Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Mariele42 13/02/2023

História mais do que incrível!
?Nenhum livro pode dar conta do que aconteceu conosco. Não consigo me lembrar de nenhum livro que eu tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com nossa história. Todos nós tivemos de reescrever os roteiros das nossas vidas nas últimas semanas. Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz a diferença.?, Ellie.

Não sei o que dizer sobre essa história. Fui tantas vezes destruída e reconstruída nessa jornada, que ainda preciso de um tempo para digerir tudo o que acabei de ler. Os personagens são incrivelmente humanos e, de uma maneira muito sincera e real, não escondem seus medos e suas imperfeições. Eles crescem e evoluem. De adolescentes a guerrilheiros. De crianças a homens e mulheres fortes.
Eu me apaixonei por cada um e sofri com cada um, durante toda a trajetória deles. Principalmente com a Ellie, o Homer e a Fi.
A história é tão bem contada pela personagem principal, a Ellie, que parece realmente, que ela é uma pessoa real nos contando seus dias de luta ao lado de seus amigos. São apenas pessoas normais, vivendo suas vidas normalmente e, de um dia para o outro, tudo muda. Como poderia acontecer com qualquer um em qualquer lugar? Talvez.
Estou apaixonada. Traumatizada, mas apaixonada. É uma história mais do que incrível. Eu amei e super recomendo!!!

Airam.Almeida 05/06/2023

A guerra começou
Imagina ir acampar com os seus amigos e quando voltarem descobrir que seu país foi invadido por forças militares desconhecidas, então, é isso que aconteceu com ele. Esse livro retrata a guerra de uma maneira totalmente diferente, pegar adolescentes que nunca enfrentaram nada parecido na vida que agora são obrigados a lutar para sobreviver é algo que eu nunca vi antes, é um livro incrível que tive sorte de revisitar agora.

Patricia 27/01/2024

Excelente livro de aventura. Confesso que quando comecei a ler, fiquei em dúvida se iria gostar, pois não é meu tipo de leitura preferida. Mas acabou sendo uma boa surpresa.

dudinha30 02/02/2024

É um livro que entrega aquilo que promete, tem bastante ação, aventura, mistério, e ao decorrer da leitura várias dúvidas surgem em sua mente.
Gostei bastante pois não é um livro que possui a leitura arrasta, você consegue ler ele fluidamente pois a cada página fica mais imerso na história e curioso para saber os próximos acontecimentos.
Confesso que eu estava com um pouco de medo do final dele por ser uma saga. Temia que o final não desse um bom gancho para despertar interesse nos próximos volumes, mas o livro terminou de modo bem inesperado e que me deixou ainda mais curiosa para saber a continuação de tudo!

Mycaelle 06/02/2024

Afinal, a maldade é invenção humana ou qualidade natural?
Descobri essa coleção por acaso aqui no Skoob, e logo me interessei por causa do projeto gráfico impecável. A capa é bem expressiva até; e os detalhes de cabeçalho, paginação e até a indicação do volume do livro são criativos e contribuem para a imersão do leitor na história.

O início do livro é um pouco maçante, já que apresenta os 7 adolescentes protagonistas da trama organizando uma viagem que funcionará como um rito de passagem para a vida adulta. Quando retornam dessa aventura, começam a encontrar indícios de que algo está muito errado na cidade em que vivem.

A partir daí, o desenrolar dos fatos é bem coerente e impactante. A mudança de comportamento dos personagens é gradual, e o fato de sobreviverem em um contexto como esse é crível, pois têm habilidades próprias da vida do campo que lhes tornam capazes de sobreviver com comida e outros recursos limitados. Faz sentido que eles consigam caçar e lidar tão bem com diferentes animais, que consigam explorar o ambiente para se proteger e executar suas estratégias etc. E embora muitos planos deem certo, outras tantas coisas falham, e os personagens acabam feridos sem que consigamos prever isso. Quer dizer, não é uma história romantizada que nos faz acreditar que tudo ficará perfeitamente bem no final.

A trama também demonstra como alguém, antes bobo e menosprezado por todos, pode ter ideias e atitudes muitos úteis fora do espaço escolar (esse é o caso do Homer). Além disso, traz diversas reflexões sobre desigualdade socioeconômica, ética em conflitos... Vemos o tempo todo, por exemplo, a Ellie refletindo sobre até que ponto ela pode matar e ferir os outros livremente, ou mesmo se apossar dos bens de outras pessoas.

Diante de todo esse caos, acompanhamos a amizade entre os protagonistas se fortalecer, enquanto lidam com a necessidade de, em alguns casos, abandonar um membro do grupo para proteger a maioria. Apesar do medo e da incerteza, todos demonstram bastante maturidade ao enfrentar cada situação, inclusive paixões. Tinha certeza de que me aborreceria muito com um possível triângulo amoroso entre Ellie, Lee e Homer, mas que surpresa maravilhosa as reflexões e decisões que ela tomou.

Estou ansiosa para descobrir se alguém morrerá (já teve gente perdendo animais de estimação e até a própria casa) e como os protas ajudarão o país a se livrar do domínio estrangeiro!

Mycaelle 06/02/2024

Afinal, o que é invenção humana ou qualidade natural?