Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Fabiano Baloo 20/09/2010

Este é uma livro de guerra. Não de uma guerra. Mas de várias guerras. Ellie é uma típica adolescente que, talvez, encontremos em qualquer lugar moderno e civilizado. Tem desejos, sentimentos ( alguns até bem aflorados...Steve que o diga), tem uma família feliz, uma casa e uma vida tranqula. Gosta de acampar. E tem amigos. Até ai tudo bem!...
Ellie resolve acampar com seus amigos... uma viagem que tem várias intenções: ficar longe de adultos, curtir com os amigos, festejar e ter um pouco de adrenalina... Ela queria só um pouco!
Ellie, Corrie, Robyn e Fi são as garotas. Homer, Lee e Kevin são os garotos. Sete jovens que se divertem por 5 dias inteiros em um lugar com uma bela paisagem, onde qualquer um gostaria de estar: O INFERNO, sim... este resenhista não errou. O Inferno é uma maravilha. Como diz a própria narradora/personagem do livro: "... o Inferno não tinha nada a ver com lugares. O Inferno tinha nada a ver com pessoas. Talvez o Inferno fossem as pessoas". E ela estava prestes a descobrir que isso era verdade...
Na volta pra casa, tudo mudou. Onde está os seus pais? E por que toda aquela confusão... E por que aquele silêncio???
A cada página os sete amigos vão descobrindo que houve uma invasão em seu país... houve uma invasão em suas vidas. As transformações típicas em adolescentes são aceleradas em pouco tempo com eles. Eles mudam e essa mudança não é apenas uma fase da vida... é a própria vida.
Agora eles tem que lutar para sobreviver, para proteger o Inferno e para salvar suas famílias que se tornaram prisioneiras.
O autor John Marsden consegue prender o leitor a cada página.
Acredito que não é um livro que agrade a todos... Mas quem deixar se levar pela história não irá se arrepender.
Uma escrita inteligente, apesar dos erros de impressão... Mas que não devia, mas pode passar despercebido pela consistente e criativa história.
Não é um livro sobre adolescentes. É um livro com adolescentes. E eles estão em guerra. Como eu disse no início, estão em várias guerras... por um país, com seus sentimentos, por suas famílias e com a chance de viverem livres outra vez...
Eu recomendo. Eu desejo que você se envolva como eu me atrevi a envolver e verá que vale a pena...
Tenham uma boa leitura. LEIAMOS!
Renata 28/01/2011minha estante
Quero muuuuuito ler este livro! *pira*

Acho que preciso comprá-lo urgentemente *comofaz?*

Amei a resenha! Beijos =**

Dani Ferraz 03/09/2019minha estante
Bom dia Fabiano, tudo bem? Muito boa sua resenha, adorei! Uma pergunta, ainda não li o livro e sou bibliotecária, acha prudente o empréstimo desta coleção para alunos de 11 anos?

Shelly Migoto 19/07/2009

adorei....
Esse livro é muito legal quando eu comprei ele nao imaginei que fosse gostar tanto mais...depois que começei nao quis mais largar é uma aventura surpriendente e com fatos bem realistas que da para imaginar perfeitamente que se ocorrese uma guerra dessa forma deles seria com essa emoçao,a adrenalina daria para se comparar com a do livro!!

Filyppe.Saraiva 15/08/2010

Injeção de adrenalina em um dos meus piores pesadelos
Envolvente, cativante, com uma fluidez excelente, angustiante e completamente assustador e divertido.

O tipo de livro que segue as estruturas dos filmes de adrenalina de Hollywood. Seqüências de ação e suspense capazes de deixar roendo unhas até o mais centrado dos seres.

Enredo non-stop, pra ler sem querer parar de jeito nenhum.
Mal vejo a hora de poder começar a ler a sequência.

Ibi 04/06/2010

Amanhã - Quando a guerra começou...
Esse livro conta a historia de um grupo de adolescentes, Lee, Kevin, Corrie, Homer, Robyn e Fi, que vão explorar trilhas e acampar no "Inferno". Enquanto eles estão acampando, sem contato com o mundo, sua pequena cidade esta sendo atacada por inimigos que até então, são desconhecidos. Ao longo dessa historia que me deixou muito intrigada, e a ponto de "engolir" o livro em poucos dias, o único lugar seguro para eles, será o "Inferno".

Alegon 18/01/2022

Já é a terceira vez que leio este livro. Na primeira vez, era adolescente. Lembro-me como se fosse hoje a empolgação por esse livro, devorei-o.
Já adulto, adquiri o livro, e a leitura foi igualmente fascinante! Estou empolgado para saber o final dessa história.

Mahfud, Fábio 06/07/2010

Guerra um pouco fria
[pode conter spoilers]

Estava passando em um sebo da minha cidade quando deparei com os três primeiros livros da saga Amanhã, em uma prateleira bem baixa. Como tinha ele na minha lista de 'vou ler' aqui do Skoob e estava em ótimo estado, comprei o primeiro volume pra ver como era.
Posso dizer que esperava mais do livro. São vários personagens principais, mas não pude me apegar muito a nenhum deles. Como a estória é contada em primeira pessoa, ficamos conhecendo principalmente os pensamentos, idéias e conflitos existenciais da protagonista Ellie, mas achei tudo um pouco superficial.
O livro não é ruim, definitivamente, e algumas passagens que contém mais ação são muito bacanas e, tirando os romances adolescentes, a leitura se desenvolve bem rapidamente tendo até alguns diálogos bem engraçados vez ou outra.
Vou continuar lendo a saga pra ver o que vai acontecer com o grupo de amigos que se dividiu ao final do primeiro livro, pra saber a real história do Eremita (espero que falem mais dele) e até pra ver se o ritmo melhora daqui pra frente.

Otária 27/03/2022

Quando a guerra começou
O livro tem uma sinopse muito interessante e li pela recomendação de um amigo. Uma das coisas que mais gostei foram dos personagens, ainda que alguns draminhas tenham sido meio irritantes, eles eram bem legais e consegui gostar deles.
A leitura é bem divertidinha mas algumas das coisas que achei mais legais foram a descrições da Ellie do Inferno e suas outras reflexões de outros assuntos. Queria que tivesse mais sobre o Eremita.

Quero ler as continuações :)

Homero 16/07/2010

Muito, Muito bom!
Tudo começa quando Duas amigas resolvem chamar + alguns amigos de escola e partem em uma aventura, uma trilha. e só pretendem passar alguns dias fora. Enquanto isso a cidade (um tanto urbana) estaria toda reunida em uma festa, a principal festa do ano da cidade... Ou seja... uma hora perfeita para ser invadida, com a grande maioria da população reunida em um só lugar.

Do acampamento que eles estão, em uma noite eles veem jatos passando no céu e ficam temerosos com o que isso poderia significar. Acabam imaginando serem jatos para fazer aeromodelismo na festa, mas acabaram estando enganados.

A Austrália fora invadida e eles só percebem que havia algo de errado quando voltam para suas casas e nada encontram, além de animais mortos de fome.

É nesse clima que começa uma aventura cheia de ação, um grupo de amigos querendo descobrir o que aconteceu com o seu país e tentando resistir a uma guerra iminente.

Um livro bastante original com muita tensão, suspense e ação. realmente te prende a história e faz você se interessar por saber mais sobre a Austrália.

No livro ñ existem celulares, nem nenhum objeto tecnológico, por isso é bom dizer que o livro originalmente foi escrito no ano de 1993.

Vale a pena ser lido.

Italo 07/09/2009

Um ótimo livro
Um ótimo livro, que fala sobre a guerra e mostra como adolescentes tendem a se tornar adultos bem rápido quando é necessário. O autor narra muito bem os fatos ocorridos, e eu quase que devorei esse livro. Muito bom!

Maíse 07/08/2009

De onde não se espera...
Não esperava muito desse livro, quando comecei a lê-lo. Sinceramente, nunca tinha ouvido falar, não achei que fosse tão bom.

Começa simples, despretensioso, mas com o decorrer da história, percebemos logo que é mais que um conflito; é uma guerra de verdade, e eles estão no meio dela.

Além de tudo, a narradora conta como cada personagem reage diante dessa situação, inclusive ela.

Dyana 26/07/2011

Blog Desejo Literário (www.desejoliterário.blogspot.com)
Aproveitando o feriado de Natal, Ellie resolve fazer algo diferente de todos os outros habitantes da cidadezinha rural de Wirrawee que neste dia, como de costume, vão à famosa Feira: acampar. Há muito tempo, ela costumava acampar com sua amiga Corrie, então elas resolveram voltar aos velhos tempos e, com isso, também encontraram uma oportunidade de reunir os amigos. Depois de tudo planejado, eles rumam ao Ponto do Alfaiate que era onde eles iam montar o acampamento.

Certa noite, enquanto todos estavam dormindo, Ellie foi ao “banheiro”, se é que pode se chamar o “meio do mato” assim. Então começaram a passar aviões de guerra pretos que a assustaram e a fizeram pensar em milhares de coisas: Porque será que esses aviões estão sobrevoando essa área a essa hora da noite? Será que eles estão apenas fazendo um treinamento? No outro dia pela manhã, ela contou aos amigos o que viu e percebeu que alguns deles tinham visto o mesmo. Depois de muita discussão eles resolveram esquecer essa história.

Depois de alguns dias se divertindo e colocando os assuntos em dia, eles decidiram que era hora de voltar porque os suprimentos estavam acabando. Porém, antes mesmo de chegarem à cidade, eles perceberam que na mata que fica ao redor dela estava tendo focos de incêndio. Eles acharam estranho, pois não costumava acontecer esse tipo de coisa nessa época do ano. Foi só depois que entraram na cidade que perceberam que algo estava errado. Estava tudo silencioso demais, não tinha ninguém nas ruas, nas casas alguns cachorros e outros animais estavam mortos e os familiares de todos da turma tinham sumido. Viram tanques de guerra, aviões sobrevoando a cidade e soldados armados. Após vasculharem tudo e analisarem o que poderia ser a causa de tudo isso, eles realmente passaram a cogitar a possibilidade de que tinham sido invadidos, de que estavam em guerra.

Leia mais: http://acessa.me/gjct

Carlos 03/03/2010

Melhor do que eu esperava.
Comprei esse livro apenas para fazer companhia a um outro livro que estava comprando, nunca ouvira falar dele antes de vê-lo na prateleira da livraria.

Confesso que o início da história estava bastante chato, talvez o cenário utilizado não seja um dos que mais me anime: campo. As coisas parecem monótonas e sem-graça, o que me fez ler mais rápido para ver se melhorava. Aos poucos a leitura foi ficando empolgante, quando surgiram as especulações sobre o que estava ocorrendo e nos momentos em que cada personagem mostrava a sua "habilidade oculta". Eu esperava um livro de ficção, como muitos dos que li até agora, mas fui despertado pela realidade envolvida no livro. Nenhum dos personagens têm poderes especiais ou qualquer coisa mística que seja. São pessoas comuns que têm a vida radicalmente transformada e precisam se habituar à nova situação. Isso foi o que me prendeu à leitura, a vontade de descobrir o que cada um seria capaz de fazer para sobreviver, como eles reagiriam nas diversas situações, utilizando instrumentos comuns e habilidades comuns. NADA de superpoderes.

Agora tenho que comprar o segundo livro da série e esperar que algum livro que eu não conheço tenha a coragem de surgir na minha frente e me surpreender com sua história, tal como fez Amanhã.

Gabriela.Schlesner 31/01/2022

primeiro livro que li, há 10 anos atrás.
Li esse livro quando tinha 12 anos, foram os livros que me colocaram no mundo da leitura, eu amo cada detalhe nesses livros, amo a história, amo os personagens. Fico triste em saber que essa coleção de 8 livros não recebe o conhecimento que merece. O filme do livro 1 é extremamente fiel ao livro mas como não fez sucesso, infelizmente, não teve continuação. Vale cada minuto que passei lendo

Karynie 24/07/2021

Otimo
A leitura te prende de uma forma maravilhosa.
E uma história gostosa de se ler.
Fala sobre um grupo de adolescentes que saem para acampar e quando voltam pra casa seus familiares não se encontram em lugar nenhum, a cidade parece fantasma.
Sem saber o que está acontecendo eles começam a pensar em ir pro centro onde teria o festival da cidade e lá eles descobrem que o país foi invadido e eles se encontram no meio de uma guerra.
Agora eles tem que pensar em um jeito de permanecerem vivos e salvarem suas famílias dessas pessoas estranhas.

Não vejo a hora de ler a continuação.
Amei de verdade!

Q-Quel®... 28/02/2010

Emocionante...
Um ótimo livro, leitura rápida e que te prende. Rechado de ação e aventura.

Um grupo de amigos adolescentes enfrentando os perigos de uma guerra, lutando pela sua própria sobrevivência e tentando descobrir o que aconteceu com seus pais.

O que mais gostei no livro é que em nenhum momento os personagens fazem algo que seja impossível para adolescentes que vivem no campo e estão acostumados com o trabalho braçal.

De fato é uma aventura e tanto. Impossível parar de ler.

Eu recomendo!