Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Luiz Ehlers 16/03/2010

Um filme de terror...
Serei sincero e confesso que escolhi este livro pela capa. Gosto da formatação que a editora Fundamento dá aos seus livros. É, sem dúvida, a editora com o melhor acabamento em livros do Brasil.

A capa somada com a diagramação do livro dão à história um caráter adolescente, tanto que o livro só pode ser encontrado na sessão infanto-juvenil. Porém, há controvérsias (risos).

AMANHÃ - Quando a Guerra Começa do australiano John Marsden é o primeiro capítulo da série que conta a "aventura" de um grupo de adolescentes que vão para um acampamento nas montanhas e quando retornam descobrem que todos em sua pequena cidade sumiram, os cachorros morreram de fome e a comida nas casas apodreceu. Com o passar da história se descobre que um país não informado invadiu a pequena cidade e colocou todos os pais dos adolescentes sob sua custódia.

O livro tem uma linguagem fácil e é narrado em primeira pessoa por uma das adolescentes, Ellie. Ele é carregado de angústia, sofrimento e tristeza. O grupo tem que enfrentar o terror de não saber o que está acontecendo somada à impossibilidade de fazer algo para mudar aquela situação.

Em meio a este cenário de horror, eles são obrigados a organizarem-se e pensarem de forma militar e lógica para ajudar os feridos e conseguir mantimentos.

Eu me surpreendi bastante com o livro, esperava algo diferente. Ele me trouxe sensações ruins de angústia, medo e também terror. Achei ele muito parecido com a sensação de assistir filmes de terror, inclusive a presença de adolescente me leva mais ainda a esta impressão. Infelizmente, os personagens têm pouca personalidade, pelo menos neste primeiro capítulo, o que torna a história um pouco superficial. Particularmente não consigo considerar as cenas de ação como legais ou emocionamento porque são normalmente questões de sobrevivência.

Eu não sei se um livro que desperta sentimentos ruins pode ser considerado um bom livro. Porém, AMANHÃ está longe de ser um livro ruim, pelo contrário, é interessante e me deu uma curiosidade de saber para aonde a série vai. Porém, eu realmente fiquei tocado de uma forma que achei que não seria mais...

MirzKr 04/01/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL!!!

li o 5° livro quando era criança/pré adolescente e nunca mais consegui encontrar os livros iniciais. em 2020, muitos anos depois, achei o 3° em um sebo. e agora, mais dois anos depois, pude ler a série do início.

Amanhã tem uma história diferente de tudo que eu já li, é envolvente e você fica preso apenas querendo mais e mais da história.

queria muito que tivesse mais reconhecimento, até hoje não conheço ninguém que tenha lido. recomendo muito!!!

Robson 11/07/2014

Um enredo ótimo,mas mal desenvolvido
Muitas vezes, quando criamos expectativas demais para iniciar a leitura de um livro, o produto final não pode ser outro: decepção! Foi exatamente isso que aconteceu com “Amanhã, Quando a Guerra Começou”, primeiro volume da série Amanhã, de John Marsden.

Resenhas e mais resenhas positivas me encantaram, fizeram com que eu quisesse ler essa distopia (afinal, sou um fã “roxo” do gênero) e, enquanto eu não a recebi, não sosseguei. Acontece que, já no inicio, a narrativa de Marsden não me agradou.

São poucos os livros narrados em forma de diário que me agradam, e com esse não foi diferente. A narrativa simplesmente não caminhou com o enredo do livro, privando-o da ação e emoção necessárias para que ele fosse muito melhor.

Antes que vocês – amantes do livro – comecem a me apedrejar, não estou dizendo que “Amanhã, quando a guerra começou” é um livro mal escrito, pois ele de fato não é, mas eu me senti incomodado com a escrita e ela não fluiu em momento algum para mim.

Os personagens são bem legais, e foram eles que fizeram eu não dar uma nota menor para o livro. Eles conseguem ser animados e maduros quando precisam. Afinal, há uma guerra desconhecida acontecendo e o mundo deles está desmoronando.

John Marsden cria um enredo muito bom e interessante, que, apesar de clichê, consegue cumprir o seu papel, não fosse o desenvolvimento lento e a narrativa truncada.

Em suma, “Amanhã, quando a guerra começou” é uma leitura válida, mas um pouco difícil de manter o ritmo. Eu, no momento, não sei se irei continuar com a série (ela é enorme e tem um spin-off), mas posso dizer que é um livro que vale a pena ler quando não se tem nenhum outro.

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-amanha-quando-guerra-comecou-amanha-1-john-marsden/

Biah @garotapaidegua 23/11/2010

Uma verdadeira Aventura!

Esta série conta a história de um grupo de jovens que foi acampar por uma semana num lugar chamado Inferno e quando voltam para casa percebem que todas as pessoas sumiram. Depois de investigar um pouco descobrem que o país foi invadido e está em guerra, o que faz com tenham que viver uma vida de guerrilheiros para não serem capturados.
O primeiro livro conta o começo dessa aventura, desde quando eles , Ellie, Homer, Lee , Fiona , Corie, Robyn e Kevin , decidiram que iam acampar, até começarem a explorar os arredores do lugar onde iam ficar e descobrirem que um outro lugar,de certa forma mítico para as pessoas da região, realmente existia: o Inferno. O Inferno é um lugar bem escondido e é pra onde eles vão depois de descobrirem o que aconteceu com suas famílias e amigos: todos estão prisioneiros das tropas invasoras.
Durante sua estadia no Inferno (com duplo sentido mesmo) eles se dividem em grupos para ir secretamente às cidades e fazendas conseguir suprimentos e equipamentos e vigiar os invasores. E é durante essas idas à cidade que acontecem algumas coisas realmente ruins.
O livro é uma verdadeira aventura. Neles os personagens são obrigados a fazer coisas que, em outras situações e com outras pessoas como protagonistas, julgariam como algo impensável, cruel e mau. E é muito bom ler sobre o amadurecimento desse jovens e sobre o processo que os leva a rever alguns de seus conceitos e julgamentos.
O livro é muito bom mesmo. Ele é narrado por um dos personagens, Ellie, o que faz com que conheçamos muitos dos sentimentos e impressões que ela tem a respeito de tudo o que está acontecendo com eles. São jovens protagonistas de uma história que poderia muito bem ser real, sem alta tecnologia nem ajuda sobrenatural. Tem um enredo que, na minha opinião, todo jovem (pelo menos eu) gostaria de viver na vida real : participar de uma aventura em que é preciso muita coragem e destemor,ajudar a salvar o mundo, ser um héroi, se desafiar e auto-superar, construir seu final feliz . Cada livro da série conta um pedaço dessa aventura, e tenho certeza de que é um melhor do que o outro. Viciei, sério rs não consigo parar de pensar no que vai acontecer agora . Já estou lendo o segundo livro e em breve vai ter resenha aqui também =D

Mais resenhas no blog : http://garotapaidegua.blogspot.com/

v.rattes 07/01/2011minha estante
CONCORDO COM VC ! esse livro e muito viciante ! eu to doido pra ver o filme, tomara q não estrague o livro! XD

Claudinei 16/02/2011

Esse foi aquele tipo de livro que não superou, sequer correspondeu minhas expectativas, esperava um pouco mais do que foi apresentado, claro, não estou dizendo que a estória é de todo ruim, pelo contrário a idéia é ótima e tem tudo para ser uma grande série, porém, não despertou em mim o interesse de seguir avidamente pelos outros livros para descobrir como tudo irá acabar.
Toda a aventura se passa na Austrália, um ponto positivo para o autor foi ter usado de lugares reais para criar sua trama, logo no inicio do livro Marsden explica a geografia do livro o que dá um pouco mais de credibilidade. O que não me agradou foi o fato de em várias situações do livro, parecer muito adolescente, onde a personagem principal vivia em conflito com si mesma nas confusões de seus sentimentos, tornando-a na minha opinião uma protagonista insuportável e não uma “heroína”.
Da metade até o final ficou um pouco melhor, teve mais ação e ao autor focou mais no ponto de sobrevivência dos personagens o que caracterizou mais como uma guerra, o final causou uma certa adrenalina com a missão arriscada em que se envolveu Ellie e os outros.
Provavelmente irei ler o restante, mas não será uma das minhas prioridades de leitura, apesar de ficar balanceado em pontos negativos e positivos eu recomendo o livro. De 0 a 10 eu dou nota 7.

Alice 14/08/2021

Mt bom reler um livro anos dps com outra cabeça, outra forma de pensar e ainda sim gostar bastante ds história.

História boa, q te prende, com personagens de personalidades bem diferentes, porém bem desenvolvidos.
Gosto mt dos casais formados e como a história vai se desenrolando, poderia ficar massante, mas a leitura acaba fluindo e fazendo vc realmente se conectar com a narrativa e torcer pelos personagens.

Raf@ 12/10/2010

Cheio de Ação e reviravoltas
Amanhã é uma série composta por sete livros escrito pelo autor australiano John Marsden. No Brasil já foram lançados seis livros e a previsão para o último livro será em Janeiro. (confira)

"Mas, por enquanto vamos supor que tudo seja verdade. Que nós tenhamos sido invadidos. Pode ser que estejamos em guerra."

É com esse clima de guerra que início essa resenha. Para mim foi muito difícl escrever sobre Amanhã pois, é um livro de muitos acontecimentos e recheado de emoções. Mas vamos lá.

Logo no ínicio do livro iremos conhecer a personagem Ellie, uma garota como qualquer outra. Junto com sua amiga Corrie decidem fazer algo diferente no feriado de natal. Após tudo combinado Ellie e mais seis amigos vão a um lugar chamado Inferno, uma garganta cheia de rochas e vegetações. Todos foram cheio de adrenalina e em busca de aventura.
Em uma noite Ellie avista alguns aviões indo em direção a cidade, o que a deixa com uma leve pulga atrás da orelha.
Após decidirem ir embora tudo parecia calmo, mas ao chegarem em casa, tudo o que conheciam estava prestes a mudar. Pois, a cidade onde moram está tomada por um exército mantendo suas famílias reféns. O objetivo desses jovens é salvar as suas famílias e sua cidade.

Ao longo da história Mardsen vai levando o leitor a querer saber mais sobre o que irá acontecer. No ínicio confesso que fiquei meio frustrado, que não demorou muito, pois, o clima de perigo e risco vai se acentuando a cada página.

A narração da personagem Ellie é um misto de divertimento e seriedade, o modo como ela narra os acontecimentos e descreve os cenários tornam-se precisos. Outro ponto positivo que vale a pena ressaltar é a mudança de situações, que vão da calmaria a emergência. Há vários momentos de tensão, que levam o leitor a imaginar diversas vezes:
- E agora, como eles vão se livrar dessa?

Uma das características marcantes é sofrimento da perda, das necessidades, do medo, tudo isso contribui para o amadurecimento dos personagens em diversos aspectos, onde a união, o trabalho em equipe e principalmente a sobrevivência serão testados dia após dia.

Em uma obra original John Marsden acerta na dose de Amanhã e deixa lacunas para a continuação da série. Uma história totalmente explosiva e de fortes emoções onde leitor tem a sensação de fazer parte do grupo, onde explosões, fugas e perigos se tornam rotineiros na vida desses heróis.

Acesse meu Blog: http://livrosentreamigos.blogspot.com/ e participe.

Mariana Dal Chico 28/11/2010

Os primeiros capítulos são um pouco lentos, pois como eu sabia que o livro seria sobre guerra, já queria uma ação logo de cara, mas não foi bem assim. Ellie e seus amigos (Fiona, Robyn, Lee, Homer, Kevin, Corrie) saem para acampar em um lugar esmo, de difícil acesso, bem no feriado onde teria uma grande feira agrícola na cidade onde muitos habitantes estariam presentes, menos eles.

No meio da noite, Ellie avista alguns aviões voando baixo com os faróis desligados e pensa ser os aviões que fariam um show durante a feira, sem dar maior importância ao fato, continua aproveitar os dias de acampamento que ainda lhe sobram. Mas ao voltarem para casa, não encontram nada, além de alguns animais mortos e os que sobreviveram estão famintos.

Começa então a grande aventura, primeiro descobrir o que está acontecendo e o que eles podem fazer para mudar a situação e ajudar seus familiares.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/11/resenha-serie-amanha-1-e-2.html

Psychobooks 28/11/2010

Juninhooo 02/05/2011

Postado no www.CooltureNews.com.br
Vou confessar que minha primeira reação ao conhecer sobre o livro foi de total indiferença, porém ao ver algumas resenhas e acompanhar algumas discussões via twitter do livro fiquei muito interessado em ler e fui atrás de mais informações. Caso você esteja na mesma situação em que estive a um tempo atrás, conselho, dê uma chance ao livro, com estória e personagens envolventes John Mardsden consegue nos prender cada vez mais a trama, estou em crise de abstinência para ler os próximos livros.

Ellie e um grupo de amigos resolvem acampar durante um festival que haveria em sua cidade, no acampamento acabamos conhecendo um pouco mais sobre cada um dos personagens, de uma forma superficial, afinal vamos conhecer do que cada um é capaz mais adiante. ao retornar do acampamento o grupo de amigos percebe que algo está diferente, a cidade está deserta e suas casas abandonadas como se seus pais tivessem saido para ir ao festival e não retornaram, o que é exatamente o que houve.

Achando tudo muito estranho, o grupo de amigos resolvem ir até o local da feira para saber o que houve, chegando lá descobrem que o local fora transformado em um quartel e que seus familiares estão sendo mantidos refém, seu país está em guerra, e nenhum local agora é mais seguro que o Inferno (local do acampamento).

O mais impressionante é o crescimento dos personagens em uma situação como essa, onde seus objetivos de vida mudaram completamente, mas ainda assim continuam sendo adolescentes. A trama é narrada em primeira pessoa por Ellie, que foi incumbida da tarefa de anotar tudo o que estava acontecendo.

A forma com que os personagens foram construídos e as sutis mudanças que passam no decorrer da estória para virarem verdadeiros guerreiros é impecável. Preciso falar também do acabamento do livro, a capa é perfeita mas a maior surpresa que tive foram as páginas, são todas estilizadas a Editora Fundamento está de parabéns. Sabe o que é melhor na estória? São 7 livros! E estou completamente doido para devorar cada um deles.O livro foi adaptado para o cinema, e já tem mais 2 continuações garantidas.

Joyce.Kelly 20/03/2014

Uma curiosa história no Inferno
Como começar a resenhar um livro tão intrigante e diferente de todos que eu já li? Não sei se estou fazendo,mas digo: Recomendo veementemente a leitura e estou ansiosa para ler a sequência.
Neste primeiro volume da série,Amanhã,mostra os perigos e grandes façanhas realizadas por 7 jovens amigos que veem suas vidas transformadas da noite para o dia. O intrigante da história é que mesmo com realidades tão diferentes todos estes amigos acabam descobrindo o quão valioso era os seus aprendizados de seus antigo cotidiano e,claro, acabam descobrindo novos "eu" dentro de si e dentro de cada um de seus velhos e bons amigos.

Lia 06/06/2021

Me surpreendi
Esse livro eu comprei ele sem indicação nenhuma, só pela capa na livraria mesmo e me surpreendi muito, já que estava sem expectativas.
É o primeiro livro da série "Amanhã", por isso é mais introdutório ao universo. A leitura é bem fluida e os personagens são cativantes.
Apesar da introdução toda, tem muita ação e você sempre quer saber mais. Só fiquei um pouco confusa com as descrições da cidade, mas no prólogo tem informações sobre o ambiente, que é baseado na realidade.
Recomendo essa distopia e ajuda a sair da ressaca.

CooltureNews 01/04/2011

Por: Junior Nascimento (Coolture News)
Para mais resenhas e super promoções acesse nosso site

www.CooltureNews.com.br

****

Mycaelle 06/02/2024

Afinal, o que é invenção humana ou qualidade natural?
Descobri essa coleção por acaso aqui no Skoob, e logo me interessei por causa do projeto gráfico impecável. A capa é bem expressiva até; e os detalhes de cabeçalho, paginação e até a indicação do volume do livro são criativos e contribuem para a imersão do leitor na história.

O início do livro é um pouco maçante, já que apresenta os 7 adolescentes protagonistas da trama organizando uma viagem que funcionará como um rito de passagem para a vida adulta. Quando retornam dessa aventura, começam a encontrar indícios de que algo está muito errado na cidade em que vivem.

A partir daí, o desenrolar dos fatos é bem coerente e impactante. A mudança de comportamento dos personagens é gradual, e o fato de sobreviverem em um contexto como esse é crível, pois têm habilidades próprias da vida do campo que lhes tornam capazes de sobreviver com comida e outros recursos limitados. Faz sentido que eles consigam caçar e lidar tão bem com diferentes animais, que consigam explorar o ambiente para se proteger e executar suas estratégias etc. E embora muitos planos deem certo, outras tantas coisas falham, e os personagens acabam feridos sem que consigamos prever isso.

A trama também demonstra como alguém, antes bobo e menosprezado por todos, pode ter ideias e atitudes muitos úteis fora do espaço escolar (esse é o caso do Homer). Além disso, traz diversas reflexões sobre desigualdade socioeconômica, ética em conflitos... Vemos o tempo todo, por exemplo, a Ellie refletindo sobre até que ponto ela pode matar e ferir os outros livremente, ou mesmo se apossar dos bens de outras pessoas.

Diante de todo esse caos, acompanhamos a amizade entre os protagonistas se fortalecer, enquanto lidam com a necessidade de, em alguns casos, abandonar um membro do grupo para proteger a maioria. Apesar do medo e da incerteza, todos demonstram bastante maturidade ao enfrentar cada situação, inclusive paixões. Tinha certeza de que me aborreceria muito com um possível triângulo amoroso entre Ellie, Lee e Homer, mas que surpresa maravilhosa as reflexões e decisões que ela tomou.

Estou ansiosa para descobrir se alguém morrerá (já teve gente perdendo animais de estimação e até a própria casa) e como os protas ajudarão o país a se livrar do domínio estrangeiro!

Ibi 14/05/2012

Amanhã - Quando a guerra começou...
Esse livro conta a historia de um grupo de adolescentes, Lee, Kevin, Corrie, Homer, Robyn e Fi, que vão explorar trilhas e acampar no "Inferno". Enquanto eles estão acampando, sem contato com o mundo, sua pequena cidade esta sendo atacada por inimigos que até então, são desconhecidos. Ao longo dessa historia que me deixou muito intrigada, e a ponto de "engolir" o livro em poucos dias, o único lugar seguro para eles, será o "Inferno".