O Princípio do Fim

O Princípio do Fim Manel Loureiro Doval

Resenhas - Apocalipse Z

Agneli 03/07/2012

Um ótimo livro
Sempre fui entusiasta do gênero, e posso dizer que esse livro é muito bom, uma história bem contada, com bastante detalhes e uma boa dose de ação e suspense. Vale a pena comprar e ler. Eu recomendo !

Lita 29/06/2011

Viciante...
Eu entrei na livraria para olhar livros até que a capa me chamou atenção, quando vi no verso escrito “Manel Loureiro é o Stephen King espanhol” parei olhando e pensei “preciso ler esse livro agora!”. Não pensei duas vezes comprei e não me arrependi.

Diferente de muitos filmes, livros sobres zumbis esse ele mostra onde e como surgiu todo o ponto principal do livro, os zumbis, o cenário é igual ao que convivemos (temos a sensação que aquilo vai e pode ocorrer de verdade), os personagens agem como qualquer pessoa agiria em situações estremas. O protagonista não é mais um protagonista de jogos (“pau para toda obra”), ele é uma pessoa como outra qualquer que tem seus medos, receios, devaneios e seu gato Lúculo. O livro não tem os clichês clássicos do estilo. A única coisa “ruim” é aquele livro que você “engole” e quando termina fica procurando desesperadamente a continuação.

Bia 07/01/2013

Resenha livro Apocalipse Z - O principio do fim
Gostei bastante do livro. Ele retrata bem como uma sociedade inteira pode vir a abaixo por falta de uma boa comunicação e organização. Mostra bem os primeiros dias em que as coisas começam a ficar erradas e a atitude do governo de tentar encobertar a verdade, o que se mostrou ineficaz.
Esse livro me faz pensar: cara, como pode países inteiros, cheio de gente treinada, equipamentos, armas, comida, provisões medicas sucumbir tão rápido, não é possível!
Soa como uma critica politica em si.
Também nos faz ver que mesmo no meio de um apocalipse, as necessidade básicas e demais problemas ainda existem: emoções, ambições, guerra pelo poder, necessidades como o sexo, doenças, etc. Sobretudo: o instinto de sobrevivência e a esperança, mesmo num mundo com poucas perspectivas de boa qualidade de vida.
Para mim, apocalipse Z mostra o que aconteceria com a humanidade se qualquer tipo de anomalia acontecesse, não necessariamento um apocalipse zumbi. Não estamos preparados!
Será que valeria a pena viver nesse mundo?
Sobre o autor: Achei bem escrito, gostei da construção da historia e dos personagens. Saber também que foi um livro escrito inicialmente em um blog por um espanhol, e que começou a fazer sucesso, a ponto de virar 3 livros de sucesso ao redor do mundo, é um fato bem legal para aqueles que tem o sonho de virar um grande escritor.

Raul 17/11/2012

5 Estrelas
Ótima leitura, aquela que te prende do começo ao fim e brinca com a nossa imaginação com riqueza de detalhes. Um prato cheio para quem gosta do gênero.
Recomendadíssimo!
Mal posso esperar para ler a sequência.

fdelrio 10/07/2011

É o fim mesmo!!
O livro tem um enredo muito bom, em uma história conhecida de fim de mundo, mas com um personagem diferente do que estamos acostumados a ver, esses foram os pontos positivos, uma pena que os pontos negativos sejam maiores, o livro quase não tem diálogos, o que deixa por vezes o livro maçante e arrastado, chega a ser repetitivo e você não vê a hora de terminar logo, outro ponto negativo é o palavriado chulo que é usado em demasia, muitos e muitos palavões que são usados de maneira constante e por muitas vezes eles não fazem sentido na trama, parace que o autor não tinha nada pra acrescentar na história e aí preencheu com palavrões. Ainda assim vou ler a continuação, pois comprei os dois numa promoção. Recomendo apenas para aqueles que acharam os meus pontos negativos, positivos!

adijobs 19/06/2014

Survival Horror de tirar fôlego
Eu não era muito interessado por essa onda zumbi que tem impregnado as sua vertentes na cultura pop nas últimas décadas. Ultimamente, porém, acompanho a série de tevê The Walking Dead - originária da HQ homônima e que iniciou, esta semana, a segunda parte da sua 3ª temporada (que é exibida no Brasil pelo canal FOX). Li também o livro Apocalipse Zumbi, escrito por Alexandre Callari, o primeiro desse gênero na literatura brasileira .

Antes do livro do Callari, contudo, eu já tinha sido fisgado, por pura curiosidade, pela boa surpresa que foi a leitura de Apocalipse Z - O Princípio do Fim, escrita pelo espanhol Manel Loureiro, em 2007. Acompanhei o desafortunado advogado, não nomeado pelo autor, que é o protagonista sobrevivente dessa aventura bizarra e escatológica que acontece em meio a um caos apocalíptico infestado de não mortos. A narrativa, em terceira pessoa, credita um tom de realismo aos acontecimentos que começam com notas pessoais postadas em um blog e terminam com apontamentos num diário - sobre rotina do advogado e de um incidente radioativo no Cáucaso que rapidamente toma conta dos noticiários e gera desinformação, como uma tentativa do governo de encobrir um acontecimento mais grave. O registro em estilo ágil, mantém o mistério, inicialmente, e a adrenalina aos picos do início ao fim, com os acontecimentos descritos totalmente através da perspectiva do personagem. No meio da aventura, outros sobreviventes nos são apresentados, alguns deles capazes de fazer qualquer coisa para sobreviver.

Manel Loureiro é jornalista e começou a postar o texto em um blog na internet, que, após receber um número cada vez maior de acessos, virou um fenômeno no país. O sucesso foi tão grande que acabou originando o livro, que rapidamente se tornou um best-seller e gerou duas continuações. Em Apocalipse Z - Os Dias Escuros, o autor dá continuidade à jornada dos heróis que sobreviveram aos angustiantes acontecimentos da narrativa anterior. Dessa vez, procuram um refúgio para recomeçar as suas vidas. Contudo, ao chegar no lugar que julgam ser um dos últimos pontos de resistência e refugo, percebem que os sobreviventes estão à beira de uma guerra civil e que a segurança almejada é mais tênue do que parece. Como se esse conflito emergente não bastasse, a ameaça zumbi que parecia distante está mais próxima do que nunca.

No terceiro e último livro da série, Apocalipse Z - A Ira dos Justos, nossos amigos precisam enfrentar o maior de todos os inimigos: a própria infecção. Em mais uma narrativa envolvente e cheia de reviravoltas, o autor costura uma empolgante trama que compensa o anticlímax da história anterior ao criar um vilão paradoxalmente carismático e cruel, que será o cerne de uma disputa de poder que acarretará no desfecho tenso e apoteótico da trilogia.

A saga escrita por Manel Loureiro é de linguagem simples, de leitura fácil e envolvente, que merece menção entre as inúmeras obras do gênero que tem povoado a literatura, o cinema e a tevê.

Os livros foram publicados pela editora Planeta e possuem 365, 320 e 400 páginas, respectivamente.

Gnomot13 14/12/2015

Bom até certo ponto...
Realmente o autor sabe gerar um imã de tensão e personagens interessantes, msm que sejam poucos, mas ele não consegue manter o nível por um livro maior que 200 páginas.

Rodrigo Lessa 18/07/2013

Caralho!
O livro Apocalipse Z foi escrito por Manel Loureiro Doval (o qual quero ler mais um livro dele para tirar minhas conclusões sobre sua narrativa) e possui subcapítulos em seus capítulos, o que eu achei ótimo. Todos os subcapítulos eram divididos em dias que o personagem - eu não sei o nome dele. Gente? Não há citação do nome do protagonista no livro?; Se tiver eu não lembro - escrevia seus relatos sobre os acontecimentos diários em geral.

No início da minha leitura eu estava muito entusiasmado e fascinado com o livro e isso foi só aumentando a cada passada de página. Confesso que em um ou outro subcapítulo eu fiquei entediado, mas passou rápido, afinal eram um subcapítulo. Outro ponto que quero focar - que percebi que fiz o mesmo aqui nessa resenha - é que o autor usou repetitivamente duas palavras em especial: ''subitamente''; ''caralho''. Ao meu ver ''subitamente'' me deixou um pouco cansado da leitura, mas ''caralho'' só me divertia ainda mais. Foi isso o que eu mais gostei, um personagem que me cativasse com uma característica própria. Era hilário o senso de humor do personagem numa situação dessa. Outra descontração também era o gato Lúculo, que era como uma parte da vida do personagem, que perdeu a mulher em um acidente e seu gato foi o único que o reanimou para viver. Ri muito com esses dois, a narrativa do personagem ajudava muito, pois como o gato era todo sapeca e o personagem bem irônico/humorado em suas falas, fazia com que ele fizesse comentários hilários sobre o gato e tudo o que estava acontecendo.

Apocalipse Z foi o primeiro livro que li que possuía uma subdivisão dentro de cada capítulo. Gostei bastante disso, pois eu leio meus livros com mais frequência no ônibus e no metrô - me sinto tão concentrado com o balançar leve - e por isso eu tinha tempo suficiente para terminar de ler um subcapítulo e depois começar outro (na escola) sem me perder, sem parar no meio de um capítulo inacabado.

A capa também me agradou bastante e sempre quando eu fechava o livro, olhava para ela e fazia essa mão de zumbi.

Falei tão bem do livro, e agora vocês devem estar se perguntando o por quê de eu ter dado 4 estrelas para ele e não 5? ''Muito bom'', pois eu adorei o personagem, sem dúvida um dos melhores que já vi, sua característica foi marcante para mim e eu até cheguei à conclusão de que se eu estivesse numa situação apocalíptica dessas, eu faria tudo o que ele fez, seria do mesmo jeito. Por outro lado, eu não gostei muito do final do livro, esperava mais, esperava ver esse Apocalipse... Eu realmente não consegui ver... O foco era intenso nas outras situações, mesmo eu tendo gostado de o grupo de homens ter ido para Vigo.

Luciana 02/06/2015

"Quando o inferno estiver cheio, os mortos andarão sobre a terra." - Dawn Of The Dead, 1978
E se um dia você acordasse em um pesadelo? Sem saber ao certo o que acontece com a humanidade, recebendo notícias a conta gotas...
A princípio o que informam é que um vírus letal esta infectando dezenas de milhares de pessoas deixando-as "doentes".
Os infectados apresentam como sintomas raiva extrema, desorientação, são extremamente agressivos e não parecem se lembrar de ninguém conhecido.

A cada dia coisas estranhas começam acontecer, cidades inteiras infectadas, países caindo, o que resta da população começa a ser levada a áreas seguras,
cidades são saqueadas.
Os militares alertam, caso encontre com uma dessas "coisas", conhecidos ou não, você não deve se aproximar em nenhuma circunstância. E caso algum
acidente aconteça deve-se atirar diretamente na cabeça dessas pessoas agora chamadas de coisas.
Nota-se que informações estão sendo escondidas e que o mundo já não é o mesmo, as portas do inferno foram abertas. Não, não é um pesadelo.. Você esta
no inferno cercado de não mortos que querem desesperadamente carne fresca, a sua carne.

O Livro conta a história de um advogado, cujo o nome até agora é um mistério. Ele vive na cidade de Pontevedra em uma casa de muros altos, com placas
de energia solar e provisões para alguns dias.
De sua casa ele vê o mundo cair apenas na companhia de Lúculo, seu fiel gato. A medida que o tempo vai passando ele se vê sozinho e cercado de não
mortos; a única companhia exceto Lúculo é seu vizinho com um plano maluco de fuga.
Plano que o advogado tenta tirar de sua cabeça, mas conforme os dias vão passando e coisas acontecendo, ele percebe que o único jeito de sobreviver é sair
de casa. E após isso, lutar pela sobrevivência.

O livro são suas experiências, seu dia a dia no mundo apocalíptico, ele escreve para não enlouquecer e para deixar algo registrado para a posterioridade caso
algo aconteça com ele, os tempos de apocalipse que viveu.
O livro não contem narrativa, você acompanha os acontecimentos lendo o blog e depois o diário que o protagonista vai escrevendo ao longo da história, isso
torna o livro diferente e gostoso de ler.
Ele retrata os acontecimentos com detalhes capaz de nos causar asco, nos deixar apreensivos e viver momentos de tensão.
O autor foi por uma linha altamente real ao criar esse livro, tanto que é capaz de nos fazer questionar se um apocalipse seria possível rs. Sendo uma trilogia
ele consegue nos deixar ansiosos pelos próximos livros.
Apocalipse Z - Dias Escuros
Apocalipse Z - A Ira dos Justos
(Todos já lançados pela editora Planeta)

"Não há mais nada além de devastação, desordem e dúzias de seres cambaleantes e cobertos de sangue que passeiam sem rumo fixo."

"O homem é um ser muito, muito frágil."

site: https://www.youtube.com/watch?v=N9wF138oIKw

Raphael 26/09/2013

I believe in Zombies!
Primeiro eu comecei a assistir The Walking Dead e gostei bastante da série. Então fiquei interessado em Zumbis e fui pesquisar livros sobre, quando encontrei Apocalipse Z, um livro escrito por um espanhol, onde a história se passa na Espanha e com muitas críticas positivas. Resolvi arriscar, comprei logo os 3 livros da saga de uma vez e só posso dizer uma coisa depois das mais de mil páginas: "Foi o melhor investimento que fiz em livros nos últimos tempos". A seguir vou falar só deste livro.
A história começa estranha. A narrativa é feita em primeira pessoa através dos textos que o protagonista publica em seu blog na internet, o que é novo pra mim. Ele começa a relatar eventos estranhos que acontecem em um pequeno país do Oriente Médio e que vão tomando proporções cada vez maiores e, por consequência, maior destaque nas publicações do protagonista.
Vou te falar que as primeiras páginas não são tão empolgantes porque o protagonista (não falo o nome dele porque isso você só descobre no terceiro livro) passa o tempo todo no conforto do lar relatando em seu blog o que ele acompanha pela TV e internet. Mas depois, quando o caos realmente se instaura, sai de baixo. A estória adquire um ritmo frenético e você fica na mão do autor. Ele realmente faz você acreditar que um apocalipse zumbi é possível. Embora eu tenha sentido algumas incoerências com relação à ocorrência dos fatos, às publicações no blog e a data das mesmas, isso de forma alguma afeta o desenvolvimento da trama. Acho que foi por isso que o autor mudou o estilo de escrita nos outros livros o que foi uma boa estratégia no final das contas.
Sem dúvidas é um livro obrigatório para quem gosta de ação e especialmente zumbis!

Walber 15/10/2014

O autor Manel Loureiro conseguiu me surpreender com a incrível obra Apocalipse Z: O Princípio do Fim. Confesso que quando fui começar a ler o livro, não levei muito à sério, achei que seria alguma história clichê com um grupo de sobreviventes se escondendo num shopping ou algum lugar do tipo e dando tiros em cabeças zumbificadas...
No entanto, não podia estar mais errado. Boa parte do livro, seu protagonista passa sozinho, sobrevivendo em meio ao caos em sua própria casa.
Mas vamos com calma... Primeiro, um advogado cria um blog na internet para relatar o que ele observava da política de alguns países do Oriente Médio, que aparentemente estavam fechando suas fronteiras. Com o tempo ele vai descobrindo e escrevendo coisas muito estranhas... E não custou muito para um vírus letal e altamente contagioso se espalhar pelo mundo.
Um detalhe importante é que em momento nenhum do livro nos é dito o nome do blogueiro. Só sabemos que ele é um advogado, e que ele mora sozinho. Acho que a intenção do autor foi fazer com que cada leitor se colocasse no lugar do protagonista e imaginasse a si mesmo sobrevivendo ao apocalipse zumbi.
Ele fica em casa, com seu próprio estoque de alimentos, água e baterias, e por sorte tinha energia solar à sua disposição. Vai blogando dicas de sobrevivência e suas experiências e se espanta com o absurdo numero de visualizações que conseguiu. Seu blog se torna um ícone na internet.
Mas... como era de se esperar, a internet não ia durar para sempre. Depois de um tempo, o advogado é obrigado a sair de casa e passa a escrever tudo em um diário, que é por onde acompanhamos a história a partir de então.
O melhor do livro, é que aqui não tem nada de adolescentes que nunca pegaram em uma arma dando tiros certeiros, ou grupos de amigos liderados por um militar ou zumbis surgindo sem explicação. Acompanhamos tudo desde a primeira infecção até a tomada do mundo... E em detalhe!
Faz algum tempo de li, mas lembro de acompanhei a história por várias semanas.. Não porque o livro era chato (pelo contrário!) mas porque eu queria lê-lo com o máximo de realismo possível. E como não temos zumbis andando por aí, pelo menos tentei acompanhá-lo em relação aos dias... O que não deu muito certo, mas tentei. Por várias vezes precisei parar de ler para respirar, para abraçar o livro ou para resistir a tentação de jogá-lo pela janela do ônibus.
A descrição dos detalhes é assustadora! Parece que o autor realmente teve contato com zumbis. O realismo deixou o livro ainda mais impecável!
Só tem um problema: Tem continuação! É sério, quando terminei o livro fiquei extremamente satisfeito com o final e realmente sinto medo da continuação. Ainda não li e não tenho pressa para ler. Prefiro ficar com o final de O Princípio do Fim, pois tenho medo de me decepcionar.
Mas enfim... super recomendo, principalmente para os fãs de zumbis! ^^

site: http://blogleitorcompulsivo.blogspot.com.br/2014/10/apocalipse-z-um-diario-em-meio-aos.html

WallanS 05/10/2012

Nota máxima!
Muiiito bom!!!

Adorei o clima criado pelo autor, suas cidades abandonadas ou destruidas. Poderia ser mais detalhista em certos momentos, mas mesmo assim posso dizer que a leitura foi muito proveitosa.

Para quem gosta da literatura zumbi é um prato cheio.

Breno Vince 19/08/2014

Livro para aprender a gostar de Ler
Para mim, sem medo de ser feliz, Apocalipse Z é o melhor dos três livros de sua trilogia. Para os que, como eu, tem como favorito, ou entre eles, o suspense, este livro é altamente recomendado. Toda a trama é criada com bastante suspense, compatível com o que de fato se espera do tipo de situação proposta na história, de modo que, em pontos, pensamos "Putz, vai dar uma treta maligna" ao desenrolar... E acontece... Com um vocabulário acessível e trama que se desenvolve veloz e intrigante, apocalipse é super recomendado, ou melhor, é, dos três, o mais recomendado.

DarcioGeo 19/08/2014

Sensacional
Não seria hiperbólico considerar Manel Loureiro como um dos mais talentosos escritores de suspense da atualidade? definitivamente NÃO! O autor nos faz mergulhar na estória de uma maneia tão singular, que as horas passam de forma rápida e sem aquele costumeiro cansaço de uma leitura demorada. Uma narrativa tensa, cheia de percalços, suspense a flor da pele e claro, um leve toque de humor tornam este thriller uma obra OBRIGATÓRIA para os fãs de Romero.