. Só fui perceber que ele não revelou o nome do personagem depois que comecei o segundo livro de tão absorta que estava.
Renan583 02/03/2022minha estante
você tem os 3 livros?? onde conseguiu?

Luzmitty 02/03/2022minha estante
Eu baixei pelo lelivros

Monica Grezzi 02/07/2021

Adorei a ideia do livro ser um diário... a história se funde um pouco com o que passamos esses 2 anos de pandemia, com um desfecho diferente. Ou não... não sabemos né...
Alicia147 06/07/2021minha estante
Gostoso de ler né? leu rapidinho!! :D

Monica Grezzi 06/07/2021minha estante
Gostei siimm... agora posso dizer q alem de todos os filmes e séries de zumbis eu li também ... hahaaha
A história é gostosa de ler, tem momentos angustiantes e também momentos que ri bastante..hahaha
Agora é a vez do leco

Caroline 11/05/2012

Essa trilogia é daqueles livros que mudaram meu modo de ver o mundo e a vida.
Se você lê entrando bem na história, se imaginando naquelas situações, agradece muito por sua vida e pelo mundo do jeito que é hoje, mesmo não sendo perfeito.

É incrível a tensão e a sensação de medo. Esse é um livro digno de ser intitulado "terror".
Não é como o medo dos filmes de terror trash de hoje em dia. É medo mesmo. Mesmo pra quem tem "medo de ter medo", vale muito a pena pela história. E aí você acaba querendo ler os outros dois livros...
Lucasslima 13/05/2012minha estante

Cara, esse livro é maravilhoso, mas eu tenho medo que o próximo não supere o primeiro. Quando você ler o resto da trilogia por favor comente

Caroline 13/05/2012minha estante
Lucasslima eu ja li os outros :D é que eu não quis comentar um por um... Assim não acho que supere mas vale super a pena ler o segundo paa ler o terceiro, que é ótimo ;)

Paco 28/12/2011

Será que sou só eu
Quando comprei esse livro, estava querendo comprar algum livro de terror e fui pesquisar na internet alguma coisa do tipo, me deparei com esse fenomeno da internet, onde todos os amantes de zumbi falavam bem pra caramba dessa série. Na mesma hora sem perder tempo comprei na esperença como amante de um bom terror ter uma experência deliciosa, mas não foi muito bem o que aconteceu.
O livro não é ruim, mas também não é ótimo como todos falam (sem querer ofender ninguem). Livro bom, mas sem muito o extase que estava esperando, não tive toda aquela angustia que falam em pensar o quanto o cara sofre pelas mudanças no mundo em que vive.
Com toda certeza lerei os outros dois volumes, mas na obrigação de terminar uma trilogia.
Silvia 24/03/2013minha estante
Eu amei este livro, para mim foi um dos melhores livros sobre mortos vivos.

Silvia 24/03/2013minha estante
Eu amei este livro, para mim foi um dos melhores livros sobre mortos vivos. Pode ler os outros dois volumes, acho que vc vai gostar mais, tem mais ação.

Wesley 25/11/2014

Totalmente surpreendente
Não vou mentir, logo que comecei a ler esse livro, achei que seria uma porcaria.
Motivos: é um diário que relata os acontecimentos... pensei comigo, como vai ter ação, que é um dos diferenciais em livros de zumbis, se é uma narrativa posterior ao acontecimento?
Retiro o que pensei, pois mesmo sendo um diário, o autor consegue nos dar tanta ação que não dá nem para acreditar.
Mas não é um livro de ação, é um livro sobre um drama pessoal, você chega até a sentir a raiva e junto com o narrador.
Outro diferencial: um livro de zumbis que não acontece nos Estados Unidos, já pode ir pra minha lista de leituras, normalmente, zumbis são americanos, mas o autor mostrou que é mesmo espanhol, e colocou os eventos em seu país.
Quer ler um livro bom de zumbis? Então leia Apocalipse Z.
Eu já estou lendo o segundo da trilogia.

Já leu Apocalipse Z, e quer ler um livro bom de zumbis, que ainda passe no território brasileiro?
Procure por: Sobreviventes do Apocalipse. Garanto que não irão se arrepender.

Leia essa e outras resenhas no blog:

site: www.mundodasresenhas.com.br
Madalena oliveira 20/07/2016minha estante
Acredito que a maior parte dos livros sobre zumbis se passe no território americano pois, além de uma boa parcela dos escritores também serem de lá, existe uma forte cultura de armas naquele país, coisa imprescindível para a sobrevivência frente aos mortos-vivos.

sagonTHX 17/04/2011

ATERRORIZANTE
Dei 5 estrelas por que é a nota máxima permitida pelo Skoob. Se tivesse mais estrelas, daria todas ELAS, sem melindre algum. O livro merece todos os elogios de crítica.

Fazendo um trocadilho, devorei o livro de começo ao fim. E, para minha tristeza, quando cheguei a última página, fiquei com aquela fome voraz de "quero mais" que ainda continua doendo, roncando, insaciável. Espero que Manel Doval faça uma continuação do livro, ou lance algum outro trabalho, logo. Ele escreve muito bem e sua narrativa é 10.

Adorei a capa, a sinópse, a narrativa, os personagens, os não-mortos e o terror exalado das entranhas de cada pagina foleada com ansiosa espectativa aterrorizante. Cada linha verte terror e tensão crescente.

Aliásm terror é o que não falta neste livro. Terror nota 10. É o melhor que li este ano. Para os que curtem Walking Dead, filmes de Zumbis de George Romero, ou que apenas estão a cata de um bom livro de terror para ler, então está convidado a ler Apocalipse Z.

Como aqui eu não tô pra agradar nenhuma editora, pois este eu comprei. Digo sem medo de cometer alguma injustiça ou de fazer você perder seu dinheiro, valeu cada centavo que investi nele, além de cada minuto que gastei lendo.

RECOMENDADIIIIISIMO!!!!!

Taty 19/03/2013minha estante
Adoro essa série!!!

Andrea 31/12/2012

Zumbis são os meus favoritos. Gosto deles tanto no cinema quanto na literatura. Ainda não li um livro realmente ruim de zumbis. Alguns realmente não são maravilhosos, mas quando se tem morto-vivos, é difícil ser horrível. (Já os filmes, pff, tem uns que nem dá pra assistir.)

Mas então, me interessei por Apocalipse Z assim que o conheci, mas só há pouco tempo consegui tê-lo. E não demorei muito pra começar a lê-lo. Achei o personagem principal (impressão minha ou não sabemos o nome dele?) meio ingênuo no começo. Notícias de coisas estranhas pipocam nos meios de comunicação, só vão ficando mais estranhas, tudo levando à zumbis e mesmo assim ele nunca desconfia de nada?. Vou te dizer que isso me irritou no início, mas consegui relevar e aceitar que fazia sentido.

Outra coisa que não aprovei, foi a questão do diário. A ideia é boa, só que o autor quis contar a história com detalhes, como se ela fosse as anotações do personagem, mas algumas vezes, não dá certo. Tem uma cena que ele conta que estava indo pra um lugar, daí fez uma curva suave e virou o volante lentamente (ou algo parecido). Quero dizer, se você tá escrevendo um diário, você vai lembrar desse tipo de detalhe?! Acho que o autor poderia ter usado um narrador e mantido a questão das anotações. Fora que é meio chato tentar acompanhar as datas de cada uma delas. Me perdi algumas vezes.

Maaaaaaaaaas, a história é tão incrível, tão cheia de ação e suspense, que até a tradução/revisão ruim eu consegui relevar. (E olha que tem muito erros bobinhos.) Tem cenas intensas, de tirar o fôlego, de dar medinho, de xingar o autor e pensar, não acredito que você fez isso com ele! Acho que a parte do hospital foi a mais claustrofóbica de todo o livro. Se bem que tem a do mini-depósito também... E a do carro-forte. Olha, são muitas cenas ótimas.

Ainda no começo, quando eu achei que fosse ficar tudo na mesma, a história mudou o rumo. Sabe quando você tem a impressão que tá lendo outra história, mas é a mesma? Senti aqui. Como se fossem partes de um todo, mas partes diferentes.

O final te deixa muito com vontade de ler a continuação. Fiquei tão ansiosa que fui na livraria pessoalmente comprá-lo, mas não achei. E estou até agora sem saber como continua. OK, já me spoileei e sei algumas coisas, mas quero ler logo. Deveria ter comprado todos de uma vez.
Ricardo Santos 07/03/2013minha estante
O meu exemplar está aqui na estante esperando sua vez.

Mateus 11/07/2011

Desde que me entendo por gente, sempre tive uma grande fascinação por zumbis. Não sei quando esse meu gosto mórbido começou, mas lembro que desde criança adorava assistir filmes do assunto e me imaginava num mundo apocalíptico. Talvez seja exatamente esse o ponto principal dos livros de zumbis: a capacidade de nos transportar para um mundo totalmente decadente, onde os não-mortos reinam e você pode morrer a cada instante. Pode não ser algo tão animador, mas é tão fascinante que não consigo desgostar. É então que surge Apocalipse Z, um livro para aumentar ainda mais meu gosto por esses seres sinistros.

O protagonista (que durante todo o desenrolar do livro não menciona seu nome), começa narrando em seu blog estranhos acontecimentos que ocorreram em um país distante do Cáucaso. A princípio, são relatos esparsos e ingênuos, de algo totalmente distante da vida do personagem. Mas a medida que os dias passam, os acontecimentos se tornam mais sérios: as fronteiras dos países são fechadas, os hospitais ficam lotados, milhares de pessoas começam a desaparecer e doentes adquirem comportamento agressivo. A verdade então aparece: os zumbis estão dominando o mundo.

O melhor de Apocalipse Z é que tudo parece ser real. Nada é totalmente absurdo como vários filmes de zumbis que vemos por aí. Ninguém que nunca pegou numa arma sai por aí atirando com perfeição para todo lado, e uma simples pessoa não sai sozinha por uma rua infestada de zumbis bancando o herói. Cada página é pontuada de atos totalmente possíveis, e a realidade é tão intensa que chega a deixar qualquer um assustado. Será que Apocalipse Z um dia poderá se tornar real? Era exatamente o que eu me perguntava durante todo o livro.

Em meio a muita ação e suspense, e digo muita ação mesmo, Apocalipse Z garante ser um livro que irá prender qualquer leitor voraz durante muito tempo. No meio de um completo inferno (aliás, inferno é a palavra mais usada durante o livro) apenas os mais aptos, os mais fortes e os mais sortudos podem sobreviver. Mas manter a consciência sã é o principal num período desses. E ao lado do gato Lúculo, o protagonista do livro tentará sobreviver no meio de milhares de zumbis.

Manel Loureiro se mostra um dos melhores autores do assunto, por meio de uma linguagem às vezes descontraída, irônica, mas também assustada e desesperada. Só não marquei Apocalipse Z como favorito porque estava esperando algo mais do final. Não que eu não tenha gostado, mas ficou um pouco vago. Porém a continuação do livro já está lançada, e não espero a hora de ler. Que venham mais zumbis!
Milena Karla - Mika 15/06/2012minha estante
Nossa, hahaha, eu sempre me senti péssima por gostar de filmes com zumbis! Finalmente alguém que me entenda! Também não sei quando isso começou, mas sempre fiquei intrigada com isso.

Maurinho 05/08/2011

Um livro sensacional
Nos dias atuais, sofremos uma invasão de livros de ficção envolvendo vampiros. Depois foi a vez dos anjos,...e agora são os zumbis que buscam "o seu lugar ao sol". Entretanto, tentando separar o joio do trigo, isto é, obras realmente originais, daquelas que são caça-níqueis, acabei "descobrindo" este livro de um autor espanhol, e fiquei realmente empolgado com a leitura.
O tema é clássico, ou seja, um apocalipse, com o mundo sendo tomado pelos mortos-vivos. O interessante é a forma que o autor escolheu para narrar a história. ELe começa com um blog, com postagens de um autor de quem nunca ficamos sabendo o nome. Narrando o seu cotidiano, acompanhamos a evolução de uma misteriosa doença, e testemunhamos a perplexidade, o medo, a falta de informações, todos os sentimentos que acometem o protagonista. Depois de um terço do livro, este se transforma em um diário, narrando as aventuras do herói em um mundo que está se desintegrando.
O ponto é que o Manel Loureiro escreveu um livro extremamente realista, e não foram poucas as vezes que senti na pele toda angústia do protagonista, em cenas de arrepiar os cabelos. ELe não é um super-homem, nem tem poderes especiais, muito antes pelo contrário. É um ser-humano como qualquer um de nós. E é justamente pelas suas falhas e inseguranças que acontece a identificação com o leitor. Várias vezes me peguei pensando que faria exatamente a mesma coisa, naquela situação. Recomendadíssimo para os que gostam de livros de terror e suspense.
Silvia 17/10/2012minha estante
Perfeito, sem palavras para este livro.

Bruna Fernández 14/07/2011

Resenha feita para www.LivrosEmSerie.com.br
Nunca li nada sobre zumbis, nem assisti à filmes ou seriados sobre o assunto também. Creio que meu maior contato com mortos-vivos na cultura pop foi no videoclipe de "Thriller" do Michael Jackson. (: A únicas coisa que eu sabia antes de começar a ler esse livro é que o único jeito de se matar um zumbi é atirando em seus miolos, nada mais funciona.

Confesso que estava um pouco apreensiva antes de iniciar a leitura, pois não tinha ideia do que ia ser apresentado na narrativa, mas a capa do livro e a seguinte frase "O que você faria se, um belo dia, ao acordar, descobrisse que a humanidade está caindo aos pedaços?" na 4ª capa, me chamaram muito a atenção. A diagramação foi toda feita em formato de diário - tanto virtual (blog), como físico (diário mesmo) - e não temos a habitual separação por capítulos, mas sim por dia e hora, o que cai muito bem no formato da narrativa e ajuda o leitor a seguir a linha temporal do enredo. Seguindo a ideia de ser diário/blog, a escrita é muito pessoal, como um sincero relato, com o ponto de vista do personagem principal. Somos guiados somente por suas observações do mundo, que, ainda bem, são bem amplas e inteligentes.

As poucas coisas que descobrimos sobre o narrador/personagem principal é que ele é viúvo, mora sozinho com seu gato Lúculo em uma cidade espanhola chamada Pontevedra - a cidade natal do próprio autor - e que ele trabalha como advogado. Após perder a sua mulher, um psicólogo indica que ele comece a escrever sobre o que sente, não somente em relação a sua esposa, mas no geral, como um tipo de "válvula de escape". Ele então começa a regidir um blog e nele relata frivolidades do seu dia a dia e, também, começa a relatar estranhos acontecimentos na área do Cáucaso - uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental - sempre acompanhando o caso pela TV e pelo rádio e, aos poucos, vai dando a sua opinião sobre o assunto. O emprego dos nomes de canais que realmente existem e fatos político-militares reais entre os países envolvidos trazem uma carga mais realista ainda pra o enredo, levando-nos a crer que realmente estamos lendo um blog real e que o mundo está realmente passando por tudo aquilo. Há momentos em que essa realidade chega a causar um sentimento de desespero real no leitor.

Pouco a pouco a situação vai se tornando cada vez mais alarmante, países declarando lei marcial - o sistema de leis que tem efeito quando uma autoridade militar toma o controle da administração do Estado - , estado de sítio e/ou exceção - grave ameaça à ordem constitucional democrática ou calamidade pública -, ou seja, aos poucos o mundo inteiro está imerso no mais completo caos. Ilhado em sua prória casa com seu fiel gato, racionando energia elétrica e comida, o personagem principal se encontra sozinho em sua rua - que foi completamente abandonada pois as pessoas seguiram para os "pontos seguros", seguindo a ordem das autoridades. Apenas com a companhia de um vizinho, ele narra com terror sua visão dos seres "não mortos" - como os zumbis são chamados com recorrência na obra - infestando a sua rua, cercando a sua casa. Com o passar do tempo ele percebe que precisa sair de casa e procurar refúgio com outros humanos se quiser sobreviver. Acompanhamos então o trajeto aventureiro e perigoso da personagem, em sua interminável busca pela paz.

O livro é cheio de ação, reviravoltas, angústia e terror. Alguns trechos chegam a ser aterrorizantes, com descrições detalhadas dos "não mortos" e seus 'machucados' - tripas à mostra, mutilações, sangue por toda a parte - acompanhadas das descrições dos cheiros pútridos e fétidos que chegam a nausear o leitor só de imaginar os cenários descritos. Todos esses elementos ajudam muito na hora de situar o leitor e nos leva a imaginar a magnitude do caos em que se encontra o personagem. Uma das partes mais longas do livro, o clímax do enredo, se passa dentro de um hospital abandonado, e a incrível escrita do autor me passou um enorme sentimento de desamparo e desespero sem fim - com certeza é uma das minhas partes preferidas de todo o livro. A narrativa mantem um mesmo ritmo do começo ao fim, sem grandes oscilações. Um fato muito curioso é que em nenhum momento no livro é mencionada a palavra "zumbi", o autor prefere usar os termos "não-mortos", "essas coisas" ou ainda "não humanos".

Outro ponto que me agradou muito foi o desfecho. Ao longo da leitura não conseguia imaginar um final digno para a história toda e estava com muito medo de tudo acabar de uma forma ruim ou mal explicada, pois seria um despropósito com a ideia e a qualidade do enredo. Porém o autor deu um final digno para o romance com um enorme gancho para uma continuação que já foi lançada na Espanha e tem o título de "Los Días Oscuros" (Os dias obscuros/sombrios, em tradução livre).

Lita 29/06/2011

Viciante...
Eu entrei na livraria para olhar livros até que a capa me chamou atenção, quando vi no verso escrito “Manel Loureiro é o Stephen King espanhol” parei olhando e pensei “preciso ler esse livro agora!”. Não pensei duas vezes comprei e não me arrependi.

Diferente de muitos filmes, livros sobres zumbis esse ele mostra onde e como surgiu todo o ponto principal do livro, os zumbis, o cenário é igual ao que convivemos (temos a sensação que aquilo vai e pode ocorrer de verdade), os personagens agem como qualquer pessoa agiria em situações estremas. O protagonista não é mais um protagonista de jogos (“pau para toda obra”), ele é uma pessoa como outra qualquer que tem seus medos, receios, devaneios e seu gato Lúculo. O livro não tem os clichês clássicos do estilo. A única coisa “ruim” é aquele livro que você “engole” e quando termina fica procurando desesperadamente a continuação.

Bruno 25/02/2012

Manel Loureiro - Apocalipse Z

Possivelmente uma das maiores revelações dessa década, Apocalipse Z: O princípio do fim superou todas as minhas expectativas e possivelmente as do próprio Manel Loureiro, que começou escrevendo despretensiosamente em um blog e terminou se tornando um best-seller espanhol, ganhando até mesmo o título de "Stephen King espanhol".

Contado em primeira pessoa por um advogado solitário, a história começa com postagens ocasionais em um blog. Intrigado com um acidente biológico em uma base abandonada na Rússia, o narrador atualiza seu site com todas as informações e boatos que rolam pela internet. As notícias correm por todo o mundo e no maior estilo Lovecraftiano, Loureiro consegue dar uma veracidade aos fatos como poucos.

Veja a resenha completa aqui:

fdelrio 10/07/2011

É o fim mesmo!!
O livro tem um enredo muito bom, em uma história conhecida de fim de mundo, mas com um personagem diferente do que estamos acostumados a ver, esses foram os pontos positivos, uma pena que os pontos negativos sejam maiores, o livro quase não tem diálogos, o que deixa por vezes o livro maçante e arrastado, chega a ser repetitivo e você não vê a hora de terminar logo, outro ponto negativo é o palavriado chulo que é usado em demasia, muitos e muitos palavões que são usados de maneira constante e por muitas vezes eles não fazem sentido na trama, parace que o autor não tinha nada pra acrescentar na história e aí preencheu com palavrões. Ainda assim vou ler a continuação, pois comprei os dois numa promoção. Recomendo apenas para aqueles que acharam os meus pontos negativos, positivos!