Amanhã, Quando a Guerra Começou

Ação
Gostei muito

Cíntia Costa 19/12/2016

Amanhã
Eu li esse livro e gostei muito. Envolvente, suspense leve, muita aventura. Só fui descobrir que ele tem mais 6 livros na sequência ao terminar de ler. Gosto muito dos livros dessa Editora.

Jeh Diário dos Livros 13/01/2017

A maldade é uma invenção humana.
"Não consigo me lembrar de nenhum livro que tenha lido ou filme que tenha visto que tenha a ver com a nossa história. Todos nós tivemos de reescrever os roteiros das nossas vidas nas últimas semanas. Aprendemos muito e tivemos de descobrir o que é importante e o que faz diferença."

Ellie é uma garota simples do interior que sempre foi feliz onde vive e ainda mais por ter seus amigos por perto.
Um dia de férias eles resolvem ir acampar em local remoto onde é chamado de Inferno. Um lugar onde havia uma lenda de que existia um homem que morava no inferno chamado Eremita do Inferno ele era um ex-assassino que viveu por muitos anos ali. Curiosos Ellie e seus amigos partem para essa aventura, mesmo tendo que desistir da feira da cidade, um evento que só acontecia uma vez no ano onde todas as famílias se reuniam e levavam o que sabiam fazer de melhor.

“ Não, o inferno não tinha nada a ver com lugares. O inferno tinha a ver com as pessoas. Talvez o inferno fossem as pessoas.”

No meio disso tudo Ellie e seus amigos Homer, Fi, Lee, Robyn, Kevin e Corie vão para o Inferno explorar e lá eles passam cinco dias descansando e aproveitando a natureza da melhor forma possível.
Mas o que eles não esperavam é encontrar a cidade totalmente vazia quando voltaram, todas as pessoas sumiram, inclusive suas famílias, a energia havia sido cortada e não havia nenhum meio de comunicação. Tudo estava deserto, a casa estava sem nenhum tipo de invasão e os animais morrendo por não serem cuidados. Pareciam que as pessoas haviam sumido ou sido sequestradas e eles eram os únicos ali, e o pior de tudo é que isso era verdade.
Sem saberem o que estava acontecendo Ellie e seus amigos vão ter que aprender a sobreviver no meio do caos e a única saída é descobrir o que aconteceu a todos antes que quem ou o que encontrem eles.

“ Nem mesmo a vida e a morte são opostos para a natureza: uma é apenas extensão da outra.”

“ Todas essas palavras, como “maldade” e “nocivos”, não significam nada para a natureza. A maldade é uma invenção humana.”

Amanhã, Quando a Guerra Começou foi uma leitura instigante, todo esse mistério nos faz devorar o livro e querer saber as respostas disso tudo. Você já imaginou sair para um campo descansar e quando voltar simplesmente não encontrar mais nenhum ser humano?
Foi isso que nossos personagens passaram. Sem nenhuma experiência de sobrevivência, eles tiveram que aprender tudo para poderem continuar vivos. E isso foi bem interessante, alguns personagens sempre viveram em fazendas então já tinham um conhecimento melhor, mas o que não viveram, podemos ver um crescimento ainda maior ao longo da trama.
O livro é narrado como se fosse um diário então a interação do ponto de vista da personagem se torna dinâmico.
O que eu gostei da Ellie é que ela é corajosa, mas como todo ser humano sente medo. E tem momentos que ela não sabe o que fazer e não tem ninguém para ajudá-la e um passo em falso ela pode acabar morta, então ela tem que pensar rápido e usar seus instintos e torcer para viver.
Cada personagem tem um ponto forte e isso faz com eles formem um grupo completo, desde alguém que assume a liderança, como alguém que fica atento a tudo.
A diagramação está incrível, as folhas são trabalhadas por dentro e tem uma textura muito boa.
Em suma, a leitura foi super proveitosa e estou ansiosa para ler um próximo.
Se você gosta de uma boa aventura e com mistério está ai sua próxima leitura. Recomendo.

site: http://diarioelivros.blogspot.com.br/2016/12/resenha-amanha-quando-guerra-comecou.html

Amanda.Bezerra 30/04/2017

Amanhã te prende nas possibilidades!
Esse não é um livro de distopia, eu li quando tinha uns 13 anos e o que mais me prendeu na história são as possibilidades!

Pq? Esse livro conta a história de alguns jovens que vão acampar e quando voltam, descobrem que a cidade em que vivem foi tomada pela guerra. Você sabe o mesmo que eles, e acompanha a narrativa da Elle, uma das meninas que compõe o grupo e vai se surpreendendo exatamente com a visão de um jovem que foi empurrado para aquela situação.

Então como reagir? Se esconder e se preservar? Procurar os familiares? Tentar obter informações sobre a guerra? Procurar outras pessoas que possam estar escondidas? Tem mais alguma pessoa que eles constumavam conhecer, escondida?

O que me ganhou de fato nessa leitura, é a proximidade com a realidade, você não vê um grupo de jovens bancando os heróis, amanhã te da a possibilidade de fato, de se inserir na guerra e pensar como eles, analisar as situações e tomadas de decisão.

Hoje tenho 27 anos e continuo encantada pela história, acho que todo mundo deveria ler.

Suzana.Almeida 02/12/2017

Ótimo
Este livro me surpreendeu bastante, de modo que fiquei lendo durante toda a madrugada de minha férias. Amanhã, quando a guerra começou é um livro em que expõe aventuras, lutas e especialmente a amizade dentro de um grupo de amigos que tentam se manter unidos mesmo acontecendo um monte de empecilhos e descobrir o que aconteceu com suas famílias.

Bruno1041 07/12/2017

[RESENHA] AMANHÃ - QUANDO A GUERRA COMEÇOU
AMANHÃ - QUANDO A GUERRA COMEÇOU conta a história da jovem Ellie que decide acampar com amigos num lugar conhecido por todos pelo nome Inferno, mas que ninguém havia tido a audácia de explorar. O que era para ser um simples final de semana regado a aventuras se torna um pesadelo ao regressarem e verificarem que todos os cachorros da Ellie foram mortos e seus pais não estão na residência. E o cenário fica caótico para os jovens quando percebem que a luz foi embora há dias e não encontram ninguém na cidade!

Com ingredientes na medida certa, John Marsden borda com maestria um cenário apocalíptico que traz agonia ao avançarmos pelos capítulos. Ansiamos em saber o que aconteceu com todos em Wirrawee, pois nossa protagonista e amigos são jovens que nunca foram treinados para viver sem os seus pais superprotetores.

Fazia tempo que não sentia a sensação de sufocamento em um cenário apocalíptico. A cada investida em busca de respostas por parte dos jovens me tirava o fôlego, o despreparo para uma vida em exílio não fazia parte da grade curricular de nenhuma escola.

E o que dizer da minha surpresa ao ver os motivos para a cidade rural estar deserta e as casas saqueadas? Os elementos que o autor usa lembram bastante a Segunda Guerra Mundial e as lutas por territórios travadas ao longo do último século.

Mesmo a obra sendo para o público juvenil não deixa de ser uma leitura mais que recomendada para qualquer idade que busca refletir a cerca do que estamos fazendo de bom na terra, se estamos pensando no outro e o que estamos fazendo para remediar os problemas que outras pessoas sentem do outro lado da terra, em outro continente.

Com narrativa em primeira pessoa pelos olhos da Ellie, vemos os seus questionamentos constantes das atitudes de todos ao seu redor e também de suas próprias ações que a chocam a cada dia. É uma jovem que está amadurecendo na braba para poder sobreviver e proteger os seus amigos custe o que custar, mas que tem os seus momentos de calmaria para pensar no amor e em assuntos juvenis.

Para um livro introdutório de uma série de sete livros, o autor Jonh sabe o que faz e demonstra ter várias cartas na manga para revelar nos próximos volumes.

A capa é muito bonita, mas não prepara ninguém para o que vai encontrar nas 256 páginas. As páginas são amareladas, os capítulos curtos e letras mediantes que aliadas a escrita simples e fluída do autor nos prende e faz devorar a obra em poucas horas se tiver foco.

Gosta de enredos apocalípticos? AMANHÃ é o seu destino!!!

site: http://www.refugioliterario.com.br/2017/12/resenha-amanha-quando-guerra-comecou_7.html

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

AMANHÃ #1: Quando a Guerra Começou
Em 2014 esse livro cruzou a minha vida pela primeira vez, lembro que achei a premissa interessante mas não anotei, e como parece ser pouco comentado por aqui, esqueci por nunca mais tê-lo visto sendo mencionado novamente. Esse ano, ele passou pelo meu feed e acenou um “olha eu aqui!” e eu me lembrei dessa história.

A série Amanhã tem uma premissa de início de distopia, com cidades sendo invadidas em um país e ninguém sabendo ao certo o que está acontecendo, já que as comunicações estão cortadas. Nesse primeiro livro, o autor lida com a situação no tom certo, pois apesar de termos adolescentes comandando a trama, eles não atentam a salvar o mundo sozinhos.

Esse foi um dos pontos que mais gostei, já que o normal das distopias e até fantasias é termos jovens salvando tudo, sem adultos envolvidos, o que soa um pouco irreal. As reações e atitudes são gradativas e eles entendem que precisam primeiro compreender toda a ação, ganhar um certo terreno, juntar mantimentos, se proteger e só então ir em busca de fazer algo a respeito.

“Nenhum lugar era o Inferno. Nenhum lugar poderia ser o Inferno. As pessoas chamavam aquele lugar de Inferno, mas era só isso. Isso é só um costume que se tem, nomear as coisas.”

Ellie, Lee, Robyn, Fi, Homer, Lorrie e Kevin são um grupo distinto e engraçado. Eles não eram necessariamente melhores amigos, alguns eram apenas conhecidos do colégio e mesmo assim toparam acampar e, apesar de dividirem experiências prévias, é realmente nessa aventura que os laços entre eles vão se estreitar e que cada um vai descobrir no amigo ao lado uma característica que jamais imaginou.

Achei essa premissa interessante, pois ou normalmente lidamos com melhores amigos ou com pessoas que vão se encontrando ao longo da jornada, e Amanhã traz uma nova configuração. Além do fato de também não sabermos ao certo o que está acontecendo e quem são esses invasores.

Porém, uma coisa que me incomodou um pouco foi a forma como a trama é contada. Quando iniciamos a leitura, Ellie nos diz que ela foi escolhida para ser aquela a escrever a história deles e pelo que eles estão passando. Desse ponto em diante interpretei que tudo o que eu estava lendo era escrito por ela, porém, ao fim do livro, ela diz que vai mostrar o relato aos amigos para que eles digam se estão satisfeitos. Não haveria problema nisso se a menina não tivesse compartilhado no seu “relato” uma série de coisas que eu tenho certeza que ela não deixaria ninguém ler, como por exemplo seu drama para escolher entre dois dos garotos que estão com eles, muito de como se sentia e claro, todos os devaneios que ela faz ao longo da trama pensando sobre amor, e coisas mais adolescentes.

Não me parece condizente com o perfil da personagem se expor dessa forma e soou completamente desnecessário, já que para um leitor do futuro o relato dela e dessas coisas não teria nenhum peso, mas entre eles seria capaz inclusive de romper a relação que eles tem, devido a alguns comentários e pensamentos que ela expôs no papel para o leitor.

Ela parece ser extremamente forte e inteligente, mas também tem seus momentos de fraqueza e é importante termos isso na história. No fim das contas eles perderam tudo aquilo que conheciam, não sabem se verão seus entes queridos novamente e tudo é incerto. Ver Ellie se quebrar por alguns momentos é importante tanto para dar crédito a história, como para o crescimento da personagem. Ver os outros amadurecendo e mudando frente aos olhos da garota também é bacana e ajuda a derrubar algumas de suas barreiras.

De forma geral a experiência de leitura foi super positiva. E, não é legal quando pegamos um livro que parece desconhecido e nos deparamos com uma bela história que gostaríamos que mais pessoas lessem? Apesar da capa conter rostos, curti bastante o formato de ilustração e das demais capas da série também, que aparecem na orelha do livro. Ellie e Lee tomam o destaque da história e pelo que vemos, passarão por várias situações inusitadas ao longo dos próximos livros.

Pelo que andei vendo e o pessoal me comentou no vídeo resenha no canal, há um filme e uma possível série inspirada na história. Eu ainda não conferi, mas certamente vou ficar de olho para seguir acompanhando e contando por aqui pra vocês o que estou achando dessa trama. Se você curte uma história diferente, com um tom de aventura e pegada adolescente, Amanhã: Quando a Guerra Começou pode ser uma boa pedida.

site: http://resenhandosonhos.com/amanha-quando-guerra-comecou-john-marsden/

Mycaelle 06/02/2024

Afinal, o que é invenção humana ou qualidade natural?
Descobri essa coleção por acaso aqui no Skoob, e logo me interessei por causa do projeto gráfico impecável. A capa é bem expressiva até; e os detalhes de cabeçalho, paginação e até a indicação do volume do livro são criativos e contribuem para a imersão do leitor na história.

O início do livro é um pouco maçante, já que apresenta os 7 adolescentes protagonistas da trama organizando uma viagem que funcionará como um rito de passagem para a vida adulta. Quando retornam dessa aventura, começam a encontrar indícios de que algo está muito errado na cidade em que vivem.

A partir daí, o desenrolar dos fatos é bem coerente e impactante. A mudança de comportamento dos personagens é gradual, e o fato de sobreviverem em um contexto como esse é crível, pois têm habilidades próprias da vida do campo que lhes tornam capazes de sobreviver com comida e outros recursos limitados. Faz sentido que eles consigam caçar e lidar tão bem com diferentes animais, que consigam explorar o ambiente para se proteger e executar suas estratégias etc. E embora muitos planos deem certo, outras tantas coisas falham, e os personagens acabam feridos sem que consigamos prever isso.

A trama também demonstra como alguém, antes bobo e menosprezado por todos, pode ter ideias e atitudes muitos úteis fora do espaço escolar (esse é o caso do Homer). Além disso, traz diversas reflexões sobre desigualdade socioeconômica, ética em conflitos... Vemos o tempo todo, por exemplo, a Ellie refletindo sobre até que ponto ela pode matar e ferir os outros livremente, ou mesmo se apossar dos bens de outras pessoas.

Diante de todo esse caos, acompanhamos a amizade entre os protagonistas se fortalecer, enquanto lidam com a necessidade de, em alguns casos, abandonar um membro do grupo para proteger a maioria. Apesar do medo e da incerteza, todos demonstram bastante maturidade ao enfrentar cada situação, inclusive paixões. Tinha certeza de que me aborreceria muito com um possível triângulo amoroso entre Ellie, Lee e Homer, mas que surpresa maravilhosa as reflexões e decisões que ela tomou.

Estou ansiosa para descobrir se alguém morrerá (já teve gente perdendo animais de estimação e até a própria casa) e como os protas ajudarão o país a se livrar do domínio estrangeiro!

Luis 18/04/2020

Uma proposta interessante
Olha, me animei bastante com a proposta deste livro e isso me fez comprar AMANHÃ, QUANDO A GUERRA COMEÇOU sem pestanejar. Gostei dos personagens apresentados e de como o autor balanceia o foco deles com o foco no drama da guerra. Fiquei com medo do livro ser só mais um romance juvenil que iria tratar o conflito central de forma leviana, isto não ocorreu aqui.
Mas nem tudo foi bom. Achei o ritmo bem devagar e os momentos de drama entre as personagens nem sempre me cativaram. No entanto, me empolguei o suficiente para comprar o livro dois e ver se as coisas melhoram nesse quesito. De forma geral, foi uma leitura legal e que me ajudou bastante a matar o tempo durante a quarentena.

Ray.1 26/10/2020

Não, o Inferno não tinha nada a ver com lugares. O inferno tinha a ver com pessoas. Talvez o Inferno fossem as pessoas.

! saturninha 18/03/2022

Incrível
Eu tenho uma amor pelas artes das capas dessa Saga, então, comecei a ler por curiosidade.
O livro é muito bom, ele te prende e não larga mais KKKK
Confesso que chorei em algumas partes bobas e em outras um mais pesadas, mas vale muito a pena.

Bianca.Garbim 24/07/2022

Gostei muito do livro! Achei os personagens bem legais. É um livro mais juvenil, mas mesmo assim não deixa a desejar. Já quero ler o segundo livro!